Qual a Comida típica do Ceará? Veja 8 pratos deliciosos.

Visitei o Ceará em 2019 e além da beleza de lugares como Jericoacoara, Canoa Quebrada e a própria capital. Outra coisa me chamou atenção. A comida típica do Ceará, deliciosa, com diversas opções e muitos frutos-do-mar a comida cearense encanta qualquer um.

A comida típica do Ceará não é tão interiorizada como acontece em alguns locais. Mesmo em Fortaleza você encontrará centenas de restaurantes. Vendendo aquela comida típica cearense deliciosa. Então vou falar 8 pratos da comida cearense. Para você se inspirar e viajar por este estado maravilhoso.

PRATOS DA COMIDA TÍPICA DO CEARÁ

1-RAPADURA

O maior produtor dessa iguaria é o Ceará. E por lá você encontrará essa delicia de diversos formatos em diferentes locais. Vale demais apena experimentar este doce. Que além de ser delicioso é uma excelente fonte de energia. O melhor ainda é a versatilidade da rapadura. Pois, pode ser mistura a amendoim, coco e até mesmo farinha. Essa é uma das melhores comidas cearense sem dúvidas.

a rapadura é uma iguaria da comida cearense e nordestina

2-BAIAO DE DOIS

Aqui está outra iguaria da comida típica do Ceará, o baião de dois.

Esse prato consiste apenas em arroz e feijão-de-corda e há diversas variações. Dentre elas a carne que vai neste prato. Mas essa iguaria também recebe alguns acompanhamentos. E estes a deixam ainda melhor como a manteiga de garra e a farofa.

3-CUSCUZ

Um prato muito consumido no nordeste, e em especial no Ceará é o cuscuz que é delicioso. Essa iguaria de origem africana é a base e acompanhamento para diversos pratos. O cearense come cuscuz em qualquer uma das refeições devido à versatilidade deste prato. Essa comida cearense consiste apenas em flocos de milhos. E acompanhamentos como ovo, carne ou queijo. Enfim um prato sensacional.

cuscuz é uma iguaria da comida típica do ceará

4-MOQUECA

Aqui eu falo de um dos melhores pratos que já comi na vida, a moqueca. No entanto, essa iguaria é consumida em diversos locais no Brasil de fato. No Ceará não difere, porém, ela sofre algumas modificações como a moqueca de arraia. Afinal esse prato presente em vários locais do Brasil é uma delícia e em qualquer lugar uma moqueca vai muito bem.

a moqueca é um prato típico da culinária brasileira e nordestina

5-CARNE DE SOL

A carne de sol é muito comum em todo o nordeste. É uma comida típica do Ceará também. É muito comum as pessoas pedirem aos cearenses. Para trazerem essa iguaria quando este veem ao sudeste. Ela consiste apenas em carne desidratada no sol para ficar conservada mais tempo, isso dá um sabor maravilhoso a essa carne.

6-CARNE DE CARANGUEJO

A carne de caranguejo é muito comum na comida típica do Ceará. Devido a extensa costa os cearenses comem muito essa iguaria, deliciosa. No entanto, um dos problemas seria abrir aquela carapaça. Porém, os funcionários dos restaurantes já estão habituados em ajudar os turistas. Caso não queira eu diria que só de ver um prato com carne de caranguejo já é muito legal. Caso não queira um caranguejo inteiro a casquinha de siri já vai muito bem.

O caranguejo é um prato muito comum no Ceará portanto faz parte da comida típica do ceará

7- CAJU

Quando visitei o nordeste uma coisa me chamou atenção, a quantidade de pés de caju. No entanto, depois descobri que eles interessam na castanha, que é muito cara. Porém, saiba que por lá. É muito comum diversos tipos de pratos com caju, desde doces, sucos, bebidas alcoólicas enfim. Quando visitar o Ceará não deixe de experimentar a comida típica do Ceará a base de caju. Até porque não será difícil encontrar.

Caju é uma fruta muito comum em todo o nordeste e uma iguaria da comida cearense e portanto faz parte da comida típica do ceará

8-TAPIOCA

Tapioca ou beiju é um prato muito consumido em todo o nordeste e até norte de Minas Gerais. Consiste apenas na massa da mandioca ralada e sem o líquido. Ai está a base de um prato sensacional e saudável. E pode ser acompanhado com carne, queijo, goiabada enfim quase tudo que você pensar.

a tapioca é um prato da comida típica do ceará

VALE A PENA EXPERIMENTAR A COMIDA CEARENSE?

Sim, claro, eu diria que vale muito a pena. Pois, ela é deliciosa e barata. Pois, lembro que na viagem por Jericoacoara custava menos de R$ 10 um prato de muqueca de arraia. Então no Ceará você comerá uma comida típica e barata, porém deliciosa.

Deixe uma resposta