Conheça mais da Comida peruana, a melhor do mundo

A comida peruana é muito conhecida devido aos seus temperos que são bem presentes. Logo, o seu sabor é inestimável. Portanto, não é toa que muitos tem a comida peruana como sendo a melhor do mundo.

Por isso, se você está pensando em viajar para o local, há algumas comidas peruanas que você não pode deixar de experimentar. Então, vem com a gente, pois a seguir iremos falar sobre algumas delas. Confira!

Comida peruana: Principais pratos

A priori, se você também é daquelas pessoas que pensam que o Peru se resume a Machu Picchu, você está muito enganado. Logo, além de conhecer uma das Maravilhas do Mundo Moderno, você precisa reservar alguns momentos da viagem para apreciar a rica gastronomia peruana. Pois, ela é reconhecida a nível mundial.

Ceviche o melhor prato da comida peruana

A primeira comida peruana que iremos falar e que você precisa provar é o ceviche. Pois, é um dos alimentos mais típicos da região. Inclusive, o prato já foi declarado como Patrimônio Cultural do Peru. E ainda que você já tenha comido ceviche aqui no Brasil, saiba que a receita original pode ser bem diferente da que você experimentou.

comida peruana que foi declarada Patrimônio Cultural: Ceviche

O original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão. Em relação aos acompanhamentos, é comum ter milho, alface e batata doce. Fora isso, em especial nas cidades litorâneas, há chance de você encontrar restaurantes especializados que servem apenas variações dessa comida peruana.

Esses locais se chamam “cevicherias”. No entanto, se você não gosta muito de pimenta e coentro, melhor ir com calma, pois esses são dois ingredientes bem presentes nesse alimento.

Papas a la huancaína um tradicional prato da culinária do Peru

A palavra “papas”, em espanhol, quer dizer “batatas”. Já “Huancaína” é como se fosse um molho de pimenta amarela, levemente picante. Sendo assim, as batatas devem ser cozidas em rodelas mais grossas, além de serem cobertas com esse molho. Você já ficou com água na boca, não é mesmo?

Huancaína é uma espécie de molho de pimenta amarela, levemente picante. As batatas são cozidas em rodelas mais grossas e cobertas com esse molho. E, como acompanhamento, é normal que tenha ovos cozidos, alface e azeitonas pretas. É um mix de sabores bem interessante.

Anticuchos

Anticuchos: comida peruana muito comum

Tem origem pré-colombiana, a qual é muito mais popular durante o império inca. No entanto, até hoje é uma comida peruana muito comum, sendo mais típica em lugares da Bolívia.

Fora isso, os anticuchos são bem parecidos com os espetinhos brasileiros, o qual podem ter carne bovina, frango ou peixe. E, como acompanhamento, o mais comum é que ele venha com batatas ou milho cozidos.

Lomo Saltado, um dos pratos mais populares da comida peruana

Atrás do ceviche, o lomo saltado é talvez o segundo prato mais popular e comum do Peru, já que é muito fácil encontrá-lo. Em suma, o prato nada mais é do que um salteado com tiras de carne bovina, cebola, tomate e condimentos, que geralmente acompanham arroz e batatas fritas. Você não pode deixar de provar essa delícia.

Cuy

Cuy

No Brasil, é comum que algumas pessoas tenham como pet um porquinho da índia, mas, não é isso que acontece no Peru. Na verdade, por lá os bichinhos servem de cardápio em vários restaurantes de comida peruana. Para muitos, é um prato bem assustador, mas que é típico do país.

O cuy é, na grande maioria das vezes, assado ou frito por inteiro, tanto a cabeça como as patinhas. Então, para você que está acostumado vê-los apenas como animal de estimação, melhor passar longe. Mas, para os que querem aproveitar todas as experiências gastronômicas da região, pode valer muito a pena, já que o gosto é bem parecido com o do frango.

Mais delícias da comida peruana

São tantas delícias que fica até difícil escolher. Então, para que você saiba mais sobre a comida peruana, continue a leitura.

Ají de gallina

ensopado consistente de frango

Trata-se de um ensopado que é mais consistente de frango, pimenta amarela, açafrão e alguns outros condimentos. Devido aos ingredientes que leva, a sua cor é bem amarelada, o que lembra bastante o molho huancaína, que leva essa mesma pimenta. Fora isso, na grande maioria das vezes o prato acompanha azeitonas, batatas ou ovos cozidos.

Cancha peruana

A cancha peruana também pode ser chamada de cancha serrana ou maíz tostado. Trata-se tudo do mesmo prato. Em suma, é uma variedade de milho de grãos grandes, os quais são tostados e salgados.

Na grande maioria das vezes, serve como um aperitivo em restaurantes, antes do prato principal.Em relação a sua estrutura, a cancha peruana é bem semelhante ao amendoim japonês.

Choclo con queso

Traduzindo: milho com queijo! Essa é uma comida peruana que você pode encontrar em várias partes, o qual serve como entrada nos restaurantes. No entanto, não é nem um pouco difícil encontrar em alguma barraquinha ao redor das ruínas incas, por exemplo. Mas, combinado com uma fatia de queijo artesanal, fica maravilhoso. Você vai amar.

Uma coisa que é interessante salientar é que o Peru tem mais de 30 variedades de milho, com tamanhos e cores distintas. E esse é o motivo pelo qual é tão comum você encontrar pratos que se utilizam desse ingrediente. Mas, combinado com uma fatia de queijo artesanal, fica maravilhoso. Você vai amar.

Rocoto relleno

O rocoto é um tipo de pimenta peruana, a qual tem um aspecto mais arredondado, que também é a grande estrela do prato. Ademais, o rocoto provém da região de Arequipa, no Peru. Fora isso, deve-se rechear a pimenta com carne moída ou picadinha e tudo isso, é claro, com bastante tempero.

No entanto, é comum que essa receita leve amendoim torrado e ovos cozidos bem picados. Por cima do recheio, vai uma camada de queijo. Em seguida, é só você levar o rocoto ao forno, na maioria das vezes acompanha batatas.

Causa rellena é o escondidinho da comida peruana

Essa é uma comida peruana que lembra bastante o escondidinho brasileiro. Mas, nesse caso, a batata que se usa no preparo é amarela. Por isso, tem um gosto mais forte. Ademais, em relação ao recheio, pode ser de atum, frango ou frutos do mar. E por falar em frutos do mar, a culinária peruana usa muito frutos-do-mar como também acontece com a culinária espanhola. Você precisa experimentar.

Imagem mostra a Causa rellena que é o tradicional escondidinho da comida peruana

Lanches e aperitivos da comida peruana 

Agora vamos conhecer aqueles lanches incríveis desta culinária inesquecível.

Humitas

Humita é a versão andina da famosa pamonha. Existe também nas variações doce e salgada, podendo ser recheada com queijo, passas ou ainda levar canela em seu preparo. As humitas, comumente, são servidas na palha do milho.

Pollo a la brasa é o prato mais consumido da comida do peruana

O pollo a la brasa é um dos pratos mais consumidos no Peru. Sim, o famoso frango de televisão de cachorro , foi inventado no Peru. É um prato simples,barato e suculento.

Imagem mostra o Pollo a la brasa que é o prato mais consumido do Peru

O segredo dessa receita que vai te deixar boquiaberto é marinar o frango com molho de soja, alho, pimentas vermelhas, muito cominho, entre outros temperos. 

Doces típicos do Peru 

Conheça agora os doces típicos do Peru. Eles são a prova de que as sobremesas do país são de fato para comer rezando. 

Suspiro de Limeña

O suspiro de limeña é uma das mais tradicionais iguarias do Peru. É clássico da confeitaria peruana. Suas origens estão em meados do século XIX , e até hoje segue como um dos doces típicos do Peru mais consumidos.

A sobremesa é montada com uma camada de manjar branco feita à base de açúcar e leite condensado. Sobre essa camada é colocado merengue preparado com ovos, vinho e mais açúcar.

Tres leches

Tres leches é o tipo de sobremesa que qualquer pessoa deve experimentar em sua passagem pelo Peru. É uma espécie de bolo cremoso preparado com leite condensado, evaporado e em creme.

Imagem mostra o Tres leches que é uma sobremesa muito consumida no Peru

Babaruá

O curioso doce típico do Peru é feito à base de clara de ovos e recheado com ameixa ou damasco, e assado. É feito com uma massa leve e de consistência firme, isso se deve a ingredientes típicos do Peru.

Arroz con leche

Figurinha carimbada nas confeitarias de muitos países latino-americanos, inclusive no Brasil, o arroz con leche também está entre os doces típicos do Peru. Salvo algumas diferenças no cozimento e adição de ingredientes, o modo de preparar o doce é praticamente igual no Peru, onde é muito consumido.

Bebidas típicas do Peru 

Além dos deliciosos pratos típicos, o Peru também esconde alguns segredinhos em seus copos e taças. As bebidas típicas do Peru, com certeza, são uma das riquezas mais típicas do país. Confira:

Sucos

Se você não ingere bebidas alcoólicas, também terá uma excelente oportunidade de experimentar os infinitos sabores das bebidas típicas do Peru.

A região amazônica é fonte dos mais variados frutos e ingredientes que, provavelmente , você não irá experimentar em nenhum outro lugar do mundo. Entre as mais famosas destacam-se a lúcuma, camu camu e o charichuelo.

Chá de coca é o tradicional chá da comida peruana

O famoso e tradicional chá de coca é uma bebida típica peruana que você nem vai precisar procurar ou se preocupar em comprar algum lugar, pois provavelmente será servido em seu hotel logo na recepção.

Chicha morada

A Chicha Morada, é uma bebida de origem inca de maior orgulho para os peruanos. como você já viu acima, no Peru existe uma grande variedade de milho e um deles é o de coloração roxa, chamado de “maiz morado”. Esse milho é a base dessa receita.

Bem refrescante e riquíssimo em vitaminas, após o cozimento, o líquido ganha uma cor incrível e as receitas podem variar ganhando toques especiais de frutas e folhas.

Inca kola é o refrigerante da comida peruana

A Inca Kola é uma das bebidas típicas do Peru mais tradicionais. Este famosíssimo refrigerante de cor amarela e de sabor muito doce, é outro símbolo dos sabores do Peru.

Cusqueña

Para quem gosta de experimentar as cervejas locais quando chega ao destino, o Peru tem excelentes opções para provar. Porém, a Cusqueña é a mais tradicional de todas e está presente em praticamente todas as esquinas do país.

Macerado

Entre as bebidas típicas do Peru, o Macerado é uma das mais tradicionais do país. Em uma comparação superficial, a bebida seria um pisco com sabor, onde os produtores de pisco deixam os mais variados frutos e ervas curtindo dentro do destilado, até os sabores predominarem.

Feito isso, o líquido é coado e a bebida é ingerida pura. Mas, apesar das colorações vivas e lindas, do aroma delicioso e dos sabores únicos, este drink peruano apresenta um teor alcoólico considerável.

Pisco Sour

Finalizamos a nossa lista de bebidas típicas do Peru com o carro chefe dos bares peruanos. É o drink mais popular e um dos mais saborosos do país. A bebida, que é símbolo nacional, está para o Peru como a caipirinha está para o Brasil.

Além do pisco, o cocktail é composto por limão, jarabe, gelo e por fim, a clara de ovos. Seu sabor é incomparável e imbatível.

Ingredientes da culinária peruana 

A base do sabor da culinária peruana é mérito dos incas e seus antecessores: batata, milho, quinoa e pimenta. Foram os incas que dominaram as montanhas, lutaram contra o clima e ainda desenvolveram formas criativas para cultivar os ingredientes que nunca faltam nos pratos peruanos.

E não se assuste com a variedade de cores do milho, pois são muitas mesmo, como roxo, amarelo, vermelho, entre outros. Sem falar da variedade de batatas que existem no país. A maioria das pessoas que visitam o Peru, nem tem ideia de que existem tantos tipos de batatas por lá.

E se você é daquelas pessoas que gostam de carne branca ou exótica, precisa saber que o cuy é muito apreciado na comida peruana,assim como o frango que é a base de muitos pratos.

O limão também é um ingrediente comum, seja nas sobremesas ou em pratos típicos como o ceviche, que cozinha o peixe no ácido de limão.

Enfim, os pratos típicos da culinária peruana considerados como um dos melhores do mundo e um dos grandes atrativos do país, são muito ricos em frutas e frutos do mar como peixes e camarões.

Origem da comida peruana 

Um dos destinos gastronômicos do mundo mais imperdíveis é o Peru. Você sabia disso? Em 2006, o país foi eleito como o melhor destino culinário do planeta, que se destaca pela diversidade

A cidade de Lima, capital do Peru é conhecida como capital gastronômica mundial, por ser a sede de 7 dos 15 melhores restaurantes da América Latina.

As influências da requintada culinária do Peru vem de várias nacionalidades que ajudaram a colonizar o país. Mas, de maneira simplificada, as bases da comida peruana são, a geografia singular do país, que possibilitam acesso a ingredientes únicos e a mistura de culturas.

Cada vez mais turistas visitam o Peru para desfrutar de sua saborosa comida em todos os cantos do país. A origem dos sabores da comida peruana, se deve a história do país onde se destacam a imigração espanhola, africana, italiana,chinesa e japonesa.

A adaptação de ingredientes milenares com a cozinha moderna tornaram a culinária peruana única e com uma enorme variedade de pratos e sabores irresistíveis.

O Peru é muito rico em variedades de espécies de peixes e utiliza os pescados frescos como base de muitos pratos. Além dos pescados, as batatas dos mais variados tipos também estão sempre presentes nos pratos típicos da comida peruana.

Ao visitar o país você vai encontrar pratos que reúnem os sabores dos quatro continentes em um só lugar. Será uma experiência inesquecível.

Perguntas frequentes sobre a culinária peruana

O que se come em Machu Picchu?

O que mais se come em Machu Picchu é o famoso porquinho da índia, o CUY, assado inteiro e servido acompanhado de arroz e batatas e um molho bem picante.

O que comer no restaurante peruano?

São muitos os principais pratos e atrativos gastronômicos do Peru. Mas, um dos pratos mais consumidos no restaurante peruano é o pollo a la brasa, o famoso frango de televisão de cachorro.

Qual a base da comida peruana?

A base da comida peruana é a singular geografia do Peru, tornando possível acesso a ingredientes únicos e a mistura de muitas culturas.

Quais são as comidas peruanas?

É impossível falar de comidas peruanas, sem pensar no ceviche, lomo saltado, cuy, anticuchos, ají de gallina, cancha peruana, papas a la huancaína, rocoto relleno e choclo con queso. Enfim, é impossível mencionar todas aqui.

Deixe uma resposta