Comida típica francesa

Que a França é um reduto gastronômico todo mundo já sabe. Afinal de contas, essa é uma culinária que influencia todo o mundo, e isso diz respeito tanto aos alimentos quanto às técnicas francesas. Por isso, quem vai visitar o local não pode deixar de experimentar alguma comida típica francesa.

Mas, levando em consideração o tanto de opções, é normal que você fique na dúvida de quais são as principais. Nesse artigo, iremos elencar algumas das principais comidas típica francesas. Gostou? Então é só conferir a seguir.

Clássico da comida típica francesa

Uma outra comida típica francesa que muitos brasileiros já conhecem é o croissant, sendo ele um grande clássico da gastronomia. Em suma, o croissant é feito com massa folhada em forma de meia luz. Para preparar, deve-se utilizar farinha, açúcar, leite, fermento, sal, ovo e manteiga, mas apenas para pincelar.

Croissant

O segredo é a massa, que não deve ser inteiramente folhada. Na verdade, a semifolhada é mais ideal, já que tem menor concentração de gordura, além de menos dobras. Por consequência, leva menos fermento biológico.

Outros pratos de origem francesa

Como você viu, a cima a comida típica francesa influência o mundo inteiro. E por isso, a França se tornou um reduto gastronômico. Então, continue com a gente pra você conhecer mais delícias dessa culinária. Confira:

  • Ratatouille
comida típica francesa: Ratatouille

Muito conhecido, é um prato que primeiro você come com os olhos, já que ele é bem colorido. Fora isso, o prato tem origem da região da Provença. O prato da comida típica francesa é feito com vários legumes, como berinjela e tomate, os quais devem ser cortados em rodelas, refogados e, depois, voltam ao forno.

  • Poulet frites

No Brasil, a gente chama de frango frito. É bem gostoso e crocante, e o seu preparo não é muito complicado. Em suma, são pedaços de frango, os quais devem ir na fritadeira e, em seguida, levados ao óleo quente. Bem simples.

  • Cassoulet

Trata-se de um prato para degustar com muito gosto, em especial nos dias que estão mais frios e chuvosos. O prato é mais tradicional em cidades como Toulouse, Castelnaudary e Carcassone. Ademais, é interessante que você saiba que a comida passou a existir durante a guerra dos cem anos.

Em suma, nada mais é do que um tipo de feijoada, a qual é feita com feijão branco, carne de porco, frango e alguns legumes.

  • Croque monsieur              

Nada mais é do que um lanche da tarde, muito popular entre os franceses. Nesse caso, ele deve ser feito com pão de forma, molho branco bechamel, manteiga e queijo gruyère.

Inclusive, ele é uma opção bem prática para os turistas que querem fazer uma refeição rápida em alguma padaria, por exemplo. No entanto, também é interessante destacar que será possível encontrá-lo em algumas variações, com diferentes queijos, recheios ou usado como cobertura. Todas elas são deliciosas.

melhores doces da comida típica francesa

1-Quiche lorraine

comida típica francesa: Quiche Lorraine

Essa é uma comida típica francesa para quem adora doces. Trata-se de uma torta muito saborosa, muito comum no interior da França, em especial na região da Alsácia.

Nesse caso, o quiche é diferente, a depender da região. No entanto, a forma tradicional tem um recheio como base e uma mistura de creme de leite, bacon, noz-moscada e, claro, manteiga. Você vai amar.

2-Petit gateau

O petit gateau também é muito popular no Brasil, sendo vendido até mesmo em restaurantes que não são focados na culinária francesa. O prato nada mais é do que um bolo de chocolate com interior cremoso. Assim que ele é assado, o ideal é que o creme derreta ao ser degustado com uma bola de sorvete de baunilha.

3-Madeleine

Trata-se de um bolinho amanteigado, o qual tem forma de concha. É uma comida típica francesa, a qual se consome em festas típicas da região. Ademais, é interessante dizer que o doce se tornou ainda mais famoso por conta do livro “Em busca do tempo perdido”.

Nessa obra, o escritor Marcel Proust fala sobre as suas lembranças da época da infância, e o quanto o bolinho faz parte dessas memórias. Você precisa experimentar essa delícia.

4-Macaron

comida típica francesa: Macaron

É um doce bem colorido e delicioso, o qual é uma eterna febre entre os turistas e os próprios franceses. E não é difícil você entender o motivo. Em primeiro lugar, o doce foi introduzido pela rainha italiana Catarina di Médici, mas que só se tornou mais popular quando as freiras descobriram a sua receita.

A partir de então, passou-se a vender de monte. No entanto, foi apenas no século XX que o macaron ganhou outras versões. Aqui no Brasil, o doce faz muito sucesso em festas de aniversários, em especial por ser muito colorido e alegre.

Profiterole para o café da manhã

Profiterole

Com certeza você já deve ter notado o quanto a gastronomia francesa moldou muita coisa dentro da culinária mundial, com pratos que são conhecidos em vários locais do mundo.

E um exemplo de comida típica francesa que é bem comum aqui no Brasil é o profiterole. Em suma, nada mais é do que uma sobremesa que é feita com uma massa açucarada e recheios de caldas, cremes e sorvetes.

De acordo com a lenda, foi um chefe italiano que criou a receita, também a pedido da rainha italiana Catarina di Médici. Mas, hoje em dia, é muito comum de se comer no café da manhã.

Deixe uma resposta