Culinária Cubana: Descubra as Comidas Típicas de Cuba

A culinária cubana é muito parecida com a culinária brasileira. É tão deliciosa quanto simples, assim como a comida mineira, por exemplo. Seus pratos básicos mais saborosos são um grande aspecto da cultura cubana.

O arroz e o feijão são uma parte essencial da cozinha de Cuba. Eles são uma base comum para muitos pratos típicos do país.

Sendo assim, ao visitar Cuba, você provavelmente terá arroz e feijão preto em um restaurante cubano, ao lado de seu Lechon Assado ou Ropa Vieja.

A culinária cubana experimentou sabores que combinavam produtos e costumes de diferentes culturas ao longo de 400 anos.

Não tem como negar a importância da cozinha espanhola na culinária desta parte do Caribe, assim como o peso dos escravos trazidos da África. Com eles vieram alimentos como o quiabo e pratos característicos de todas as regiões africanas.

Então, para saber mais sobre a origem da culinária cubana e seus pratos típicos, continue a leitura.

Pratos típicos da culinária cubana

Imagem mostra delicioso prato tradicional da culinária cubana

A culinária cubana é tão variada que você pode comer algo totalmente diferente em qualquer dia da semana.

De saborosa carne desfiada e banana-da-terra doce a ombro de porco cozido bem devagar e embebido em suco de laranja azedo, são muitas as opções de pratos tradicionais cubanos para você experimentar. Confira algumas opções:

Ropa Vieja

Quando se trata de pratos típicos da culinária cubana, Roupa Velha ou Ropa Vieja é o prato que imediatamente vem à mente.

Esse prato tradicional cubano é criado a partir de carne bovina desfiada, macia e cozida em um molho de tomate, de pimentão, folha de louro, cominho e cebola. 

Roupa velha é uma opção de comida muito popular para os moradores de Cuba e também para os viajantes. Caso queira, pode substituir a carne bovina por carne de porco ou até de frango.

Habanera Picadilo (carne moída)

Acompanhada de arroz e feijão, a carne moída é um prato principal nos lares e na culinária cubana. Ele também vem com todos os sabores.

Cozido lentamente em fogo brando, o prato é preparado com condimentos tradicionais, além de batatas, azeitonas e embebido num molho à base de tomate. Ao lado do prato, geralmente você encontrará arroz branco e banana frita.

Sanduíche cubano

Imagem mostra sanduiche tradicional da culinária cubana

Este item de almoço popular adorado pelos cubanos tornou-se predominante em todo o mundo. O sanduíche cubano é uma parte importante da culinária cubana.

O sanduíche feito de pão duro consiste em finas fatias de presunto, fatias de porco assado, picles de endro, mostarda amarela e queijo suíço.

Masas de Cerdo Frita: Um dos pratos mais genuínos da culinária cubana

Embora a culinária cubana seja centrada na carne, os moradores locais tem um talento incrível para criar uma variedade de sabores.

Pedaços de porcos fritos é um dos pratos mais genuínos de Cuba. É macio por dentro, mas seu exterior é crocante e saboroso.

Feita de carne de porco em cubos, marinada em suco de limão e depois, preparada e frita. Massas de Cerdo fritas é um acompanhamento comum ao pedir outra comida tradicional em Cuba.

Arroz com Frango

Imagem mostra delicioso prato de arroz amarelo com frango

Essa comida tradicional da culinária cubana consiste em frango e arroz amarelo e pode ser encontrada em toda América Latina.

Porém a versão cubana é deliciosa e muito popular. É parecido com a paella, mas sem o peixe e o sabor final depende da escolha de cada pessoa.

Arroz com Ovo Frito

Imagem mostra arroz com ovo frito, deliciosa refeição da culinária cubana.

Manter as coisas simples às vezes é a melhor maneira de desfrutar de uma refeição deliciosa, e essa receita de arroz com ovo frito da culinária cubana pode provar isso.

Para algumas pessoas arroz e ovos soam um pouco estranhos, mas na verdade esse prato saboroso é uma grande parte da cozinha tradicional de Cuba.

A gema dos ovos fritos deve permanecer macia para que se misture com o arroz branco, obtendo um melhor resultado.  Para acompanhamento, adicione um pouco de banana.

Costela Recheada de Goiabada: Prato da culinária cubana de encher a barriga

Se você está em busca de encher a barriga, a costela recheada de goiabada é a comida da culinária cubana ideal para você.

Dispense os vegetais. Tudo o que é necessário é costelas assadas.Enquanto as costelas são refogadas é ideal mantê-las suculentas. Mas, caso esteja seco, o ideal é adicionar o molho de churrasco de goiaba.

Vaca Frita

Esse prato da culinária cubana com  infusão de limão, compartilha muitas semelhanças  com o Ropa Vieja, porém sem o molho à base de tomate.

A carne frita é coberta com ervas frescas e cozida até ficar bem macia. Com adição de um pouco de suco de limão, cebola e pimentão, este prato cubano irá deliciar aqueles que adoram um pouco de entusiasmo em suas refeições.

Plátano maduro Frito

Uma parte muito importante da culinária cubana e da cultura do país são as bananas fritas. Devido à herança da culinária africana de Cuba, muitas vezes você encontrará sua refeição acompanhada por banana.

Essa receita simples é fácil de ser feita em casa. As bananas são fatiadas e fritas. Pode ser adicionado sal para um acompanhamento mais saboroso para complementar seu almoço ou jantar.

Tostones o Chatinos: Uma das melhores comidas de conforto da culinária cubana

Imagem mostra banana frita muito presente nos tratos típicos de Cuba

Quando falamos de banana frita, essa comida típica da culinária cubana dá um passo à frente. As bananas são cortadas em fatias bem finas e fritas. 

Os cortes de bananas são esmagados depois de cozidos e fritos em azeite escaldante até dourar. Junte seus tostones com bastante tempero e desfrute de uma das melhores comidas de conforto oferecidas em Cuba.

Arroz Mouros e Cristãos

Moros y Cristianos é um prato da culinária cubana que simboliza duas culturas. Logo, uma é representada pelo arroz e a outra pelo feijão. Combinados eles formam uma tradicional comida cubana que sempre vai deixar um gostinho de quero mais.

Yuca con Mojo: um dos pratos mais importantes da culinária cubana

Yuca com molho, ou mandioca com molho de alho é um dos pratos mais importantes da culinária cubana. É uma das melhores comidas para experimentar em Cuba.

Devido a forte concentração de glicose na Yuca, ela deve ser fervida antes de ser frita. Depois de cozido, é ensaboado em um saboroso molho mojo criollo com sabor de alho.

Devido à facilidade e sabor, a Yuca con Mojo é um dos alimentos mais populares durante as celebrações em 

Doces da culinária cubana

O açúcar não tem tanta inspiração na culinária cubana, apesar de ser importante para a economia. Sendo assim, alguns doces como o biscocho, tortica de morón e rosquita, são baratos e fáceis de serem encontrados no país.

Apesar de não serem unanimidade, vale a pena provar esses doces,entre outros, como:

Pudim de Arroz

Imagem mostra pudim de arroz, uma deliciosa sobremesa da culinária cubana

O pudim de arroz é uma sobremesa da culinária cubana para os moradores locais, muitas vezes encontrada encontrada ao redor da mesa de jantar cubana.

Então, se você tiver a sorte de ser convidado para uma casa em sua aventura por Cuba, poderá experimentar o verdadeiro pudim de arroz.

O doce é feito com apenas alguns ingredientes como leite, açúcar e canela. Muitos restaurantes ao redor de Cuba terão Arroz con Leche em seus menus. Não deixe de experimentar esta sobremesa.

Casquitos de Goiaba

A fruta mais reconhecida de Cuba é a goiaba. A fruta é comum em muitas guloseimas e comidas locais. Sendo o casquito de goiaba uma das sobremesas cubanas mais tradicionais.

O interior com as sementes de goiaba, é escavado deixando a casca externa grossa. A goiaba é cortada ao meio e cozida por um curto período, para que possa ser servida quente, porém, não muito mole.

É adicionado xarope doce para um sabor extra. Algumas receitas esfriam os casquitos de goiaba e os servem com cream cheese.

Buñuelas

Imagem mostra donuts bem pequenos feitos de mandioca

A Buñuelas é uma comida doce da culinária cubana feita de mandioca. São donuts bem pequenos e com sabor leve e escamoso.

Fazê-los em casa pode ser uma tarefa um pouco difícil, por isso é melhor obter o seu recheio enquanto estiver em Cuba.

Bebidas da culinária cubana

Por outro lado, as bebidas da culinária cubana dão show de criatividade e são famosas também fora de Cuba. Preparado para essa experiência? Vem comigo.

Daiquiri

Imagem mostra bebida da culinária cubana

O drink Daiquiri, tem muitas versões sobre seu surgimento e sucesso em Cuba. Acredita-se que o drink surgiu de uma cidade com o mesmo nome em que havia uma mina de ferro e seus trabalhadores aproveitavam as horas de descanso para beber.

Em uma dessas noites, eles ficaram sem o ingrediente principal para seus drinks e acabaram inventando o Daiquiri.

O drink ficou muito famoso  no bar floridita, na região de Havana Vieja , e além disso,também se consagrou a bebida preferida do escritor norte-americano Ernest Hemingway

Cuba-Libre: O sensacional drink da culinária cubana

Imagem mostra bebida sensacional de Cuba

Outra bebida sensacional da culinária cubana é o famoso drink Cuba Libre. Sua história está diretamente relacionada com a história da independência de Cuba.

Segundo o que se conta, no  ano de 1898, os soldados norte-americanos tentavam ajudar Cuba em seu processo de independência e, durante sua estadia na região, criaram o drink mais famoso do país.

Isso aconteceu porque ao comemorar eles gritavam “Por una Cuba Libre” e brindavam.

Sucos e smoothies de Frutas

Imagem mostra delicioso suco de fruta, uma bebida típica de Cuba

Graças à variedade de frutas frescas e deliciosas que as Grandes Antilhas têm a felicidade de contar, podemos desfrutar de outras bebidas típicas da culinária cubana: os deliciosos sucos naturais.

Seja pelo clima tropical ou pelas características do solo, a verdade é que os frutos que a ilha nos proporciona têm um sabor excepcional.

Não se preocupe, você pode conseguir essas frutas tropicais facilmente na ilha, e claro, você não vai sair sem experimentar um delicioso suco refrescante.

Canchanchara

Essa bebida típica da culinária cubana é considerada um símbolo da cidade de Trinidad. Além de patrimônio é um símbolo do espírito e do caráter de seu povo. 

O hábito de consumir o Canchanchara remonta a vários séculos. A bebida continua sendo preferência de muitos, embora o passar do tempo tenha mudado a forma como se bebe.

Dizem que no início a bebida era consumida quente, permitindo aos soldados aquecerem-se nas noites frias e também se protegerem de infecções respiratórias.

Nos dias de hoje, graças à incorporação de gelo, é uma bebida mais suave, refrescante e agradável.O saboroso bálsamo, consiste em rum de cana-de-açúcar, mel de abelha e suco de limão.

Cerveja Nacional: A preferida da culinária cubana

Imagem mostra cerveja, uma bebida local muito apreciada pelos cubanos

A bebida típica da culinária cubana preferida pelos locais é a cerveja nacional. Os cubanos amam este líquido amarelo e espumoso, quer seja um grupo de amigos ou um casal romântico. E quanto mais frio melhor.

Os cubanos adoram as bebidas geladas, aquelas que permitem refrescar o calor sufocante. Em Cuba você vai encontrar marcas importadas, mas os cubanos preferem cervejas locais.

Algumas das cervejas mais baratas e consideradas inferiores são: Cacique, Mayabe, Bruja e Tínima. Em outro patamar estão as cervejas mais cobiçadas da ilha: Cristal e Bucanero.

Cristal é a cerveja favorita de Cuba. De sabor suave e por isso se bebe como água. Já a Bucanero é uma cerveja robusta com sabor forte e 5,4 graus de álcool.

Rory

O rum cubano é um dos mais valorizados a nível mundial pela sua qualidade e tradição. Uma vez em Cuba, saiba que a diversidade dessa bebida é enorme.

Você pode escolher essa bebida típica da culinária cubana por marcas, cores, reservas e preços.

A marca mais conhecida é a Habana Club, mas existem outras como Mulata, Santiago, Ritual, Legendário, entre outras.

Mojito: Melhor bebida da culinária cubana para refrescar

Imagem mostra melhor bebida da culinária cubana para refrescar: Mojito.

O Mojito é a melhor opção de bebida da culinária cubana para refrescar o calor do país. Criado há mais de 100 anos, o Mojito não possui uma história tão definida como os demais coquetéis.

Segundo dizem, o drink refrescante surgiu nas noites movimentadas da Havana, e foi aperfeiçoado com o tempo, passando por várias versões. Atualmente é considerado um drink típico de Cuba e muito apreciado.

Café Expresso

Imagem mostra um cremoso e delicioso café expresso

Uma xícara de café é mais que uma tradição em Cuba. Essa bebida da culinária cubana é parte inseparável do estilo de vida dos cubanos.

O café típico de Cuba se caracteriza por ter um sabor forte, mas equilibrado com uma espuma que se dissolve no café.

No leste de Cuba, é comum adoçar o café com mel ou açúcar mascavo e os mais ousados colocam um pouco de cachaça.

Origem da culinária cubana

Imagem mostra ingredientes muito presentes na culinária cubana

As comidas típicas da culinária cubana possuem três grandes heranças gastronômicas: a culinária espanhola, a culinária africana e a nativa.

Junte-se a isso influências da culinária francesa e norte-americana, e o resultado será os principais ingredientes da culinária de Cuba.

A influência da culinária chinesa também merece destaque. Pois, após a abolição do tráfico de escravos quase quase 200 mil chineses afluiram para trabalhar na ilha caribenha.

Então, a origem da culinária cubana é um pouquinho de cada um desses povos que imigraram para a ilha. Quando Cristóvão Colombo chegou ao Caribe pela primeira vez em 1492, ele descobriu  a ilha que hoje é Cuba para o mundo europeu.

A culinária de Cuba foi diretamente influenciada pelas culturas que formataram a sua história depois da chegada dos espanhóis. Enfim, os ingredientes que estão presentes na maioria dos pratos latino americanos, também são encontrados na ilha.

Sendo assim, arroz, milho, diferentes variedades de batatas e carne de porco e boi, são muito comuns nos pratos que você acabou de ver.

Agora que você já conhece um pouco da culinária cubana, não deixe de experimentar suas iguarias. E compartilhe com a gente quais desses pratos você experimentaria primeiro? Difícil escolha, não é mesmo?

Aproveite também para pedir um bom drink local, que com certeza, vai deixar tudo ainda melhor. E não esqueça de deixar o seu comentário e enviar este artigo para mais pessoas. Até breve.

Deixe uma resposta