Comida típica italiana: Quais os melhores pratos?

Não tem como ir à Itália sem ter experimentado a comida típica italiana. Afinal de contas, ainda que o país seja muito conhecido pela sua beleza arquitetônica, a sua gastronomia é algo de grande influência em todo o mundo. Trata-se de um clássico da cozinha internacional

Ou seja, podemos afirmar que os pratos típicos da comida italiana vem conquistando e ganhando o coração e o paladar do mundo inteiro, inclusive dos brasileiros. Em suma, é muito difícil você encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato italiano, que se estende desde massas até sobremesas deliciosas.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre alguns pratos da comida típica italiana que você não pode deixar de experimentar. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Conheça também os melhores pratos da comida mexicana, que vão te deixar com fome.

As massas italianas preferidas dos brasileiros

Inicialmente, selecionamos três massas típicas da comida italiana, que os brasileiros adoram. Confira:

Pizza

A pizza é uma comida típica italiana favorita dos brasileiros.

De todas as massas da comida típica italiana, com certeza a pizza é a mais conhecida, em todas as regiões do mundo.Em suma, a sua invenção aconteceu ao sul da Itália, em 1889, a qual se tornou muito popular no restante do país, ao final do século XX.

No entanto, como é mundialmente famosa, cada região do globo adaptou de acordo com a sua cultura, com diferentes ingredientes. No entanto, a primeira pizza Margherita da Itália foi feita em Nápoles, por Raffaelo Esposito. A pizza foi feita em homenagem à rainha Margherita, que visitava a região.

Lasagna

Delícia da comida típica italiana

Outro alimento que os brasileiros adoram, mas que também é uma comida típica italiana. E, inclusive, essa é uma das receitas mais antigas. No entanto, de acordo com alguns livros, a origem deste prato pode ser grega ou inglesa, apesar de que foi a Itália quem a aprimorou. A lasagna tradicional deve ser feita com molho de carne moída, mas há versões que são ainda mais gostosas.

Spaghetti

Spaghetti italiano

Outra comida típica italiana que os brasileiros adoram. É possível servir o spaghetti com vários molhos, apesar de o mais comum ser o ragu, um molho vermelho com carne moída. No entanto, apesar de ser muito comum na Itália, esse é um prato criado pelos árabes, mas que foi transportado para a Sicília no século IX.

Foi só depois disso que se tornou um dos centros mais importantes de fabricação da massa. E, hoje, é um dos alimentos mais típicos da região.

Comida típica italiana: Massas

A comida típica da Itália é muito famosa. Portanto, existem variações das massas no mundo inteiro. Ou seja, agradam desde os paladares mais simples, até os mais exigentes. São Elas:

Ravioli um dos melhores pratos da comida típica italiana

Comida típica italiana: Ravioli

O Ravioli é uma outra comida típica italiana, mas que também é bem comum de se consumir no Brasil. Em suma, é como se fossem mini pastéis recheados com vários ingredientes. Eles devem ser cozidos, mas a massa deve ser feita de ovo e farinha de trigo. Esse é um prato que foi criado na Sicília, ao sul da Itália, no século XII.

Mas, a princípio, o ravioli não levava recheio. Apenas com o passar do tempo é que foi ganhando novas formas e recheios, com ervas, queijos e carnes.Uma dica para os que querem experimentar esse prato, é procurar por uma trattoria, que são restaurantes simples e familiares, mas que tem ótimas opções deliciosas.

Risotto

Risoto italiano

Já o risoto é um dos alimentos da comida típica italiana que tem bastante variação de ingredientes. Em suma, surgiu ao norte da Itália, no século XI. Ele deve ser feito com um arroz especial, a fim de dar um aspecto mais cremoso para o prato. De todos, o mais famoso é o risotto milanês, que surgiu em Milão no ano de 1574.

Bucatini all’amatriciana

Esse é um prato típico de Amatrice. Em suma, trata-se de uma massa longa, com um buraco no meio, semelhante a um spaghetti mais grosso. Em relação ao molho, ele deve ser feito a base de tomates, guanciale e queijo pecorino.

Arancino

Bolinho de arroz italiano

Nada mais é do que um bolinho de arroz italiano, sendo mais comum na região da Sicília. Na grande maioria das vezes, o seu recheio é de molho vermelho de carne e queijo. No entanto, deve ser empanado com massa de farinha e água e, em seguida, fritar.

Comida típica Italiana: Carnes

Bistecca alla Fiorentina

Bisteca

Essa é uma comida típica italiana mais comum na região da Toscana. Em suma, é uma bisteca de gado de Firenze.Ou seja, um T-bone de 4 a 6cm de altura, que deve ser grelhado. O ideal é que seja mal passado, mas servido com salada.

A comida tornou- se mais popular no século XVII, em Florença, durante as festas de São Lourenço. A dica para comer um prato tradicional é procurar por uma trattoria ou osteria.

Polpettone um delicioso prato da comida típica italiana

Nesse caso, é um tipo de bolinho de carne moída recheada. No entanto, em relação ao recheio, ele pode variar de acordo com cada região. Fora isso, é possível servir de várias formas, com molho, ou frutos como aperitivos.

Cotoletta alla milanese

Trata-se de um bife de bisteca de vitela, empanado e frito na manteiga. É mais comum na região da Lombardia, a qual deve ser servida com batatas assadas e rodelas de limão.

Lanches e aperitivos da comida típica italiana

Conheça os lanches e aperitivos da comida típica da Itália que você precisa experimentar quando for ao país. São eles:

Olive Ascolane

O aperitivo da comida italiana trata-se de grandes azeitonas verdes, recheadas, empanadas e fritas. O recheio é preparado com uma mistura de carnes de boi, frango e porco, temperos, farinha de rosca e queijo parmesão

Imagem mostra o Olive Ascolone que é um aperitivo da comida italiana

Esse prato típico da região de Marche, é tão comum na Itália que em todo supermercado é possível encontrá-los no setor de congelados.

Piadina Romagnola

A piadina romagnola é um pão fininho feito com farinha de trigo, água, sal, fermento, e frito na frigideira. Típico da região da Emilia Romagna, a piadina é servida como um sanduíche recheado.

O lanche é super popular no país, e pode ser encontrado em todo lugar. Inclusive, você vai encontrar em qualquer supermercado pacotes de piadina para fazer em casa. Com recheio de atum, cebola e queijo, fica maravilhoso.

Doces típicos da Itália

Não dá pra falar de comida italiana, sem pensar nos doces típicos da Itália. Essas sobremesas são deliciosas e irresistíveis. É pura perfeição. Confira:

Cannolo

O cannolo é um dos doces italianos mais famosos no mundo. É um canudo de massa crocante recheado com creme doce de ricota de leite de ovelha, podendo ter cerejas, pistache e gotas de chocolate.

Tiramisù

O tiramisù é um doce típico da Itália super conhecido e tradicional à base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone. 

Imagem mostra o tiramussu que é um doce tipico da comida italiana

Essa sobremesa é deliciosa e seu nome significa puxa-me para cima. É a sobremesa italiana preferida de muitos e pode ser encontrada em quase todos os restaurantes italianos.

Gelato 

O famoso gelato italiano, sem dúvida alguma, é uma das comidas típicas mais famosas do país e adoradas pelo mundo todo.

Quando surgiu, era uma sobremesa restrita aos nobres e foi servido em 1533 no casamento da Catarina de Médicis e Henrique II em Paris. Provavelmente a partir daí começou a adoração pelo sorvete que é popular no mundo inteiro.

Caso esteja de passagem pela Itália e queira provar os melhores gelatos, a dica é procurar pelas gelateiras artesanais, aquelas bem pequenas onde você vai encontrar a melhor qualidade. É tudo caseirinho.

Struffoli é omelhor doce da comida típica italiana

O struffoli é um doce típico da Itália que não é muito conhecido. É um doce feito no Natal, principalmente em Nápoles. É frito e leva uma cobertura de mel e confete coloridos, muito encontrado nas padarias italianas na época do natal.

Bebidas típicas da Itália

Se você também é daquelas pessoas que gostam de bebidas, tenho certeza que você vai amar a seleção de bebidas típicas da Itália que elaboramos para você. Elas são sucessos em muitos bares. Veja:

Negroni

Uma das principais bebidas típicas da Itália é o negroni, criado em 1919, pelo Conde Camillo Negroni, que teve a brilhante ideia de adicionar um toque de gin no lugar da água com gás do seu Americano.

Esse tradicional coquetel da Itália é composto por gin, vermute rosso vermelho semidoce e campari, enfeitado com cascas de laranja. Também é comum adicionar uma fatia de laranja no copo para realçar o sabor cítrico, neste que é uma das melhores bebidas da comida típica italiana.

Limoncello

Essa bebida típica italiana é um licor de limão feito a partir de raspas da fruta,álcool, açúcar e água. Embora seja semelhante com a caipirinha brasileira, ele se diferencia por ser mantido no congelador para ser consumido geladinho.

Imagem mostra o limoncello que e uma bebida tipica da italia

Garibaldi

O Garibaldi é uma bebida típica da Itália composta por campari e suco de laranja. Seu nome é uma homenagem ao italiano revolucionário Giuseppe Garibaldi.

Geralmente o drink é servido no copo old fashioned, tradicional para servir whisky, além disso é decorado com uma fatia de laranja para acentuar o sabor.

Amaro o melhor licor da comida típica italiana

O licor italiano muito tradicional e mais amado entre os habitantes da Ìtália é o Amaro. Essa bebida típica italiana, normalmente é consumida após o jantar, porque deixa o paladar seco, gerando uma sensação de satisfação.

O licor é feito a partir de um macerado de ervas, raízes flores, cascas de frutas cítricas em álcool, entre outros. Depois, desse processo a mistura é envelhecida em barris ou garrafas.

Ingredientes da culinária italiana

Quando se ouve falar em Itália, uma das características mais marcantes do país é a sua gastronomia. A culinária italiana está entre as mais ricas, completas e deliciosas do mundo, por causa de seus ingredientes característicos da gastronomia regional.

Além disso, o resultado da presença de vários povos que povoaram a península Itálica durante os séculos é essa diversidade de temperos.

Cada tipo de povo que habitava a região deixava seus traços culinários como novos elementos e pratos para serem saboreados por pessoas do mundo inteiro.

A comida típica italiana sofreu forte influência do povo árabe, e dessa cultura foi incorporado à cultura local, a utilização de:

  • Açúcar;
  • Canela;
  • Arroz;
  • Berinjela.

Além do mais, os povos árabes também compartilharam técnicas para a produção de passas e figos secos.

Já a herança dos espanhóis teve início no século XVII, quando estes traziam produtos vindos do mundo ocidental como: feijão, tomate, milho, cacau, rum e café.

Os franceses também compartilharam um pouco de sua culinária com os italianos no manuseio de utilização de derivados do leite como creme de leite e manteiga, além de formas mais elaboradas de apresentação dos pratos.

A culinária italiana também se tornou produto de exportação, quando os imigrantes italianos vinham para a América, passando a divulgar seus pratos deliciosos e mais famosos de sua culinária como spaghetti ao sugo e pizza

Origem da comida tipica italiana

A comida típica italiana possui influências hebraicas, árabes e bizantinas da gastronomia etrusca da antiga Grécia e Roma. Suas raízes foram traçadas no século IV a.C.

Evoluindo ao longo dos séculos, a culinária italiana ganhou novos sabores, incluindo em seus pratos alimentos como batata, tomate e milho.

Conhecida pela diversidade, a cozinha italiana é muito popular pelo mundo todo. Isso acontece, porque cada região na Itália, possui características culinárias próprias.

Primeiro ao nível regional, depois, ao nível provinciano, daí a  resposta para o surgimento de tantos pratos deliciosos.

Por causa da influência mediterrânea, a gastronomia italiana possui uma forte presença de azeite de oliva, temperos, especiarias, hortaliças, frutas secas e oleaginosas.

E graças aos imigrantes italianos esses ingredientes também foram muito difundidos no Brasil.

Perguntas frequentes sobre a comida típica italiana

Quais são os pratos típicos da Itália?

Os principais pratos típicos da Itália são o spaghetti,a lasanha e o risotto.

Quais são as melhores comidas italianas?

Uma das melhores comidas italianas é o macarrão à bolonhesa, aquela deliciosa massa achatada com molho de ragu de carne.

Qual é a comida mais popular da Itália?

Sem dúvida alguma, a comida mais popular da Itália é a lasanha. Não tem como resistir a essa maravilha da culinária italiana.

Qual é a comida que os italianos comem?

A principal comida dos italianos são as famosas massas como risotto, arancino, pizza, ravioli, lasanha, spaghetti, além das carnes deliciosas como a bisteca e o polpettone.

Deixe uma resposta