Comida peruana

A comida peruana é muito conhecida devido aos seus temperos que são bem presentes. Logo, o seu sabor é inestimável. Portanto, não é toa que muitos tem a comida peruana como sendo a melhor do mundo.

Por isso, se você está pensando em viajar para o local, há algumas comidas peruanas que você não pode deixar de experimentar. Então, vem com a gente, pois a seguir iremos falar sobre algumas delas. Confira!

Comida peruana: Principais pratos

A priori, se você também é daquelas pessoas que pensam que o Peru se resume a Machu Picchu, você está muito enganado. Logo, além de conhecer uma das Maravilhas do Mundo Moderno, você precisa reservar alguns momentos da viagem para apreciar a rica gastronomia peruana. Pois, ela é reconhecida a nível mundial.

1-Ceviche

A primeira comida peruana que iremos falar e que você precisa provar é o ceviche. Pois, é um dos alimentos mais típicos da região. Inclusive, o prato já foi declarado como Patrimônio Cultural do Peru. E ainda que você já tenha comido ceviche aqui no Brasil, saiba que a receita original pode ser bem diferente da que você experimentou.

comida peruana que foi declarada Patrimônio Cultural: Ceviche

O original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão. Em relação aos acompanhamentos, é comum ter milho, alface e batata doce. Fora isso, em especial nas cidades litorâneas, há chance de você encontrar restaurantes especializados que servem apenas variações dessa comida peruana.

Esses locais se chamam “cevicherias”. No entanto, se você não gosta muito de pimenta e coentro, melhor ir com calma, pois esses são dois ingredientes bem presentes nesse alimento.

2- Papas a la huancaína

A palavra “papas”, em espanhol, quer dizer “batatas”. Já “Huancaína” é como se fosse um molho de pimenta amarela, levemente picante. Sendo assim, as batatas devem ser cozidas em rodelas mais grossas, além de serem cobertas com esse molho. Você já ficou com água na boca, não é mesmo?

Huancaína é uma espécie de molho de pimenta amarela, levemente picante. As batatas são cozidas em rodelas mais grossas e cobertas com esse molho. E, como acompanhamento, é normal que tenha ovos cozidos, alface e azeitonas pretas. É um mix de sabores bem interessante.

Anticuchos

Anticuchos: comida peruana muito comum

Tem origem pré-colombiana, a qual é muito mais popular durante o império inca. No entanto, até hoje é uma comida peruana muito comum, sendo mais típica em lugares da Bolívia.

Fora isso, os anticuchos são bem parecidos com os espetinhos brasileiros, o qual podem ter carne bovina, frango ou peixe. E, como acompanhamento, o mais comum é que ele venha com batatas ou milho cozidos.

Lomo Saltado, um dos pratos mais populares da comida peruana

Atrás do ceviche, o lomo saltado é talvez o segundo prato mais popular e comum do Peru, já que é muito fácil encontrá-lo. Em suma, o prato nada mais é do que um salteado com tiras de carne bovina, cebola, tomate e condimentos, que geralmente acompanham arroz e batatas fritas. Você não pode deixar de provar essa delícia.

Cuy

Cuy

No Brasil, é comum que algumas pessoas tenham como pet um porquinho da índia, mas, não é isso que acontece no Peru. Na verdade, por lá os bichinhos servem de cardápio em vários restaurantes de comida peruana. Para muitos, é um prato bem assustador, mas que é típico do país.

O cuy é, na grande maioria das vezes, assado ou frito por inteiro, tanto a cabeça como as patinhas. Então, para você que está acostumado vê-los apenas como animal de estimação, melhor passar longe. Mas, para os que querem aproveitar todas as experiências gastronômicas da região, pode valer muito a pena, já que o gosto é bem parecido com o do frango.

Mais delícias da comida peruana

São tantas delícias que fica até difícil escolher. Então, para que você saiba mais sobre a comida peruana, continue a leitura.

  • Ají de gallina
ensopado consistente de frango

Trata-se de um ensopado que é mais consistente de frango, pimenta amarela, açafrão e alguns outros condimentos. Devido aos ingredientes que leva, a sua cor é bem amarelada, o que lembra bastante o molho huancaína, que leva essa mesma pimenta. Fora isso, na grande maioria das vezes o prato acompanha azeitonas, batatas ou ovos cozidos.

  • Cancha peruana

A cancha peruana também pode ser chamada de cancha serrana ou maíz tostado. Trata-se tudo do mesmo prato. Em suma, é uma variedade de milho de grãos grandes, os quais são tostados e salgados.

Na grande maioria das vezes, serve como um aperitivo em restaurantes, antes do prato principal.Em relação a sua estrutura, a cancha peruana é bem semelhante ao amendoim japonês.

  • Choclo con queso

Traduzindo: milho com queijo! Essa é uma comida peruana que você pode encontrar em várias partes, o qual serve como entrada nos restaurantes. No entanto, não é nem um pouco difícil encontrar em alguma barraquinha ao redor das ruínas incas, por exemplo. Mas, combinado com uma fatia de queijo artesanal, fica maravilhoso. Você vai amar.

Uma coisa que é interessante salientar é que o Peru tem mais de 30 variedades de milho, com tamanhos e cores distintas. E esse é o motivo pelo qual é tão comum você encontrar pratos que se utilizam desse ingrediente. Mas, combinado com uma fatia de queijo artesanal, fica maravilhoso. Você vai amar.

Rocoto relleno

O rocoto é um tipo de pimenta peruana, a qual tem um aspecto mais arredondado, que também é a grande estrela do prato. Ademais, o rocoto provém da região de Arequipa, no Peru. Fora isso, deve-se rechear a pimenta com carne moída ou picadinha e tudo isso, é claro, com bastante tempero.

No entanto, é comum que essa receita leve amendoim torrado e ovos cozidos bem picados. Por cima do recheio, vai uma camada de queijo. Em seguida, é só você levar o rocoto ao forno, na maioria das vezes acompanha batatas.

Causa rellena

Essa é uma comida peruana que lembra bastante o escondidinho brasileiro. Mas, nesse caso, a batata que se usa no preparo é amarela. Por isso, tem um gosto mais forte. Ademais, em relação ao recheio, pode ser de atum, frango ou frutos do mar. Você precisa experimentar.

Deixe uma resposta