Comida típica do Nordeste: Veja as melhores para experimentar.

A verdade é que não há alimento que represente tanto o Brasil quanto a comida típica do nordeste. Pois, além de serem deliciosas, são muito versáteis e vão bem com qualquer coisa. Por isso, vale muito a pena provar. No artigo de hoje, vamos reunir algumas das melhores opções que você não pode deixar de experimentar.

Ficou curioso? Então, você está no lugar certo. Pois, pensando nisso, preparamos a seguir seguir uma lista com algumas das principais comidas que você vai encontrar e precisa experimentar ao visitar o nordeste brasileiro.

Comida Típica do Nordeste: Melhores Pratos

1. Acarajé um tradicional prato típico nordestino

Comida típica do Nordeste: Acarajé

Uma das comidas típicas mais comuns do nordeste é o acarajé que, apesar de ser muito consumido na região da Bahia, a verdade é que já se alastrou para várias outras regiões do Brasil. Em suma, trata-se de uma massa de feijão-fradinho, onde contém cebola e sal, além de passar pelo processo de fritura no azeite de dendê.

Por fim, é possível servi-lo com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada. O mais legal é que essa comida é tão comum em várias regiões que você pode facilmente encontrar em qualquer barraquinha.

2. Vatapá

Vatapá: Comida típica do Nordeste

Outra comida típica da culinária afro-brasileira, a qual é feita com farinha de rosca ou fubá. No entanto, também leva leite de coco, camarão, amendoim, pão, azeite de dendê, pimenta e casta de caju.

Tipicamente no nordeste, é comum servir de duas diferentes formas: como recheio do acarajé ou com arroz. As duas formas são deliciosas, mas são experiências gastronômicas bem diferentes. Vale a pena provar ambas.

3. Baião de dois

Não tem como falar de comida típica do nordeste sem citar o baião de dois, haja vista que é um dos que as pessoas mais adoram. Não é à toa que esse é um dos pratos que os turistas mais pedem. Trata-se de um prato que surgiu no Ceará, o qual contém arroz, feijão carne seca e queijo coalho.

De acordo com os relatos, o prato nasceu em meio às dificuldades dos cearenses durante o período de seca. Portanto, eles juntavam as sobras de arroz e feijão e acrescentavam outros ingredientes, como a carne seca e o queijo. Daí em diante, virou uma receita típica e simples, mas vital para a sobrevivência de muitos.

Comidas típicas do Nordeste: Moqueca

Ao visitar o litoral nordestino, você não pode deixar de experimentar os pratos com frutos do mar, sendo a moqueca uma das mais conhecidas. De forma resumida, nada mais é que um cozido de peixe, que pode ter outros frutos do mar. No entanto, obrigatoriamente a receita deve levar o leite de coco e azeite de dendê.

A forma típica de preparo é servido com pirão, arroz e farofa. Apesar de ser uma receita típica do nordeste, outras regiões também criaram suas próprias versões, como no estado do Espírito Santo. A moqueca é um prato muito apreciado no nordeste desde capitais até regiões mais interioranas como São Miguel do Gostoso.

Outros pratos de Comidas típicas do Nordeste

Como vimos acima, as comidas típicas do nordeste, sem dúvida alguma figuram entre as melhores comidas do Brasil. Por diversos motivos, entre eles os temperos marcantes, a gastronomia nordestina costuma ser inesquecível. Confira a seguir outros pratos para você experimentar quando visitar o estado.

Cuscuz um tradicional prato da comida típica do nordeste

Cuscuz

Também não há como falar de comida típica do nordeste sem citar o cuscuz. Pois, ele está presente na alimentação diária dos nordestinos. O preparo é bem simples. Ou seja, trata-se de uma mistura de farinha de milho com sal, o qual deve ser levado ao vapor. No entanto, você pode incrementar a receita.

Para isso, há a possibilidade de umedecer o cuscuz com leite de coco ou manteiga derretida. Vale salientar também que esse alimento aparece tanto no almoço quanto na janta, o qual pode funcionar como um substituto para o arroz.

Buchada de bode o mais tradicional prato da comida típica do nordeste

A buchada é um alimento feito com as entranhas do bode, como os rins, fígado e vísceras brancas. Portanto, é indispensável lavar e ferver. Feito isso, basta cortar, temperar e cozinhar em bolsas que, na grande maioria das vezes, deve ser feita com o próprio estômago do animal.

Caruru

Trata-se de um cozido que tem o quiabo como base da receita. Portanto, deve ser servido com pedaços de carne, frango ou peixe, camarão seco, azeite de dendê e pimenta. Fora isso, é necessário misturar os temperos juntos à farinha de mandioca e ao próprio caldo.

Panelada

Mais um prato da comida típica do nordeste, o qual é composto por bucho e tripa de boi, além de outras partes do animal. Logo, trata-se de um prato bem semelhante à dobradinha, o qual é preparado com tempero forte como pimenta, cheiro verde, alho, sal, pimentão e tomates.

Comida típica do Nordeste : Especial para o café da manhã

Tapioca: Comida típica do Nordeste

Outra comida típica do nordeste, em especial para o café da manhã ou da tarde, é a tapioca. O mais interessante é que há versão doce e salgada. Ou seja, para todos os gostos. Deve-se consumi-la com ou sem manteiga, com coco ou demais recheios como frango, queijo e atum. Ainda na versão doce, é possível adicionar chocolate, doce de leite etc.

Caranguejo: O famosinho do Ceará

Finalizando, muito famoso no Ceará, o Caranguejo tem até um dia especial para ser consumido: a quinta-feira. Nesse caso, é possível servi-lo tanto sozinho quanto acompanhado de siri, camarão, ostras e demais frutos do mar.

No entanto, também pode vir com arroz, palmito, leite de coco, farofa etc. Já no Maranhão, o comum é servir com molhos à base de tomate ou coco.

Deixe uma resposta