Queijo caseiro: 5 benefícios para saúde e receitas desta iguaria

Você é daqueles tipos de pessoas que adoram queijo caseiro? Todavia, é importante saber que alguns tipos são mais saudáveis. Mas, isso não significa que os queijos gordurosos devem ficar fora da dieta. Ou seja, eles devem ser consumidos com moderação.

Porém, para que você possa obter todos os benefícios do queijo, é recomendada uma dose de 1 ou 2 fatias de por dia. Além disso, dependendo do seu objetivo, em especial no que se refere a quantidade de gorduras, o tipo de queijo deve ser adaptado.

Então, veja a seguir quais são os principais benefícios do queijo caseiro para a sua saúde, bem como o seu modo de preparo, além de receitas fáceis e leves com queijo para o seu café da manhã. Vamos lá?

Queijo caseiro: Propriedades

O queijo é uma excelente fonte de proteina

O queijo caseiro, é uma excelente fonte de proteína, cálcio e ainda contém bactérias que ajudam a regular o seu intestino. Portanto, se você possui intolerância à lactose e gosta de queijos, a nossa dica é que você opte pelos mais amarelos e envelhecidos.

Neste caso, o queijo parmesão pode ser uma ótima solução para você. Pois, ele contém pouca lactose e ainda é uma grande fonte de cálcio principalmente. Enfim, para fazer o seu queijo caseiro, é preciso coalhar o leite, separando a parte sólida da parte líquida.

Sendo assim, dependendo do tipo de coalho e do tempero de envelhecimento que você usar, é possível ter queijos mais moles ou mais duros. Portanto, saiba que independente da consistência, todas as variedades de queijos possuem excelentes benefícios para o seu organismo. Pois, contém os seguintes nutrientes:

·         Cálcio

·         Proteínas

·         Vitamina B12, que podem variar em quantidades, dependendo do queijo

·         Além dos probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal.

Principais benefícios do queijo para sua saúde

São inúmeros os benefícios do queijo para nosso organismo

O alimento que reúne proteínas, vitaminas e minerais, possui muitos benefícios para a sua saúde. Ou seja, não é por acaso que o queijo caseiro é o queridinho de muitas pessoas. Logo, seus principais benefícios são:

1.Mantêm os ossos e dentes fortes

Se você fizer uma dieta com a quantidade certa de cálcio, com certeza, vai manter os ossos saudáveis e fortes. Quanto aos dentes, o queijo caseiro protege contra a erosão de ácidos presentes em alimentos, além de ser rico em cálcio.

2.Previne o câncer de intestino

Talvez você não saiba, mas, o butirato que se forma no intestino devido a digestão do queijo, facilita o trabalho das células intestinais, evitando que se multipliquem para gerar um câncer. Além disso, essas substâncias também causam diminuição do pH do intestino.

3.Reduz os níveis de colesterol ruim

Uma vez que a ingestão de queijo regula o funcionamento do seu intestino, dessa forma ele também produz mais butirato. Logo, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir o colesterol ruim.

4.Equilibra a flora intestinal

Você sofre com diarreia ou prisão de ventre? Saiba que o queijo caseiro pode ser um ótimo aliado. Pois, ele possui um alto teor de probiótico, que atua equilibrando a flora intestinal.

Mito ou verdade? Queijo pode ajudar a perder peso?

Verdade! Pois, o queijo caseiro é um dos alimentos mais ricos em proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que leva mais tempo para passar do estômago para o intestino. Desse modo, reduz a sua vontade de comer mais.

Além disso, o butirato, uma substância que se forma no intestino depois da fermentação do queijo, segundo novos estudos, pode aumentar o seu metabolismo. Ou seja, facilitar a sua queima de gordura corporal.

A seguir, você vai aprender como preparar um delicioso queijo caseiro de maneira prática e fácil.

Como fazer o queijo caseiro com 3 ingredientes?

Receita simples e prática para um delicioso queijo feito em casa.

Essa é uma receita muito simples. Ou seja, com apenas três ingredientes você poderá preparar o seu delicioso queijo caseiro no conforto de sua casa. Ficou curioso? Vem comigo!

Ingredientes:

·         Dois litros de leite

·         Uma xícara (chá) de vinagre branco

·         Uma colher (sopa) de margarina

·         Sal a gosto

Modo de preparo:

Ferva o leite em uma panela e em seguida acrescente o vinagre, e aguarde aproximadamente 5 minutos ou até coalhar. Se necessário, você pode acrescentar mais vinagre. Então, coe o leite em um pano limpo e descarte o soro.

No liquidificador, coloque o coalho do queijo, a margarina e o sal e bata até que forme uma mistura homogênea. Então, vire tudo em uma vasilha e amasse bem com uma colher.

Enfim, leve à geladeira por aproximadamente duas horas e desenforme gelado. Desse modo, o seu queijo caseiro simples e fácil com apenas três ingredientes está pronto para ser consumido.

E se você chegou até aqui, continue a leitura. Pois, você vai aprender duas receitas práticas e fáceis com queijo para a sua refeição mais importante do dia.

Receitas fáceis com queijo caseiro para o café da manhã

As duas receitas com queijo caseiro que preparamos para você, além de simples vão enriquecer ainda mais o seu café da manhã. Pois, são muito saborosas. São elas:

Pão de queijo

Alimento favorito da mesa de café da manhã de muitas pessoas.

O pão de queijo é o queridinho de muitas pessoas, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos uma receita simples e fácil para você preparar aquele delicioso pão de queijo caseiro, levando muito mais sabor para o seu café. Confira!

Ingredientes:

·         Uma xícara de leite

·        Meia xícara de óleo

·        Meia colher rasa de sal

·         500 g de polvilho doce

·         Dois ovos

·       Uma xícara e meia de queijo meia cura ralado

Modo de preparo:

Coloque o leite, o óleo e o sal em uma leiteira e levar ao fogo alto. Então, quando o leite ferver, despeje a mistura sobre o polvilho e mexa bem, de preferência com uma colher de pau, e desse modo, o polvilho ficará impregnado no líquido. Acrescente os ovos e continue mexendo.

Junte o queijo ralado e misture com as mãos até que a massa solte de suas mãos. Feito isso, você deve sovar a massa sove em uma superfície enfarinhada, até que fique homogênea e bem macia.

Por fim, enrole pequenas bolinhas na palma da mão, colocando-as em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos em forno preaquecido a 200°C.

Biscoito de queijo

Ingredientes para fazer aquele biscoito sensacional.

Você gosta de queijo? Então, confira agora a receita do nosso queridinho biscoito de queijo caseiro para você arrasar no seu café da manhã. Pois, essa receita além de ser um sucesso para os amantes de queijo também é muito fácil de preparar. Veja!

Ingredientes:

·         250 gramas de polvilho doce (aproximadamente 2 ½ xícaras)

·         100 gramas de queijo meia cura

·         Queijo parmesão ralado (aproximadamente 100 gramas)

·         1 colher (chá) de sal

·         50 gramas de manteiga

·         1 ovo

·         120 ml de leite. Lembrando que você deve ir adicionando aos poucos.

Modo de preparo:

Junte o polvilho, os queijos, o sal, a manteiga e o ovo em uma vasilha e misture bem. Coloque, o leite aos poucos e continue misturando até que a massa se junte, formando uma mistura homogênea e em forma de uma bolinha.

Caso a massa fique muito seca você pode colocar um pouco mais de leite. Da mesma forma, se ficar mole você também pode ajustar adicionando um pouco mais de polvilho. Mas, aos poucos para não exagerar.

Quando a massa estiver no ponto, modele-a, fazendo primeiro uma minhoca e, depois, enrole como uma ferradura, ou como preferir. Por fim, coloque os biscoitos em uma forma untada e leve em forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos, ou até que os biscoitos fiquem dourados.

Importante: Tenha cuidado para o seu biscoito não assar demais. Pois, pode endurecer depois que esfriar.

Então, o que você achou das nossas dicas e receitas sensacionais preparadas com o delicioso queijo caseiro? Qual receita você gostaria de experimentar? Deixe nos comentários.

Até breve!

Deixe uma resposta