Qual a Comida típica do Ceará? Veja pratos deliciosos.

Visitei o Ceará em 2019 e além da beleza de lugares como Jericoacoara, Canoa Quebrada e a própria capital. Outra coisa me chamou atenção. A comida típica do Ceará, deliciosa, com diversas opções e muitos frutos-do-mar a comida cearense encanta qualquer um.

A comida típica do Ceará não é tão interiorizada como acontece em alguns locais. Mesmo em Fortaleza você encontrará centenas de restaurantes. Vendendo aquela comida típica cearense deliciosa. Então vou falar 8 pratos da comida cearense, além da origem e muito mais sobre essa culinária. Para você se inspirar e viajar por este estado maravilhoso.

Origem da comida cearense

A comida cearense é uma série de sabores. Logo, a mistura das culinárias indígena, portuguesa e comida africana deram início ao surgimento de uma culinária com cara e gosto do Ceará.

Desse modo, os portugueses trouxeram os caldos, sopas, cozidos de carnes e peixes e os doces temperados com erva doce, canela e cravo.

Lembrando, que foi após a chegada dos portugueses no Brasil, e a descoberta do açúcar aqui, que os doces começaram a fazer parte da cozinha portuguesa.

Dos povos indígenas, a comida cearense herdou o aluá, a goma, o pirão, a farinha, a tapioca e o beiju (derivados da macaxeira), os frutos do mar e o aproveitamento de uma enorme variedade de peixes.

Além disso, herdou também o forno de barro, a grelha de madeira e técnicas aprimoradas de cozimento como o moqueado, por exemplo.

Dos africanos a culinária cearense herdou o angu, o vatapá, a pamonha, as pimentas, a inclusão do coco na culinária, a cocada, a paçoca, o pé-de-moleque, além dos caldos e a macaxeira.

Então, toda essa mistura resultou nos tradicionais pratos da comida cearense como baião de dois, rapadura, carne de sol, paçoca, doce de leite, doce de goiaba, entre outros que você verá a seguir

PRATOS DA COMIDA TÍPICA DO CEARÁ

1-RAPADURA

O maior produtor dessa iguaria é o Ceará. E por lá você encontrará essa delicia de diversos formatos em diferentes locais. Vale demais apena experimentar este doce. Que além de ser delicioso é uma excelente fonte de energia. O melhor ainda é a versatilidade da rapadura. Pois, pode ser mistura a amendoim, coco e até mesmo farinha. Essa é uma das melhores comidas cearense sem dúvidas.

a rapadura é uma iguaria da comida cearense e nordestina

2-BAIAO DE DOIS

Aqui está outra iguaria da comida típica do Ceará, o baião de dois.

Esse prato consiste apenas em arroz e feijão-de-corda e há diversas variações. Dentre elas a carne que vai neste prato. Mas essa iguaria também recebe alguns acompanhamentos. E estes a deixam ainda melhor como a manteiga de garra e a farofa.

3-CUSCUZ

Um prato muito consumido na comida nordestina, e em especial no Ceará é o cuscuz que é delicioso. Essa iguaria de origem africana é a base e acompanhamento para diversos pratos. O cearense come cuscuz em qualquer uma das refeições devido à versatilidade deste prato. Essa comida cearense consiste apenas em flocos de milhos. E acompanhamentos como ovo, carne ou queijo. Enfim um prato sensacional.

cuscuz é uma iguaria da comida típica do ceará

4-MOQUECA

Aqui eu falo de um dos melhores pratos que já comi na vida, a moqueca. No entanto, essa iguaria é consumida em diversos locais no Brasil de fato. No Ceará não difere, porém, ela sofre algumas modificações como a moqueca de arraia. Afinal esse prato presente em vários locais do Brasil é uma delícia e em qualquer lugar uma moqueca vai muito bem.

a moqueca é um prato típico da culinária brasileira e nordestina

5-CARNE DE SOL

A carne de sol é muito comum em todo o nordeste. É uma comida típica do Ceará também. É muito comum as pessoas pedirem aos cearenses. Para trazerem essa iguaria quando este veem ao sudeste. Ela consiste apenas em carne desidratada no sol para ficar conservada mais tempo, isso dá um sabor maravilhoso a essa carne.

6-CARNE DE CARANGUEJO

A carne de caranguejo é muito comum na comida típica do Ceará. Devido a extensa costa os cearenses comem muito essa iguaria, deliciosa. No entanto, um dos problemas seria abrir aquela carapaça. Porém, os funcionários dos restaurantes já estão habituados em ajudar os turistas. Caso não queira eu diria que só de ver um prato com carne de caranguejo já é muito legal. Caso não queira um caranguejo inteiro a casquinha de siri já vai muito bem.

O caranguejo é um prato muito comum no Ceará portanto faz parte da comida típica do ceará

7- CAJU

Quando visitei o nordeste uma coisa me chamou atenção, a quantidade de pés de caju. No entanto, depois descobri que eles interessam na castanha, que é muito cara. Porém, saiba que por lá. É muito comum diversos tipos de pratos com caju, desde doces, sucos, bebidas alcoólicas enfim. Quando visitar o Ceará não deixe de experimentar a comida típica do Ceará a base de caju. Até porque não será difícil encontrar.

Caju é uma fruta muito comum em todo o nordeste e uma iguaria da comida cearense e portanto faz parte da comida típica do ceará

8-TAPIOCA

Tapioca ou beiju é um prato muito consumido em todo o nordeste e até norte de Minas Gerais. Consiste apenas na massa da mandioca ralada e sem o líquido. Ai está a base de um prato sensacional e saudável. E pode ser acompanhado com carne, queijo, goiabada enfim quase tudo que você pensar.

a tapioca é um prato da comida típica do ceará

Lanches e aperitivos da comida típica do cearense

Veja a seguir alguns lanches e aperitivos da comida cearense, que encantam pelo sabor e versatilidade. São eles:

Paçoca

Embora muitas pessoas conheçam a paçoca como um doce feito de amendoim, quando se fala de comida cearense, trata-se de uma farofa feita de farinha de mandioca e carne de sol.

Além disso, o prato ainda conta com outros ingredientes para dar liga como a cebola e o óleo de milho.

Muito consumida no Ceará, a paçoca também é servida como acompanhamento de outros pratos como o baião de dois, por exemplo. Essa que é uma iguaria da comida típica do Ceará.

Acarajé

O acarajé é uma comida cearense de origem africana. Vale a pena experimentar esse bolinho sensacional, frito no azeite de dendê, o prato é feito de feijão fradinho, sal, gengibre, alho e recheado com camarão.

Acarajé é uma das comidas típicas do ceará

Vatapá

Embora seja o recheio perfeito para o acarajé, o vatapá também pode ser servido com arroz.

O prato, trata-se de um creme feito com farinha de rosca ou fubá, pimenta, castanha e caju, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão.

Carne de sol com macaxeira

A carne de sol com macaxeira é um petisco sensacional da comida cearense para você experimentar e se apaixonar.

Logo, o prato típico nordestino, reúne dois ingredientes saborosíssimos: a carne de sol e a macaxeira (também conhecida como mandioca)

Calabresa acebolada

A calabresa acebolada é um prato da comida cearense extremamente simples. Portanto, possui alguns segredinhos e, um deles é colocar açúcar na cebola e deixar descansar por alguns minutos e depois juntá-la com a calabresa.

Além de deixar a cebola levemente doce, o açúcar também ajuda a diminuir um pouco a acidez da cebola. Outra dica importante, é você cortar as fatias de calabresa mais grossa. Desse modo elas ficaram mais suculentas.

A calabresa acebolada, cai muito bem com o vinagrete e a farofa. Outro acompanhamento obrigatório para a calabresa acebolada é o pão francês.

Camarão ao alho e óleo

O camarão ao alho e óleo, também é um prato simples da comida cearense. Mas, ganhou o coração de muitos por todo país.

O camarão é perfeito para petiscar, seja como for, o prato combina perfeitamente com cerveja e amigos. Como vários outros pratos da comida típica do Ceará.

Doces típicos da comida cearense

Como você viu acima, a comida cearense, é daquelas que, com certeza, deixam marcas inesquecíveis em quem experimenta seus pratos.

A seguir você vai conhecer os principais doces dessa culinária que encanta o Brasil com seus sabores e temperos. Confira:

Pudim de Tapioca

O pudim de tapioca é um doce típico da comida cearense que leva muito, mas, muito coco mesmo. Ou seja, o doce é feito à base de leite de coco, coco para a massa, tapioca e mais coco para finalizar.

O pudim de tapioca, apesar de simples, tem um sabor irresistível e marcante, que fará você se apaixonar na primeira prova. Além disso, a sobremesa é muito fácil de fazer.

Rosca de goma

A rosca de goma é um doce fantástico que já virou patrimônio da comida cearense. Logo, a iguaria é muito famosa, principalmente na região de Ibiapaba.

Hotel e tours em Fortaleza no Ceará

Caso esteja viajando por Fortaleza, saiba que hotéis por lá é muito barato. Há diversas opções de hotéis custando menos de R$ 200 e com café da manhã incluído. Um exemplo é o Hotel Casa de Praia que é uma boa opção em sua viagem por Fortaleza. Veja abaixo algumas opções de passeios por esta cidade linda.

Vale a pena experimentar a comida cearense?

Sim, claro, eu diria que vale muito a pena. Pois, ela é deliciosa e barata. Pois, lembro que na viagem por Jericoacoara custava menos de R$ 10 um prato de muqueca de arraia. Então no Ceará você comerá uma comida típica e barata, porém deliciosa. Como também acontece na Bahia ao saborear a comida baiana.

Deixe uma resposta