Comida mexicana, Veja os melhores pratos

Quando se fala em comida mexicana, com certeza uma das primeiras coisas que vem na sua mente é pimenta, né? De fato, os mexicanos são conhecidos por terem uma gastronomia um tanto quanto apimentada.

No entanto, há vários pratos típicos do país que nem sequer levam pimenta, acredita? Por isso, conhecer um pouco mais da cultura, a começar pela gastronomia, é algo bastante enriquecedor e que pode lhe surpreender.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as 10 comidas típicas mexicanas. Gostou do assunto? Então não deixe de conferir!

10 comidas típicas mexicanas

Dentro da culinária mexicana, é muito comum o uso de massa, carnes e condimentos. É essa combinação que faz com que os alimentos possuam um sabor único, que faz com que os brasileiros se apaixonem pela cultura culinária.

No entanto, nem tudo se resume a nachos e guacamole. Na verdade, há vários outros pratos típicos, os quais falaremos a seguir.

Burrito um clássico da comida mexicana

Essa é uma comida mexicana que os brasileiros estão muito bem acostumados. Trata-se de uma espécie de quitute, o qual é feito com tortilla (pequena panqueca), recheada com carne, queijo, tomate, feijão chili ou algum outro que seja da sua preferência, por exemplo.

Burrito é um clássico da comida mexicana

Cochinita Pibil

Em regiões como Yucatán, esse é um prato bem típico. Em suma, nada mais é que uma carne de porco marinada com achiote e diversos condimentos, como laranja. Contudo, o diferencial está no fato de ser preparada dentro de folhas de banana-da-terra.

Os mais tradicionais tendem a fazer essa receita em um forno subterrâneo, coberto de terra. Fora isso, ele deve ser assado de forma lenta durante a noite.

Pozole um delicioso prato típico da comida mexicana

Típico da tradição pré-colonial, nada mais é que um caldo picante com milho e carne, que pode ser tanto de porco, quanto de frango. No entanto, há três tipos de pozole, sendo eles:

  • Rojo: feito com pimenta ancho e guajillo;
  • Blanco: feito com pimenta ancho sem sementes;
  • Verde: feito com tomates verdes e pimenta serrano.

Nos dias de hoje, esse é um alimento muito mais comum durante a época do Natal, apesar de não ser difícil encontrar esse prato em outras épocas do ano.

Tamales da comida mexicana

Trata-se de uma espécie de massa feita de milho e gordura. No entanto, a receita deve ser feita no vapor, envelopado por folhas de milho ou de bananeira. Fora isso, o recheio pode ser de carne ou vegetais. Mas, existe a sua versão doce, onde o recheio é com frutas.

Entretanto, atualmente, é muito mais comum encontrar recheios de carne de porco e frango ou feijões e vegetais, como cogumelos, pimentão ou abobrinha, por exemplo.

Aguachile

Nada mais é que camarão marinado em suco de limão, coentro, sal marinho e pimenta. Ademais, pode-se adicionar alguns vegetais crus, como o pepino e a cebola.

Mole poblano

É um molho de cor escura e bem espesso, uma vez que ele é feito com mais de 20 ingredientes, incluindo pimenta e chocolate. Por conta disso, é mais comum em ocasiões festivas, como aniversários e casamentos.

Mole poblano é um prato tipico do México

Tortillas da comida mexicana

São pães em formas de discos, que podem ser feitos com milho ou trigo. Em relação ao recheio, depende do tipo de tortilla. Há aquelas recheadas de queijo, chili, frango, carne moída, feijão, coentro, purê de feijão etc.

Pambazo na comida típica do México

É bem parecido com o hambúrguer brasileiro. Ou seja, é um quitute com pães brancos, o qual é recheado com batata e chouriço. Em seguida, elas devem ser mergulhadas em um molho quente de pimenta vermelha.

Pamzano é um prato típico do México semelhante ao hambúrguer brasileiro

Chilaquiles

Sendo mais comum no café da manhã, as chilaquiles são tortilhas de milho fritas e cozidas em molho verde ou avermelhado. Como acompanhamento, pode ter feijão frito, guacamole, carne desfiada ou frango.

chilaque é um prato típico da comida mexicana delicioso e que vale demais a pena experimentar

Tacos al pastor

É uma versão do taco que leva carne de porco marinada a mole com pimenta, alho, cominho, sal, orégano, vinagre, suco de abacaxi e diversas outras especiarias. Por conta dessa composição, tem um gosto agridoce.

Tacos é uma das melhores comidas do mundo e vale muito a pena experiementar

Vale a pena experimentar a comida mexicana?

Sim! Aqui no Brasil é muito comum restaurantes mexicanos. No entanto, na grande maioria das vezes, as pessoas se restringem a experimentar guacamole e nachos. Mas, como você pôde perceber, a culinária é muito rica.

Sendo assim, vale muito a pena experimentar novos sabores e se apaixonar ainda mais pela gastronomia mexicana!

Deixe uma resposta