Comida chinesa, melhores pratos e curiosidade

Uma das maiores atrações da comida chinesa é a diversidade de aromas, cores e sabores de cada um dos pratos. Um exemplo, são as comidas exóticas, como escorpião e cachorro.

Um pouco da história da comida chinesa

Se você procura comidas exóticas, é com a China. Suas iguarias são conhecidas em todo o Mundo. Em todos os locais do mundo você certamente encontrará um restaurante Chinês. Contraste de cores, sabores, e diversidades de carnes é a principal característica desta culinária.

Dimsum é uma iguaria da comida chinesa

A filosofia aqui é: fazer pratos de coisas contrárias que se complementam, Yin e Yang. Sendo assim, não é incomum os pratos terem coisas doces e salgadas, frias e quentes, agridoces ou picantes, frio e quente… já cá se acostumando caso vá provar algum prato típico chinês.

Uma das coisas mais importantes em um prato para os chineses é: tem que ter sabor, aroma, cor, sem isso, nada feito. Sendo assim, faz parte dos pratos, elementos que dão fortes gostos, como por exemplo: pimenta, gengibre, alho, principalmente para tornar o prato forte e agradável, além de colorido.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a culinária do norte da China é um pouco diferente. Esse lado do país tem pratos característicos principalmente em massas e frituras, como por exemplo: bolinhos de carne (de todos os tipos), talharim e pastéis.

E em relação às outras partes da China?

Já na parte sul do país as coisas são um pouco diferentes, em outras palavras, variadas. E os principais pratos deste lado são: carne de cachorro, cobras, tubarões, gafanhotos, escorpiões, e até barbatanas de tubarões, por exemplo.

Estes hábitos são bem diferentes dos encontrados no mundo ocidental. No entanto, a causa desse tipo de culinária existir na China foi a extrema pobreza de muitos períodos de guerras que o povo chinês passou ao longo dos seus mais de 5 mil anos.

Os utensílios que os chineses mais usam como instrumento de alimentação é o Kuai-tzu. Em suma, é a mesma coisa que o Hashi Japonês. Mas, o que poucos sabem é que, o Hashi se derivou do Kuai-tzu ainda no século 7 com a migração Chinesa, sendo uma variante do instrumento chinês de alimentação.

Ademais, outra curiosidade que poucas pessoas sabem é que: jamais você vai ver, em geral, um chinês misturando alimentos sólidos com os líquidos. Isso se dá para evitar a fermentação. Onde a cultura chinesa procura evitar isso dentro do sistema digestório humano, pois a fermentação é prejudicial ao corpo.

Abaixo selecionamos os 10 principais pratos e elementos usados na culinária chinesa e vamos falar um pouco de cada um, vamos lá:

7 Principais pratos da culinária chinesa

Arroz

A história do arroz na China começa no ano 3000 A.C. Os chineses inventaram a técnica de plantação de arroz. E se você pensa em comida Chinesa, não pode faltar o Arroz, ele é essencial. Eles gostam de arroz cozido para tomar em dias frios, e até para fazer bebidas, como o vinho de arroz, por exemplo.

Arroz é muito popular na culinária chinesa

Painço

O norte da China tinha as condições ideais, sendo frio e seco, para o cultivo do painço antes da chegada do trigo. O painço foi um importante ingrediente para os Chineses, pois crescia de forma selvagem e em abundância. Ademais, o seu uso remonta desde 4500 A.C.

Trigo

O trigo só chegou na China por volta do ano 2500 AC, e começou a ser cultivado, tornando-se um dos principais itens de exportação. Se tornou o principal meio de carboidratos na alimentação do povo, sendo um dos principais pratos, o mingau.

Macarrão

Os primeiros relatos do macarrão na culinária chinesa foram na Dinastia Han Oriental de 206 AC a 220 aC. Após esse período ele foi amplamente adotado em toda a China. No entanto, tornou- se muito popular na dinastia Song 960 DC a 1279 DC, e muitas pessoas acham que isso é uma invenção Italiana .

Macarrão é um dos melhores pratos típicos da China

Tofu

Desde os tempos mais antigos da civilização Chinesa, o tofu é amplamente usado. Ele é feito de leite de soja, água e um ingrediente que o faz tornar sólido. Ele é rico em proteínas, nutrientes, e de pouca gordura, o cálcio e ferro é encontrado em grandes quantidades.

Tofu é uma comida muito popular na China

Chá

Desde o princípio da civilização chinesa, o chá é encontrado em relatos ou achados, datando de mais de 4 mil anos! O chá era um alimento para a elite, e se desenvolveu muitos rituais ligados a ele, principalmente para questões de saúde.

No entanto, exportou-se a bebida para o mundo e se popularizou. Mas, na China, a alta sociedade das épocas fazia uso como sinal de requinte e luxo.

Carnes em Geral

Desde sempre a carne de porco foi muito consumida pela população chinesa. Mas, carnes exóticas não deixaram de fazer parte, como pombos, e muito mais. Até a popularização da chegada da carne por volta de 3000 AC, era usado o feijão e tofu no lugar para substituir a proteína.

Mas, devido às guerras e vários momentos de fome, a população começou comer todo tipo de proteína, como carne de cachorro, escorpiões, baratas e etc…

Conclusão sobre a comida chinesa

Outros alimentos que também eram muito usados na comida chinesa eram o: sorgo, vinho, soja e pepino. Ser exótico é um dos principais princípios da culinária chinesa, por isso, não se assuste ao ir em um restaurante chinês e ver algo que não está acostumado. Veja abaixo mais informações sobre a culinária chinesa.

Deixe uma resposta