Comida japonesa, conheça os melhores pratos

O Brasil é um país com uma cultura muito ampla e rica. Não é à toa que se pode ter contato com diversas outras culturas sem precisar sair do território nacional. Mas, de todas as experiências que se pode ter, seja pela diversidade de artigos de presentes produzidos em nossa terra (como roupas, perfumes, sapatos masculinos, entre outros) com certeza a que mais agrada é em relação à gastronomia e vários pratos típicos estão presentes aqui, dentre eles alguns da comida japonesa.

Descobrir novos pratos, conhecer novos sabores, ampliar o cardápio são coisas que deixam a vida mais gostosa de viver. E, de todos os tipos de gastronomia, a que mais se popularizou no Brasil foi a comida japonesa.

Então, se você quer aventurar por essa experiência, é interessante conhecer as principais e melhores comidas japonesas. No artigo de hoje, iremos apresentar as 10 melhores opções! Confira.

10 melhores pratos de comida japonesa

A comida japonesa tem uma culinária com um sabor muito peculiar. Por isso, se aventurar em conhecer as comidas típicas do país será uma jornada inesquecível. Abaixo, iremos mostrar quais são as 10 melhores opções.

Sushi um bom prato típico do Japão

Com certeza essa é a comida japonesa mais popular no Brasil, uma vez que é um dos alimentos mais comuns do Japão. Trata-se de um bolinho de arroz enrolado em uma alga. No entanto, ele pode ser feito de diferentes ingredientes.

Sushi é uma iguaria da comida japonesa

O sushi pode ser de frutos do mar, peixe e vegetais, por exemplo. Sendo assim, como há uma boa variedade, você pode experimentar diversos tipos.

Sashimi

Na comida japonesa é comum ter peixes crus, e o sashimi é um outro exemplo. Em suma, nada mais é que pequenas tiras de peixe cru, que podem ser de salmão ou atum. Nesse caso, não é servido com arroz, mas acompanha alga, wasabi e molho shoyu.

sashimi é uma iguaria da comida japonesa e muito encontrada no Brasil também

Tempurá uma delicia da comida japonesa

Se você não é muito fã de peixe cru, talvez o tempurá seja a comida que mais lhe agrade. Afinal de contas, trata-se de uma massa feita à base de farinha de trigo e frita. Pode ter recheio de legumes ou de frutos do mar, como o camarão. No entanto, o tempurá sempre acompanha molho.

Guioza

Esse é um outro exemplo de comida japonesa que não é servida crua. Na verdade, trata-se de uma massa que pode ser frita, cozida, grelhada ou feita no vapor. Ademais, o guioza é servido com molho shoyu.

Temaki é o melhor da comida japonesa

O temaki é uma comida com formato de cone, o qual é feito de algas secas e crocantes. Como recheio, pode ser de atum, salmão cru ou grelhado, kani ou pepino. Contudo, todos eles levam arroz e geralmente acompanham molho shoyu.

Missoshiru

O missoshiru é uma sopa quente, feita à base de pasta de soja e dashi, que é uma espécie de caldo de peixe. Geralmente, ela é servida no café da manhã ou como entrada. Culturalmente, a receita deve ser servida em uma cumbuca, ou “ochawan”.

Huramaki

Esses são os famosos “rolinho primavera”. Ou seja, uma massa bem fininha, crocante e frita. Como recheio, pode ser de queijo e legumes. Mas, se preferir algo doce, o huramaki pode ser feito de goiabada.

Hot Roll

No Brasil, o hot roll sofreu algumas alterações. Aqui, a comida japonesa tem um toque de cream cheese. Mas, no Japão, trata-se de sushi empanado, feito com alga, arroz, sushi e/ou salmão.

Sunomono

Esse é um aperitivo que também serve como uma entrada. O sunomono é uma salada de pepino com algumas sementes de gergelim preto ou branco. As fatias devem ser superfinas, além de ter um tempero único.

Esse tempero ou molho é à base de vinagre de arroz. O sunomono também conquistou o paladar de muitos brasileiros pelo gosto peculiar e único.

Gohan

De todas comidas japonesas, essa também está entre as mais conhecidas. O gohan nada mais é que o famoso arroz japonês, o qual é praticamente indispensável no dia a dia dos orientais. Ademais, o arroz tem grãos bem curtos, a fim de darem a consistência “pegajosa”.

Gohan é o arroz da comida típica do Japão

Por conta do preparo, torna-se mais fácil consumir o alimento utilizando o hashi, os famosos “pauzinhos”. Além do mais, o gohan é temperado com vinagre ou sachê.

Lanches e aperitivos da comida típica do Japão

Asas de Frango teriyaki de Fogão Lento

Asas de frango sempre vão bem com cerveja e álcool, e para a culinária japonesas isso não é diferente.

Tente fazer as asas de frango no fogão lento e você verá como é fácil. Além de tudo é uma delícia.

Ovos de Molho de Soja

Os ovos de molho de soja, são um ótimo aperitivo ou otsumami para cerveja e saquê coquetel.

Imagem mostra o ovo de soja que é uma iguaria da culinaria japonesa

A melhor parte é que você só precisa ferver os ovos e deixá-los marinar em molho de soja.

Dinamite de Frutos do mar cozidos

Esse aperitivo da comida típica do Japão, é clássico de um bar de sushi de frutos do mar misturados e coberto com um molho cremoso à base de maionese e assado até que o topo fique bem douradinho.

Kimichi Natto

Esse aperitivo da comida típica do Japão também é conhecido como feijão de soja fermentado. É frequentemente considerado um condimento para o arroz.

Pode ser consumido também como uma refeição leve no café da manhã ou no lanche da madrugada.

Doces típicos do Japão

Mochi

Um dos principais doces típicos do Japão é o mochi. Trata-se de um bolinho feito de arroz glutinoso, mas, seu preparo não é nada fácil.

O doce é consumido no Japão o ano inteiro em todas as datas. É sem dúvida a base fundamental de muitas receitas no Japão. Ele representa prosperidade e pode ser cozido no vapor, grelhado e consumido de diversas formas.

Seu recheio geralmente é de pasta doce de feijão azuki, mas pode ser doce ou salgado.

Ichigo Daifuku

Esse doce típico do Japão é um tipo de “wagashi”, e é provavelmente o wagashi mais popular do mundo, geralmente conhecido apenas como ‘mochi”.

O daifuku, nada mais é do que o próprio mochi doce, recheado com pasta de feijão e contendo principalmente um morango inteiro no recheio.

Dorayaki Dango ícona da comida japonesa

Esse doce típico japonês, é feito com duas panquecas, bem no estilo de panqueca americana e recheado com pasta de feijão doce.

Imagem mostra o Dorayaki Dango que é um doce muito popular no japão

Geralmente, as panquecas são do tamanho da palma da mão e cada lado é prensado um no outro como se fosse um sanduíche.

Bebidas típicas do Japão

Chá Verde um ícone da comida japonesa

Essa bebida típica do Japão é servida depois das refeições, quente e pura.

Essa bebida tem significado histórico, medicinal e religioso. Têm até uma cerimônia para seu consumo.

Saquê

Trata-se de uma bebida típica da culinária japonesa, originária do arroz. Essa bebida símbolo do Japão, mais conhecida no ocidente, é feita a partir da fermentação do arroz há mais de dois mil anos.

Ela é servida em festas de casamento, comemorações diversas e dedicada aos deuses do Xintoísmo.

Mas, além disso, os japoneses também podem consumi-la no dia a dia.

Shochu a bebida mais popular da comida japonesa

A bebida mais consumida no Japão é o shochu, mas ainda é pouco conhecida dos brasileiros.

Essa bebida típica japonesa, é um destilado que pode ser feito de diversos ingredientes, como:

·         Batata-doce;

·         Cenoura;

·         Trigo;

·         Cevada;

·         Mandioca;

·         Trigo-sarraceno.

Imagem mostra o sochu que é a bebida mais popular do japão

A bebida é chamada de vodca japonesa e seu teor alcoólico de 20 a 25% é relativamente baixo para um destilado.

Ingredientes da comida japonesa

Principalmente, devido às mudanças sociais e políticas que ocorreram no Japão, a culinária japonesa é um tipo de gastronomia formada por técnicas e que foi sendo desenvolvida durante séculos.

Até o século X, a culinária japonesa era uma cópia da chinesa e também dos coreanos.

A influência da comida japonesa fez sucesso no mundo, considerada muito saudável devido a seus ingredientes. São eles:

·         Peixes;

·         Frutos do mar;

·         Molho shoyu;

·         Arroz;

·         Algas marinhas;

·         Tofu;

·         Wasabi, tempero forte, verde e picante.

O Wasabi ou pasta de raiz forte é um tempero muito comum entre os orientais. Além de ser ardido, faz muito bem para a saúde, pois ajuda na digestão.

Quando consumido com peixe cru, o wasabi estimula a digestão.

Os japoneses também fazem uso constante de chá branco e chá vermelho, que são bebidas antioxidantes que auxiliam muito na eliminação de toxinas.

Origem da comida japonesa

A comida japonesa é muito rica e traz muito da cultura do Japão em seus pratos típicos, mostrando o cuidado dos japoneses no preparo dos alimentos.

Um excelente motivo para viajar ao Japão e experimentar seus pratos típicos é sua culinária.

A gastronomia japonesa é uma atração, considerando o tempero, os ingredientes e o modo de preparo tão diferentes.

Com uma alimentação saudável que não se resume apenas em sushis e sashimis, vale a pena chegar no Japão já sabendo o que vai encontrar no cardápio.

Como o Japão é formado por ilhas, o mar é uma das principais fontes de abastecimento das cozinhas japonesas.

Enfim, entre algas marinhas, moluscos e peixes, muitos pratos japoneses são preparados com o acompanhamento de arroz, picles, legumes e verduras.

Esses pratos são temperados com condimentos de sabor acentuado, como:

·         Shoyu: Molho de soja;

·         Wasabi; Raiz forte;

·         Missô: Pasta de soja;

·         Karashi: Mostarda;

·         Mirin e sakê: Bebida à base de arroz;

·         Dashi: Caldo de carne ou peixe.

Os pratos japoneses são nutritivos e cheios de cores, texturas e sabores. Além disso, preservam a preferência pelo peixe como carne principal.

Apesar da introdução da carne vermelha no Japão no Século XIX, os frutos do mar ainda são preferência no país.

Os japoneses dão grande importância à qualidade dos ingredientes, bem como a apresentação dos pratos servidos em casa ou em restaurantes.

A tradição japonesa, preserva o gosto por técnicas milenares de preparação, resultando em refeições exóticas e saborosas.

Uma característica muito interessante da culinária japonesa é basear a preparação dos alimentos na regra dos cinco, valorizando a variedade e a harmonia:

·         Uso das cinco principais cores dos alimentos: branco, preto, amarelo, vermelho e verde;

·         Utilização das cinco técnicas de cocção: Comida grelhada, a vapor, crua, cozida e frita;

·         Uso dos cinco sabores: salgado, doce, picante, amargo e ácido.

 

Vale a pena experimentar comida japonesa?

Com certeza! Afinal de contas, é uma comida com um sabor único, o qual irá lhe render ótimas experiências. E, como é um alimento bem popular no Brasil, com certeza você não terá qualquer dificuldade em encontrar restaurantes típicos.

E aí, gostou da nossa seleção? Então não perca tempo e se delicie com as maravilhas da gastronomia japonesa!

Perguntas frequentes sobre a comida japonesa

Quais são os principais pratos japoneses?

A culinária japonesa é muito rica e seus principais pratos são: sushi, sashimi, tempurá, guioza e temaki.

Qual a comida japonesa mais pedida?

A comida do dia a dia no Japão, ou seja, a mais pedida pelos japoneses, é o Ichiju Sansai. O prato consiste em arroz, um caldo e três acompanhamentos. O arroz branco sempre será o prato principal.

Qual comida japonesa é boa?

A comida japonesa em geral é excelente. Pois, além de ter fontes de proteínas como os peixes e outros alimentos, ela é rica em soja, que também é uma fonte de proteína muito interessante, principalmente para quem é vegetariano.

Qual a comida japonesa mais estranha?

A comida japonesa que muitos consideram a mais estranha é o fugu. É um sashimi feito de baiacu, o problema é o baiacu ser venenoso e se o prato não for preparado da maneira correta ele mata quem o consome.

Deixe uma resposta