Comida típica colombiana veja tudo sobre essa culinária

A comida típica colombiana é uma das coisas que irão fazer com que você se apaixone ainda mais pelo país. Afinal de contas, trata-se de uma gastronomia muito rica e um tanto diferente daquilo a que estamos acostumados. E que lembra muito a comida peruana.

São pratos cheios de sabores e que esbanjam uma cultura bem diversa. Então, nos tópicos abaixo iremos falar sobre os principais pratos da comida colombiana. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Comida típica colombiana para o café da manhã

Uma comida típica colombiana mais comum no café da manhã, são as arepas. Em suma, é feita de farinha de milho, a qual tem um formato redondo, semelhante a panqueca.

Arepas

No entanto, você pode rechear as arepas tanto com queijo ou com manteiga, apenas. Esse é um prato bem comum, onde é possível encontrar em restaurantes, lanchonetes ou padarias.

Empanadas: Prato ideal para o café da tarde

Esse é um dos pratos mais conhecidos pelos brasileiros, sendo ideal para um café da tarde, já que é um lanche bem rápido. Mas, aqueles que preferirem, é possível comer acompanhado de outros aperitivos, como sucos e coisas diversas.

Empanadas: Comida típica colombiana

Ademais, a empanada é frita e tem uma massa feita de farinha, sal, água quente e pouquinho de açafrão, que é o que dá a cor amarela para elas. Apesar de os recheios mais comuns serem de carne, queijo ou milho, a verdade é que há vários outros tipos para experimentar.

Outros pratos da comida típica colombiana

Bandeja Paisa é uma iguaria da comida típica colombiana

comida típica colombiana: Bandeja Paisa

Essa é uma comida típica colombiana composta por: ovo frito, carne moída, arroz, feijão, arepa, abacate, chicharrón e plátano. Esses dois últimos ingredientes são bem famosos na culinária do país que é como se fosse um torresmo e o outro um chips de banana verde frita, respectivamente.

Arroz de coco

Na grande maioria das vezes, o arroz de coco deve ser acompanhado por um peixe e uma salada, sendo uma comida típica colombiana, em especial da cidade de Cartagena.

A receita leva leite de coco ou coco ralado, além de passas, a depender do caso. Fora isso, é comum adicionar uma pitada de açúcar mascavo, que ajuda a elevar o sabor.

Ajiaco

As sopas também estão presentes nos pratos de comida típica colombiana

As sopas estão presentes em grande parte da comida típica colombiana. Pois, devido ao clima mais frio, é uma ótima opção para se aquecer. Em relação ao ajiaco, é comum vir como entrada, mas a receita original deve levar batata branca, vermelha e crioula, peito de frango, cebola, alho, pedaços de abacate, creme de leite e um pedaço de milho cortado.

Lechona

comida típica colombiana: Lechona

Essa é uma comida típica colombiana mais comum de Tolima. Em suma, nada mais é do que um pernil assado, o qual deve ser recheado com arroz, cebola, ervilha e diversos outros temperos.

Mas, para finalizar, na grande maioria das vezes se serve com arepas. Fora isso, no método tradicional, a lechona deve ser assada em forno de cerâmica por cerca de 10 horas.

Frijoles con garra

São parecidos com os feijões brasileiros, mas com a diferença de que, por lá, eles adicionam pés de porco. Fora isso, também é comum colocar cenoura, banana e outras partes do porco. Mas também não é incomum que algumas receitas adicionem framboesa.

Patacones um petisco da comida típica colombiana

Essa é uma comida típica colombiana que na verdade é um petisco. Em suma, basta cortar bananas em fatias e as colocar dentro de uma bacia com água e alho. Assim que elas adquirirem sabor, é só fritar. Também não podemos deixar de mencionar que eles podem ser servidos com várias opções de molho.

Imagem mostra o pataconres, um prato da comida colombiana

E, na verdade, essa é a forma mais comum de se servir em um restaurante, como um couvert. No entanto, o molho mais comum é o de abacate, que combina bastante com os patacones.

Mondongo é uma deliciosa sopa da comida típica colombiana

Consumido também em outros países da américa latina, esta comida típica da Colômbia, é basicamente uma sopa que tem como principal  ingrediente o estômago da vaca picado.

É uma preparação cozida que leva muitos legumes e verduras e um tempo demorado de cozimento.

Sancocho

O sancocho não é um prato típico da Colômbia, mas sim uma celebração. Ou seja, é uma denominação culinária aos pratos cozidos que usam uma grande panela e muita água para cozinhar.

Na Colômbia é comum você ser convidado para um sancocho na casa de alguém. Isso geralmente acontece para celebrar um momento importante.

Imagem mostra o Sancocho que é uma iguaria da comida colombiana

O prato pode levar frango, carne de boi ou carne de porco, tudo cozido com legumes, verduras e temperos da região.

Peixe Frito e arroz com coco

Esta comida típica da Colômbia, encontrada mais precisamente na Costa do Caribe é um prato com muito sabor do mar.

O consumo de peixes sempre foi uma atividade comum entre os indígenas, mas a partir da chegada dos espanhóis, os nativos aprenderam a utilizar a fritura em sua alimentação.

O arroz por sua vez é apresentado com leite de coco queimado. Esse prato colombianao ainda traz patacón, que são deliciosas bananas da terra fritas. É uma mistura de sabores irresistível.

Patarasca

Esse prato típico da região amazônica, envolve o peixe e seus temperos em uma folha de bananeira e , depois é cozido em água ou assado na brasa.

É muito comum utilizar folhas para envolver e preparar os alimentos nessa região da Colômbia, principalmente peixes de rio, uma herança notadamente indígena.

Em outras regiões colombianas, as folhas também são usadas na conservação de alimentos durante longas caminhadas pelas montanhas.

Comida típica colombiana doce

Os doces da comida típica colombiana representam muito bem a diversidade e sabores marcantes do país. Então, conheça agora dois doces típicos colombianos de dar água na boca. Confira:

Arequipe

Doce de Leite

Essa é uma das sobremesas mais comuns do país. Nada mais é do que algo parecido com o nosso doce de leite caseiro. Mas, com a diferença de que você pode encontrar em vários pratos. O maior exemplo é o helado de arequipe ou sorvete de doce de leite. É uma delícia e com certeza vale a pena saborear.

Boñuelo é um bolinho da comida típica colombiana

comida típica colombiana que não pode faltar nas celebrações natalinas.

Essa é uma comida típica colombiana que está sempre presente durante as celebrações natalinas. No entanto, é muito fácil de encontrá-los em padarias em qualquer outra época do ano.

Ademais, além de serem bem gostoso, também são bem baratos. Inclusive, é possível encontrá-los em bairros alguns locais que vendem por até 1 real, por exemplo. Em suma, os boñuelos são bolinhos redondos, os quais devem ser fritos e feito com massa de coalhada de queijo branco.

Natila

A natila é um doce típico da Colômbia que se parece muito com o pudim. A base de sua receita é milho doce, creme de leite e ovos. Em algumas variações da sobremesa, os ovos podem ser substituídos por maizena doce.

O preparo da natila,assim como de vários pratos da culinária colombiana, pode variar conforme a região, o que envolve a adição de ingredientes diferentes, e a depender da maneira como é adocicada, pode ser marrom ou branca.

Arroz con Leche

Essa receita é muito popular na América Latina. Foi trazida à Colômbia pelos espanhóis e desde então é a sobremesa típica do país.

Esta sobremesa sensacional e muito saborosa é composta basicamente por arroz, leite, rapadura, uvas passas e leite condensado. É muito comum na região Andina.

Obleas 

Esses doces típicos da culinária colombiana, são doces típicos de rua que funcionam como uma variação do wafer. Bem finas e crocantes, as obleas também são sobremesas típicas na Venezuela, El Salvador, México e Equador.

 Em forma de disco, esses doces são comidos em duas peças e recheado com leite condensado ou doce de leite. Em algumas regiões os recheios também são preparados com queijo, frutas e chantilly.

Desamargado é um doce delicioso da comida típica colombiana

Esse doce típico da Colômbia é uma das receitas mais preparadas no Natal. Também chamado de doce de limão, essa sobremesa tradicional faz parte da variada oferta gastronômica do Valle del Cauca.

A receita consiste basicamente em tirar o amargo dos limões para que eles fiquem com o sabor doce e possam ser consumidos junto com outras frutas como laranja, figo e laranja vermelha.

Mazamorra antioqueña

A mazamorra antioqueña, comparada à canjica, está entre as sobremesas na América Latina. É feita com milho branco cozido em leite, canela e açúcar.

Postre de natas

Um dos doces típicos da culinária colombiana mais tradicionais é o postre de natas. Ele é especial e leva poucos ingredientes. A base dessa receita são ovos, açúcar, leite e passas. Em algumas regiões acrescenta-se o conhaque.

É um doce servido em ocasiões especiais, pois seu preparo consome um tempo maior.

Marquesa

A marquesa é um doce típico colomiano da cidade de Cartagena. É uma massa feita com graviola e amora, mas algumas variações também levam chocolate.

Panderitos é o bisoito da comida típica colombiana

Parecidos com biscoitos de polvilho, os panderitos são encontrados facilmente em Cartagena. Sua receita leva: açúcar, ovos e anis. Acompanham muito bem chá ou café.

Panelitas

Este doce típico da culinária colombiana  é feito de leite, farinha e rapadura. São pedaços bem consistentes e cortados em pequenos pedaços para o consumo.

Hojuelas

Feito com açúcar, suco de laranja, manteiga e farinha, as hojuelas são doce típico natalino na Colômbia. O doce deve ser frito e polvilhado com açúcar. É um doce muito tradicional no país.

Manjar blanco

Bem similar ao manjar comum, o manjar branco tem o modo de preparo um pouco mais complexo, até mesmo por ser assado em banho-maria. A receita leva:

  • Açúcar;
  • Leite;
  • Baunilha;
  • Suco de frutas cítricas e canela.

Mantecada

Finalizando nossa lista de melhores doces da culinária colombiana, este é simplesmente um bolo preparado com farinha de milho e trigo,manteiga, ovos, açúcar e um pouquinho de rum.

Lanches e aperitivos da comida típica colombiana 

A culinária colombiana se destaca cada dia mais. Conheça então alguns lanches e aperitivos da comida colombiana para deixar a sua experiência pelo país ainda mais inesquecível. Veja:

Hojaldras

Preparado com farinha de trigo, açúcar e ovo, esse aperitivo é um dos lanches natalinos  mais antigos da comida colombiana.

Além disso, também é um prato representativo de celebrações como a Semana Santa e a Quaresma.

Salpicón de frutas

Muitas pessoas apreciam o Salpicón de Frutas como um lanche de café da manhã da comida colombiana. Ele geralmente é vendido nas ruas.

É basicamente um cacho de frutas frescas picadas e misturadas com um refrigerante colombiano e na maioria das vezes é coberto com creme ou leite condensado.

Bebidas típicas da Colômbia 

Confira agora a seleção especial de bebidas típicas da Colômbia que preparamos para você conhecer e depois saborear em sua viagem ao país. São elas:

Café é muito comum na comida típica colombiana

A Colômbia é o terceiro maior exportador de café do mundo, ficando atrás apenas do Brasil e do Vietnã. Os cafés colombianos são cultivados principalmente em solos vulcânicos e nos seguintes departamentos:

  • Noriño;
  • Norte de Santander;
  • Antioquia;
  • Vale do Cauca;
  • Huiala;
  • Tolima;
  • Caldas;
  • Risaralda;
  • Quindío e Cundinamarca, em altitude que varia de 800 a 2.000 metros. 
Imagem msotra o café que é uma bebida muito comum na Colombia

A Juan Valdez é a principal marca de cafés e cafeterias do país. Mas existem muitos outros lugares para você experimentar o melhor dessa deliciosa bebida da comida típica colombiana.

Cervejas colombianas

Os colombianos são apaixonados por cerveja. Além disso, as cervejas típicas colombianas também combinam muito bem com Caribe, San Andrés e outras praias da Colômbia. As mais comuns são:

  1. Águila;
  2. BBC;
  3. Club Colombia.

Porém, existem muitas outras marcas, inclusive saborosíssimas cervejas artesanais, como a Chelarte, Pijao, Statua Rota, Moonshien, Apóstol e Mela’s Beer.

Limonada de coco

Na Colômbia estão localizadas algumas das praias mais bonitas do mundo, e para refrescar os dias de sol intenso a limonada de coco é uma das bebidas típicas colombiana  mais pedidas.

É uma bebida muito simples, preparada com limão, açúcar e gelo. O que confere o toque especial em seu sabor e textura é um delicioso creme de coco tradicional.

Sorbete de borojó

O sorbete de borojó é uma das melhores bebidas da típica comida colombiana facilmente comprado nas ruas. O “sorbete” não é um sorvete. 

Trata-se de uma bebida, e sua textura é bastante parecida com o açaí na tigela. Sua receita é uma só: borojó, água, leite, rapadura ou açúcar, baunilha, ovos e gelo. Existem rumores que esse é o segredo da alegria dos moradores da província

Sucos de frutas colombianas

A Colômbia possui 365 tipos de frutas. Algumas delas inclusive são originárias do país e são encontradas somente por lá.

Entre os sucos de frutas colombianas vale a pena experimentar o suco de Uchuva. A Fruta é conhecida em algumas regiões do Brasil como Camapu. Ela tem propriedades medicinais, ajudando no controle de doenças como o Parkinson e Alzheimer.

Os  “Raspados” também merecem destaque. Trata-se de um suco de frutas como tamarindo, corozo,  laranja e maracujá com gelo ralado. Outras frutas típicas do país são o Borojo e a Curuba.

Contudo, o melhor e mais comum de todos os sucos colombianos é o suco de guanábana, fruta nativa do Caribe que é conhecida no Brasil como graviola.

Chocolate quente

Essa bebida típica da Colômbia é uma das preferidas pelos colombianos.Mas, não é um chocolate simples. Dependendo da região do país a iguaria tem diferentes variações.

As misturas mais comuns são leite de coco e outros cremes, a mais exótica é a que leva queijo.

Lulada

O nome dessa bebida típica da Colômbia vem de “Lulo”, uma fruta azeda típica da Cordilheira dos Andes.

A fruta é mais comum na região do Valle del Cauca, especialmente na capital Cali. Não é um suco. O lulo deve ser espremido com as mãos, para que pequenos pedaços caiam na bebida, onde serão acrescentados limão, gelo e rapadura colombiana

Canelazo é uma iguria da comida tipica da colombiana

Essa bebida típica da Colômbia, seria chamada de Pinga de Canela ou Quentão no Brasil. Isso porque essa bebida típica colombiana nada mais é que uma aguardente temperada com canela e rapadura e servida quente.

Ideal para espantar o frio nas regiões andinas, pois é uma bebida caprichada no álcool. Geralmente é servida após o almoço de comida típica colombiana.

Água de panela

Na Colômbia, “panela” é o que nós chamamos de rapadura. Logo, em bom português, a água de panela é basicamente um suco de rapadura. 

O suco também pode ser preparado com um toque de limão ou de laranja. É uma bebida tão tradicional que pode ser encontrada em toda a Colômbia, variando apenas a temperatura.

Chica

Essa bebida típica da Colômbia também é comum em outros países da América do Sul, como Bolívia e Peru.

É uma bebida à base de grãos, raízes e cereais fermentados, que pode ter ou não grau alcoólico. A chica mais comum na Colômbia é a de maíz, um tipo de milho da região dos Andes,maior e mais adocicado.

Ingredientes da culinária colombiana 

Além de outros tubérculos, a culinária colombiana tem forte presença do milho em seus pratos típicos. O abacate também é uma fruta comum nos pratos da Colômbia.

Os pratos típicos colombianos também levam maior quantidade de temperos, porém não tanto como na culinária indiana e mexicana. 

A mandioca também está presente em vários pratos da cozinha colombiana, que tem como ingredientes mais comuns, o milho, a banana, o abacate e a mandioca,como mencionado anteriormente.  Já a bebida mais comum e a marca da culinária no país é o café.

Origem da comida típica colombiana 

A comida colombiana constitui um ponto de encontro por excelência da culinária árabe, culinária andina e culinária espanhola, resultando numa enorme variedade e riqueza dos pratos e ingredientes utilizados.

A comida colombiana é tão plural e colorida quanto seu povo, sua tradição, paisagens e expressões culturais. Seus temperos e sabores ímpares são uma verdadeira viagem sensorial.

Pouco conhecida dos brasileiros, que já se familiarizou com a palavra sushi,  mas em sua maioria nunca ouviu a palavra arepa,a culinária da Colômbia é capaz de curvar os estômagos mais exigentes.

Essencialmente, a comida típica colombiana é a soma das culinárias regionais, cujas enormes diferenças resultam da diversidade geo-climática do país. Desse modo cada região do país guarda seus pratos típicos, como:

  • Na Costa do Pacífico temos a Cazuela de Mariscos;
  • Pipitoria de Chivo em Santanderes;
  • Bandeja Paisa em Antioquia – Viejo Caldas;
  • Sopa de Mondongo na Costa Atlântica;
  • Ternera a la Llanera em Llanos – Amazónia;
  • Lechona em Tolima – Huila;
  • Pandebono no Valle del Cauca – Nariño;
  • Ajiaco em Boyacá – Cundinamarca

Perguntas e respostas sobre a comida típica colombiana

Qual a comida típica colombiana?

Entre as comidas típicas da Colômbia, merecem destaque as arepas, a bandeja paisa, o ajiaco e a lechona, famoso leitão assado, recheado com arroz e ervilhas, cozido por aproximadamente 12 horas.

O que os colombianos comem no almoço?

O típico antioqueño também é um prato muito comum no almoço colombiano. É um prato bem farto com arroz, feijão, frango, ovo frito, chicharron e patacon.

Qual a comida mais consumida na Colômbia?

A comida mais consumida na Colômbia é a bandeja paisa, um prato composto de arroz branco, feijão, ovo frito, abacate, arepa, chorizo e batata servidos  em uma bandeja. É um prato de dar água na boca.

Qual é o prato mais curioso da Colômbia?

Equivalente ao que chamamos de prato feito no Brasil, a bandeja paisa é um dos pratos mais curiosos da Colômbia. Sem dúvida alguma, o prato nada saudável, reúne o melhor da culinária colombiana 

Deixe uma resposta