Comida típica Holanda, quais os melhores pratos?

Por mais que você adore a Holanda e tenha muita vontade de conhecer, a verdade é que o país não é uma grande referência culinária. Afinal de contas, seus pratos típicos não costumam ser tão famosos por aí, então veremos aqui um pouco sobre a comida típica Holanda.

Mas, ainda que essa seja uma realidade, fato é que, ao visitar a região, você não pode deixar de provar alguns pratos super representam o país. Então, para saber quais são as opções, basta conferir os tópicos seguintes.

Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Comidas típicas da Holanda

Ainda que as comidas da Holanda não sejam tão populares, isso não quer dizer que não existem pratos dos quais você não pode deixar de provar. O país possui ingredientes bem típicos.

Imagem mostra o peixe arenque que é uma iguaria da culinaria holandesa

Dessa forma, além do tipo de preparo ser diferente, os gostos tendem a ser um tanto diferentes do usual brasileiro. Fora isso, se você pretende se mudar para a região ou apenas passar uma temporada, com certeza vai querer provar os pratos típicos.

Então, pensando nisso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre comida típica Holanda. Para conferir a nossa seleção, é só se manter atento aos próximos parágrafos.

Molho hollandaise

Não é propriamente um prato, e sim um molho. No entanto, como é uma das receitas mais influentes da região, não podemos deixar de citá-la. Ademais, ele é comum em diversos preparos.

Em suma, nada mais é que um molho à base de manteiga, mas que leva gema de ovo e suco de limão. Trata-se de uma emulsão de gordura e água, a qual é estabilizada pela gema de ovo.

Inclusive, o hollandaise é um dos “molhos-mãe” da culinária francesa, ainda que tenha raízes holandesas. Ademais, o molho pode ser temperado com sal e pimenta-do-reino ou pimenta caiena.

O molho holandês ainda pode ser usado como base para molhos secundários, como o molho mousseline, bérnaise, à la moutarde ou mesmo o molho maltaise.

Stamppot

Trata-se de um prato tradicional da Holanda que consiste em um purê de batata com diversos legumes e vegetais, como o espinafre, cebola e cenoura. Na maioria das vezes, ele é servido com rookworst, uma salsicha defumada.

Bitterballen

É uma espécie de petisco holandês, que é como se fosse uma coxinha ou pastel. Em suma, nada mais são que bolinhos com recheios que, na maioria das vezes, são de carne.

Imagem mostra o Bitterballen É uma espécie de petisco holandês, que é como se fosse uma coxinha ou pastel.

Fora isso, é comum que o bolinho acompanhe um molho de mostarda. E, apesar de ser bem saboroso, só tome cuidado ao provar, uma vez que ele costuma ser bem quente.

Batata frita

Por mais que seja uma comida simples e comum em diversos locais, não há como não citar a batata frita como sendo comida típica Holanda, uma vez que se trata de uma paixão nacional!

Imagem mostra a batata frita com molhos,  não há como não citar a batata frita como sendo comida típica Holanda, uma vez que se trata de uma paixão nacional!

Não é à toa que, em qualquer restaurante que você for, a sua comida virá acompanhada de uma porção de batata. Além disso, é possível comprar cones de batata e sair comendo enquanto anda pelas ruas.

Além do mais, a batata sempre acompanha a maionese. Em relação ao ketchup, não é tão comum. Você vai amar este prato.

Stroopwafel

É uma espécie de biscoito recheado com uma camada de caramelo, ideal para você tomar aquele café da manhã gostoso! Algo que os holandeses sempre fazem é colocar o stroopwafel por cima da xícara do café.

Imagem mostra o Stroopwafel, oito recheado com uma camada de caramelo, ideal para tomar aquele café da manhã gostoso! Sem duvidas uma iguaria da comida típica da holanda

Dessa forma, devido ao calor, o caramelo tende a derreter e cair no café, o que fica uma delícia. Você precisa experimentar.

Sopa de ervilha

Como o inverno na Holanda costuma ser bem rígido, é normal que elas tenham um alimento para se aquecer, não é mesmo? Então, a sopa de ervilha serve muito bem para esse propósito. Sem dúvidas é uma iguaria da comida típica Holanda, que você precisa conhecer.

Imagem mostra a sopa de ervilhas, Como o inverno na Holanda costuma ser bem rígido, é normal que elas tenham um alimento para se aquecer, não é mesmo? Pois é, a sopa de ervilha serve muito bem para esse propósito, sem dúvidas uma iguaria da comida típica Holanda.

Kibbeling

Em suma, nada mais é que um bacalhau em cubos, empanado e frito. Por padrão, ele é sempre servido com um molho à base de alho ou de molho tartar. Contudo, é possível que você encontre esse mesmo prato com outros peixes.

Por ser uma espécie de petisco, é comum você vê-lo à venda em feiras ou em barraquinhas, por exemplo. Mas, de qualquer forma, vale muito a pena a experiência. Você vai se apaixonar.

Haring

Este, talvez é o prato mais diferente da Holanda que você já ouviu falar. Por lá, se tem o costume de comer o arenque (haring) cru. No entanto, ele pode vir acompanhado de picles e cebola. Vale a pena experimentar este peixe muito consumido também na culinária polonesa e de sabor único.

Haring Esse é, talvez, o prato mais diferente da Holanda. Por lá, se tem o costume de comer o arenque (haring) cru, sem duvidas uma iguaria da comida típica da holanda

Esse prato é mais comum em alguns feriados típicos.Contudo, como é um costume na Holanda, mesmo em barracas é possível que você encontre esse prato à disposição.

Kroket

Esse é um prato tão típico que o próprio McDonald ‘s tem um lanche no menu que se chama “Mc Kroket”. Nada mais é que um croquete de carne. Bem parecido com o que se tem aqui no Brasil. No entanto, aqui estamos falando da iguaria da comida típica Holanda.

Frikandel

É como se fosse uma salsicha de carne. Pode ser comido tanto sozinho como dentro de um pão. Fora isso, é comum que ele acompanhe molho de curry. Você também vai gostar de saborear este prato.

Também é comum que você veja esse aperitivo sendo vendido em supermercado. Mas, por padrão, todos devem ser acompanhados com algum molho, seja de mostarda ou de maionese.

Lanches e petiscos da comida típica holandesa

A comida holandesa tradicional não inventa moda. Com uma série de lanches e petiscos, a cozinha holandesa é pé no chão e bem saudável. Confira:

Kaas é o queijo da comida típica da Holanda

Simplesmente queijo. Mas, não é qualquer queijo, e sim queijo holandes. Conhecido em português como Gouda, este queijo redondo é sinônimo de Holanda e você não pode visitar o país sem experimentá-lo, pois é um ícone da comida típica da Holanda.

Imagem mostra o queijo gouda, muito consumido na Holanda.

Kaassoufflé

O kaassoufflé é um petisco de comida holandesa, empanado e envolto numa massa que deve ser fina. O queijo vem quentinho e derretido, fazendo a alegria de muitas pessoas.

Ele pode ser servido em tamanhos menores como um petisco, mas também pode ser encontrado em tamanhos maiores e até como recheios de sanduíches.

Haring (Arenque)

O arenque é um tradicional petisco da culinária holandesa, que deve ser comido com as mãos. É só levantar o queixo e deixar o peixinho deslizar suavemente garganta abaixo. Aqui refiro-me ao petisco da comida típica da Holanda e não ao prato principal como mencionado antes

Kibbeling

Encontrados em trailers nas feiras ou nas ruas, esse petisco holandês são pequenos pedaços de filet de peixe empanados e fritos.

Imagem mostra o Kibbeling que é muito comum na comida holandesa

Essa estrela holandesa vem acompanhada do molho à sua escolha: cocktail, alho ou maionese. Além disso, é uma ótima opção para o almoço também.

Brabantse worstenbroodjes

Típicos da região de Brabant na Holanda, esses pãezinhos recheados de salsichas são uma delícia.

Eles parecem pequenos cachorro-quentes caseiros, mas a tradição vem de longa data. Inclusive existe até um campeonato anual para escolher o melhor pãozinho.

Doces típicos da Holanda 

Os doces típicos da Holanda, contém pouco açúcar. São doces bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Mas, vale a pena experimentar para conhecer a cultura local. Escolha o seu doce preferido e aprecie o melhor da Holanda.

Poffertjes é a panqueca da comida típica da Holanda

Essas pequenas panquecas típicas da Holanda tem gostinho de conforto e quero mais. São servidas com açúcar de confeiteiro e manteiga, tradicionalmente. Mas, você pode inovar colocando calda de chocolate derretido, caramelo, entre outros.

Existem várias lojas especializadas em panquecas pelas cidades holandesas. Além disso, é possível encontrá-las nas típicas feiras de rua.

Oliebol é o sonho da comida típica da Holanda

O Oliebol é um dos doces típicos da Holanda que parece um sonho brasileiro. Esse bolinho doce é frio e servido tipicamente na virada do ano.

Contudo, em meados de dezembro eles já aparecem nas barraquinhas espalhadas pelas ruas da Holanda. O bolinho é coberto com açúcar de confeiteiro, e na massa pode ter uvas passas.

Soesje

O Soesje é nada mais nada menos que o famoso Profiterole francês. Aquelas deliciosas bolinhas aeradas, recheadas com creminho e uma calda de chocolate sensacional por cima.

Os holandeses chamam o doce de Soesje, e ficam chateados quando você diz que são profiteroles.

Apple Tart é a torta da comida típica da Holanda

A famosa torta de maçã, aquela que dispensa qualquer apresentação, é um dos doces típicos da Holanda que todo mundo conhece. Essa torta é de comer rezando.

Existe uma loja especializada nessa iguaria em Amsterdam, e que faz fila toda semana por uma fatia de torta. A loja atrai centenas de turistas todos os dias e, são vendidas mais de 640 fatias por dia.

A massa da Apple Tart é deliciosa e levinha, o recheio bem servido e o creme em cima é divino. Você precisa experimentar.

Pão com manteiga e hagelslag

Um dos doces típicos da Holanda para todas as horas e momentos é o pão com manteiga hagelslag. Os holandeses amam comer pão com manteiga e granulado por cima.

Existem ainda variações de formato e sabores do doce no mercado, sendo o de chocolate puro o mais comum deles, que é uma relíquia da comida típica da Holanda.

Tompoes

Esse é um dos doces típicos da Holanda, que basta uma olhadinha no mercado para encontrá-lo. Pois, ele é bem típico mesmo.

O tompoes é feito de uma camada de massa folhada, uma camada bem generosa de pudim de baunilha, mais uma camada de massa folhada e finalizado com um creminho rosa.

O famoso  doce que existe desde os primórdios do século XIX até hoje faz a cabeça dos holandeses.

Bebidas típicas da comida típica da Holanda

Considerando viajar para Holanda? Então você precisa saber quais são as bebidas típicas da culinária holandesa, para experimentar sabores típicos dos Países Baixos, além de ser uma ótima opção de presente. Confira:

Cerveja é bem popular na comida típica da Holanda

Uma das bebidas típicas da culinária holandesa é a cerveja. O país é famoso por sua cerveja.

Imagem mostra a cerveja, que é muito consumida na culinária holandesa

As cervejas Pale compõem a maioria das cervejas da Holanda, embora exista uma série de outras especialidades, como witbier, por exemplo. Além disso, as famosas marcas holandesas incluem a Heineken, a Amstel e a Grolsch.

Jenever

Essa bebida típica da Holanda é um gin feito de bagas de zimbro. A bebida é considerada uma forma inicial do gin moderno com o qual estamos familiarizados nos dias de hoje.

Além disso, o jenever também é citado como inspirador da expressão “coragem holandesa”.

Oranjebitter

Essa é uma das bebidas típicas da Holanda criada por volta de 1600. Esse ligor de laranja amarga é a bebida favorita no Dia do Rei

Pois, em um dia que estamos vestidos de laranja dos pés à cabeça só podia ter uma bebida seguindo o dress code.É um licor muito saboroso, embora seja amargo e um tom mais seco.

Bruidstranen

Essa bebida é um tradicional presente de casamento, temperado com canela, conhecido como Goldstrike pois tem flocos de ouro de 24 quilates dentro.

Além disso, dizem que quando o casal briga a esposa deve dar uma taça ao marido para que ele se lembre das lágrimas que ela derramou no casamento. É uma bebida muito gostosa.

Advocaat é o licor na comida típica da Holanda

Os licores são excelentes bebidas típicas da Holanda, para você experimentar quando estiver no país. 

O  advocaat é um licor cremoso feito com ovo ,açúcar e conhaque. A bebida tem um sabor suave que lembra um pouco a amêndoa.

Schrobbele

Essa é uma bebida típica da Holanda, que foi invenção dos anos 70 da região sul do país. Trata-se de um licor condimentado, com gosto de alcaçuz e mais docinho.

Para quem gosta do sabor é importante ficar atento. Pois, é uma bebida muito fácil de apreciar e, quando ver, o álcool já subiu.

Ingredientes da comida típica da Holanda

A culinária holandesa tem uma longa tradição no que se refere às receitas ou às combinações dos pratos. Os ingredientes locais mais usados nas receitas são:

  • Produtos lácteos;
  • Cereais;
  • Carnes;
  • Legumes;
  • Frutas e peixes.

Existe também influências de outras culinárias na comida holandesa. Muitos ingredientes trazidos da Indonésia são usados pelos holandeses.

Além disso, existem também lojas especializadas em ingredientes exóticos que oferecem também legumes e frutas importadas. Os holandeses também gostam muito de coisas doces

Vale a pena experimentar a comida típica da Holanda?

Eu diria que vale sim, pois gosto de experimentar novos sabores. E as opções que comi da culinária holandesa, são sensacionais e eu recomendaria sim para qualquer pessoa.

Qual a comida típica de Amsterdam?

Uma comida típica de Amsterdam é o Kibbeling, peixe fresco empanado e frito. Trata-se de um tipo de bacalhau, que eles cozinham frescos sem salgar e secar. Os holandeses fazem postas deste peixe, empanam com farinha e leite e depois  fritam.

O que os holandeses comem no almoço?

O almoço holandês é super prático, composto por pães ou sopa. As sopas mais populares são a de tomate, ervilha e champignon.

Quais são os hábitos alimentares e costumes dos holandeses?

Não levar marmita para o trabalho são um dos hábitos alimentares e costumes dos holandeses.Leva-se pão ou um saquinho de sopa. Além disso, beber leite ou chá no almoço também é uma prática holandesa.

Deixe uma resposta