Comida estranha da China, veja algumas opções fora do comum

Os países asiáticos são muito conhecidos devido a sua cultura peculiar. Além de alguns costumes e modos que nós, brasileiros, podemos estranhar, essa mesma sensação se estende para alguns hábitos alimentares. Por isso aqui falaremos sobre a comida estranha da China.

Quem nunca ouviu falar, por exemplo, que na China é comum comer baratas ou demais insetos? Mas será mesmo que isso é verdade? Se sim, qual será o gosto? É muito comum que se tenha esse tipo de dúvida.

Por isso, no artigo de hoje, resolvemos elaborar algumas das comidas mais estranhas da China. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar nesse artigo.

Comida estranha da China

Ao falar da gastronomia asiática, como é o caso da China, muitos associam ao Yakissoba ou mesmo aos famosos sushis. Mas, e em relação às comidas estranhas, será mesmo que isso acontece? Sim! Essas histórias não são apenas mitos. E, nos tópicos abaixo, iremos apresentar algumas dessas comidas.

Ovo centenário

Das comidas estranhas que existem na China, essa é talvez a que mais causa polêmica. Trata-se de um ovo conservado em uma mistura de argila, cinzas, sal, amido de arroz e sal. Ele deve ficar enterrado por semanas ou meses. E isso já o deixaria como uma comida estranha da China, mas o que vem depois é igualmente estranho, veja abaixo.

O tempo que ele fica debaixo da terra tem direta ligação com o sabor e a textura final. Contudo, tanto o seu cheiro quanto o visual não agradam nem um pouco. De aspecto preto e gemas verde escuro, o seu aroma exala algo como amônia, bem forte.

Tofu fedido

Apesar de o nome já não agradar grande parte das pessoas, em relação ao seu sabor, ele costuma agradar alguns. Em suma, nada mais é que um tofu fermentado em salmoura com leite fermentado. Fora isso, adiciona-se alguns vegetais e carne, que podem ser camarão seco e folhas de mostardas.

Devido aos acompanhamentos, o sabor pode ficar um pouco mesclado e, até, gostoso! No entanto, esse tipo de comida se vende em barraquinhas de rua, o qual pode ser tanto branquinho ou preto. Mas a versão preferida é o tofu frito.

Ainda existe a forma em que, além de frito, é servido com caldo quente e picles, quase como se fosse uma sopa e tudo isso o faz uma estranha comida da China.

Espetinho

Vindo da China, não seria um simples espetinho. Na verdade, é um tanto comum que, ao invés de carne, se encontre alguns insetos no palitinho. Dentre todos, o espetinho de escorpião, aranha são os que mais saem.

Visualmente falando, é até um pouco atrativo, mas o gosto é bem característico, bem como a sua textura. Fora isso, caso queira experimentar essa iguaria, é muito mais comum ver em alguma barraquinha de rua, mas costuma ser um pouco caro.

Doce de feijão

Esse é um ingrediente muito comum na sobremesa dos chineses. É claro que não é o mesmo grão que se utiliza aqui no Brasil. Na verdade, trata-se de um avermelhado, que eles temperam com açúcar e alguns outros ingredientes para dar mais sabor.

O feijão realmente fica com um gosto mais adocicado. Mas, para quem não tem o costume de comer esse tipo de alimento, pode estranhar bastante no começo. Se você quer provar algum doce de feijão, saiba que não terá qualquer tipo de dificuldade.

E isso se dá porque se encontra um doce de feijão em praticamente qualquer esquina ou lojinha, por exemplo. Então essa não é a comida mais estranha da China, no entanto, ainda é estranha.

Pombo no espeto

No Brasil, é comum ver espetinhos de tudo quanto é tipo: linguiça, carne de porco, bovina, frango e até de legumes. Mas o que você acharia de encarar um espetinho de pombo? No norte da China, esse tipo de iguaria não é tão raro.

Inclusive, há diferentes sabores disponíveis, como o “picante” ou mesmo o de sabor “churrasco”. Mas e qual é o gosto do pássaro? Os que já experimentaram, dizem que ele é um pouco salgado e suculento, mas muito macio.

Cigarra frita

A depender da região da China, não é raro encontrar cigarras torradas, em especial nos carrinhos de rua. É verdade que, à primeira vista, não é algo nem um pouco apetitoso, mas faz bastante fama entre os turistas.

E isso acontece porque os habitantes locais costumam elogiar bastante o alimento, já que ele tem um exterior crocante e interior com um sabor mais amanteigado. Vale salientar que todas as cigarras são limpas e temperadas, enfim uma comida muito estranha da China.

Sopa de sangue de pato com massa

Esse é um prato mais comum na culinária de rua, mas é possível encontrar em praticamente todo o país. No entanto, a depender do restaurante, eles podem servir essa opção, em especial quando se trata de um especializado em massa. Achou essa comida estranha,

Mas, antes de fazer a sopa, deve-se resfriar o sangue do pato, até ficar congelado. Assim, ele fica num formato de bloco, como se fosse um tofu, mas com uma textura suave. Depois de cortar o sangue, o sangue é cozido e servido com macarrão de vidro, que é quase transparente. Fora isso, é possível adicionar raiz de mostarda em conserva e coentro. Caso queira se aprofundar há bons livros sobre a comida chinesa.

Deixe uma resposta