Comida típica Holanda, quais os melhores pratos?

Por mais que você adore a Holanda e tenha muita vontade de conhecer, a verdade é que o país não é uma grande referência culinária. Afinal de contas, seus pratos típicos não costumam ser tão famosos por aí, então veremos aqui um pouco sobre a comida típica Holanda.

Mas, ainda que essa seja uma realidade, fato é que, ao visitar a região, você não pode deixar de provar alguns pratos super representam o país. Então, para saber quais são as opções, basta conferir os tópicos seguintes.

Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Comidas típicas da Holanda

Ainda que as comidas da Holanda não sejam tão populares, isso não quer dizer que não existem pratos dos quais você não pode deixar de provar. O país possui ingredientes bem típicos.

Imagem mostra o peixe arenque que é uma iguaria da culinaria holandesa

Dessa forma, além do tipo de preparo ser diferente, os gostos tendem a ser um tanto diferentes do usual brasileiro. Fora isso, se você pretende se mudar para a região ou apenas passar uma temporada, com certeza vai querer provar os pratos típicos.

Então, pensando nisso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre comida típica Holanda. Para conferir a nossa seleção, é só se manter atento aos próximos parágrafos.

Molho hollandaise

Não é propriamente um prato, e sim um molho. No entanto, como é uma das receitas mais influentes da região, não podemos deixar de citá-la. Ademais, ele é comum em diversos preparos.

Em suma, nada mais é que um molho à base de manteiga, mas que leva gema de ovo e suco de limão. Trata-se de uma emulsão de gordura e água, a qual é estabilizada pela gema de ovo.

Inclusive, o hollandaise é um dos “molhos-mãe” da culinária francesa, ainda que tenha raízes holandesas. Ademais, o molho pode ser temperado com sal e pimenta-do-reino ou pimenta caiena.

O molho holandês ainda pode ser usado como base para molhos secundários, como o molho mousseline, bérnaise, à la moutarde ou mesmo o molho maltaise.

Stamppot

Trata-se de um prato tradicional da Holanda que consiste em um purê de batata com diversos legumes e vegetais, como o espinafre, cebola e cenoura. Na maioria das vezes, ele é servido com rookworst, uma salsicha defumada.

Bitterballen

É uma espécie de petisco holandês, que é como se fosse uma coxinha ou pastel. Em suma, nada mais são que bolinhos com recheios que, na maioria das vezes, são de carne.

Imagem mostra o Bitterballen É uma espécie de petisco holandês, que é como se fosse uma coxinha ou pastel.

Fora isso, é comum que o bolinho acompanhe um molho de mostarda. E, apesar de ser bem saboroso, só tome cuidado ao provar, uma vez que ele costuma ser bem quente.

Batata frita

Por mais que seja uma comida simples e comum em diversos locais, não há como não citar a batata frita como sendo comida típica Holanda, uma vez que se trata de uma paixão nacional!

Imagem mostra a batata frita com molhos,  não há como não citar a batata frita como sendo comida típica Holanda, uma vez que se trata de uma paixão nacional!

Não é à toa que, em qualquer restaurante que você for, a sua comida virá acompanhada de uma porção de batata. Além disso, é possível comprar cones de batata e sair comendo enquanto anda pelas ruas.

Além do mais, a batata sempre acompanha a maionese. Em relação ao ketchup, não é tão comum. Você vai amar este prato.

Stroopwafel

É uma espécie de biscoito recheado com uma camada de caramelo, ideal para você tomar aquele café da manhã gostoso! Algo que os holandeses sempre fazem é colocar o stroopwafel por cima da xícara do café.

Imagem mostra o Stroopwafel, oito recheado com uma camada de caramelo, ideal para tomar aquele café da manhã gostoso! Sem duvidas uma iguaria da comida típica da holanda

Dessa forma, devido ao calor, o caramelo tende a derreter e cair no café, o que fica uma delícia. Você precisa experimentar.

Sopa de ervilha

Como o inverno na Holanda costuma ser bem rígido, é normal que elas tenham um alimento para se aquecer, não é mesmo? Então, a sopa de ervilha serve muito bem para esse propósito. Sem dúvidas é uma iguaria da comida típica Holanda, que você precisa conhecer.

Imagem mostra a sopa de ervilhas, Como o inverno na Holanda costuma ser bem rígido, é normal que elas tenham um alimento para se aquecer, não é mesmo? Pois é, a sopa de ervilha serve muito bem para esse propósito, sem dúvidas uma iguaria da comida típica Holanda.

Kibbeling

Em suma, nada mais é que um bacalhau em cubos, empanado e frito. Por padrão, ele é sempre servido com um molho à base de alho ou de molho tartar. Contudo, é possível que você encontre esse mesmo prato com outros peixes.

Por ser uma espécie de petisco, é comum você vê-lo à venda em feiras ou em barraquinhas, por exemplo. Mas, de qualquer forma, vale muito a pena a experiência. Você vai se apaixonar.

Haring

Este, talvez é o prato mais diferente da Holanda que você já ouviu falar. Por lá, se tem o costume de comer o arenque (haring) cru. No entanto, ele pode vir acompanhado de picles e cebola.

Haring Esse é, talvez, o prato mais diferente da Holanda. Por lá, se tem o costume de comer o arenque (haring) cru, sem duvidas uma iguaria da comida típica da holanda

Esse prato é mais comum em alguns feriados típicos.Contudo, como é um costume na Holanda, mesmo em barracas é possível que você encontre esse prato à disposição.

Kroket

Esse é um prato tão típico que o próprio McDonald ‘s tem um lanche no menu que se chama “Mc Kroket”. Nada mais é que um croquete de carne. Bem parecido com o que se tem aqui no Brasil. No entanto, aqui estamos falando da iguaria da comida típica Holanda.

Frikandel

É como se fosse uma salsicha de carne. Pode ser comido tanto sozinho como dentro de um pão. Fora isso, é comum que ele acompanhe molho de curry. Você também vai gostar de saborear este prato.

Também é comum que você veja esse aperitivo sendo vendido em supermercado. Mas, por padrão, todos devem ser acompanhados com algum molho, seja de mostarda ou de maionese.

Vale a pena experimentar a comida típica da Holanda?

Eu diria que vale sim, pois gosto de experimentar novos sabores. E as opções que comi da culinária holandesa, são sensacionais e eu recomendaria sim para qualquer pessoa.

Deixe uma resposta