Comida típica italiana: Quais os melhores pratos?

Não tem como ir à Itália sem ter experimentado a comida típica italiana. Afinal de contas, ainda que o país seja muito conhecido pela sua beleza arquitetônica, a sua gastronomia é algo de grande influência em todo o mundo. Trata-se de um clássico da cozinha internacional

Ou seja, podemos afirmar que os pratos típicos da comida italiana vem conquistando e ganhando o coração e o paladar do mundo inteiro, inclusive dos brasileiros. Em suma, é muito difícil você encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato italiano, que se estende desde massas até sobremesas deliciosas.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre alguns pratos da comida típica italiana que você não pode deixar de experimentar. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Conheça também os melhores pratos da comida mexicana, que vão te deixar com fome.

As massas italianas preferidas dos brasileiros

Inicialmente, selecionamos três massas típicas da comida italiana, que os brasileiros adoram. Confira:

Pizza

A pizza é uma comida típica italiana favorita dos brasileiros.

De todas as massas da comida típica italiana, com certeza a pizza é a mais conhecida, em todas as regiões do mundo.Em suma, a sua invenção aconteceu ao sul da Itália, em 1889, a qual se tornou muito popular no restante do país, ao final do século XX.

No entanto, como é mundialmente famosa, cada região do globo adaptou de acordo com a sua cultura, com diferentes ingredientes. No entanto, a primeira pizza Margherita da Itália foi feita em Nápoles, por Raffaelo Esposito. A pizza foi feita em homenagem à rainha Margherita, que visitava a região.

Lasagna

Delícia da comida típica italiana

Outro alimento que os brasileiros adoram, mas que também é uma comida típica italiana. E, inclusive, essa é uma das receitas mais antigas. No entanto, de acordo com alguns livros, a origem deste prato pode ser grega ou inglesa, apesar de que foi a Itália quem a aprimorou. A lasagna tradicional deve ser feita com molho de carne moída, mas há versões que são ainda mais gostosas.

Spaghetti

Spaghetti italiano

Outra comida típica italiana que os brasileiros adoram. É possível servir o spaghetti com vários molhos, apesar de o mais comum ser o ragu, um molho vermelho com carne moída. No entanto, apesar de ser muito comum na Itália, esse é um prato criado pelos árabes, mas que foi transportado para a Sicília no século IX.

Foi só depois disso que se tornou um dos centros mais importantes de fabricação da massa. E, hoje, é um dos alimentos mais típicos da região.

Comida típica italiana: Massas

A comida típica da Itália é muito famosa. Portanto, existem variações das massas no mundo inteiro. Ou seja, agradam desde os paladares mais simples, até os mais exigentes. São Elas:

Ravioli um dos melhores pratos da comida típica italiana

Comida típica italiana: Ravioli

O Ravioli é uma outra comida típica italiana, mas que também é bem comum de se consumir no Brasil. Em suma, é como se fossem mini pastéis recheados com vários ingredientes. Eles devem ser cozidos, mas a massa deve ser feita de ovo e farinha de trigo. Esse é um prato que foi criado na Sicília, ao sul da Itália, no século XII.

Mas, a princípio, o ravioli não levava recheio. Apenas com o passar do tempo é que foi ganhando novas formas e recheios, com ervas, queijos e carnes.Uma dica para os que querem experimentar esse prato, é procurar por uma trattoria, que são restaurantes simples e familiares, mas que tem ótimas opções deliciosas.

Risotto

Risoto italiano

Já o risoto é um dos alimentos da comida típica italiana que tem bastante variação de ingredientes. Em suma, surgiu ao norte da Itália, no século XI. Ele deve ser feito com um arroz especial, a fim de dar um aspecto mais cremoso para o prato. De todos, o mais famoso é o risotto milanês, que surgiu em Milão no ano de 1574.

Bucatini all’amatriciana

Esse é um prato típico de Amatrice. Em suma, trata-se de uma massa longa, com um buraco no meio, semelhante a um spaghetti mais grosso. Em relação ao molho, ele deve ser feito a base de tomates, guanciale e queijo pecorino.

Arancino

Bolinho de arroz italiano

Nada mais é do que um bolinho de arroz italiano, sendo mais comum na região da Sicília. Na grande maioria das vezes, o seu recheio é de molho vermelho de carne e queijo. No entanto, deve ser empanado com massa de farinha e água e, em seguida, fritar.

Comida típica Italiana: Carnes

Bistecca alla Fiorentina

Bisteca

Essa é uma comida típica italiana mais comum na região da Toscana. Em suma, é uma bisteca de gado de Firenze.Ou seja, um T-bone de 4 a 6cm de altura, que deve ser grelhado. O ideal é que seja mal passado, mas servido com salada.

A comida tornou- se mais popular no século XVII, em Florença, durante as festas de São Lourenço. A dica para comer um prato tradicional é procurar por uma trattoria ou osteria.

Polpettone um delicioso prato da comida típica italiana

Nesse caso, é um tipo de bolinho de carne moída recheada. No entanto, em relação ao recheio, ele pode variar de acordo com cada região. Fora isso, é possível servir de várias formas, com molho, ou frutos como aperitivos.

Cotoletta alla milanese

Trata-se de um bife de bisteca de vitela, empanado e frito na manteiga. É mais comum na região da Lombardia, a qual deve ser servida com batatas assadas e rodelas de limão.

Deixe uma resposta