Comida típica da Venezuela

Quando se fala da Venezuela, é importante destacar que o país recebeu influência de três principais povos, sendo eles: africanos, indígena e europeus Sendo assim, a comida típica da Venezuela reflete muito bem todas essas culturas, o que faz com que a culinária se torne bem rica e distinta entre si.

E, em relação aos principais ingredientes da região, podemos citar o milho, feijão, banana e carnes diversas. Inclusive, não é raro ouvir falar que a comida da Venezuela é uma das mais saborosas da América do Sul.

No entanto, é válido salientar que a comida típica da Venezuela varia de acordo com a região do país. Sendo assim, viajar pelo país é uma forma de aprender mais sobre a gastronomia local. Pensando nisso, selecionamos alguns pratos da culinária venezuelana que você não pode deixar de experimentar. Confira!

Principal Comida típica da Venezuela: Pabellón Criollo

Em suma, o pabellón criollo nada mais é do uma das principais comidas típicas da Venezuela, uma vez que é possível encontrar em diversos locais. Por isso, ao viajar para o local, você não pode deixar de experimentar. Em suma, nada mais é do que arroz branco, feijão preto, banana da terra frita e carne desfiada.

Todos esses ingredientes é, na verdade, uma mistura de sobras de comidas anteriores, que representa 3 importantes culturas da Venezuela:

  • Feijão – negros;
  • Carne – indígenas;
  • Arroz – europeus.

Ademais, essa é uma ótima alternativa para os turistas brasileiros que estão a procura de algo farto e parecido com o que se come no Brasil.

Asado Negro

Também é uma comida típica da Venezuela, onde você consegue encontrar com muita facilidade na capital, Caracas. Trata-se de um prato que representa muito bem a cidade e as famílias que costumam fazer a receita.

Em suma, o asado negro nada mais é do que um corte da parte traseira do boi (lagarto ou tatu), o qual deve ser assado e banhado em um molho escuro, que é feito de papelón (rapadura), vinho e aji doce (pimenta).

No entanto, é interessante saber que essa é uma comida mais comum em festas, em especial no Natal e no ano novo. E isso acontece porque existe a necessidade de marinar a carne por diversas horas antes de começar a cozinhar.

Contudo, o cozimento também é longo, assim como a peça exige. Fora isso, é comum acompanhar arroz e banana frita, que são dois alimentos muito apreciados no país também.

Comida típica da Venezuela para comemorações natalinas

Hallaca, comida típica da Venezuela para comemorações natalinas

A Hallaca também é uma comida típica da Venezuela, sendo ela mais comum durante a época do Natal, uma vez que é nesse período que as famílias se juntam para preparar este prato.

De forma resumida, a Hallaca nada mais é do que uma folha de bananeira, onde é possível colocar a massa de farinha de milho hidratada com caldo de frango.

Agora, no que tange aos recheios, eles podem ser bem diversos, como carnes, vegetais e diversos tipos de temperos. O gosto é bem presente e único. Fora isso, a hallaca é bem parecida com o tamal, sendo que ambos são parentes da pamonha, ainda que distantes.

Arepas venezuelanas

comida típica da Venezuela: Arepas

É bem provável que você já tenha ouvido falar das arepas colombianas, haja vista que elas também são bem populares por lá. No entanto, você sabia que existe a versão venezuelana?

A verdade é que as arepas também são uma comida típica da Venezuela muito comum no dia a dia do seu povo. Afinal de contas, trata-se de uma herança dos povos indígenas, sendo considerado o pão da Venezuela.

Nesse caso, a arepa deve ser feita com farinha de milho pré-cozida, sal e água morna. Ademais, essa massa é modelada como se fossem pequenas panquecas com menos de 1cm de espessura.

Fora isso, deve ser assada na chapa. Agora em relação ao recheio, varia bastante, pois pode ser desde feijões, carnes, frango e presunto. Ou, para quem prefere algo mais doce, você pode usar geleia.

No entanto, de todos os recheios, o mais famoso é a reina pepiada, que nada mais é do que abacate e frango desfiado. Outra ótima alternativa é a arepa de carne mechada (ensopado) e queijo.

Então, se você tiver a chance de provar a arepa venezuelana, ainda que já tenha experimentado a colombiana, saiba que vale muito a pena, pois são experiências bem diferentes.

Cachapas

Cachapadas venezuelana

Essa é uma outra comida típica da Venezuela que tem origem indígena, a qual remete bastante às panquecas americanas. No entanto, elas são feitas de milho verde, água e açúcar. Em relação ao recheio, pode ser de queijo branco, que é uma combinação bem deliciosa.

Tequeños

Essa comida típica da Venezuela, é uma espécie de salgado/petisco, mais comum em festas. Em suma, nada mais é do que uma massa de trigo recheada com queijo. No entanto, os palitos de queijo devem ser fritos em azeite. Ao provar, é comum remeter bastante à massa de pastel.

Comida típica da Venezuela: Sobremesa

comida típica da Venezuela para as sobremesas

O Quesillo Venezuelano é uma típica sobremesa da Venezuela, sendo ele bem semelhante ao nosso pudim de leite condensado. A grande diferença está em relação ao flan. Enquanto o flan usa apenas a gema dos ovos, o quesillo usa o ovo inteiro.

Deixe uma resposta