Comida mexicana, Veja os melhores pratos

Quando se fala em comida mexicana, com certeza uma das primeiras coisas que vem na sua mente é pimenta, né? De fato, os mexicanos são conhecidos por terem uma gastronomia um tanto quanto apimentada.

No entanto, há vários pratos típicos do país que nem sequer levam pimenta, acredita? Por isso, conhecer um pouco mais da cultura, a começar pela gastronomia, é algo bastante enriquecedor e que pode lhe surpreender.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as 10 comidas típicas mexicanas. Gostou do assunto? Então não deixe de conferir! Sobre a comida deste destino incrível para viajar, inclusive sapatos femininos bons e baratos.

10 comidas típicas mexicanas

Dentro da culinária mexicana, é muito comum o uso de massa, carnes e condimentos. É essa combinação que faz com que os alimentos possuam um sabor único, que faz com que os brasileiros se apaixonem pela cultura culinária.

No entanto, nem tudo se resume a nachos e guacamole. Na verdade, há vários outros pratos típicos, os quais falaremos a seguir.

Burrito um clássico da comida mexicana

Essa é uma comida mexicana que os brasileiros estão muito bem acostumados. Trata-se de uma espécie de quitute, o qual é feito com tortilla (pequena panqueca), recheada com carne, queijo, tomate, feijão chili ou algum outro que seja da sua preferência, por exemplo.

Burrito é um clássico da comida mexicana

Cochinita Pibil

Em regiões como Yucatán, esse é um prato bem típico. Em suma, nada mais é que uma carne de porco marinada com achiote e diversos condimentos, como laranja. Contudo, o diferencial está no fato de ser preparada dentro de folhas de banana-da-terra.

Os mais tradicionais tendem a fazer essa receita em um forno subterrâneo, coberto de terra. Fora isso, ele deve ser assado de forma lenta durante a noite.

Pozole um delicioso prato típico da comida mexicana

Típico da tradição pré-colonial, nada mais é que um caldo picante com milho e carne, que pode ser tanto de porco, quanto de frango. No entanto, há três tipos de pozole, sendo eles:

  • Rojo: feito com pimenta ancho e guajillo;
  • Blanco: feito com pimenta ancho sem sementes;
  • Verde: feito com tomates verdes e pimenta serrano.

Nos dias de hoje, esse é um alimento muito mais comum durante a época do Natal, apesar de não ser difícil encontrar esse prato em outras épocas do ano.

Tamales da comida mexicana

Trata-se de uma espécie de massa feita de milho e gordura. No entanto, a receita deve ser feita no vapor, envelopado por folhas de milho ou de bananeira. Fora isso, o recheio pode ser de carne ou vegetais. Mas, existe a sua versão doce, onde o recheio é com frutas.

Entretanto, atualmente, é muito mais comum encontrar recheios de carne de porco e frango ou feijões e vegetais, como cogumelos, pimentão ou abobrinha, por exemplo. Os tamales são muito consumidos nas comidas latinas, um exemplo disso é na comida típica da Venezuela, onde chamam este prato de hallaca.

Aguachile

Nada mais é que camarão marinado em suco de limão, coentro, sal marinho e pimenta. Ademais, pode-se adicionar alguns vegetais crus, como o pepino e a cebola.

Mole poblano

É um molho de cor escura e bem espesso, uma vez que ele é feito com mais de 20 ingredientes, incluindo pimenta e chocolate. Por conta disso, é mais comum em ocasiões festivas, como aniversários e casamentos.

Mole poblano é um prato tipico do México

Tortillas da comida mexicana

São pães em formas de discos, que podem ser feitos com milho ou trigo. Em relação ao recheio, depende do tipo de tortilla. Há aquelas recheadas de queijo, chili, frango, carne moída, feijão, coentro, purê de feijão etc.

Pambazo na comida típica do México

É bem parecido com o hambúrguer brasileiro. Ou seja, é um quitute com pães brancos, o qual é recheado com batata e chouriço. Em seguida, elas devem ser mergulhadas em um molho quente de pimenta vermelha.

Pamzano é um prato típico do México semelhante ao hambúrguer brasileiro

Chilaquiles

Sendo mais comum no café da manhã, as chilaquiles são tortilhas de milho fritas e cozidas em molho verde ou avermelhado. Como acompanhamento, pode ter feijão frito, guacamole, carne desfiada ou frango.

chilaque é um prato típico da comida mexicana delicioso e que vale demais a pena experimentar

Tacos al pastor

É uma versão do taco que leva carne de porco marinada a mole com pimenta, alho, cominho, sal, orégano, vinagre, suco de abacaxi e diversas outras especiarias. Por conta dessa composição, tem um gosto agridoce.

Tacos é uma das melhores comidas do mundo e vale muito a pena experiementar

Lanches e aperitivos da comida típica do México

Pan de Muertos

Pão de mortos é um nome estranho, não é mesmo? O dia dos mortos é uma tradição muito importante no México, pois eles realmente celebram os entes queridos que partiram.

Mas, eles não comemoram apenas no dia. Geralmente eles começam alguns dias antes e ficam até dias depois.

Então, o prato comum durante esse período é o Pan de Mortos. A massa muitas vezes é temperada com anis de laranja

Pastel de elote é muito comum na comida mexicana

O pastel de elote é um bolo de milho bem cremoso e suculento, pois abusa de leite condensado em sua cobertura

Sua textura é bastante cremosa, lembrando até mesmo a textura de um pudim.

Doces típicos do México

Bolo de Chocolate com Pimenta

Em uma país que apimenta tudo, a sobremesa também não ficou de fora. Esse doce típico do México, é uma tradição asteca que permanece até hoje.

É simplesmente irresistível. Muitas cafeterias e lanchonetes no país, servem esse prato incrível da comida mexicana.

Churros e Churros Rellenos

Diferente do Brasil, existem duas maneiras de encontrar churros no México: de forma tradicional ou recheada.

Lembrando que a forma tradicional é mais comum e você vai encontrá-la por todos os lugares. Já os recheados são um pouco mais difíceis de encontrar, mas, mesmo assim, é bastante vendido.

buñuelo é um clássico da comida mexicana

Esse doce típico do México é um tipo de donuts que pode ser encontrado em vários formatos, como:

·         Anéis grandes;

·         Anéis pequenos;

·         Bolas de massa frito;

·         Discos planos.

Porém, não estamos falando de um donuts, comum. O bunuelo leva café, noz-pecã, canela e pimenta.

Imagem mostra o bonuelo que é um tradicional prato tipico da culinária mexicana

Torta de Manga e Chardonnay

Essa sobremesa super tropical, mas com muito requinte e suavidade é algo que todo mundo deve experimentar ao visitar o México. Algo diferente, mas muito saboroso.

Por todo México você verá barraquinhas vendendo mangas. Eles amam a fruta e, com certeza, teriam um doce com ela.

Jericalla

Esse doce típico da culinária mexicana, recebeu esse nome em homenagem a freira que o criou (Jerica).

O doce é um pudim de leite bastante cremoso e muitas vezes servido com canela e baunilha.

Polvrones de Naranja

Esse biscoito de laranja, trata-se de um doce clássico e muito vendido em feiras de rua no México

Mas, você também poderá encontrá-lo no mercado. O doce teve origem nos conventos espanhóis, sendo levado ao México na época colonial. Sua massa é confeccionada com farinha de trigo e laranja.

Paleta Mexicana

Essa sobremesa típica da culinária mexicana, deixa todo mundo com água na boca. Ela consegue deixar algo maravilhoso ainda melhor, pois, consiste em servir um sorvete recheado.

Você vai encontrá-la em diversos sabores e em vários lugares, vale a pena experimentar

Chocoflan Mexicano

Esse doce, típico do México, é uma sobremesa sensacional que mistura bolo com pudim.

Embaixo tem uma base de bolo de chocolate, depois vem um delicioso pudim de baunilha e por cima é finalizado com doce de leite. É uma incrível explosão de sabores.

Bebidas Típicas do México

Tequila a mais famosa bebida da comida mexicana

Essa bebida típica do México, é a cara da cultura mexicana. Esse símbolo nacional do México é feito de agave-azul fermentado.

Ela deve ser vendida engarrafada e completamente pura. Ou seja, sem mistura de outros ingredientes.

Imagem mostra a tequila, tradicional bebida da culinária mexicana

Paloma é outro ícone da comida mexicana

Este é outro drink famoso das bebidas típicas do México. Seu principal ingrediente é a tequila.

Para completar o sabor acrescenta-se soda cítrica, que o torna muito mais refrescante que a margarita.

A bebida é servida com muito gelo e borda copo com crosta de sal.

Águas Frescas

E se você é daqueles que não gosta ou que não toma bebida alcoólica, uma excelente opção para conhecer os sabores tradicionais do México são as águas frescas.

Trata-se de sucos diluídos em água e o resultado é um sabor bem sútil, podendo ser preparada com várias frutas, porém a mais famosa é a Água da Jamaica, preparada a partir da infusão de chá da flor de hibisco.

Ingredientes comuns da culinária mexicana

Todo bom viajante já sabe que conhecer a culinária local é imprescindível para ter uma experiência completa ao fazer uma viagem.

A seguir você vai ver quais são os ingredientes mais comuns da sensacional culinária mexicana. Confira:

1. Milho

O milho é um dos principais alimentos usados na confecção de pratos mexicanos, que sobreviveu às influências dos espanhóis.

Este alimento da culinária mexicana, pode ser consumido fresco, seco, ou preparado como uma massa utilizada na criação de pratos, tais como o tamal, e as tortilhas

Além da bebida constituída de farinha de milho: atoles.

2. Feijão

O feijão também é um dos principais alimentos que fazem parte da culinária mexicana.

É um alimento com alto valor nutricional. No país, são feitas receitas onde o feijão é servido como um puré, com pouco caldo ou mesmo frito na banha de porco, ou óleo.

O feijão também pode ser usado como ingredientes para a produção de sopas e molhos.

3.Malagueta é muito tradicional na comida mexicana

A malagueta, no que lhe concerne, é um ingrediente marcante da comida mexicana. É um condimento milenar que pode ser adicionado a m olhos que acompanham uma infinidade de pratos típicos.

Portanto, uma variedade delas é adicionada desde as mais suaves e doces à mais apimentadas.

4.Cacau

Mais propriamente uma bebida do que um doce, era um privilégio consumir o cacau. Pois, era uma bebida nobre e também funcionava como dinheiro.

Além desses ingredientes principais, alguns outros ingredientes também fazem parte da culinária mexicana, como tomate, abóbora, abacate, baunilha e as tradicionais pimentas.

Admirada e consumida em quase todos os cantos do mundo, ela é muito rica em sabor, cor e pimenta, é praticamente uma obrigação experimentá-la.

Origem da comida mexicana

A culinária mexicana e seus pratos típicos surgiram através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas.

Posteriormente eles adquiriram certos costumes dos colonizadores espanhóis, especialmente com a utilização de especiarias.

Os espanhóis chegaram ao continente na cidade de Tenochtitlán, atualmente conhecida como a cidade do México.

Eles verificaram que os povos consumiam pratos com milho, como a tortilha com feijão e ervas, por exemplo.

Posteriormente, os colonizadores, inseriram na culinária mexicana, alimentos como:

·         Vinho;

·         Carne de vaca;

·         Arroz.

·         Animais;

·         Especiarias;

·         Temperos;

·         Frutas;

·         Vegetais.

Em geral, a comida feita pelos mexicanos adquire um sabor marcante com temperos característicos da comida típica do México.

A maioria dos ingredientes dos pratos mexicanos, são de origem pré-colombiana. Mais tarde foram adicionadas misturas que incrementaram o cardápio mexicano.

Na Quesadilha, por exemplo, o queijo, a carne de vaca, de porco ou de frango, foram, trazidas pelos europeus.

Já o milho e o chilli são produtos tradicionais do México.

Enfim, a comida mexicana é muito popular. Inclusive é considerada patrimônio intangível da humanidade pela Unesco desde 2010.

O título foi recebido devido a técnicas como a nixtamalização, processo pelo qual se cozinha e macera o milho.

Imagem mostra a tradicional pimenta mexicana

Além de outras práticas usadas e a composição de ingredientes da época pré-hispânica.

A culinária mexicana também é muito conhecida devido a suas bebidas tradicionais. A principal é a tequila, além do mescal e a menos popular pulque.

Todas elas são fabricadas a partir de uma planta encontrada no país chamada de agave.

As bebidas sofrem variações conforme o lugar que foram criadas, e feitas principalmente com milho, álcool da cana, casca de árvores ou ervas.

As bebidas são um ótimo estimulante utilizado em rituais sagrados e festas e foram sendo passadas de geração.

Vale a pena experimentar a comida mexicana?

Sim! Aqui no Brasil é muito comum restaurantes mexicanos. No entanto, na grande maioria das vezes, as pessoas se restringem a experimentar guacamole e nachos. Mas, como você pôde perceber, a culinária é muito rica.

Sendo assim, vale muito a pena experimentar novos sabores e se apaixonar ainda mais pela gastronomia mexicana!

Perguntas frequentes sobre a culinária mexicana

Qual a comida mais popular do México?

O que não pode faltar na mesa mexicana são os tacos. Essas tortilhas de milho recebem os mais variados temperos, de carnes variadas a feijão frito. É uma delícia.

Qual é a melhor comida mexicana?

Uma das principais comidas típicas do México e também a melhor é pozole.
O prato é encontrado praticamente em todo país, desde barraquinhas de ruas, até nos mais sofisticados restaurantes.
É uma sopa de sabor inconfundível.

Por que a comida mexicana é tão apimentada?

A comida mexicana é bastante apimentada, porque s ovos nativos já cultivavam plantas picantes desde 7000 a.C.
As pimentas são muito utilizadas em molhos mexicanos picantes que podem ser verdes ou vermelhos.

Deixe uma resposta