Culinária Polonesa: Pratos Típicos Para Experimentar

A culinária polonesa é uma mistura de tradições culinárias eslavas ocidentais e estrangeiras, baseada em pratos de preparação simples, mas de sabores muito agradáveis.

Ela passou por várias mudanças devido a acontecimentos históricos, e seus pratos típicos podem ser considerados uma atração turística à parte da Polônia.

Eles surgiram da mistura de vários costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas vizinhas.

Além disso, a culinária polonesa também utiliza uma enorme variedade de ingredientes. Sem falar do gosto e prazer que os poloneses sentem ao preparar suas refeições.

Porém, grande parte das pessoas que não sabem muito sobre a Polônia e vão ao país, geralmente têm bastante receio com relação à alimentação.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar um pouco sobre a culinária polonesa e seus pratos típicos, que tem uma grande influência da culinária francesa, turca, alemã, italiana, húngara, judaica e culinárias coloniais do passado.

Veja então, o que pedir em sua viagem pela Polônia, como o pierogi, o arenque, o queijo oscypeck, entre outros pratos tradicionais. Vem comigo.

Pratos da culinária polonesa

Imagem mostra pratos da culinária polonesa.

Os pratos típicos da culinária polonesa, em sua maioria tem repolho, batatas e ovos, que geralmente são servidos cozidos.

Ao visitar a Polônia, experimente o que puder da culinária local, que coincidentemente é bem semelhante com a culinária ucraniana. Confira:

1.Pierogi

Imagem de um dos pratos mais populares da culinária polonesa: o Pierogi.

Dentre todas as comidas típicas da culinária polonesa, este prato talvez seja o mais popular.

Trata-se de uma espécie de trouxinha de massa recheada com diferentes ingredientes. Este prato lembra muito um capeletti ou ravióli, e pode ser servido frito ou assado.

Seus recheios mais comuns são:

·Batata;

·Queijo;

·Chucrute;

·Carne moída;

·Frutas;

Sendo uma mistura de purê de batata com requeijão e cebola frita o mais tradicional dos recheios. Geralmente seu formato é uma meia lua, mas também podem ser retangulares ou triangulares.

Depois de preparada, a massa é cozida e depois, assada ou frita. Considerado um prato símbolo da Polônia, o Pierogi, ganhou até mesmo um festival na cidade de Cracóvia.

2.Arenque

Imagem de arenque, prato típico da culinária polonesa preparado com creme de leite e cebola em conserva.

Este prato da culinária polonesa é preparado com azeite e alho, ou creme de leite e cebola em conserva. Geralmente é servido como entrada, acompanhado de uma dose de vodca polonesa.

É importante você saber que o preparo do peixe não passa pelo cozimento em fogo. Sendo assim, o arenque é colocado em uma espécie de salmoura, e depois que ele é preparado para ser servido. Este peixe é delicioso e muito consumido na culinária holandesa também.

3.Goulash

O Goulash é um prato típico húngaro, porém pode ser encontrado em praticamente toda Europa Central, adaptado ao gosto de cada país.

Então, quando falamos da culinária polonesa, este prato contém carne, cebola, tomate, pimentão e tempero à base de sal, alho, pimenta e manjerona.

O prato nada mais é que um pedacinho de carne, geralmente de porco, bem temperado e muito saboroso. Pode ser acompanhado de pequenas panquecas de batata.

4.Sopa de Chucrute

Esse prato típico da culinária polonesa, é o mais famoso e mais tradicional. A sopa de repolho é uma delícia, especialmente durante o inverno.

O prato nada mais é do que repolho ralado e fermentado. Depois do preparo do chucrute, a sopa é feita com vários temperos, podendo levar cenouras e alguns pedaços de carne. Prato este delicioso muito consumido com algumas variações na culinária alemã.

5.Golabki

Este prato da culinária polonesa é muito parecido com os charutos árabes. É produzido a partir de carne de porco picada, cebola, cogumelos e arroz. Tudo isso enrolado em uma folha de repolho branco.

Existem ainda algumas variações deste prato, onde a carne de porco é substituída por frango, carne de carneiro, ou sem carne alguma mesmo.

O Repolho usado no preparo é cozido ou frito na gordura, e servido acompanhado de molho de tomate, champignon e pepino.

6.Bigos

Esse prato típico da culinária polonesa, chamado Bigos, está presente em muitas celebrações na Polônia. É impossível imaginar qualquer feriado no país sem esse prato de chucrute com repolho fresco.

Além do tradicional repolho, este prato leva vários tipos de carnes, salsichas, cogumelos secos, cebolas, bacon, ameixas secas e especiarias.

É servido acompanhado de batatas cozidas, ou de deliciosas fatias de pão de centeio.

7.Zurek: A sopa mais tradicional da culinária polonesa

Zurek, é provavelmente a sopa polonesa mais tradicional. Sua característica incomparável, está em seu sabor amargo.

Mas, não é um amargo como limão, é um sabor mais delicado e característico. Um tanto quanto exótica.

O caldo de centeio azedo feito de ervas e farinha, é fervido por algum tempo antes de acrescentar ovos cozidos, salsicha crua, linguiça defumada, batatas, cogumelos e bacon. É servido dentro de um pão grande e crocante.

8.Queijo Oscypek

Imagem mostra queijo oscypek, um dos pratos imperdíveis da Polônia para os amantes de queijo.

Esse é um dos pratos típicos mais imperdíveis da culinária polonesa. Trata-se de um queijo feito de leite de ovelha, e é muito saboroso, frio ou cozido.

Somente os queijos produzidos na região das montanhas Tatra, localizadas no sul da Polônia, na fronteira com a Eslováquia, podem ser chamados de Oscypek. É um prato de marca registrada.

Com certeza, os amantes de queijo precisam provar essa maravilha da culinária da Polônia. A maneira mais comum de comê-lo, é grelhado e servido com molho de cranberries ou morangos.

9.Kotlet schabowy

Essa comida típica da culinária polonesa é muito parecida com o schnitzel ausriáco. Trata-se de uma variação da costela ou lombo de porco à milanesa.

Nos dias de hoje, há também uma versão com frango. Os acompanhamentos para esta carne são batatas, repolho ralado e cozido e alguns vegetais, como por exemplo, beterraba e cenoura.

10.Kielbasa: Famosas salsichas da culinária polonesa

Imagem mostra tradicional salsicha da culinária polonesa.

Essas são as famosas salsichas da culinária polonesa. Além da grande variedade, elas também são feitas de tudo que você imaginar, de peru ao bisão.

A Cracóvia por exemplo tem a sua própria salsicha, temperada com pimenta e alho, chamada de Krakowska. Existe também a Kabanosy, uma salsicha fininha e seca, aromatizada com sementes de alcaravia.

11.Paczki

Esse tradicional pãozinho da culinária polonesa, têm cobertura de açúcar e recheios dos mais variados sabores, sendo o de morango o mais comum. Todo mundo adora um Paczki.

Ao visitar a Polônia, você vai encontrar o Paczki facilmente no país inteiro, em qualquer padaria que você for. É nada mais nada menos que o sonho polonês.

12.Zapiekanka: Uma maravilha da culinária polonesa

O Zapiekanka é uma comida típica polonesa de rua. E o melhor de tudo: é muito delicioso. O prato consiste em um pedaço fino de pão com cogumelo e uma grande variedade de cobertura.

Embora muitos acham que baguettes franceses e pizza italiana podem parecer semelhantes ao Zapiekanka, entretanto, para os poloneses, nada substitui o seu amado prato,

Com infinitas possibilidades de recheio, você vai encontrar esse prato em todos os cantos do país. Enfim, sempre que bater aquela fome, esta é uma das melhores comidas de rua da Polônia.

13.Rosol

Este prato da culinária polonesa é bem semelhante a sopa de galinha com macarrão ou o caldo de galinha brasileiro, sem dúvida, ela é muito tradicional.

Em sua versão polonesa não pode faltar: Frango, cebola, alho-poró, aipo verde, salsa, repolho e pimenta.

Em suma, é um prato perfeito para te aquecer do frio brutal no inverno

Café da manhã da culinária polonesa

Imagem mostra mesa farta de café da manhã na Polônia

Finalizando, quem está acostumado a viajar sabe bem que o café da manhã pode variar bastante em cada região e principalmente em países diferentes.  Sendo assim, o café da manhã da culinária polonesa, tem sempre presente:

· Chá ou café;

· Queijos;

· Ovos mexidos;

·Tomates;

· Presunto;

·Linguiça.

O país não fica para trás quando o assunto é café da manhã diferente, principalmente para os brasileiros.

O café da manhã polonês pode ser bem pesado, e, até mesmo, considerado um almoço para algumas pessoas.

Como você viu acima, ele contém ovos mexidos com salsicha caseira e panquecas de batata. Além disso, algumas versões ainda levam tomates, pepinos, cenoura e repolho.

Enfim, além dos pratos típicos da culinária polonesa, o país também oferece excelentes bebidas.

Geralmente, o café que as pessoas tomam em casa e nos escritórios na Europa, é bem diferente do servido no Brasil.

Entretanto, o chá polonês pode ser bastante gostoso. Tomar chá é um grande hábito da maioria dos europeus, logo os sabores encontrados pelo continente podem ter muitas variações.

Então, se você é apaixonado por chás, ao visitar a Polônia, não deixe de experimentar alguns, nas várias casas de chá espalhadas pelo país.

Outra bebida que é muito comum na Polônia são as vodcas. Além de acompanhar muitos pratos da culinária polonesa, ainda ajudam a esquentar durante o inverno. Mas, cuidado com os exageros.

E você, o que achou dos pratos típicos da Polônia? Deixe nos comentários qual deles mais chamou sua atenção, e se você já experimentou algum, compartilhe aqui como foi sua experiência.

Abraços!

Deixe uma resposta