Melhores pratos da culinária francesa: confira 6 receitas de dar água na boca!

Os melhores pratos da culinária francesa são realmente incríveis. Sofisticada e um pouco retrô, patrimônio da Unesco desde 2010, a culinária francesa é uma das mais conceituadas.

De fato, os chefs mais famosos são franceses, autores e defensores de receitas suculentas e tendências gastronômicas, que se tornaram cult não apenas nas escolas de culinária francesas, mas em todo o mundo.

Acompanhada de vinhos requintados, a gastronomia francesa se divide em pratos muito saborosos à base de carne ou peixe, molhos cremosos e amanteigados, deliciosas sobremesas ou simples e inconfundíveis sopas quentes.

Entre mesas fartas e a requintada arte da degustação francesa, iremos “lhe servir” os pratos mais famosos e apetitosos. Então, leia com a gente e confira quais são os 6 melhores pratos da culinária francesa. Vamos lá!

6 melhores pratos da culinária francesa!

1. Escargot de Bourgogne

O prato mais conhecido e discutido de toda a gastronomia francesa: o famosíssimo escargot de Bourgogne. Defini-lo como um prato de caracóis é muito simplista, pelo que se tornou um dos pilares desta cozinha sofisticada e requintada.

Caracóis carnudos (caracóis terrestres), aromatizados com alho, manteiga e salsa, servem de prato gourmet nos restaurantes mais requintados.

2. Soupe à l’Oignon

Quer escolha um bistrô ou um restaurante estrelado, não pode abrir mão de uma fumegante Soupe à l’Oignon: uma sopa de cebola muito tentadora.

Cremosa e com um aroma característico, esta sopa à base de cebola, enriquecida com farinha (este é o ingrediente que lhe confere cremosidade) e vinho, é um prato principal em todas as estações. Servido com croutons crocantes dourados e polvilhado com queijo Gruyère (um dos mais famosos queijos franceses), é a pedra angular da mais antiga cozinha francesa.

3. Boeuf Bourguignon

Dos melhores pratos da culinária francesa, este é à base de carne, onde se costuma usar picadinhos de boi, muito parecido com um ensopado, que leva o nome dos renomados vinhos em que a carne é deixada para cozinhar: os tintos típicos da Borgonha, região histórica da França.

Perfumado e substancial, acompanhado de legumes alourados em azeite e manteiga, também é bom como prato único, pois muitas vezes o verá servido com um acompanhamento de massa.

4. Ratatouille

Originário de Nice, este prato vegetariano e colorido é outro dos mais tradicionais. Existente em duas versões distintas, que prevêem respectivamente a adição de molho de tomate ou vinagrete (uma emulsão à base de sal, azeite e vinagre), o Ratatouille é uma mistura de vegetais, geralmente beringelas, tomates, abobrinhas, cebolas e pimentões, cortados em cubos e cozinhado junto com as ervas.

5. Vichyssoise

Continuando nossa lista de melhores pratos da culinária francesa, chegamos à famosa Vichyssoise. Normalmente servida em uma elegante porcelana francesa, a Vichyssoise é uma sopa fria e aveludada feita com cebola, alho-poró, batata, natas e caldo de galinha, inventada pelo chef francês Louis Diat em 1917.

A sopa é dedicada à cidade de Vichy e tem como inspiração ingredientes pobres, que lhe conferem um sabor simples e delicado no paladar. Tão elegante quanto o nome, Vichyssoise é um prato bonito e um dos sabores mais antigos e tradicionais da França.

6. Bouillabaisse

Um prato provençal, desta vez dedicado aos sabores do mar. Bouillabaisse é de fato uma requintada sopa de peixe, típica da cidade de Marselha.

Preparado por pescadores diretamente na praia desde 1700, Boullabaisse é hoje considerado um dos pratos  da gastronomia francesa mais elegantes e existe em muitas variações, que envolvem o uso de diferentes peixes ou mariscos.

Este foi o nosso guia sobre os 6 melhores pratos da culinária francesa que inclusive inspirou a comida cubana. E então, o que achou deles? Vai tentar fazer um desses aí na sua casa? Comente abaixo e até a próxima!

Deixe uma resposta