Que a França é um reduto gastronômico todo mundo já sabe. Afinal de contas, essa é uma culinária francesa influencia todo o mundo, e isso diz respeito tanto aos alimentos quanto às técnicas francesas. Por isso, quem vai visitar o local não pode deixar de experimentar alguma comida típica francesa, pois os pratos típicos da França são incríveis.

Mas, levando em consideração o tanto de opções, é normal que você fique na dúvida de quais são as principais. Nesse artigo, iremos elencar algumas das principais comidas típicas francesas. Gostou? Então é só conferir a seguir.

Maior clássico da comida típica francesa

Uma comida típica francesa que muitos brasileiros já conhecem é o croissant, sendo ele um grande clássico da gastronomia. Em suma, o croissant é feito com massa folhada em forma de meia luz. Para preparar, deve-se utilizar farinha, açúcar, leite, fermento, sal, ovo e manteiga, mas apenas para pincelar.

Croissant

O segredo é a massa, que não deve ser inteiramente folhada. Na verdade, a semifolhada é mais ideal, já que tem menor concentração de gordura, além de menos dobras. Por consequência, leva menos fermento biológico. Eu ousaria dizer que este é um dos pratos típicos da França mais conhecidos em todo o mundo, como o acarajé é um dos pratos mais conhecidos da comida baiana.

Pratos de típicos de origem francesa

A comida típica francesa recebeu influência do mundo inteiro. E por isso, a França se tornou um reduto gastronômico. Então, continue com a gente pra você conhecer mais delícias dessa culinária. Confira:

Ratatouille

comida típica francesa: Ratatouille

Muito conhecido, é um prato que primeiro você come com os olhos, já que ele é bem colorido. Fora isso, o prato tem origem da região da Provença. O prato da comida típica francesa é feito com vários legumes, como berinjela e tomate, os quais devem ser cortados em rodelas, refogados e, depois, voltam ao forno.

Poulet frites

No Brasil, a gente chama de frango frito. É bem gostoso e crocante, e o seu preparo não é muito complicado. Em suma, são pedaços de frango, os quais devem ir na fritadeira e, em seguida, levados ao óleo quente. Bem simples.

Cassoulet

Trata-se de um prato para degustar com muito gosto, em especial nos dias que estão mais frios e chuvosos. O prato é mais tradicional em cidades como Toulouse, Castelnaudary e Carcassone. Ademais, é interessante que você saiba que a comida passou a existir durante a guerra dos cem anos.

Imagem mostra o cassoule de salsicha um dos pratos tipicos da França mais conhecidos pelo mundo.

Em suma, nada mais é do que um tipo de feijoada, a qual é feita com feijão branco, carne de porco, frango e alguns legumes.

Croque monsieur              

Nada mais é do que um lanche da tarde, muito popular entre os franceses. Nesse caso, ele deve ser feito com pão de forma, molho branco bechamel, manteiga e queijo gruyère.

Inclusive, ele é uma opção bem prática para os turistas que querem fazer uma refeição rápida em alguma padaria, por exemplo. No entanto, também é interessante destacar que será possível encontrá-lo em algumas variações, com diferentes queijos, recheios ou usado como cobertura. Todas elas são deliciosas.

Melhores doces da comida típica francesa

Quiche lorraine

comida típica francesa: Quiche Lorraine

Essa é uma comida típica francesa para quem adora doces. Trata-se de uma torta muito saborosa, muito comum no interior da França, em especial na região da Alsácia.

Nesse caso, o quiche é diferente, a depender da região. No entanto, a forma tradicional tem um recheio como base e uma mistura de creme de leite, bacon, noz-moscada e, claro, manteiga. Você vai amar.

Petit gateau

O petit gateau também é muito popular no Brasil, sendo vendido até mesmo em restaurantes que não são focados na culinária francesa. O prato nada mais é do que um bolo de chocolate com interior cremoso.

Assim que ele é assado, o ideal é que o creme derreta ao ser degustado com uma bola de sorvete de baunilha. Ele é muito saboroso e se tornou um dos mais conhecidos pratos típicos da França.

Madeleine

Trata-se de um bolinho amanteigado, o qual tem forma de concha. É uma comida típica francesa, a qual se consome em festas típicas da região. Ademais, é interessante dizer que o doce se tornou ainda mais famoso por conta do livro “Em busca do tempo perdido”.

Nessa obra, o escritor Marcel Proust fala sobre as suas lembranças da época da infância, e o quanto o bolinho faz parte dessas memórias. Você precisa experimentar essa delícia.

Macaron

comida típica francesa: Macaron

É um doce bem colorido e delicioso, o qual é uma eterna febre entre os turistas e os próprios franceses. E não é difícil você entender o motivo. Em primeiro lugar, o doce foi introduzido pela rainha italiana Catarina di Médici, mas que só se tornou mais popular quando as freiras descobriram a sua receita.

A partir de então, passou-se a vender de monte. No entanto, foi apenas no século XX que o macaron ganhou outras versões. Aqui no Brasil, o doce faz muito sucesso em festas de aniversários, em especial por ser muito colorido e alegre.

Profiterole para o café da manhã

Com certeza você já deve ter notado o quanto a gastronomia francesa moldou muita coisa dentro da culinária mundial, com pratos que são conhecidos em vários locais do mundo.

E um exemplo de comida típica francesa que é bem comum aqui no Brasil é o profiterole. Em suma, nada mais é do que uma sobremesa que é feita com uma massa açucarada e recheios de caldas, cremes e sorvetes.

De acordo com a lenda, foi um chefe italiano que criou a receita, também a pedido da rainha italiana Catarina di Médici. Mas, hoje em dia, é muito comum de se comer no café da manhã. Este prato típico da França é tão popular por lá, quanto o pao de queijo na comida mineira.

Profiterole

Magret de Canard

Um dos pratos típicos favoritos da França é o magret de canard. É feito com carne de pato, mas pode ser renovado, pois combina com vários tipos de ingredientes.

Esse suculento prato é uma herança herdada da região sudoeste da França e pode ser servido grelhado, defumado ou cozido.

Confit de Canard

O confit de Canard foi criado com base em uma técnica ancestral para conservar carne de pato com sal grosso.

A gordura do pato é retirada antes que a ave seja coberta pelo sal, e é colocada mais tarde em uma panela para fazer parte do cozimento que dura aproximadamente 2 horas.

Imagem mostra o confit carnad que é um prato a base de pao e muito popular na frança

O resultado é uma refeição deliciosa que pode vir acompanhada de uma boa salada. Não deixe de experimentar.

Foie Gras

Este prato típico da França, servido principalmente nas festas de fim de ano,remonta desde a antiguidade. Esta tradição da engorda forçada de patos para a obtenção de patê de fígado em geral é associada à França.

Com certeza, se você experimentar prová-lo numa fatia de pão de brioche com uma geleia de cebola ou de fígado, não vai se arrepender.

Ostras

Outro prato típico da França para as festas de fim de ano, são as ostras. Elas podem ser consumidas quentes, mas os amantes desse fruto do mar o preferem , geralmente cru e vivo.

Imagem mostra ostas francesas

Além disso, as ostras também podem ser degustadas ao natural ou com um toque de suco de limão, vinagre ou molho chalota. As outras são bem populares em vários outros países que tem a culinária baseada e frutos-do-mar como, por exemplo, acontece na comida peruana.

Carbonade Flamande

Este ensopado de carne agridoce, cozido com cerveja branca e temperado com ervas aromáticas, é um prato tradicional da culinária francesa.

Perto do fim da preparação, acrescenta-se também, um pouco de broa de mel com mostarda para dar mais gosto a este prato.

Boeuf Bourguignon

O Boeuf Bourguignon é um prato típico da França de almoço em família. É um magnífico ensopado de carne bovina cozida em vinho tinto com legumes, raízes e cogumelos.

Imagem mostra o Boeuf Bourguignon que é muito consumido na culinaria francesa

É um prato típico de Borgonha (origem de seu nome), região da França bastante conhecida por sua produção especial de carne de boi e por seus vinhos tintos. E faz parte do meu conteudo de melhores receitas da comida francesa.

Hachis Parmentier

Este prato típico da frança é um empadão feito de duas camadas:

  1. Carne picada e molho com ervas aromáticas ao estilo do chefe;
  2. Purê caseiro, normalmente gratinado.

O Hachis é muito bem acompanhado, na maioria das vezes,de uma salada verde.

Perninhas de Rã

Normalmente, empanadas e fritas com um pouco de cebola, as perninhas de rã, tem uma carne tenra e um sabor semelhante ao do frango, mas um pouco mais macia. 

Sempre comentada pelos turistas, estas perninhas não poderiam ficar de fora da nossa lista de comida típicas da França.

Sopa de Cebola

A sopa de cebola também é considerada um prato típico francês há muito tempo. Mas, só passou a ser realmente popular no início do Século XVIII. Antes disso era “prato dos pobres”. 

Reelaborada por vários chefs franceses, como Alain Passard, por exemplo, hoje a sopa de cebola se tornou um prato célebre.

Frango à moda do País Basco

Uma das regiões da França mais ricas no que diz respeito à gastronomia é o País Basco. A região é muito forte na criação de aves, especialmente raças raras de frango e pato.

A receita tradicional é um prato completo e sua carne é bastante suculenta graças a um molho chamado de piperade, feito com presunto de Bayonne, pimentão, tomate e pimenta de espelette.

Lanches e aperitivos da comida francesa

E você, já sabe quais são os lanches e aperitivos da comida francesa que pretende experimentar em sua viagem de férias pela França? Vem comigo.

Queijos Franceses

Não é segredo para ninguém que os franceses são apaixonados por queijo. O país é conhecido por seus queijos variados. 

Imagem mostra o queijo caseiro, que é uma das iguarias da culinária francesa

Embora não se saiba o número exato de queijos franceses, rumores dizem que há 365, um para cada dia do ano. E por lá várias pessoas fazem o próprio queijo caseiro por gostar tanto desta iguaria.

Baguete

O Baguette é um dos principais símbolos da culinária francesa e se tornou célebre no mundo inteiro. Suas origens são do tempo de Napoleão, que alterou a forma do pão, que antes era redondo para que fosse mais fácil de carregar.

Galettes Bretonnes

As “Galettes Bretonnes” (famosas panquecas da Bretanha) são um tipo de crepe salgado, feito com farinha de trigo sarraceno.Seus recheios tradicionais são:

  • Presunto com queijo e ovo;
  • Linguiça Andouille com cebola.

Soufflé au fromage

Muito saboroso, este soufflé de queijo da culinária francesa é de comer rezando. Para preparar o prato é necessário certa técnica e conhecimento, pois o segredo do prato está justamente na temperatura e tempo de cozimento.

O resultado final deste prato extremamente saboroso é fazer qualquer pessoa se apaixonar pelo sabor. Vale a pena experimentar.

Tartiflette

Costumeiramente preparado no inverno, este prato típico da comida francesa é um pouco mais recente, originado em meados de 1980.

O prato é composto por bacon, batatas, cebola e queijo, também cai bem no outono em Paris, quando o clima começa esfriar.

Imagem mostra o Tartiflette que é um dos pratos típicos da França

O queijo Reblochon de Savoy é o grande mestre deste prato. Todas essas calorias maravilhosas, quando assadas juntas proporcionam uma experiência incrível.

Raclette

O Raclette é um magnífico aperitivo da culinária francesa, conhecido pelos brasileiros como fondue de queijo. Essa tradição veio da Suíça, mas se espalhou facilmente na França e é frequentemente feita pelos amantes de queijo durante o inverno.

É um prato tradicional em muitos hotéis franceses, comumente, é servido com batatas e um bom vinho. Uma combinação perfeita, não é mesmo?

Moules Frites

Existem alguns burburinhos entre belgas e franceses, quanto a origem deste prato. Porém, a versão francesa é mais provável, segundo historiadores e data de 1789.

Este prato típico da culinária francesa de simples preparo  é um prato de mexilhão com batata frita. O tempo de cozimento é o segredo para fazer qualquer um pedir bis.

Fondue Savoyarde

O Fondue de Sabóia é um delicioso aperitivo típico francês feito com queijo e bastante característico de momentos aconchegantes em grupo no inverno.

O prato é feito a partir de um fondue de três queijos distintos( beaufort, compté e emmental) com vinho branco. É degustado com um palito específico e acompanhado com pequenos pedaços de pão que se molham no fondue. 

Croque Madame 

Outra delícia típica da culinária francesa é o croque madame. Trata-se de uma versão mais elaborada com recheio de saladas e coberto com ovo frito cremoso. É uma excelente opção para os turistas que preferem comidas típicas fáceis da França, mas sem perder o sabor.

Imagem mostra a torrada croc madamme que é muito comum na comida francesa

Doces típicos da França

Se tem uma coisa que os franceses sabem fazer com maestria é a confeitaria, unindo ingredientes de qualidade e muita criatividade, sendo um dos patrimônios nacionais. Confira então, uma seleção de doces típicos da França, que vão te deixar com água na boca.

Saint Honoré

Abrimos a nossa lista de doces típicos da França, com uma das receitas mais delicadas, com várias texturas e sabores da confeitaria francesa.

Por esse motivo, o tempo de preparo dessa sobremesa pode ser um pouco demorado, mas vale muito a pena.

Torta Mousse com Crème Au Citron

Se você também é daqueles que amam um toque mais ácido nas sobremesas, essa torta mousse de limão é a melhor opção da lista de doces típicos da França.

O crème au citron que possui um sabor cítrico mais intenso e maravilhoso, é o que dá ainda mais um toque francês à sobremesa.

Crème Brûléebrin

Este doce típico francês é feito de creme de baunilha com uma cobertura de açúcar caramelizado. Essa cobertura deve ser quebrada com uma colher antes de comer a sobremesa.

Imagem mostra o Crème Brûléebrin, um doce típico da França

Mil folhas

Mil folhas ou Mille Feuille é um doce típico da França, leve e bem suave. Lembrando, que cada confeitaria tem suas próprias receitas, e por isso, a dica é observar se a massa é fina, garantindo o sabor único.

As camadas sobrepostas de massa folhada, intercaladas com açúcar e creme de leite, deram origem ao nome do doce, que é uma arte da confeitaria francesa e, dependendo da criatividade, leva sabores inimagináveis.

Tarte Tatin

Caso você esteja precisando de um doce maior para dividir com mais pessoas, a torta de maçã inventada como um acidente por duas irmãs é o doce típico francês ideal para você. 

As irmãs assaram a torta com a massa sobre as maçãs, em uma inversão sem propósito. A coisa ficou tão gostosa, que resultou no novo doce batizado com o sobrenome das irmãs.

O grande diferencial dessa receita, é que como as maçãs têm contato direto com o fogo, elas acabam com uma textura macia e caramelizada.

Éclair

O éclair, feito com a massa choux, típica dos doces franceses, é  bem similar às bombas que encontramos nas docerias brasileiras.

O doce tem formato comprido e recebe coberturas e recheios variados. É a estrela das vitrines das confeitarias, normalmente muito bem enfeitado.

Crepe

Popular no mundo inteiro, o crepe tem diversas variações, como recheados com calda de chocolate e acompanhados com bolas de sorvete.

Imagem mostra o crepe frances

A massa feita com farinha de trigo, leite e ovos, resulta em uma receita bastante apreciada também no Brasil. 

A mais simples leva apenas açúcar. Mas, também é comum encontrar recheios mais elaborados, como aqueles que levam geleia, nutella e frutas.

Crepe Suzette

Além de sumo e raspas de laranja e tangerina, essa variação do crepe é feita com massa à base de manteiga, açúcar e calda de laranja flambada com licor francês.

Clafoutis

O clafoutis é um doce típico da França, feito a partir do cozimento de cerejas inteiras no forno com um irresistível creme de farinha, ovos, leite e açúcar. Fácil de fazer e nada enjoativo, o doce está muito presente no verão.

Existem ainda inovações, em que alguns franceses substituem a cereja por  qualquer outra fruta. Porém, o tradicional é aquele feito com cereja.

Gaufres

Esse doce típico da França é como se fosse um waffle, mas com algumas diferenças. Na França, ele tem cristais de açúcar na própria massa, ocasionado um sabor e crocância inconfundível.

Imagem mostra o gaufres que é um doce tipico da frança

O doce pode ser consumido no prato, com sorvete, coberturas e frutas ou mesmo puro.

Arroz Doce

Além de ser encontrado nas festas juninas do Brasil, o arroz doce também também está na lista de doces típicos da França. Inclusive, é um dos doces típicos mais tradicionais do país.

A única diferença é que os franceses não cozinham com leite condensado e nem misturam com leite de coco. Na França, o doce é feito com açúcar, leite e canela, ficando muito menos doce e enjoativo.

Iles Flottantes

Os ovos nevados franceses são disputadíssimos e fazem parte dos cardápios dos restaurantes, das prateleiras dos supermercados e das casas de todos os franceses.

Saboroso e delicado, o doce típico francês não necessita de muitos ingredientes. Bem fácil, o doce é feito a partir de um creme de baunilha, leite,açúcar, canela e clara em neve.

Saint Honoré

Este doce típico da França, trata-se de uma massa folhada crocante sob carolinas de massa choux, recheadas com creme de baunilha. 

Sua receita original foi criada em uma confeitaria na rua Saint Honoré.Em seguida, o preparo é coberto com caramelo e uma porção generosa de chantilly. 

Baba Au Rhum

O baba au rhum são bolinhos cobertos, geralmente, com chantilly e frutas, além de regados com xarope de rum. Seu preparo é simples e normalmente é montado em forma de cogumelo, mas tem todo um ritual para ser servido.

Imagem mostra o Baba Au Rhum, doce frances

O bolo que vem inteiro no prato só pode ser partido na hora de comer. Neste momento o rum é despejado por toda superfície do bolo, dando umidade e teor alcoólico ao doce.

Pain d’Épices

O Pain d’Épices, é um doce típico da França muito consumido no Natal.Consiste em um bolo de mel com especiarias como canela e cravo.

Bem conhecido como pão de mel, pode ser encontrado na versão similar ao bolo mesmo, de cortar com a faca ou ainda na forma de biscoito coberto de chocolate.

Mont Blanc

Este tradicional doce típico francês, nada mais é que suspiros recheados com chantilly e cobertos com creme de castanha portuguesa. O doce é finalizado com açúcar de confeiteiro polvilhado.

Caramel Au Beurre Salé

O caramelo de manteiga, encontrado em diferentes versões como pasta bisnaga ou bala, é um doce típico da França, fortemente caracterizado pela presença do sal.

Bebidas típicas da França 

Aqui está a lista que preparamos com as bebidas típicas da França mais famosas e tradicionais. Elas são um símbolo característico do país. Confira:

Coquetel Francês – Conexão Francesa

O coquetel típico da França chamado Conexão Francesa, é a primeira bebida típica da França que  apresentaremos para você.

O coquetel é preparado com uma parte de conhaque, um vinho destilado nascido na região de Cognac,na França, feito a partir de vinho branco de uva, que após fermentado adquire características mais requintadas e saborosas que o fazem destacar.

A outra parte do coquetel é preparada com licor italiano Amaretto, um licor de amêndoas normalmente usado como digestivo consumido em um copo pequeno após uma refeição.

Chouchen (Licor Francês Típico)

Ocupando a segunda posição na lista de bebidas típicas da França, o chouchen é uma espécie de hidromel produzido a partir da fermentação de uma mistura de água e mel, à qual é adicionado o suco de maçã.

Absinto

Entre todas as bebidas típicas da França, nenhuma está tão ligada à “Belle Époque” quanto o absinto, buscado como inspiração para luminares e boêmios das artes e letras.

Imagem mostra o absinto que é uma bebida típica da frança

A bebida de sabor anis é chamada “ Fada Verde”, por causa de sua cor, que é obtida pela destilação da erva de minhoca.

Licor Chartreuse

Com uma história interessante, o Chartreuse ocupa a quarta posição de bebidas típicas da França. Trata-se de um licor de alta graduação e sabor forte, que varia de doce a  picante, feito a partir de uma mistura de 130 ervas amassadas em álcool de uva e depois destiladas.

Coquetel Francês 75

O coquetel francês 75, um clássico do bar de coquetéis de gala, também está incluído entre as bebidas típicas da França.

O coquetel que homenageia a principal peça de artilharia do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial, foi criado em Paris no bar Henry, na época da Grande Guerra.

imagem mostra o Coquetel Francês 75, uma bebida tipica da França

O coquetel tornou-se popular no pós-guerra quando o dono do Harry ‘s New York Bar, na capital da França começou a fazê-lo com espumante francês e não com o conhaque normanda obtido através da destilação de cidra.

Gim, champanhe, açúcar e suco de limão são os ingredientes clássicos do coquetel francês 75.

Citron Pressé

O citron pressé, nada mais é que uma bebida típica da França não alcoólica feita com o suco de limão fresco.

Depois de servido, o consumidor adiciona gelo, açúcar e água no suco, ao seu gosto. Especialmente no verão a bebida é muito popular na França, Inglaterra e Bélgica.

Gimlet Francês

O gimlet é um coquetel típico da França, normalmente preparado com duas partes de gim e uma parte de suco de limão.

Francês 76

Depois do sucesso do Francês 75, os franceses criaram uma trilha de coquetéis com o mesmo nome que incluía o francês 76 e outros franceses numerados.

O Francês 76 é uma bebida típica da França deliciosa. Estamos falando de um coquetel com um sabor doce e azedo sensacional, preparado com duas partes de vodka, uma de champanhe,uma de suco de limão fresco, além de ¾ de xarope de açúcar de cana e gelo a gosto.

Beijo francês Martini

O coquetel Beijo Francês Martini é uma bebida típica da França do dia dos namorados. O Chambord, um licor preparado com framboesas, baunilha, mel e conhaque, é a base alcoólica deste coquetel refrescante.

Licor Cointreau

Uma das bebidas típicas da França mais populares no Natal é o Licor Cointreau. O licor é obtido por uma destilação tripla de uma maceração de cascas de laranjas secas doces e amargas.

Imagem mostra o Licor Cointreau um licor muito popular na França

O licor foi criado em 1875 por Édouard Cointreau na cidade de Angers.Seu processo de produção é secreto. A bebida quebrou barreiras e se espalhou pelo mundo.

Trata-se de um licor típico francês, conhecido mundialmente por seu requintado sabor de laranja.

Ciroc

O Ciroc é uma  bebida típica da França que, ao contrário da maioria dos tradicionais que vêm de batatas e grãos, é uma vodka francesa destilada de uvas produzidas no departamento de Charente.

Existem ainda outras versões, como a Baunilha Ultra Premium Francesa Ciroc que combina o sabor cremoso de baunilha fresca com a maciez do destilado.

Coquetel Francês 77

O Francês 77 é outro coquetel da lista de bebidas típicas da França baseada em gim e champanhe. Foi inaugurado pelos franceses na época da Grande Guerra.

No Francês 77 o gim e o espumante são acompanhados por licor de flor de ancião e suco de limão. É uma combinação doce e quente com um toque de acidez causado pela fruta cítrica.

Sucos típicos da França

Finalizando, a lista de bebidas típicas da França, os sucos naturais, assim como no Brasil, são indispensáveis pelos franceses, principalmente no café da manhã e em dias quentes e ensolarados.

Sendo assim, os principais sucos que você encontrará nos bares, restaurantes e cafeterias francesas, são:

  • Sucos de maracujá;
  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • melancia e tomate.

Vale lembrar que os sucos franceses variam também de acordo com as frutas da estação.

Curiosidades da comida francesa 

Os franceses são ensinados desde muito cedo a apreciar a sua culinária e se orgulhar dela. Os pratos típicos da França variam muito, de acordo com cada região, desde aqueles à base de carne aos pratos leves da cozinha mediterrânea.

No país, come-se geralmente três vezes ao dia, sem pequenos lanches nos intervalos. Algumas curiosidades mais interessantes da comida francesa, envolvem o consumo de alguns alimentos. 

Por exemplo, enquanto no Brasil os queijos são vistos como opção para petiscos e lanches, na França é muito comum vê-los entre as sobremesas após o almoço ou jantar.

Já os pães, frequentemente vêm como acompanhamento das refeições principais e não apenas na entrada. Sendo assim, você pode saborear ao máximo caldos e molhos que estão no prato.

O purê é algo bem comum nas receitas, tanto para adultos quanto para as crianças. E não se trata apenas do tradicional purê de batata, mas também de cenoura, abóbora, mandioca, jerimum, entre outros.

Os ingredientes principais da culinária francesa são berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e tomate picados.

E para finalizar as curiosidades da culinária francesa, vale ainda mencionar os pratos exóticos que levam rãs, caracóis e pombos. Esses pratos são verdadeiras iguarias no país.

Origem da comida francesa 

Além de cenários históricos, atrações culturais, e paisagens naturais belíssimas, há também outro motivo para você viajar para a França: a comida francesa.

Afinal, a França é responsável por  muitos dos pratos que são consumidos atualmente no Ocidente. E nada melhor que ter a chance de experimentar essas delícias em seu local de origem. Você concorda?

Quando falamos em gastronomia é raro não lembrar de imediato da comida francesa. Pois, durante a Idade Média a França foi referência em todo continente europeu por criar pratos que combinavam diversos ingredientes.

Além disso, o país também estabeleceu as categorias de prato como entradas, pratos principais e sobremesas, expandiu as regras de etiqueta à mesa e estimulou a criação de uma alta gastronomia.

Os pratos da culinária francesa influenciaram também a criação de outros, como em Portugal e na Itália. Mas, você sabe como surgiu a culinária francesa?

Existem três origens da comida francesa. A primeira delas está relacionada aos Celtas originários do território francês. Eles viveram na região por muitos séculos até a expansão do Império Romano.

Embora fossem várias tribos com culturas e tradições distintas entre si, eles compartilhavam muitos hábitos alimentares. 

Eles transformaram as refeições em verdadeiros banquetes e não podiam faltar bons vinhos. Sem falar das carnes assadas em diferentes pratos e guarnições.

A segunda influência gastronômica da França é a mediterrânea formada ao sul da França. Bastante sazonal, ela tem como base os peixes e frutos do mar de cada época do ano. Entretanto foi fortalecida pela cultura de pesca.

A terceira grande origem da comida francesa está na Normandia, um local que fica ao norte do país, onde historicamente a pecuária foi muito presente, principalmente o gado leiteiro.

Por esse motivo, a região incorporou os derivados do leite em várias receitas, e além disso, se tornou uma forte exportadora de queijo.

Algumas características se sobressaltam na comida francesa. As Principais são:

  • O uso recorrente de ervas aromáticas para preparar os alimentos;
  • A forte presença de harmonização entre pratos e bebidas. Especialmente, vinhos e espumantes.

Enfim, para os franceses a experiência de comer bem não está só na comida, mas engloba tudo que vai à mesa. Além disso, a França também se tornou referência quando o assunto é confeitaria. 

Portanto, ao visitar o país, você vai encontrar uma infinidade de doces com cores, sabores e formatos que será uma experiência única para o paladar. Vale a pena experimentar.

Perguntas frequentes sobre a comida francesa 

Qual é o prato típico da França?

São muitos os pratos típicos da França, fica difícil escolher apenas um. Portanto, entre os pratos que mais fazem sucesso na comida francesa estão o madeleine, ratatouille,croissant, macaron, profiterole, quiche lorraine e petit gateau.

Qual é o prato mais famoso da França?

Um dos pratos preferidos dos franceses é o magret de canard, feito com carne de pato e combina com vários ingredientes do azedo ao doce. Além disso, pode ser servido defumado, cozido e grelhado.

O que os franceses mais comem?

Além do magret de canard, outro prato que os franceses também adoram comer é o moules frites. Trata-se de um mexilhão com batatas fritas, simples, mas muito apreciado pelos franceses e presente em praticamente todos os tours gastronômicos no país.

Qual é a comida típica de Paris?

Assim como o magret de canard, o confit de canard também é um dos pratos típicos mais apreciados de Paris. O prato é feito com a coxa do pato e vem acompanhado por batatas douradas com alho