O purê de batata é um acompanhamento muito versátil e popular, que pode ser preparado de diversas maneiras e combinado com vários pratos.

Além disso, é uma opção fácil e rápida para quem quer uma refeição saborosa e nutritiva, mas que ainda assim não possui muito tempo disponível.

O purê já se tornou parte da cultura brasileira, haja vista que está presente em todos os estados do nosso país.

No entanto, por mais que ele seja popular, não são todas as pessoas que compreendem a sua história ou mesmo sabe de que forma essa receita chegou até aqui.

Por isso, no artigo de hoje, além de explicarmos como fazer essa receita, falaremos um pouco mais sobre a história do purê de batata. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Qual é a origem do purê de batata?

Na verdade, não se sabe muito bem sobre a sua origem. No entanto, acredita-se que a sua criação tenha sido na Europa, no século XVIII.

Naquela época, as batatas eram um alimento relativamente novo na culinária europeia, sobretudo na culinária francesa, e eram frequentemente usadas como acompanhamento para pratos principais.

Contudo, com o tempo, as batatas se tornaram mais populares e as pessoas começaram a experimentar diferentes maneiras de prepará-las.

Sendo assim, o purê logo se tornou um favorito, pois era fácil de fazer, econômico e muito saboroso, muito consumido no Brasil e na Comida Típica dos Estados Unidos também.

Hoje em dia, o purê de batata é um prato comum em todo o mundo e é servido como acompanhamento para uma variedade de pratos, desde carnes assadas até peixes e legumes.

Ele também pode ser usado como ingrediente em receitas de sopas, tortas e outros pratos, por exemplo.

Imagem mostra o tradicional pure de batata

Quem trouxe a batata para o Brasil?

Sabe-se que o berço da batata era no Chile. Mas, ainda assim, quem trouxe a batata para o nosso país foram os espanhóis.

E isso aconteceu porque os colonizadores enxergaram, na região sul do país, ótimas condições para fazer o seu cultivo.

Inclusive, por conta desse fato, fez com que a batata se tornasse a principal fonte de alimento para os colonos, e isso perdurou até o final do século XIX.

E, ao longo de todos os anos, a bata foi conquistando cada vez mais espaço em nosso país. Tanto é que, nos últimos dez anos, acabou assumindo uma produção que beira 21 toneladas por hectare plantado.

Ou seja, não há como negar que os brasileiros adoram não só o purê de batata, mas sim tudo aquilo que provém desse rico alimento.

Quais são os benefícios do purê de batata?

O purê de batata é um prato simples, mas nutritivo, que oferece vários benefícios para a saúde. Ainda que ele não seja tão robusto ou algo do gênero, ainda assim é extremamente benéfico para o nosso corpo.

Dentre os principais benefícios, podemos mencionar os seguintes:

  1. Fonte de carboidratos: as batatas são uma boa fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo e são vitais para a saúde do cérebro.
  2. Rico em fibras: as batatas também são ricas em fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável e a regular os níveis de açúcar no sangue.
  3. Fonte de vitamina C: o purê de batata pode ser uma boa fonte de vitamina C, que é fundamental para a saúde do sistema imunológico e para a absorção de ferro.
  4. Baixo teor de gordura: na grande maioria das vezes, o purê de batata possui baixo teor de gordura, o que o torna uma opção saudável para quem está tentando manter uma dieta equilibrada.

Mas, além de tudo isso, não temos como deixar de mencionar a sua extrema versatilidade e facilidade de preparo.

Afinal de contas, o purê de batata pode ser facilmente personalizado com diferentes temperos e ingredientes, o que o torna uma opção versátil para qualquer refeição.

Mas, embora o purê de batata tenha vários benefícios, é essencial lembrar que ele deve ser consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada e saudável.

Qual é a melhor batata para fazer purê de batata?

Outra coisa que não poderíamos deixar de mencionar sobre esse assunto é a respeito da batata mais adequada para realizar a receita.

Até mesmo porque, para fazer um purê de batata perfeito, é fundamental escolher a batata correta. Algumas variedades de batata são melhores para fazer purê do que outras.

Mas, dentre as melhores opções para fazer purê de batata, podemos mencionar os seguintes:

  1. Batata Asterix: essa é uma das batatas mais populares para fazer purê de batata, graças à sua textura suave e cremosa.
  2. Batata Baraka: trata-se de outra ótima opção para fazer purê de batata, haja vista que também detém uma textura macia e cremosa.
  3. Batata Monalisa: essa é uma batata versátil que pode ser usada para fazer purê de batata, pois é fácil de descascar e tem uma textura suave.
  4. Batata Yukon Gold: como ela possui uma textura suave e é naturalmente cremosa, acaba se tornando ideal para fazer purê de batata.

Mas, ao escolher a batata para fazer, tenha a certeza de escolher batatas frescas e evitar aquelas que estão machucadas, manchadas ou com sinais de deterioração.

Além disso, atente-se em não cozinhar demais as batatas, pois isso pode tornar o purê de batata empapado e sem sabor.

Receita de purê de batata, origem e curiosidades deste prato

Cuisine: FrancesaDifficulty: Média
Porções

5

porções
Tempo de Preparo

30

minutes
Tempo de Cozimento

20

minutes
Calories por porção

88

kcal
Tempo Total

50

minutes

Veja os ingredientes e o modo de fazer.

Ingredientes

  • 6 batatas médias descascadas e cortadas em cubos

  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • 1/2 xícara de leite

  • Sal a gosto

Instruções

  • Cozinhe as batatas em água com sal até que estejam macias.
  • Escorra a água e coloque as batatas em uma tigela.
  • Adicione a manteiga e o leite e misture bem com um espremedor de batatas ou um garfo, até formar um purê homogêneo.
  • Tempere com sal a gosto e sirva quente.

Video

Notas

Dicas e Variações

Caso você queira fazer um purê mais cremoso, a nossa dica é que você adicione mais leite ou creme de leite.

Agora, para um sabor mais intenso, adicione queijo ralado ou temperos como noz-moscada, pimenta-do-reino ou ervas frescas.

Se quiser um purê mais saudável, substitua a manteiga por azeite ou margarina vegetal. Ou se já estiver acostumado, você pode fazer também o purê de abóbora.