Comida estranha do Brasil, veja algumas opções muito estranhas

Quando o assunto é a culinária brasileira, logo se pensa na feijoada, coxinha ou pão de queijo. Fora isso, as comidas típicas de cada região também são sempre lembradas. Mas você já parou para pensar sobre os alimentos que são exóticos? ou qual a opção de comida mais estranha do Brasil? Veja aqui algumas opções.

Ninguém costuma associar que no Brasil também tem comida estranha. A verdade é que o nosso país é bem vasto e, por isso, há diferentes culturas e pratos comuns. Isso quer dizer que, mesmo que para você algo pareça comum, para uma outra pessoa pode ser estranho.

Afinal de contas, cada localidade possui o seu próprio modo de viver e, claro, de se alimentar. Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre algumas comidas estranhas do Brasil.

  • Veja os melhores pratos da comida típica do Ceará

Comida estranha do Brasil

Ter um paladar rico envolve provar não apenas aquilo que é comum ou que vai lhe agradar. Então, de todo modo, vale a pena dar uma chance (ao menos uma vez) para alguns pratos exóticos. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre algumas opções.

Moela

Sim, esse é um prato até que bastante comum e popular em diversas regiões do Brasil. Inclusive, a grande parte das pessoas gosta desse tipo de alimento, a depender da forma que ele é preparado. E, convenhamos, o gosto não é lá tão ruim.

Mas você sabe de onde vem a moela? Muitos não sabem, mas ela faz parte do sistema digestivo do frango. Esse é o órgão responsável pela digestão mecânica do animal. É meio curioso saber que uma comida tão exótica e estranha é tão popular no Brasil.

Chouriço

Em alguns locais, se conhece como “chouriça” ou “morcela”, mas é a mesma coisa. Também é um alimento bem comum de se encontrar em diversas regiões do Brasil, e é bem comum ver pessoas elogiando o alimento.

No entanto, independente do sabor, a verdade é que a origem do alimento é, no mínimo, exótica. Nada mais é que um tipo de linguiça, mas que é preenchida com gordura, carne e sangue de porco. Fora isso, adiciona-se alguns temperos, a fim de deixar o gosto mais agradável.

Imagem mostra o Chouriço uma comida estranha da culinária brasileira

Assim que são temperadas, a carne e a gordura devem ser introduzidas em tripas finas e atadas em intervalos de 30 a 40 cm. Ou seja, idêntico a qualquer linguiça, tirando o fato de possuir sangue animal.

Buchada de bode

Esse talvez tenha sido o primeiro prato que você tenha pensado ao iniciar a sua leitura no artigo. No entanto, diferente dos demais, essa receita não é tão comum em alguns estados do Brasil. Tanto que, para alguns, vai ser a primeira vez ouvindo falar do alimento.

Trata-se de um prato comum da região nordestina e, como o nome sugere, nada mais é que um bucho, mas das entranhas do bode. Para preparar o alimento, usa-se o rim, vísceras e fígado, mas tudo muito bem lavado e fervido nesta que sem dúvidas é uma comida muito estranha do Brasil.

Após isso, corta-se em pequenos pedaços, para que o tempero adentre ao alimento. Em seguida, deve-se cozer em pequenas bolsas, a qual é feita com o estômago do próprio animal. O gosto, como você deve imaginar, é bem forte.

Caldo de Turu

O caldo ou sopa de turu também é um alimento que nem todos conhecem, mas que em algumas regiões do Brasil é bem comum. E, bem como a buchada de bode, é uma daquelas comidas que ou você ama, ou odeia.

E isso acontece porque o ingrediente principal nada mais é que um molusco, o qual só é possível encontrar em troncos de árvores podres nos mangues. Então, ainda que leve algumas especiarias, o visual não é dos melhores.

De início, o turu deve descansar numa tigela por cerca de uma hora, para soltar o líquido leitoso de cor roxo claro. Esse líquido é essencial na hora do cozimento desta que é uma comida muito estranha do Brasil.

Fígado

O fígado é um alimento que, à medida que o tempo passa, as pessoas tem se acostumado com a ideia. No entanto, ele não deixa de ser um prato exótico. Além do seu gosto bem característico, trata-se de uma opção bem nutritiva.

Imagem mostra uma sopa de fígado de galinha que é uma comida muito estranha no Brasil

Sarapatel

Esse é aquele tipo de comida que nem todo mundo encara, e também faz parte da lista de que “ou se ama, ou se odeia”. E isso acontece porque os ingredientes são bem fora do comum. O sarapatel leva vísceras de porco, do cabrito ou do borrego.

Para quem não sabe, borrego é o cordeiro que ainda não está em tempo de procriar. No entanto, o mais exótico é que, durante o preparo, utiliza-se sangue coagulado do animal, o qual costuma ser cortado em pedaços.

O prato em si é bem gorduroso, já que também leva toucinho e outras partes mais gordas. Então, ainda que você ame esse prato, não exagere!

Dobradinha

Agora que voce já conheceu algumas opções de comida estranha do Brasil, conheça uma deliciosa opção. A dobradinha faz parte da família da buchada e da panelada, a qual é feita apenas com bucho de animais, em especial a de boi. No entanto, ele também leva feijão branco, bacon, linguiça defumada e outros ingredientes a gosto.

Deixe uma resposta