Comida típica de Minas Gerais, melhores pratos e curiosidades

O Brasil tem uma cultura muito rica. Logo, nos referimos tanto às diferentes formas de enxergar o mundo quanto em relação à culinária. Ou seja, não há como negar o quanto cada estado carrega um forte peso gastronômico. Em relação à comida típica de Minas Gerais, não tem como negar o quanto o seu sabor é delicioso e inconfundível. Pois a comida mineira é um orgulho do estado e a culinária é muito saboreada nos mais diversos pratos típicos de Minas Gerais.

Por isso, hoje iremos falar sobre algumas das opções que você não pode deixar de experimentar ao visitar o estado. Portanto, se você também é um daqueles turistas que gostam de boas aventuras e ama café, que tal planejar sua viagem em busca da xícara perfeita em Alto Caparaó uma cidade de café e turismo.

Comida típica de Minas Gerais: TOP 9

Veja a seguir algumas delicias da comida típica mineira. Vamos lá?

1 – Frango com quiabo, um prato tradicional da culinária mineira

Comidas Típicas de Minas Gerais: frango com quiabo

Não tem como falar da comida típica de Minas Gerais sem citar o frango com quiabo. Em suma, nada mais é do que um ensopado que leva o frango caipira e, claro, o próprio quiabo. Ainda que muitos utilizem o frango industrializado para preparar a receita, o ideal é você usar o caipira, pois ele incrementa mais sabor à receita.

2 – Tutu um prato popular da comida de Minas Gerais

tutu, uma delícia mineira

Outra comida típica de Minas Gerais, é um feijão cozido, temperado, batido e misturado com a farinha de milho ou mandioca. Ou seja, deve ficar com uma consistência mais pastosa, e é comum servir em travessas ou panelas de ferro.

Ademais, há os que decoram com torresmo, ovos cozidos fatiados ou bacon. Enfim, o tutu é tudo de bom na culinária de Minas Gerais.

3 – Bambá de couve é uma delícia da comida de Minas Gerais

Trata-se de um caldo à base de fubá, o qual tem origem em Ouro Preto, nos tempos da escravidão. De acordo com a história, os escravos aproveitavam o mingau de fubá que sobrava da Casa Grande, e incrementavam com as partes de carne que eles tinham e couve.

4 – Feijão-tropeiro um prato delicioso de Minas Gerais

Esse é um outro alimentos que advém da época colonial, uma vez que ele surgiu por intermédio dos tropeiros. Ou seja, eles misturavam farinha, carne e ovos ao feijão, para que pudessem comer em suas longas viagens.

Imagem mostra o feijão tropeiro que é um ícone da culinária mineira

5 – Ora-pro-nobis

Trata-se de uma hortaliça muito comum dentro da culinária mineira, sendo um dos pratos mais conhecidos o frango com ora-pro-nobis. Inclusive, em Sabará, todos os anos há o Festival de Ora-pro-nobis.

Esta hortaliça também é muito consumida com feijão. Vale a pena saborear este ícone dentre os pratos típicos de Minas Gerais.

6- Vaca atolada é uma delícia da culinária mineira

A vaca atolada é mais uma delícia das comidas típicas de Minas Gerais.

Outra comida típica de Minas Gerais é a vaca atolada, que é uma carne bovina, que deve ser cozida com mandioca Em relação à sua origem, remonta do período colonial, onde se acreditava que era preparado cozinhando costela e gordura. A vaca atolada é um prato bem tradicional, principalmente em dias frios, e sem dúvidas um dos melhores pratos típicos de Minas Gerais.

7- Canjiquinha

Essa iguaria típica da comida mineira, também conhecida por xerém ou munguzá, é feita de milho triturado de forma grosseira até esfarelar.

Imagem mostra a canjiquinha que é uma excelente comida mineira

Em seguida, o milho triturado é cozido com carne de porco e outros temperos caseiros. Essa receita típica das festas juninas também pode ser feita com carne de boi, frango ou linguiça. Vale a pena saborear a canjiquinha que é uma iguaria da culinária de Minas Gerais.

8- Leitão à Pururuca

O leitão à pururuca é uma das grandes tradições do interior e em Minas não é diferente. Esse delicioso prato da comida típica mineira, geralmente é servido com arroz, couve, farofa, e em algumas vezes com batatas.

Não podemos esquecer que é sempre um prato acompanhado da velha e boa cachaça mineira. O leitão à pururuca legítimo é servido inteiro.

9- Frango ao molho pardo

O frango ao molho pardo, também muito chamado pelos mineiros de galinha ao molho pardo, é de origem portuguesa, mas ganhou o toque todo especial do tempero típico mineiro, transformando se em uma tradição da comida mineira.

Geralmente o tradicional prato mineiro é acompanhado de arroz, angu e pimenta. Esse é um prato que pode sofrer variação no tempero de um lugar para o outro.

Comida típica de Minas Gerais: Doces

1- Doce de abóbora mineiro

Na verdade, três estados disputam pelo título de inventar o doce de abóbora. Mas, independente disso, o fato é que em Minas é muito comum encontrar esse doce. Inclusive, até mesmo aqueles que não gostam da abóbora se rendem à sobremesa. O mais legal é em relação às suas formas de apresentação: cubinho cristalizado, cremoso, em bolinha, com coco, com cravo, como doce de festa etc.

2- Doce de leite

Em Minas, o doce de leite fica bem com qualquer coisa: queijo, fruta, recheio de bolo, churros etc. Fora isso, também é comum como ingrediente principal em pudins, flans, sorvetes e outros. No que diz respeito a sua criação, dizem que foi inventado por um político argentino, que acidentalmente esquece o leite com açúcar no fogo, enquanto atendia alguém à porta.

Imagem mostra o doce de leite, que é uma iguaria dos pratos típicos mineiro

3- Goiabada cascão

Outra comida típica de Minas Gerais é a goiabada cascão, que não poderíamos deixar de colocar nessa lista. Afinal de contas, esse é um doce que foi considerado como um Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. Ou seja, é bem típico de Minas. Mas qual é a grande diferença entre a goiabada cascão e a comum? É que, geralmente, há pedaços de casca em seu interior – daí vem o nome desta iguaria que está entre os melhores pratos típicos de Minas Gerais.

4- Doce de compota

Em Minas Gerais grande parte de tudo que se produz no pomar vai para o tacho de cobre, sobre o tradicional fogão à lenha.

Desse modo, com muita paciência e calda de açúcar, surgem os clássicos doces de compota, os famosos doces típicos de Minas Gerais, a exemplo dos populares de cidra, mamão e abóbora.

Aliás, a cidra, só pode ser provada em forma de doce, pois seu sabor não costuma agradar o paladar quando consumida ao natural. 

Os doces de compota, geralmente são servidos com queijo. A aconchegante cidade de São Bartolomeu, tem pelo menos dois séculos de tradição na fabricação artesanal desses deliciosos doces e dá um charme ainda maior neste prato da culinária de Minas Gerais.

5-Pé de moleque

A terra natal da receita tradicional do pé de moleque é Piranguinho no Sul de Minas. Esse doce típico mineiro é aquele que brilha nos tabuleiros das festas juninas. Seu principal ingrediente é o amendoim torrado, e sem dúvidas um dos melhores pratos típicos de Minas Gerais.

6- Pé de Moça

O pé de moça vem logo depois do pé de moleque para atrapalhar a sua dieta. Também feito à base de amendoim, o pé de moça ainda inclui na sua receita o leite condensado.

O doce é uma espécie de brigadeiro de amendoim que simplesmente dispensa qualquer comentário. Seu sabor é indescritível.

7-Doce de laranja

A laranja azeda, também conhecida por laranja da terra, é o carro chefe desta sobremesa típica mineira que pode ser servida em calda.

Ou seja, se é para ganhar quilinhos a mais que seja com honra. Então, acrescente um pouco de creme de leite ou uma bola de sorvete.

8-Rocambole

Bem pertinho de São João del Rey e Tiradentes, duas maravilhosas cidades históricas, fica Lagoa Dourada, cidade muito famosa pelos rocamboles perpetuados desde 1907.

Caminhando pela avenida principal da cidade, é possível esbarrar em lojinhas que vendem rocamboles recheados na hora. Vale a pena passear por lá e experimentar a culinária de Minas Gerais, principalmente o rocambole.

Lanches e aperitivos da comida típica de Minas Gerais

Confira os melhores lanches e aperitivos da comida mineira, que apesar de simples é muito saborosa. São eles:

Bolo de fubá

Qualquer hora é hora de saborear um delicioso cafezinho com um bolo de fubá acompanhado de um dedim di prosa. É desses momentos e histórias, que nossa vida realmente vale a pena.

Imagem mostra a broa de fuba que é um icone da comida tipica de minas gerais

Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho é a quitanda mais antiga de Minas Gerais que se tem notícia. Típico da culinária mineira, o biscoito de polvilho é junto com o pão de queijo, uma das mais populares quitandas mineiras.

Broa de fubá

A broa de fubá é uma delícia tradicional da comida típica de Minas Gerais que encanta a todos. Afinal, é uma quitanda que além de bonita fica muito saborosa.

Ideal para servir no lanche da tarde, a broa sempre agrada, porque é uma receita leve e gostosa. Perfeita para servir para quem a gente gosta.

Pau-a-pique (broa)

Essa broinha que também é conhecida como curisco e João-deitado, é a cara da comida típica de Minas Gerais. Mas, também é facilmente encontrada em outras regiões onde se planta milho e banana.

A broa é feita tradicionalmente no fogão à lenha, mas no fogão a gás ou no forno elétrico também dá pra fazer.

Bebidas típicas de Minas Gerais

O cardápio da culinária de Minas Gerais, possui muitos pratos e bebidas saborosas. Conheça algumas das bebidas típicas de Minas Gerais:

Cerveja artesanal

Para os amantes de cerveja, a boa notícia é que em Minas Gerais você vai encontrar ótimas opções artesanais para acompanhar sua deliciosa comida mineira.

Merecem destaque  a cerveja artesanal Ouropretana da cidade de Ouro Preto, a Scarpas de Capitólio e a Gorillaz de Poços de Caldas.

Cozumel

O cozumel é algo muito comum nos cardápios mineiros para incrementar a cerveja, seja ela artesanal ou não.

A bebida nada mais é que a cerveja servida com gelo e com sal e limão na borda. Fica uma delícia.

Cachaça

A quantidade de cachaças encontradas em Minas Gerais é impressionante. Além das industrializadas mais famosas e gostosas, como a Salinas e a Seleta, em todo lugar tem cachaça artesanal para acompanhar a boa comida mineira.

Imagem mostra a cachaça mineira que é iguaria das bebidas tipicas de minas gerais

E tem cachaça para todos os gostos: bem docinha, com gosto de frutas, cachaça com ervas, temperos, frutas, tem até cachaça com animais peçonhentos dentro da garrafa como cobra e escorpião. Sério, tem de tudo.

Café do Cerrado

Conhecido por ser hospitaleiro, o povo mineiro recebe os visitantes com muita prosa, boa comida e café. Desse modo, quem entra numa casa mineira não sai sem antes ter pelo menos provado um cafezinho.

O café do Cerrado é considerado um dos melhores do Brasil. Portanto, para ganhar a certificação de origem, existem regras rigorosas:

  • Ser produzido da variedade arábica do grão;
  • Processado em forma de cafe fino ou gourmet; 
  • Ser processado sob a supervisão do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado.

Esta é a primeira região do Brasil a ter um produto com indicação de procedência. Vale a pena experimentar o delicioso café do Cerrado.

Ingredientes da culinária mineira 

Assim como na história da formação do estado de Minas Gerais, a culinária de Minas Gerais, possui grande influência da miscigenação dos povos.

Os principais pratos típicos de Minas Gerais, e ingredientes da cozinha mineira têm origens indígenas, africanas, portuguesas, com influências das culinárias típicas de outros estados do Brasil.

Dos povos indígenas a cozinha brasileira herdou:

  • Escaldado;
  • Pirão;
  • Farofa;
  • Paçoca;
  • Pratos à base de mandioca e milho, que deram origem às papas, caldos, mingaus, canjicas, pamonhas, biscoitos e cuscuz.

Dos portugueses a culinária mineira herdou o ovo de galinha que era usado em fritadas, doces e bolos. Além disso, também era inserido nos pratos como: ovo cozido, estrelado, quente, mole e também em gemadas

Já dos escravos e sertanejos, a comida mineira herdou receitas com rapadura, melado e farinha, também propaganda entre caçadores e romeiros.

Mais tarde, o melado e o queijo deram origem às sobremesas típicas da região, como: geleias,goiabada com queijo, doce de leite, marmelada, bananada.

Entre os principais ingredientes da comida mineira, também merecem destaque:

  • Feijão,
  • Taioba,
  • Chuchu;
  • Quiabo;
  • Abobrinha;
  • Inhame,
  • Couve,
  • Ora-pro-nóbis.

Além das carnes de porco, vaca, frango, que deram origem a diversos pratos como feijão-tropeiro, pururuca, frango com quiabo, entre outros.

Café da Manhã Mineiro

Pão de queijo

Comidas típicas de Minas Gerais para o café da manhã

Também não há como falar da comida típica de Minas Gerais sem falar do pão de queijo, certo? Muito adorado pelos mineiros, é possível encontrar em qualquer padaria. E quanto ao pão de queijo é um dos melhores e mais conhecidos pratos típicos de Minas Gerais.

O mais legal é que esse é um alimento que vem se diversificando cada vez mais, haja vista que muitos restaurantes mais chiques começaram a gourmetizá-lo. Mas, seja ele com polvilho doce, azedo ou uma mistura dos dois, o pão de queijo sempre vai ser uma grande satisfação para os mineiros.

Origem da comida mineira 

A comida mineira talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil. Pois, em cada região de Minas há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural.

Existem duas iguarias que são oferecidas nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior do estado: feijão tropeiro e angu.

A farta comida mineira traz elementos que apontam para a diversidade local, iniciada com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro.

A busca pelo ouro no final do século XVII e início do século XVIII, atraiu para o estado de Minas Gerais pessoas de diversas origens.

Além dos índios, nativos da região, também vieram para o estado:

  • Bandeirantes paulistas;
  • Tropeiros gaúchos;
  • Trabalhadores braçais do norte e nordeste;
  • Representantes da coroa;
  • Novos portugueses e escravos trazidos de vários países.

Essa miscigenação deu origem às primeiras cidades de Minas Gerais e, é claro, à culinária mineira.

Muitas receitas trazidas de vários lugares sofreram adaptação de acordo com a disponibilidade de ingredientes, as necessidades da nova população e as limitações locais.

O modo de vida na época, influenciou o preparo de diversas receitas, os pratos precisavam ser substanciosos e fornecer bastante energia para os trabalhadores e os viajantes, como foi o caso do feijão tropeiro, por exemplo.

Perguntas frequentes sobre a comida típica de Minas Gerais  

O que é típico de Minas Gerais?

A carne de porco é muito presente nos pratos típicos mineiros. Sendo famoso o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão à pururuca. Sem falar do feijão tropeiro, frango com quiabo e vaca atolada.

O que tem de gostoso em Minas Gerais?

Os doces mineiros são deliciosos, especialmente o doce de leite, a goiabada e a paçoca.

O que tem na mesa mineira?

Em uma mesa realmente mineira, você sempre encontrará o famoso pão de queijo, o queijo e o café. Pois, são as principais referências da culinária mineira.

Quais são as comidas típicas de Belo Horizonte?

A oferta gastronômica da capital mineira é ampla. Mas o morador local ou visitante interessado em pratos que representam a alma da cidade não deve deixar de experimentar o legítimo fígado com jiló, frango ao molho pardo, pão de queijo, frango com quiabo,todas as versões de torresmo e o imbatível feijão tropeiro.

Deixe uma resposta