Comida típica de Minas Gerais

O Brasil tem uma cultura muito rica. Logo, nos referimos tanto às diferentes formas de enxergar o mundo quanto em relação à culinária. Ou seja, não há como negar o quanto cada estado carrega um forte peso gastronômico. Em relação à comida típica de Minas Gerais, não tem como negar o quanto o seu sabor é delicioso e inconfundível.

Por isso, hoje iremos falar sobre algumas das opções que você não pode deixar de experimentar ao visitar o estado. Portanto, se você também é um daqueles turistas que gostam de boas aventuras e ama café, que tal planejar sua viagem em busca da xícara perfeita em Alto Caparaó uma cidade de café e turismo.

Comida típica de Minas Gerais: TOP 6

Veja a seguir algumas delicias da comida típica mineira. Vamos lá?

1 – Frango com quiabo, um prato tradicional da culinária mineira

Comidas Típicas de Minas Gerais: frango com quiabo

Não tem como falar da comida típica de Minas Gerais sem citar o frango com quiabo. Em suma, nada mais é do que um ensopado que leva o frango caipira e, claro, o próprio quiabo. Ainda que muitos utilizem o frango industrializado para preparar a receita, o ideal é você usar o caipira, pois ele incrementa mais sabor à receita.

2 – Tutu um prato popular da comida de Minas Gerais

tutu, uma delícia mineira

Outra comida típica de Minas Gerais, é um feijão cozido, temperado, batido e misturado com a farinha de milho ou mandioca. Ou seja, deve ficar com uma consistência mais pastosa, e é comum servir em travessas ou panelas de ferro. Ademais, há os que decoram com torresmo, ovos cozidos fatiados ou bacon.

3 – Bambá de couve é uma delícia da comida de Minas Gerais

Trata-se de um caldo à base de fubá, o qual tem origem em Ouro Preto, nos tempos da escravidão. De acordo com a história, os escravos aproveitavam o mingau de fubá que sobrava da Casa Grande, e incrementavam com as partes de carne que eles tinham e couve.

4 – Feijão-tropeiro um prato delicioso de Minas Gerais

Esse é um outro alimentos que advém da época colonial, uma vez que ele surgiu por intermédio dos tropeiros. Ou seja, eles misturavam farinha, carne e ovos ao feijão, para que pudessem comer em suas longas viagens.

5 – Ora-pro-nobis

Trata-se de uma hortaliça muito comum dentro da culinária mineira, sendo um dos pratos mais conhecidos o frango com ora-pro-nobis. Inclusive, em Sabará, todos os anos há o Festival de Ora-pro-nobis.

6- Vaca atolada é uma delícia da culinária mineira

A vaca atolada é mais uma delícia das comidas típicas de Minas Gerais.

Outra comida típica de Minas Gerais é a vaca atolada, que é uma carne bovina, que deve ser cozida com mandioca Em relação à sua origem, remonta do período colonial, onde se acreditava que era preparado cozinhando costela e gordura.

Comida típica de Minas Gerais: Doces

1- Doce de abóbora mineiro

Na verdade, três estados disputam pelo título de inventar o doce de abóbora. Mas, independente disso, o fato é que em Minas é muito comum encontrar esse doce. Inclusive, até mesmo aqueles que não gostam da abóbora se rendem à sobremesa. O mais legal é em relação às suas formas de apresentação: cubinho cristalizado, cremoso, em bolinha, com coco, com cravo, como doce de festa etc.

2- Doce de leite

Em Minas, o doce de leite fica bem com qualquer coisa: queijo, fruta, recheio de bolo, churros etc. Fora isso, também é comum como ingrediente principal em pudins, flans, sorvetes e outros. No que diz respeito a sua criação, dizem que foi inventado por um político argentino, que acidentalmente esquece o leite com açúcar no fogo, enquanto atendia alguém à porta.

3- Goiabada cascão

Outra comida típica de Minas Gerais é a goiabada cascão, que não poderíamos deixar de colocar nessa lista. Afinal de contas, esse é um doce que foi considerado como um Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. Ou seja, é bem típico de Minas. Mas qual é a grande diferença entre a goiabada cascão e a comum? É que, geralmente, há pedaços de casca em seu interior – daí vem o nome.

Café da Manhã Mineiro

Pão de queijo

Comidas típicas de Minas Gerais para o café da manhã

Também não há como falar da comida típica de Minas Gerais sem falar do pão de queijo, certo? Muito adorado pelos mineiros, é possível encontrar em qualquer padaria.

O mais legal é que esse é um alimento que vem se diversificando cada vez mais, haja vista que muitos restaurantes mais chiques começaram a gourmetizá-lo. Mas, seja ele com polvilho doce, azedo ou uma mistura dos dois, o pão de queijo sempre vai ser uma grande satisfação para os mineiros.

Deixe uma resposta