Comida chinesa, melhores pratos e curiosidade

Uma das maiores atrações da comida chinesa é a diversidade de aromas, cores e sabores de cada um dos pratos. Um exemplo, são as comidas exóticas, como escorpião e cachorro.

Um pouco da história da comida chinesa

Se você procura comidas exóticas, é com a China. Suas iguarias são conhecidas em todo o Mundo. Em todos os locais do mundo você certamente encontrará um restaurante Chinês. Contraste de cores, sabores, e diversidades de carnes é a principal característica desta culinária.

Dimsum é uma iguaria da comida chinesa

A filosofia aqui é: fazer pratos de coisas contrárias que se complementam, Yin e Yang. Sendo assim, não é incomum os pratos terem coisas doces e salgadas, frias e quentes, agridoces ou picantes, frio e quente… já cá se acostumando caso vá provar algum prato típico chinês.

Uma das coisas mais importantes em um prato para os chineses é: tem que ter sabor, aroma, cor, sem isso, nada feito. Sendo assim, faz parte dos pratos, elementos que dão fortes gostos, como por exemplo: pimenta, gengibre, alho, principalmente para tornar o prato forte e agradável, além de colorido.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a culinária do norte da China é um pouco diferente. Esse lado do país tem pratos característicos principalmente em massas e frituras, como por exemplo: bolinhos de carne (de todos os tipos), talharim e pastéis.

Origem da comida chinesa

Só para você ter uma ideia, a culinária chinesa está entre as mais ricas do planeta. Logo, a comida chinesa é bem diferente da comida ocidental, onde o prato principal de uma refeição é a proteína da carne.

Normalmente, o ingrediente principal da comida chinesa é uma fonte de carboidratos como, por exemplo, arroz ou talharim. Além disso, a culinária chinesa também pode ser dividida em muitos estilos regionais, por causa da grande e variada natureza do país.

Em especial, a grande variedade de ingredientes e modos de preparar os pratos, fazem da culinária chinesa uma das mais ricas do mundo. Então, a culinária chinesa nasceu com os primeiros habitantes da região, há mais de 4 mil anos e perdeu muito pouco de suas características.

Conclui-se, que a comida chinesa veio mais a influenciar do que a ser influenciada. Logo, ela está na origem da cozinha japonesa e de muitos outros países do sudeste asiático, como a Tailândia e o Vietnã, por exemplo.

Os cozinheiros chineses transformaram a cozinha da China em uma das mais requintadas de todo o mundo. Pois, souberam tirar proveito da originalidade e variabilidade dos alimentos.

Outra característica da cozinha chinesa, é manter e combinar o sabor dos ingredientes. Além disso, as várias formas de cortar os alimentos, também são muito comuns na culinária chinesa. Ou seja, cortam os alimentos em pequenos pedaços para tornar mais fácil o uso dos palitos tradicionais.

E em relação às outras partes da China?

Já na parte sul do país as coisas são um pouco diferentes, em outras palavras, variadas. E os principais pratos deste lado são: carne de cachorro, cobras, tubarões, gafanhotos, escorpiões, e até barbatanas de tubarões, por exemplo.

Estes hábitos são bem diferentes dos encontrados no mundo ocidental. No entanto, a causa desse tipo de culinária existir na China foi a extrema pobreza de muitos períodos de guerras que o povo chinês passou ao longo dos seus mais de 5 mil anos.

Os utensílios que os chineses mais usam como instrumento de alimentação é o Kuai-tzu. Em suma, é a mesma coisa que o Hashi Japonês. Mas, o que poucos sabem é que, o Hashi se derivou do Kuai-tzu ainda no século 7 com a migração Chinesa, sendo uma variante do instrumento chinês de alimentação.

Ademais, outra curiosidade que poucas pessoas sabem é que: jamais você vai ver, em geral, um chinês misturando alimentos sólidos com os líquidos. Isso se dá para evitar a fermentação. Onde a cultura chinesa procura evitar isso dentro do sistema digestório humano, pois a fermentação é prejudicial ao corpo.

Abaixo selecionamos os 7 principais pratos e elementos usados na culinária chinesa e vamos falar um pouco de cada um, vamos lá:

Principais pratos da culinária chinesa

Arroz

A história do arroz na China começa no ano 3000 A.C. Os chineses inventaram a técnica de plantação de arroz. E se você pensa em comida Chinesa, não pode faltar o Arroz, ele é essencial. Eles gostam de arroz cozido para tomar em dias frios, e até para fazer bebidas, como o vinho de arroz, por exemplo.

Arroz é muito popular na culinária chinesa

Painço

O norte da China tinha as condições ideais, sendo frio e seco, para o cultivo do painço antes da chegada do trigo. O painço foi um importante ingrediente para os Chineses, pois crescia de forma selvagem e em abundância. Ademais, o seu uso remonta desde 4500 A.C.

Trigo

O trigo só chegou na China por volta do ano 2500 AC, e começou a ser cultivado, tornando-se um dos principais itens de exportação. Se tornou o principal meio de carboidratos na alimentação do povo, sendo um dos principais pratos, o mingau.

Macarrão

Os primeiros relatos do macarrão na culinária chinesa foram na Dinastia Han Oriental de 206 AC a 220 aC. Após esse período ele foi amplamente adotado em toda a China. No entanto, tornou- se muito popular na dinastia Song 960 DC a 1279 DC, e muitas pessoas acham que isso é uma invenção Italiana .

Macarrão é um dos melhores pratos típicos da China

Tofu

Desde os tempos mais antigos da civilização Chinesa, o tofu é amplamente usado. Ele é feito de leite de soja, água e um ingrediente que o faz tornar sólido. Ele é rico em proteínas, nutrientes, e de pouca gordura, o cálcio e ferro é encontrado em grandes quantidades.

Tofu é uma comida muito popular na China

Chá

Desde o princípio da civilização chinesa, o chá é encontrado em relatos ou achados, datando de mais de 4 mil anos! O chá era um alimento para a elite, e se desenvolveu muitos rituais ligados a ele, principalmente para questões de saúde.

No entanto, exportou-se a bebida para o mundo e se popularizou. Mas, na China, a alta sociedade das épocas fazia uso como sinal de requinte e luxo.

Carnes em Geral

Desde sempre a carne de porco foi muito consumida pela população chinesa. Mas, carnes exóticas não deixaram de fazer parte, como pombos, e muito mais. Até a popularização da chegada da carne por volta de 3000 AC, era usado o feijão e tofu no lugar para substituir a proteína.

Mas, devido às guerras e vários momentos de fome, a população começou comer todo tipo de proteína, como carne de cachorro, escorpiões, baratas e etc…

Zong Zi

Um dos pratos mais tradicionais da comida típica da China é o Zong Zi. Basicamente, consiste em um arroz com textura pastosa, cozido envolto em folhas de cana.

Imagem mostra o zong lai um prato tradicional da comida chinesa

A famosa pastinha de arroz é temperada com óleo de pimenta, gengibre, molho de soja e óleo de amendoim.

A textura do prato tem como principal objetivo, facilitar o uso dos hashis, os tradicionais pauzinhos usados durante as refeições.

Tian bu la

Esse prato típico da comida chinesa é uma espécie de bolinho de peixe feito com uma massa grossa, que leva filés de peixe-branco, farinha de batata ou tapioca e também ovos.

É uma comida típica da China muito presente na mesa dos chineses. Esses ingredientes são bem temperados e viram bolinhos, fritos em óleo quente até ficar dourado.

Os bolinhos chineses têm forma cilíndrica, são longos e finos, mas podem ser encontrados em formatos de discos e redondos em alguns lugares.

Pato a Pequim

Esse prato é uma das comidas da China Antiga, que no passado, era servido nos cortes imperiais do país.

Na ocasião, esse prato era feito com patos criados exclusivamente para o preparo da receita.

Eles eram temperados com molhos específicos e assados em fornos especiais. Após cozido, o pato era cortado em fatias e servido em crepes muito finos.

Frango do General Tso

Criado por um famoso cozinheiro da culinária de Hunan, este prato de comida típica da China é um dos mais consumidos fora do país.

Imagem mostra o Frango do General Tso um prato tradicional na china

Segundo a história, o prato foi criado em um jantar para líderes chineses, onde só havia sobrado uma coxa de frango, o que deu origem a receita.

Desde então, o Frango do General Tso, tornou-se uma das receitas chinesas originais mais famosas.

Gua- Bao

Essa é uma das comidas chinesas mais famosas no país. Este prato é conhecido como pão de barriga de porco. É um tipo de pão conhecido como folha de lótus.

A massa, envolvida em um recheio de carne cozida e condimentada, é servida como um tipo de lanche meio aberto.

Seu recheio leva carne bovina, frango e vários vegetais, como: salsinha, cebola, cenoura, entre outros.

Porco agridoce

Uma receita de comida típica da China que se espalhou pelo mundo inteiro é o porco agridoce.

É um prato sensacional, feito com carnes de porco cortadas em pedaços e, em seguida, banhado com um molho cremoso feito com açúcar, vinagre e molho de soja.

Chow Mein

Uma das comidas típicas da China que fazem muito sucesso entre os turistas é o Chow Mein. Podendo ser encontrado em diferentes tipos de estabelecimentos, desde barraquinhas de rua até refinados restaurantes.

Imagem mostra o chow mein que é um prato bem popular na china

Por toda China, é possível experimentar várias versões desse prato, que pode levar carne de boi, frango e até camarão, além de vários vegetais.

Arroz frito

O arroz é sempre um personagem muito importante na comida chinesa. Até mesmo sozinho ele faz muito sucesso.

Ao visitar a China, não deixe de experimentar o arroz frito, um prato muito consumido no país. Antes de ser levado ao fogo, o arroz é frito em uma frigideira.

Após frito, ele é misturado com uma variedade de ingredientes, podendo ser vegetal, aves, frutos-do-mar e ovos.

Comidas exóticas da China

Se você é daquele tipo de turista mais ousado, e quer se aventurar pelas comidas exóticas da China, pode ir sem medo. Veja a seguir alguns pratos diferentes que despertam a curiosidade nos turistas:

Espetinho de estrela-do-mar

Caso você não seja tão ousado para experimentar os espetinhos de insetos, mas também não quer deixar de experimentar as comidas estranhas da China, você tem a opção de experimentar um espetinho de estrela-do-mar. Teria coragem?

Embora, seja um prato exótico, com certeza, é bem menos estranho que comer baratas, você concorda?

Além da estrela-do-mar, você também pode provar um suculento cavalo-marinho.

Espetinho de insetos

Nos primórdios, os insetos toram alimentos para os caçadores pré-históricos do mundo inteiro.

Pois, trata-se de uma fonte de alimentos muito ricos em proteínas e gordura.

Como parte dos costumes antigos, esses bichinhos também fazem não só da culinária da China, como também de outros países, como Vietnã e Camboja.

Imagem mostra espetinho de escorpiao chines

Normalmente, eles são vendidos em restaurantes, barracas de rua e mercados.

Você teria coragem de experimentar os espetinhos de insetos mais populares do mundo, que estão entre as comidas exóticas da China?

Nas cidades da China você vai encontrar:

1.    Espetinhos de grilos;

2.    Baratas;

3.    Besouros;

4.    Escorpiões, e muitos outros insetos.

Eles ficam expostos nos balcões e também podem ser encontrados nas barracas das feiras de rua na China.

Ovos de mil anos

Os ovos de mil anos ou ovos podres também são comidas exóticas da China. Eles são consumidos na maioria das vezes pelos turistas mais ousados.

São ovos de pata, galinha, ganso ou de codorna, são curtidos em uma mistura de sal, argila, cal, cinzas e amido, além de cascas de arroz por várias semanas ou até meses.

Geralmente, depois desse processo, os ovos ganham uma coloração escura e estão prontos para o consumo.

Sopa de ninho de andorinha

A sopa de ninho de andorinha, também está entre as comidas chinesas estranhas e exóticas. Ela também se destaca, sendo, inclusive, considerada um dos pratos mais caros do mundo.

Como o próprio nome já diz, o prato é preparado com ninhos das aves de várias espécies de aves do gênero Aerodramus, produzidos quase exclusivamente com a saliva das aves.

Você teria coragem de experimentar essa sopa?

Lanches e aperitivos da comida típica da China

Massa de Guioza

O Guioza é um pastelzinho delicioso da China. Sua massa é feita com farinha de trigo, sal e água. Mistura-se o sal e o trigo, e na sequência a água deve ser adicionada aos poucos.

Imagem mostra a massa de guioza

Quando a textura estiver homogênea, é necessário deixar a massa descansar por uma hora para depois esticá-la.

Recheio Tradicional de Guioza

Esse recheio bem gostoso, é simples e prático de fazer. O lombo suíno é o principal ingrediente. Mas, outros ingredientes como cenoura, repolho e vários temperos também entram em cena.

Rolinho de Primavera

O rolinho de primavera, com uma casquinha bem crocante, é um tipo de petisco chinês que agrada os mais variados paladares. Seu recheio sensacional é feito com a combinação de carne de porco e de frango. Embora o tempo de preparo não seja dos mais curtos, o sabor compensa.

 Doces típicos da comida chinesa

Barba de Dragão

Considerado uma arte, esse doce é feito de açúcar e é bem semelhante ao algodão doce.

Em geral, o doce é vendido em barraquinhas de rua, que ficam próximas de pontos turísticos.

 Tortinha de Ovo

A tortinha de ovo foi introduzida na China pelos colonizadores portugueses em Macau. A sobremesa se assemelha ao pastel de nata muito conhecido pelos brasileiros.

Trata-se de uma torta pequena recheada com creme de ovos em uma crostinha doce. A sobremesa é servida quente. 

Panquecas de Abóbora

Uma das sobremesas mais doces da China é a panqueca de abóbora. Ela é feita com abóbora, farinha e açúcar, e frita por imersão.

Para uma textura mais crocante, o doce é recoberto com sementes assadas de sésamo. No Inverno, é um dos quitutes favoritos dos chineses.

Imagem mostra a panqueca de abobora chinesa

Pão Doce de Ovo na comida chinesa

O pão doce de ovo é um dos doces favoritos dos chineses que vivem no sul do país. O pão, consiste em uma massa assada no vapor e recheada com uma mistura sensacional de gema de ovo e açúcar.

Pãozinho de Feijão Vermelho

Um dos ingredientes mais usados nas sobremesas na China é o feijão vermelho. Geralmente ele substitui os chocolates nos quitutes tradicionais.

O pãozinho de feijão vermelho é a versão doce do pãozinho feito no vapor com recheios salgados. Muito popular em toda China, o pãozinho pode ser feito em diferentes formatos e por isso é muito comum na comida chinesa.

Bebidas tipicas da China

Vinho de Arroz Chinês

Essa bebida exótica da China é feita a partir do arroz glutinoso. Sua produção é parecida com a da cerveja, com teor alcoólico próximo de 20%.

Vinho Medicinal na comida chinesa

Uma das bebidas elaboradas pelos chineses e que mais merece sua atenção é o vinho medicinal. Pois, a mistura singular, une a medicina tradicional chinesa à cultura de bebida dos chineses.

Vinho Amarelo: Huangjiu

Desde os tempos imperiais, o vinho amarelo é uma bebida símbolo da cultura da China. Ou seja, é uma das bebidas chinesas mais famosas.

Chás

O chá é uma bebida muito presente na história e na comida chinesa. Além disso, na China, o chá também é relacionado a determinadas ocasiões especiais na cultura dos chineses e também como tratamentos medicinais.

Imagem mostra o tradicional chá chines

Enfim, o Chá é o símbolo das bebidas chinesas, podendo ser:

·         Chá Vermelho: Famoso devorador de gorduras, o chá só alcança total maturidade após 60 anos em barris.

 ·         Chá verde: Essa bebida chinesa substitui facilmente o café, pois contém cafeína. Além disso, o chá possui propriedades que retardam o envelhecimento e fortalece a imunidade.·         Chá branco: Essa bebida é composta por folhas jovens. Ou seja, aquelas que ainda não sofreram oxidação. O chá inibe mutações genéticas, podendo evitar a formação de câncer.

Perguntas frequentes sobre a comida da China

Qual o prato principal da comida chinesa?

Uma das comidas mais apreciadas nos restaurantes da China é o Chow Mein, também chamado de noodles. É um macarrão chinês frito que leva outros ingredientes como carne ou tofu.

Qual a carne que os chineses mais consomem?

Uma das carnes mais consumidas na China é a carne de porco. Mas, outras como frango, pato, bovina e pombo também fazem parte da culinária chines

Qual o alimento mais consumido na culinária chinesa?

O arroz é o alimento mais consumido pelos chineses. Sendo usado como base para as mais variadas receitas chinesas.

Ingredientes comuns da comida chinesa

Na China, o conceito de “comer é um prazer divino” é levado muito a sério. E como vimos acima, a enorme variedade de alimentos e a forma como eles são preparados, tornam a cozinha chinesa riquíssima.

Logo, no preparo da comida chinesa todos os ingredientes são cortados, de acordo com as exigências do prato, podendo ser em fatias, cubos, tiras, cubinhos, tiras finas, grãos ou picados, com o objetivo de realçar o sabor.

Já os condimentos usados na preparação da comida chinesa, além de serem preparados para os mais diversos gostos das pessoas, também dissipam os maus odores originais de alguns ingredientes.

Os ingredientes mais comuns usados na cozinha chinesa são:

  • ·         Salsinha
  • ·         Coentro fresco
  • ·         Assafétida
  • ·         Sementes de anis
  • ·         Sementes de feno grego
  • ·         Alho
  • ·         Cebola echalote
  • ·         Pimentas frescas, secas ou em grãos
  • ·         Vários molhos de soja
  • ·         Vinagre de arroz
  • ·         Molho de ostra
  • ·         Óleo de gergelim
  • ·         Molho de feijão-preto
  • ·         aji-no-moto·        
  • Shaoxing, vinho branco chinês muito forte.

Outros alimentos que também eram muito usados na comida chinesa eram: sorgo, vinho, soja e pepino. Ser exótico é um dos principais princípios da culinária chinesa, por isso, não se assuste ao ir em um restaurante chinês e ver algo que não está acostumado. Veja abaixo mais informações sobre a culinária chinesa.

Hospedagem e passeios para experimentar a comida chinesa

A cidade mais visitada da China é Pequim, caso vá visitar esta cidade linda. Tenha em mente que hotéis e passeios por lá não é tão barato. Um bom hotel, bem localizado e com café da manhã incluído custará cerca de R$ 300, como é o caso do Hotel Beijing Kuijiachang. E no que diz respeito a tours e passeios mostrarei no link abaixo apenas para ter uma noção sobre o turismo por lá.

Deixe uma resposta