Comida oriental, conheça 7 pratos deliciosos dessa culinária

Cada lugar do país tem uma cultura própria e muito forte. Dentre todas, com certeza a comida é uma das coisas que mais representam o local, como acontece na comida oriental. Afinal de contas, vai muito além de sabor, envolve também muita história.

E, quando se fala de comida oriental, essa é uma questão ainda mais presente. Afinal de contas, a cultura gastronômica oriental é muito rica. Além de qualquer coisa, a comida oriental é cheia de tradição e um gosto muito peculiar e único.

Por isso, se você quer conhecer quais são os principais pratos da comida oriental, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Comida oriental

A comida oriental tem mais de 3 mil anos, a qual possui um grande marco devido a sua variedade de temperos, sabores e aromas. Inclusive, cada um dos países possui suas particularidades. Enquanto há aqueles que gostam de coisas mais apimentadas, existe o contrário.

Mas, de um modo geral, a comida asiática é bem equilibrada. Dizemos isso devido ao fato de ser rica em vegetais, peixes, ingredientes frescos e massa. Inclusive, devido a esses fatores, acaba fazendo com que a alimentação seja bem saudável.

Em relação aos seus preparos, há dos mais diversos tipos. Mas, no geral, são salteados, cozidos a vapor ou refogados. Por lá, só não é tão comum a fritura. Quer saber quais são alguns pratos típicos da comida oriental? Então confira abaixo.

Sushi uma iguaria da comida oriental

Não tem como falar de comida oriental e não falar do sushi. Afinal de contas, esse é um dos pratos mais tradicionais que existem em todo o Oriente. Tradicionalmente, a comida tem origem em um antigo método de armazenar peixes e arroz cozido por várias semanas.

Imagem mostra o sushi que é uma iguaria da comida oriental

Mas, no início, consumia-se apenas o peixe, sendo que o arroz era descartado. Entretanto, ao longo dos anos, passou-se a consumir o arroz, para deixar o prato mais completo e dar mais sustância. E, hoje em dia, é tão famoso que é praticamente impossível de alguém nunca ter experimentado.

Sashimi

Esse é um outro alimento que não tem como dissociar do continente asiático, uma vez que também é muito comum dentro da cultura japonesa. Em suma, nada mais é que algumas fatias finas de frutos do mar ou peixe cru.

A forma mais comum é quando se utiliza o atum, tilápia, salmão e peixe branco. Em relação ao corte, ele pode ser tanto na diagonal quanto retangular. Entretanto, a sua espessura vai depender do tipo da espécie de peixe.

imagem mostra o sashimi é uma iguaria da comida oriental

Fora isso, deve-se temperar o peixe cru com shoyu e uma porção de wasabi que, além do gosto bem forte, tem função bactericida.

Niguiri

Trata-se de um bolinho de arroz, mas que possui um formato mais alongado, o qual é coberto com algumas fatias de peixe cru ou demais espécies, como o polvo ou o camarão, por exemplo. O comum é fazer essa comida apenas com a mão, sem auxílio de formas.

Fora isso, outro costume oriental é sempre servir em pares. E, assim como outros alimentos, o niguiri deve ser temperado com shoyu.

Temaki

O temaki é um outro exemplo de comida oriental que faz bastante sucesso aqui no Brasil. Em formato de cone, o qual é feito de algas, deve ser recheado com peixe cru, arroz e demais ingredientes que remetem ao século 19.

É uma opção de comida rápida, mas que ainda assim é possível encontrar vendendo em algum restaurante da região. Para que o alimento possua um sabor ainda mais gostoso, é essencial que a alga marinha esteja fresca e crocante.

Guioza

Tradicionalmente, é um prato típico da culinária chinesa, a qual foi incorporada em diversas outras culturas da Ásia, como é o caso do Japão. Trata-se de uma espécie de bolinho de massa bem fina que, como recheio, pode ser de legumes ou carne moída.

Ao preparar, as suas extremidades devem ser seladas, como se fosse um pastel. A diferença é que o guioza pode ser frito em gordura quente ou levado ao forno. O seu formato lembra bastante um ravióli, e também pode levar shoyu.

Missoshiru

O costume asiático tem bem forte a presença de sopas, uma vez que é algo milenar, mas que tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia da população. E, de todas as sopas, o missoshiru é uma das preferidas.

Nada mais é que uma sopa de peixe que tem como base a soja. Fora isso, o alimento ainda deve levar cebolinha, tofu, hondashi e diversos outros legumes. Sempre acompanha arroz, e é um alimento para o café da manhã, jantar ou almoço.

Yakissoba um prato sensacional da comida oriental

Yakissoba quer dizer “macarrão de sobá frito”, e também é um dos pratos da comida oriental que se tornou muito relevante em vários outros locais do país. Mas, além do macarrão, deve possuir legumes, verduras e, a depender do caso, alguma proteína.

Quando há carne, é mais comum fazer uso do frango ou camarão. Em relação aos legumes, repolho, cenoura e couve são as mais comuns. E, durante o preparo, deve-se acrescentar óleo de gergelim e o shoyu. O macarrão ainda deve ser levemente frito na frigideira.

Deixe uma resposta