Comida ucraniana, Veja 10 opções desta culinária incrível

A Ucrânia é um país com várias riquezas e uma cultura bem peculiar e um pouco complexa, a qual se reflete em alguns aspectos, como na sua culinária. Fato é que são poucas as pessoas que sabem quais são os pratos típicos da comida ucraniana.

No entanto, ainda que não seja muito conhecido, isso não quer dizer que não vale a pena experimentar, mas muito pelo contrário. A comida ucraniana costuma ter um preparo complexo, o que resulta em gostos únicos e particulares.

Quer saber um pouco mais sobre a comida ucraniana? Então é só conferir esse artigo até o final!

Comida típica da Ucrânia

A primeira coisa que você deve saber sobre a comida ucraniana é que, por lá, o almoço é a principal refeição do dia, mas ela é servida no meio da tarde. Fora isso, os processos de preparo costumam ser bem complexos.

Afinal, levam bastante ingredientes, com bastante etapas de aquecimento. Faz-se isso para ressaltar o gosto do alimento. Abaixo, citamos alguns dos alimentos mais comuns.

Borscht

Esse com certeza é um dos pratos ucranianos que mais representam o país, uma vez que ele é comum em todo o território nacional. Em suma, nada mais é que uma sopa que leva beterraba e tomate e, por isso, a sua coloração tem um tom vermelho bem forte.

Fora isso, a comida ainda leva uma combinação de vegetais e ervas, as quais devem ser fervidas juntas. O mais comum é a versão vegetariana do alimento. Contudo, a depender do local, pode levar carne de porco, por exemplo.

Imagem mostra o Borscht que é uma comida típica da Ucrania

Tradicionalmente, deve-se servir o prato com uma pequena porção de creme azedo, o qual também é comum em outras refeições salgadas.

Okroshka

Trata-se de outra sopa, mas que nesse caso é fria, já que ela é mais comum durante o verão. Então, devido a essa característica, a sua versão mais comum também é vegetariana, a qual deve levar alguns vegetais frios.

Nesse caso, o mais tradicional é o rabanete, cebolinha e pepino. Mas, a depender do local, leva batata ou ovo cozido. Fora isso, a sopa pode ser feita com água ou alguma outra bebida de base, como o kefir ou kvass. Então conforme vemos essa é uma iguaria da comida ucraniana.

Salo

Para quem é brasileiro, pode estranhar um pouco a refeição, uma vez que se trata de uma carne curada, feita do dorso do porco. No entanto, esse prato pode servir de entrada ou acompanhamento, mas não como prato principal.

O salo é uma comida bem gordurosa e, por isso, deve-se ter cuidado ao consumi-lo. E é justamente por esse motivo que é possível armazená-lo por bastante tempo.

Pampushky

A Ucrânia produz muito trigo, e isso respalda bastante na comida local. Uma das formas desse ingrediente é através dos pães, que são bem comuns. Inclusive, há bastante versões para experimentar, desde aqueles mais elaborados até os do dia a dia, como é o caso do pampushky.

Trata-se de um pão pequeno e macio, o qual é comum acompanhar manteiga de alho. Inclusive, é ainda mais comum que esse pão acompanhe a sopa comum do país: borscht.

Varenyky

Essa é uma outra comida ucraniana que leva trigo. Nada mais é que um bolinho onde a massa é feita de trigo, água e sal. Em relação ao seu recheio, não há limites. Pode ser tanto de batata, cebola, repolho, carne ou até cebola! É normal que o varenyky acompanhe o famoso creme azedo.

Imagem mostra o Varenyky que é um tradicional pastel na Ucrania

Holubtsi

Esse prato ucraniano é feito com folha de repolho e com recheio de arroz, que deve ser bem temperado com milho, cebola, carne e mais. No entanto, o grande segredo está no modo de preparo, uma vez que demanda certa paciência para formar os rolinhos sem que eles se desmanchem.

Banush

Feito de grãos de milhos cozidos, também é um clássico da Ucrânia. Na maioria das vezes, ele é coberto com porco, queijo e cogumelo. Como resultado, tem-se uma espécie de purê cremoso de milho, bem gostoso e com sabor de defumado este prato único da comida ucraniana.

Deruny

É uma panqueca de batata que pode ser bem simples, temperado apenas com sal, como levar alguma proteína, cogumelo, ervas ou cebola. É mais comum encontrar esse prato no norte do país, sendo tradicionalmente servido no café da manhã ou jantar.

Kotleta po-kyivsky

É o nome original do frango à Kiev. Nesse caso, o frango deve ser enrolado e levar recheio de várias especiarias. Mas, ao final, deve conter ovo e farinha de rosca. Dessa forma, fica mais crocante por fora. A receita pode ser frita em óleo ou assada no forno. Fica a critério.

Kutia

Para quem gosta de sobremesa, essa é uma comida ucraniana imperdível, já que é cerimonial e histórica. É mais comum em épocas como fim de ano, já que simboliza a união entre as gerações passadas e as futuras.

O doce deve ser feito com semente de trigo cozido por horas, até que eles se abram. Em seguida, deve-se adicionar semente de papoula triturada, mel, açúcar e nozes. Algumas adaptações levam creme de leite e amendoim. Enfim aqui estão listadas algumas opções da culinária ucraniana, espero que tenha gostado e veja também algumas curiosidades da Ucrânia.

Deixe uma resposta