Comida para emagrecer, existe mesmo ou é ilusão?

Se você está com o intuito de emagrecer, com certeza já deve ter tido contado com uma série de formas de perder peso, como fazer exercícios físicos, por exemplo. No entanto, de todas as maneiras, com certeza a alimentação regrada é uma das mais eficientes, por isso veremos algumas opções de comida para emagrecer.

Afinal de contas, é através dos alimentos que o corpo absorve nutrientes, vitaminas e alguns minerais. Fora isso, há algumas comidas que são capazes de fazer com que o nosso organismo funcione com mais rapidez e de forma mais eficiente.

Algumas comidas para emagrecer ajudam no trânsito intestinal, além de combater a retenção de líquido, uma das razões que fazem com que as pessoas se sintam mais pesadas. Ademais, há alimentos que aceleram o metabolismo, além de queimar algumas calorias.

Contudo, é válido salientar que de nada adianta ter uma dieta saudável se não aliar com práticas saudáveis como a prática de exercícios. Fora isso, se quer saber quais são as comidas capazes de promover o emagrecimento, é só conferir os tópicos seguintes.

Comida para emagrecer 10 opções

Cada comida é rica em alguma propriedade, as quais são capazes de fazer com que o nosso organismo aja de uma determinada maneira. Por conta disso, é essencial saber como montar um cardápio que proporcione o emagrecimento.

Mas, de novo, de nada adianta ter uma dieta com comida saudável sem aliar com exercícios físicos. Sendo assim, se você quer saber um pouco mais sobre quais comidas servem para emagrecer, é só conferir os tópicos seguintes.

Pera

Todo mundo sabe o quanto as frutas são essenciais para manter o organismo saudável, uma vez que tendem a ser muito ricas em vitaminas e minerais. Então, independente se você quer emagrecer ou não, é essencial incrementar as frutas na sua dieta.

Mas, em relação à pera, ela é rica em água, o que tende a manter o corpo hidratado. Mas, fora isso, a fruta ainda contém 71% de fibras insolúveis, o que garante maior sensação de saciedade, o que faz com que você sinta menos fome.

Imagem mostra a pera, uma fruta deliciosa que pode ser uma boa opção de comida para emagrecer

Ademais, o açúcar natural da fruta é capaz de tirar a vontade por doces, além de aumentar de forma gradual o açúcar do sangue, reduzindo a vontade de comer alimentos doces.

Canela

Outro alimento que não pode deixar de estar presente na sua dieta é a canela. E isso acontece devido ao fato de ser um condimento termogênico no organismo. Isto é, ele é capaz de aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gordura corporal.

Fora isso, a canela auxilia na diminuição de picos de açúcar no sangue, além de aumentar a sensibilidade à insulina, o que também é capaz de favorecer a perda de peso. A canela ainda é bem versátil, uma vez que há várias formas de consumi-la.

Imagem da canela que é um condimento termogenico que auxilia na perda de peso

Você pode tanto adicionar o condimento no café, chás, bolos, frutas, sucos etc. Pois é uma excelente opção de comida para emagrecer.

Berinjela

Essa é uma das frutas que menos tem calorias, haja vista que 100 gramas possui cerca de 24 calorias, mais ou menos. Fora isso, é um alimento rico em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino e a combater o colesterol ruim.

Foto da beringela que é um legume que pode ser usado para auxiliar na perda de peso ou seja uma comida para emagrecer

A berinjela ainda produz maior sensação de saciedade, fora o fato de ser rica em água, vitaminas e minerais. Como se não bastasse, ainda ajuda a desinchar o corpo e combate a retenção de líquidos.

Arroz integral

Diferente do arroz branco, o integral é mais rico em fibras, o que também proporciona maior sensação de saciedade. Fora isso, o arroz integral é muito rico em vitaminas do complexo B, selênio e zinco, nutrientes antioxidantes que tendem a melhorar a circulação sanguínea.

Imagem do arroz integral que é uma excelente opção saudável que ajuda na perda de peso, enfim uma excelente comida para emagrecer

Além desses benefícios, auxilia na concentração e na memória. Contudo, é importante que a quantidade seja controlada, uma vez que, se consumida em excesso, é capaz de ter o efeito contrário.

Aveia

Por ser rica em fibras solúveis e em proteínas, é um outro alimento que dá mais sensação de saciedade, além de regular o intestino. E, como é um alimento bem versátil, é possível consumi-lo de várias maneiras, como mingau ou em frutas picadas, bolos e biscoitos. Por isso considere uma boa opção de comida para emagrecer.

Farelo de trigo

Outro alimento rico em fibras, além de possuir 12,5 gramas de fibras a cada 100 gramas, mais ou menos. Fora isso, o farelo de trigo tem poucas calorias, além de ajudar na prisão de ventre e no controle da glicemia.

Morango

O morango, além de ser uma fruta muito saborosa, detém poucas calorias e é muito rico em fibras, o que também aumenta a saciedade e ajuda no controle de níveis de açúcar. Ou seja, também é capaz de promover a perda de peso.

Imagem do morango é um excelente aliado na perda de peso e além de ser delicioso

Fora isso, o alimento é rico em vitamina C, folato e demais compostos fenólicos, os quais possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Chá verde

No geral, chás são sempre muito bem-vindos, uma vez que as suas propriedades fazem bem para o organismo como um todo. Contudo, em relação ao chá verde, como é termogênico, é capaz de acelerar o metabolismo.

Ou seja, favorece a queima de gordura que, por sua vez, é um ótimo aliado para quem quer perder peso. O chá verde ainda é rico em catequinas, o qual é um potente antioxidante que também auxilia a melhorar o metabolismo.

Conclusão sobre a comida para emagrecer

Como mencionado, há algumas opções de comida para emagrecer. No entanto, apenas colocando alimentos saudáveis não será o suficiente. Para perder peso o necessário um conjunto de medidas para emagrecer de forma saudável. Por isso trouxe este conteúdo sobre alimentação para emagrecer e também perder barriga.

Deixe uma resposta