Comida típica colombiana

A comida típica colombiana é uma das coisas que irão fazer com que você se apaixone ainda mais pelo país. Afinal de contas, trata-se de uma gastronomia muito rica e um tanto diferente daquilo a que estamos acostumados.

São pratos cheios de sabores e que esbanjam uma cultura bem diversa. Então, nos tópicos abaixo iremos falar sobre os principais pratos da comida colombiana. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Comida típica colombiana para o café da manhã

Uma comida típica colombiana mais comum no café da manhã, são as arepas. Em suma, é feita de farinha de milho, a qual tem um formato redondo, semelhante a panqueca.

Arepas

No entanto, você pode rechear as arepas tanto com queijo ou com manteiga, apenas. Esse é um prato bem comum, onde é possível encontrar em restaurantes, lanchonetes ou padarias.

Empanadas: Prato ideal para o café da tarde

Esse é um dos pratos mais conhecidos pelos brasileiros, sendo ideal para um café da tarde, já que é um lanche bem rápido. Mas, aqueles que preferirem, é possível comer acompanhado de outros aperitivos, como sucos e coisas diversas.

Empanadas: Comida típica colombiana

Ademais, a empanada é frita e tem uma massa feita de farinha, sal, água quente e pouquinho de açafrão, que é o que dá a cor amarela para elas. Apesar de os recheios mais comuns serem de carne, queijo ou milho, a verdade é que há vários outros tipos para experimentar.

Outros pratos da comida típica colombiana

1-Bandeja Paisa

comida típica colombiana: Bandeja Paisa

Essa é uma comida típica colombiana composta por: ovo frito, carne moída, arroz, feijão, arepa, abacate, chicharrón e plátano. Esses dois últimos ingredientes são bem famosos na culinária do país que é como se fosse um torresmo e o outro um chips de banana verde frita, respectivamente.

2- Arroz de coco

Na grande maioria das vezes, o arroz de coco deve ser acompanhado por um peixe e uma salada, sendo uma comida típica colombiana, em especial da cidade de Cartagena.

A receita leva leite de coco ou coco ralado, além de passas, a depender do caso. Fora isso, é comum adicionar uma pitada de açúcar mascavo, que ajuda a elevar o sabor.

3- Ajiaco

As sopas também estão presentes nos pratos de comida típica colombiana

As sopas estão presentes em grande parte da comida típica colombiana. Pois, devido ao clima mais frio, é uma ótima opção para se aquecer. Em relação ao ajiaco, é comum vir como entrada, mas a receita original deve levar batata branca, vermelha e crioula, peito de frango, cebola, alho, pedaços de abacate, creme de leite e um pedaço de milho cortado.

4-Lechona

comida típica colombiana: Lechona

Essa é uma comida típica colombiana mais comum de Tolima. Em suma, nada mais é do que um pernil assado, o qual deve ser recheado com arroz, cebola, ervilha e diversos outros temperos.

Mas, para finalizar, na grande maioria das vezes se serve com arepas. Fora isso, no método tradicional, a lechona deve ser assada em forno de cerâmica por cerca de 10 horas.

5- Frijoles con garra

São parecidos com os feijões brasileiros, mas com a diferença de que, por lá, eles adicionam pés de porco. Fora isso, também é comum colocar cenoura, banana e outras partes do porco. Mas também não é incomum que algumas receitas adicionem framboesa.

Patacones : Petisco colombiano

Essa é uma comida típica colombiana que na verdade é um petisco. Em suma, basta cortar bananas em fatias e as colocar dentro de uma bacia com água e alho. Assim que elas adquirirem sabor, é só fritar. Também não podemos deixar de mencionar que eles podem ser servidos com várias opções de molho.

E, na verdade, essa é a forma mais comum de se servir em um restaurante, como um couvert. No entanto, o molho mais comum é o de abacate, que combina bastante com os patacones.

Comida típica colombiana doce

Os doces da comida típica colombiana representam muito bem a diversidade e sabores marcantes do país. Então, conheça agora dois doces típicos colombianos de dar água na boca. Confira:

  • Arequipe
Doce de Leite

Essa é uma das sobremesas mais comuns do país. Nada mais é do que algo parecido com o nosso doce de leite caseiro. Mas, com a diferença de que você pode encontrar em vários pratos. O maior exemplo é o helado de arequipe ou sorvete de doce de leite. É uma delícia e com certeza vale a pena saborear.

  • Boñuelo
comida típica colombiana que não pode faltar nas celebrações natalinas.

Essa é uma comida típica colombiana que está sempre presente durante as celebrações natalinas. No entanto, é muito fácil de encontrá-los em padarias em qualquer outra época do ano.

Ademais, além de serem bem gostoso, também são bem baratos. Inclusive, é possível encontrá-los em bairros alguns locais que vendem por até 1 real, por exemplo. Em suma, os boñuelos são bolinhos redondos, os quais devem ser fritos e feito com massa de coalhada de queijo branco.

Deixe uma resposta