Comida Típica da Bahia: Os Melhores Pratos

Visitar a Bahia bem como todo o nordeste é uma experiência única. Talvez pela beleza do nordeste, talvez pela comida típica que é deliciosa. E quanto falamos em comida típica da Bahia estamos falando de pratos deliciosos e valem demais a pena experimentar.

10 PRATOS DE COMIDA TÍPICA DA BAHIA

Convenhamos que às vezes estes pratos típicos da Bahia terão muita pimenta. Mas isso tudo favorece as emoções do viajante. Então neste post falaremos um pouco sobre cada prato da comida baiana para inspirar sua viagem.

PRATOS TÍPICOS DA BAHIA

1- Acarajé

Vamos começar em alto nível aqui, falando de um dos pratos mais tradicionais da comida típica da Bahia. Existem diversas barracas vendendo acarajés dos mais diversos tipos. Este bolinho com camarão é tudo de bom. Não deixe de experimentar essa iguaria, no entanto, peça frio caso não goste de muita pimenta.

Acarajé é um prato típico da bahia e muito consumido naquele estado maravilhoso

2- Moqueca Baiana

Moqueca sempre vai muito bem, eu adoro este prato. Ele é um prato muito consumido no Espírito Santo também. Consiste em peixe ensopado e geralmente acompanhando de pirão e sopa de banana-verde. Pequenas variações acontecem neste Brasil, mas todas são igualmente deliciosas.

Moqueca baiana é um prato tradicional da comida baiana e consiste em peixe folgado com legumes

3- Vatapá

Outro prato tradicional da comida típica da Bahia é o vatapá. Ele é muito consumido neste estado maravilhoso. Sem dúvidas um dos melhores pratos da comida baiana e consiste apenas ingredientes consagrados na comida baiana como azeite de dendê, leite de coco, castanha de caju e farinha de rosca ou fubá. Este prato também é o recheio do tradicional acarajé. Não deixe de experimentar essa iguaria ao visitar a Bahia.

4- Beiju ou Tapioca

Um prato tradicional da minha infância é o beiju que hoje se tornou tapioca. Lembro da minha vó ralando mandioca para fazer este prato que é delicioso e saudável. Consiste apenas em uma massa de mandioca recheada ao gosto do fregues. Você pode comprar a massa dela no mercado e fazer conforme seu gosto, também ficará delicioso.

A tradicional tapioca é um prato delicioso da comida típica da Bahia e muito saudavel também

5 Bobó de Camarão

O bobó é um prato muito famoso na comida típica da Bahia, e não é difícil saber porquê. Este prato remonta a escravidão africana que ocorreu no Brasil. Então além de deliciosos é um prato histórico também. Ele é basicamente camarão refogado com mandioca e temperos locais que no final parece uma muqueca, mas feito de camarão que é igualmente delicioso esta iguaria que remonta a comida africana.

Bobó de camarão é um prato tradicional da comida baiana e que vale demais a pena experimentar em uma oportunidade.

6- Casquinha de siri

Essa iguaria é apreciada em todo a culinária do nordeste e consiste apenas em carne de siri e até outros mariscos servido na carapaça. Não é tão legal quanto pedir o próprio siri, mas vale a pena demais provar essa iguaria, se você como eu, não sabe os abrir um siri para comer, então a casquinha de siri, será muito útil.

7-Mungunzá

O mungunzá é um prato tradicional também e que você já deve conhecer. Pois, trata-se da tradicional canjica que é muito consumido nas festas juninas. Então caso já tenha saboreado essa comida, vale a pena saborear novamente na Bahia com o aquele clima maravilhoso deste estado incrível.

O mungunzá, canjica doce ou canjicão é um prato tipico da culinária baiana e delicioso também este prato típico da comida típica da bahia

8-Cocada uma comida típica da Bahia

A cocada é outro doce sensacional. Eu adoro essa iguaria que também é muito consumida em Minas Gerais. Trata-se apenas de coco e açúcar cozido até cristalizar. Alguns usam rapadura no lugar do açúcar e fazem aquela cocada mais morena. No entanto, de qualquer forma essa comida baiana é deliciosa e vale a pena demais saboreá-la.

Cocada é um doce de coco delicioso sem dúvidas uma pérola da comida típica da Bahia
Cocada

9-Maniçoba

A maniçoba é um prato delicioso, porém perigoso. Tendo em vista que cozinham a folha da mandioca por uma semana. E então depois que é acrescentado a carne bovina ou suína, ou outros ingredientes conforme o gosto. Este prato também é chamado de feijoada paraense. Mas de fato é um excelente prato da comida baiana que vale a pena demais experimentar em uma viagem a Bahia.

10 Rabada de boi uma iguaria da comida típica da Bahia

A Rabada é um prato delicioso que tem como base o rabo do boi. A partir daí é acrescenta temperos deliciosos. Como, por exemplo, salsão, cebola e alguns legumes como cenoura, tomate e por fim a tradicional cerveja preta. Essa é a base da rabada que é uma tradicional comida baiana. E de fato é deliciosa e eu o aconselho a experimentar na próxima oportunidade.

Rabada também é um prato sensacional da comida típica da bahia e que vale demais a pena experimentar em uma viagem a bahia,
Imagem

QUAL MELHOR PRATO DA COMIDA BAIANA?

É difícil falar, eu diria quase impossível. No entanto, adoro a muqueca e a cocada. Já outros preferem a rabada, e alguns, acarajé. Pois, de fato todos são deliciosos e caso viaje a Bahia eu o aconselho experimentar todos os pratos da comida típica da Bahia listado aqui. Lembrando também que a capital da Bahia é a belíssima cidade de salvador que é uma das melhores cidades para passar o carnaval no Brasil.

Lanches e aperitivos da comida típica da Bahia

Aberém

O aberém é um bolinho doce muito gostoso, feito de arroz ou milho moído na pedra. Apesar de se pouco conhecido, é delicioso.

Fermenta-se o milho ou arroz até dobrar de tamanho, em seguida é triturado e recebe açúcar, cravo e canela.

Depois é envolvido em folha de bananeira ou milho e assado até ficar com textura de pudim.

Mininico de carneiro

Esse prato de comida típica da Bahia, lembra um ensopado bem encorpado ou uma buchada de bode.

Com bastante molho e acompanhamentos de arroz e feijão, o prato é servido quente.

O carneiro é muito bem temperado com alho, cebola e pimenta do reino antes de ser muito bem cozido. Fica saboroso e muito macio.

Doces típicos da Bahia

Baba de moça

Essa sobremesa simples e deliciosa, preparada com gema de ovos, leite de coco e leite condensado, foi herdada pelos portugueses.

Essa é uma receita de doces típicos da Bahia muito saborosos e simples de fazer.

Arroz-doce é popular na comida típica da Bahia

Sendo preparado apenas com açúcar e leite, o arroz-doce é um prato típico da culinária baiana que teve origem em terras asiáticas. A iguaria foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e acabou sofrendo algumas adaptações.

Na Bahia, a preferência foi substituir o leite e o açúcar por leite condensado e canela.

O arroz-doce é feito com arroz cozido no leite, leite condensado, açúcar e canela.

Quindim de iaiá

O quindim de iaiá é um doce típico da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros.

Sua receita foi trazida ao Brasil pelos portugueses na época colonial. Com o tempo essa iguaria à base de ovos, passou por algumas adaptações até chegar ao doce que temos hoje.

É um dos doces baianos mais apreciados do estado.

Bebidas na comida típica da Bahia

Suco de cacau

O fruto, que é o principal ingrediente do doce responsável por aqueles quilinhos a mais na balança, também produz uma bebida muito saborosa.

A receita simples, leva apenas cacau, água e açúcar, que pode ser substituído por mel ou adoçante.

Capeta é uma bebida popular na comida típica da Bahia

Essa bebida típica da Bahia, de assustadora, só tem nome. Se você já foi em Porto Seguro, provavelmente já experimentou dessa bebida.

Trata-se de um drink feito originalmente, com cachaça, mel, limão e guaraná. Com certeza, a bebida embala e potencializa a animação de quem quer curtir os shows de festas das barracas de praia.

Guaraná Axé

Essa bebida típica da Bahia, nasceu em Porto Seguro e pode ser consumida por crianças e adultos que não ingerem álcool.

O refresco é feito com refrigerante de guaraná, leite condensado, limão, gelo e pó de guaraná.

É uma delícia e dá energia para curtir as praias.

Batida de coco

A batida de coco é uma bebida artesanal típica da Bahia. Ela demora para ser preparada, mas vale muito a pena esperar.

Pega-se o coco seco e retira qualquer água que ainda tenha e completa com vodca ou cachaça.

Após encher o coco, sela o furinho com cera de vela e guarda a fruta em local arejado, por um mês. O resultado é excelente.

Cravinho é um ícone da comida típica da Bahia

Essa bebida típica da Bahia, foi criada nos anos 80 sendo feita com cachaça, cravo, mel e limão.

Não tem festa no Pelourinho que não tenha o cravinho. Existe até um bar na parte histórica de salvador, chamado cravinho, que possui quatro ambientes internos, entre eles, uma loja que comercializa bebidas de infusão.

Ingredientes comuns da culinária baiana

Uma vez, que existem várias cozinhas baianas num mesmo estado, é preciso estar consciente que cada uma delas trazem ingredientes específicos.

Mas, tomando como base a culinária baiana mais conhecida pelos turistas, que á a de salvador e do litoral, a maioria dos pratos típicos são herdados da culinária africana.

E o dendê é o grande astro. A cozinha afro baiana, que possui o azeite de dendê como alimento principal, se eternizou e se preservou, tornando a sua culinária forte, atrativa e cheia de personalidade.

Enfim, quando falamos em comida baiana, automaticamente vem a nossa mente a imagem do caruru, do abará, da moqueca e do vatapá.

Origem da comida baiana

Não é nenhuma novidade que a comida baiana tem um sabor único e inesquecível.

Todo mundo que visita o estado sai maravilhado com as gostosuras da culinária típica da Bahia.

As origens e as principais influências da comida baiana vieram dos índios, portugueses e africanos.

Enquanto os índios já plantavam mandioca e milho para fabricar pirão, beijus e bebidas fermentadas, os portugueses trouxeram cozidos de carne de boi com legumes, sardinhas e doces finos.

Além disso, os africanos inseriram na comida baiana diversos ingredientes típicos como a pimenta-malagueta, o quiabo e o azeite de dendê, dando outro tempero às moquecas e mariscadas.

Então, a deliciosa comida baiana tornou-se uma mistura de tudo isso. E quando falamos de culinária da Bahia, estamos falando de várias cozinhas baianas.

Uma delas é a cultura no dendê, que, com certeza, tem o azeite de dendê como elemento mais forte.

Com o azeite vem o leite de coco, o gengibre e diversas pimentas.

Já no sertão, a história é outra: carne seca, mingau, pirão, cuscuz, bolos e doces variados de frutas são mais presentes.

Vale lembrar também que uma das tradições e costumes da comida baiana está diretamente ligada à religião.

Por exemplo, o preparo dos pratos de origem africana, quando feitos de forma simples e sem muito temperos, estão relacionados aos terreiros de candomblé.

E quando feitos fora do terreiro, são mais carregados no tempero e muito mais saborosos.

Perguntas frequentes sobre a culinária baiana

Qual a melhor comida baiana?

Se você quer ter sua experiência completa na sua passagem pela Bahia, não deixe de experimentar a famosa moqueca.
O prato trata-se de um cozido de mariscos com uma série de temperos deliciosos, um molho que deixa qualquer um com água na boca, e, em geral, vem acompanhado de arroz.

O que os baianos comem na primeira refeição do dia?

A culinária da Bahia é uma das mais ricas e apreciadas no Brasil, seus quitutes possuem um sabor único e irresistível.
No café da manhã os baianos consomem cuscuz, curau, queijo coalho, banana cozida, mandioca e tapioca.

A comida baiana é muito apimentada e temperada?

A comida baiana favorece os temperos vibrantes, o coco e os frutos do mar frescos.
Bem temperada, mas não muito apimentada, a culinária baiana consegue fazer você viajar sem sair do lugar.

RECADO EXTRA SOBRE A COMIDA TÍPICA DA BAHIA

Apesar de ser um blog novo aqui temos parceria com os maiores blogueiros do Brasil. Então fizemos uma blogagem coletiva. Com o tema, Dicas Gastronômicas, e os colegas fizeram os conteúdos listados abaixo. Assim sendo, não deixe de ver estes conteúdos também.

1- Felipe, o pequeno viajanteOnde comer em Kathmandu, Nepal 

2- Luana Lôpo, do blog Viagem e CuraQuais são as comidas típicas de Portugal 

3- Oncotô TravelOnde Comer em João Pessoa: Melhores Restaurantes e Bares

4- Blog Elizabeth WerneckOnde comer em Campos do Jordão. Melhores restaurantes 

5- Destinos Por Onde Andei…Almoço no Restaurante Tamboril em Inhotim

6- Uma Senhora ViagemDicas Gastronômicas em Barra Grande, Bahia

7- Uma Viagem Diferente – Restaurantes Temáticos no Rio de Janeiro –

8- Entre Mochilas e Malinhas Conheça o Beco Hexagonal em São Paulo –

09- Cantinho de NáOnde comer no Porto: dicas da gastronomia local

10- De Lugar NenhumOnde comer em Maceió

11- 3 Gerações e 1 MalaVale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre

12- Dani Turismo Onde Comer em Jeri?  

13- Vamos viajar pra onde agoraOnde Comer em Recife?  

14- 6 ViajantesComo economizar com alimentação na Disney

12 comentários em “Comida Típica da Bahia: Os Melhores Pratos”

  1. CINTIA GRININGER

    Eu amo bobó de camarão, acho a combinação de sabores maravilhosa! Mas confesso que sofro um pouco com a comida baiana por conta da pimenta…

  2. Luana Lopo

    Sou bem suspeita para falar de comida baiana, mas eu adorei seu post! Fiquei aqui com água na boca.

  3. Ai meu Deus que tudo esse post com as maravilhas da comida baiana. Gosto de tudo e ainda repito.hahahha

  4. Eu adoro tapioca e cocada, confesso que quando fui na Bahia não tive coragem de provar os pratos salgados devido ao medo da pimenta, mas lendo o teu post fiquei com vontade de dar uma chance.

  5. Comida baiana é um caso à parte, como não amar? Tudo é uma delícia, pratos muito bem temperados, muitos ingredientes naturais, nossa, su apaixonada. Esses dias fiz e comi caruru, um prato à base de quiabo, é bom demais.

  6. Que delícia é a comida baiana, sou apaixonada! Difícil a missão de escolher uma só… no meu caso, acho que iria no acarajé, amo demais!

  7. Lilian Azevedo

    Cocada, bobó de camarão e tapioca me levam a loucura! Amo! .Vatapá tb acho bem saboroso. Sou sensível ao cheiro de dendê e fico enjoada. Pimenta tb não é minha praia. Apesar dessas minhas chatices eu estive recentemente em Salvador e Barra Grande e comi muito bem.

  8. giprosdocimi

    Adoro comida típica da Bahia, salivei só de ver sua lista com os melhores pratos deste estado que adoro. Sou fã de peixes e a moqueca baiana é meu prato predileto nas terras de Jorge Amado.

  9. Gente quanta coisa gostosa. De todos esses acho que meu favorito é o Acarajé. Comi o da Dinhá na ultima vez que fui para Salvador e adorei

  10. De todos, o que nunca comi foi a maniçoba. Já vi o preparao no Pará, mas achei meio arriscado..kkk..

    Oh saudades da comida baiana! um belo acarajé e bobó de camarão 🙂

Deixe uma resposta