Comida brasileira, descubra aqui os 10 melhores pratos

Você sabe quais são as comidas que mais representam o Brasil? Ao falar do nosso país, muitos pensam em samba, pagode, futebol ou até no carnaval. De fato, essas são referências que representam um pouco do nosso país, mas a comida brasileira, que tal falar dela?

Mas, e em relação à gastronomia? Quais comidas típicas brasileiras que fazem com que a gastronomia seja conhecida em outros países? Ainda que muitos não saibam, a nossa gastronomia é bem rica e tem uma certa referência no exterior.

Isso acontece, em especial, devido a extensão territorial, onde cada local tem as suas particularidades. A rica diversidade gastronômica é uma das coisas que mais chamam a atenção. Inclusive, ao falar de comida brasileira, deve-se considerar todas as variantes.

Então, se você quer saber o que representa a comida brasileira, é só conferir os parágrafos seguintes deste artigo.

Comida brasileira melhores pratos

Se você é do sul do Brasil, é provável que a comida que mais lhe represente seja um prato que leve carne. Agora, se for de Minas Gerais, com certeza algo que leve bastante queijo é a sua preferência. Tamanha riqueza também gera algumas dúvidas.

Então, ao falar de comida brasileira, deve-se levar em consideração todas essas variantes. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre os melhores pratos da comida brasileira.

Não há como falar sobre comida brasileira sem citar a feijoada, uma vez que esse prato existe em todas as regiões, ainda que com algumas adaptações de acordo com o estado. Mas, em suma, é a mistura do feijão preto com partes menos nobres do corpo, como rabo e orelha.

Imagem da feijoada um prato típico da comida brasileira que leva ingredientes de porco e feijão preto

Fora isso, deve levar linguiça e carne seca, a qual pode acompanhar couve, arroz, laranja e farofa.

Moqueca

É um prato típico do Espírito Santo, mas que também é conhecido em todo o Brasil, ainda que também tenha algumas variações de acordo com a região. Trata-se de peixe cozido com vegetais e frutos do mar. Contudo, pode ser feita com vários tipos de peixe.

imagem da muqueca um tradicional prato da comida brasileira que é delicioso

Cação, dourado ou badejo são os mais comuns. No entanto, ainda podem levar camarão ou lula, por exemplo. Mas, o que não pode mudar no preparo é o uso de panela de barro. Às vezes, pode acompanhar pirão e arroz.

Pão de queijo

O mais engraçado é que, apesar do nome “pão”, a receita não leva farinha de trigo, mas sim polvilho. É uma comida mais típica de Minas, mas que também tem as suas versões em diversos locais do Brasil, como a forma recheada de goiabada, por exemplo. Acompanhado com um café feito na hora, queijo e bolo de cenoura, fica um café da manha perfeito.

Imagem mostra paes de queijo, que são muito consumidos no estado de Minas Gerais

Carne de sol um prato sensacional da comida brasileira

Trata-se de uma peça de colchão mole ou duro salgado, o qual é bem tradicional na região do Nordeste. O motivo de levar esse nome é porque, antigamente, era preciso levar ao sol para secar, assim que fosse salgada e se iniciasse o processo de cura.

Mas, nos dias de hoje, esse processo de levar ao sol não é mais preciso, uma vez que há ambiente refrigerado. Ademais, a carne pode acompanhar queijo coalho, feijão verde e aipim frito e tudo isso deixa este prato da comida brasileira muito melhor.

Acarajé

É uma comida mais comum de se encontrar em barracas de rua, a qual se trata de um prato típico da Bahia. Trata-se de um bolinho de feijão fradinho, que deve ser frito em azeite de dendê e recheado com vatapá, vinagrete, camarão e, claro, pimenta!

Foto do Acarajé um prato que é popularmente associado a Bahia mas faz parte da comida típica do Brasil

Se você for comer esse prato na Bahia, tenha cuidado, pois a pimenta costuma ser bem forte. Agora, se encontrar em barraquinhas de outros estados, pode ser que seja um pouco mais moderada.

Pato no Tucupi

Típico da culinária paraense, nada mais é que um pato assado, mas que deve ser feito com molho a base de Tucupi. Para quem não sabe, o Tucupi é um líquido amarelo, o qual é extraído da raiz de mandioca brava.

As origens dessa receita remonta aos indígenas, que usavam o tucupi para preparar patos selvagens, assando-os em fogões de pedra.

Tacacá

Também é uma iguaria indígena e que, por isso, representa muito bem a comida brasileira. O tacacá é feito a partir do tucupi e da goma de tapioca, a qual é extraída da mandioca. Leva, camarão seco, jambu e uma folha amazônica que causa um formigamento nos lábios.

Tainha na Taquara

A tainha é um peixe muito comum do Rio Grande do Sul e, por essa razão, esse prato é mais comum nesta região. A tainha deve ser assada na lenha, mas presa entre o bambu de taquara, que serve como um espeto.

O peixe deve ser temperado com pimenta dedo de moça, limão, azeite, manteiga e alho. Além disso, pode acompanhar arroz branco e vinho branco seco que deixam esse prato da comida brasileira ainda melhor.

Barreado é um prato delicioso da comida brasileira

Tradicionalmente, deve ser feito com uma panela de barro, a qual deve levar um ou mais tipo de carne bovina de segunda e magra. Deve ser temperada com alho, toucinho de porco, pimenta do reino, louro, cominho e cebola.

Tudo deve ser cozido até desmanchar, além de ser servido com arroz e banana da terra.

Arroz com pequi

Pequi é um fruto nativo do cerrado, que tem um gosto bem marcante. O prato nada mais é que o arroz normal, mas cozido com pequi. Por isso, o arroz fica com cor amarelada, bem como um sabor meio agridoce e aromático este prato sensacional da comida brasileira.

Arroz com pequei é um prato típico da comida brasileira
  • Veja também um dos melhores festivais de nossa comida ” O Brasil Sabor

Deixe uma resposta