Comida Típica da França, 10 melhores pratos desta culinária

A França é um dos países mais influentes, junto com a Itália, na gastronomia mundial. Sendo assim, seus pratos estão difundidos em todas as culturas dos países do mundo. Mas, afinal, você sabe quais são os 10 principais pratos da culinária francesa? Então mostraremos o melhor da comida Típica da França.

Toda pessoa que pretende viajar para a França ou ir em um restaurante francês, precisa com antecedência conhecer a culinária fascinante deste país. Por isso, selecionamos alguns dos principais pratos para você conhecer e, caso queira, fazer e se deliciar.

Principais Pratos da Culinária Francesa

Uma das principais curiosidades sobre a culinária francesa é que muitos dos nomes são bem difundidos no Brasil. E, com isso, com certeza você irá reconhecer alguns nomes. Então vamos conhecer alguns pratos:

Ratatouille

Este prato é famoso pelo filme de 2006/2007 lançado pela Disney. Contudo, seu nome não é por causa do pequeno rato do filme. Na verdade, refere-se a clássica receita francesa provençal, feita com legumes, a qual pode ser fria ou quente, com algum acompanhamento ou só.

Na França, existe a província de Nice, e este prato tem origem no local. E traduzindo do Francês, a palavra “Rata” significa “Comida” e Touille significa “Mexida”. Sendo assim, o nome significa literalmente: Comida Mexida, sendo cozinhada por várias horas e isso deixa este prato da comida Típica da França muito saboroso.

Imagem mostra a ratatouille que é a clássica receita francesa provençal, feita com legumes, a qual pode ser fria ou quente, com algum acompanhamento ou só.

Croissant

Como chamamos aqui no Brasil, “Croassã”, ou em Portugal, “Croassão”, é uma pequena massa em formato de meia-lua, feito com alguns ingredientes comuns, podendo ser: Sal, Leite, Açúcar, Fermento, Manteiga, Farinha e Ovo pincelado.

A tradução do nome Croissant, significa “Crescente”, e antes de se chamar assim, tinha por nome Viennoiserie. Contudo, somente por volta do ano de 1770 que veio a se popularizar na França, após Maria Antonieta provar o prato e se tornar rainha, difundido como um prato que amava.

Imagem mostra o Croissant um tradicional alimento da Comida Típica da França

Petit Gateau

Trata-se da famosa sobremesa, a qual é muito comum de se ver em diversos restaurantes no Brasil. Em suma, esse pequeno bolo de chocolate cascudo, com recheio cremoso deve acompanhar uma bola de sorvete.

A tradução literal do seu nome é Petit, que significa “Pequeno”, e Gateau que é algo como “Bolo”, onde, de forma literalmente, significa: Pequeno Bolo.

Imagem mostra o Petit Gateau, Trata-se da famosa sobremesa, a qual é muito comum de se ver em diversos restaurantes no Brasil. Em suma, esse pequeno bolo de chocolate cascudo, com recheio cremoso deve acompanhar uma bola de sorvete. Uma Comida Típica da França muito tradicional

Madeleine

Se você for em algum restaurante Brasileiro, com certeza vai estar escrito “Madalena”, no entanto, o nome é Madeleine. Esses biscoitos têm forma de concha, e sua origem provém de Lorraine, que se situa ao nordeste da França.

Essa receita leva algumas nozes e condimentos, como por exemplo, a mistura de Farinha, Fermento, Ovos, Açúcar e Manteiga. E após isso, deve-se levar ao forno e assada. Algumas pessoas gostam de colocar raspa de limão em cima em formas de conchas, apesar de não ser algo tão comum.

Imagem mostra Madeleine que é um doce muito comum na comida típica da França

Macaron

Seu nome Macarons provém do Italiano “Maccherone”, e sua transliteração significa Massa Fina, sendo assim, não confunda com o Macarrão. Diz a lenda que, os franceses importavam muitas farinhas de amêndoa da Itália, e com essa difusão, criou-se um biscoito simples, contudo muito gostoso essa iguaria da comida Típica da França.

Imagem msotra o macaron, um um doce muito comum na culinária francesa

Profiterole

Muitas pessoas no Brasil gostam de tentar pronunciar este nome, ou soltá-lo. Entretanto, não sabem que essa palavra é referente a uma sobremesa feita com uma massa de açúcar, recheada com cremes variados, caldas ou sorvetes.

Este doce se tornou muito popular na França na metade do século XVI, e passou a ser considerado uma iguaria. No Brasil existem as Carolinas, um tipo “abrasileirado” de profiterole, e que usa a mesma massa como base, porém, a versão Brasileira é bem mais doce e pesada.

Imagem mostra o Profiterole, uma sobremesa feita com uma massa de açúcar, recheada com cremes variados, caldas ou sorvetes.

Poulet Frites

Este prato é bem simples, porém, é muito difundido na modernidade na França. A sua tradução literal é Frango Frito ou Assado. Este prato é muito antigo, e durante os séculos foi muito consumido pela população francesa, e no Brasil… é consumido sempre aos finais de semana.

Cassoulet

O prato Cassoulet ou Caçulé (no Brasil), tem sua origem na região da França das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Seus primeiros registros datam-se da região de Languedoc-Roussillon. Então aqui estamos falando da comida Típica da França, porém muito semelhante a um prato muito consumido no Brasil.

Mas, afinal, o que é Cassoulet? A resposta é bem simples: Feijoada! A diferença para a brasileira é que a francesa usa feijão branco, e tem alguns toques regionais franceses, onde eles cobrem com farinha e pão gratinado e tipos de carnes não suínas.

Magret de Canard

A tradução de Magret de Canard é bem simples: peito de Pato, sendo ele feito bem macio e suculento, podendo ser também feito de Ganso. O prato é enriquecido com camadas de gordura recobrindo-o, e normalmente é consumido seguido de um bom vinho Francês.

Crepe

Este prato foi muito difundido no Brasil, e até adaptado (como por exemplo a Crepioca), e seu significado provém do latim “Crispus”, que significa Crespo. Este prato é um tipo de panqueca, que é feita de farinha de trigo, ovos e leite. É uma massa fina no fundo de uma frigideira, pincelada com ovos e usada manteiga ou outro tipo de gordura.

Imagem mostra um crepe, alimento muito consumido na França

Conclusão sobre a Comida Típica da França

Como você pode ver, a cultura Brasileira, por ter sido miscigenada, trouxe para nossa mescla, a difusão de vários tipos de pratos de todo o mundo. No entanto, a culinária francesa e seus nomes se tornaram muito populares, onde a maioria dos seus pratos são conhecidos e consumidos por nós brasileiros e portugueses.

Deixe uma resposta