Os nachos são um dos pratos mais populares da culinária mexicana, afinal de contas, são crocantes e saborosos, sendo uma ótima opção para petiscos ou até mesmo para uma refeição rápida.

Aqui no Brasil, essa é uma receita bastante conhecida, haja vista que o sabor é bastante único e bastante versátil.

No entanto, você sabe qual é a origem desse prato? No artigo de hoje, iremos falar tudo o que precisa saber a respeito desta receita! Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que são nachos mexicanos?

Em suma, estamos falando de uma comida típica do México, que se trata de tortilhas de milho crocantes cobertas com queijo derretido.

No entanto, ainda é possível incrementar vários outros ingredientes, como feijão, carne, guacamole, pico de gallo, jalapeños e creme de leite. Sendo preparados com itens culinários diferentes em diferentes regiões pelo mundo.

Os nachos são normalmente servidos como um petisco ou entrada em restaurantes mexicanos, mas também podem ser preparados em casa para compartilhar com amigos e familiares.

Ou seja, eles são uma opção deliciosa e fácil de preparar para festas e reuniões informais.

Qual é a origem do nacho mexicano?

A origem do nacho mexicano remete à II Guerra Mundial, onde um grupo de esposas dos oficiais tinham o costume de cruzar a fronteira entre os EUA e México, indo até a cidade de Piedras Negras.

Nessas viagens, o mestre Ignacio Anaya ficava muito feliz por receber esses clientes, tratando-os como se fossem ilustres.

No entanto, como ele estava sem cozinheiro, resolveu cozinhar para as suas freguesas. A questão é que não havia muito suprimento em sua cozinha.

Na verdade, apenas possuía queijo, pimenta e alguns canapés de milho, o qual utilizava para fazer as tão famosas tortillas.

Com o queijo, ele teve a brilhante ideia de fazer um creme, sendo que temperou a mistura com pimenta e resolveu cobrir todos os chips.

E, como Ignacio tinha o apelido de “Nacho”, um diminutivo para o seu nome, acabou batizando o prato por esse nome.

Esse petisco acabou conquistando uma gigantesca popularidade nos 20 anos seguintes, mas só alcançou uma projeção nacional nos Estados Unidos devido a Frank Liberto.

E isso só aconteceu porque ele resolveu vender nachos no estádio Arlington, que era onde um time de baseball, chamado Texas Rangers, jogava.

Mas, como o queijo estragava muito rápido e não havia como aquecer a mistura, ele resolveu adaptar a receita ao que conhecemos hoje.

Características da comida mexicana

Não há como negar que a principal característica da comida mexicana são os temperos mais fortes, o que traz uma experiência inesquecível.

E isso acontece porque diversos pratos típicos acabaram herdando dos índios o uso mais pesado de especiarias como pimentões e a pimenta.

Mas, se você é do tipo de pessoa que não gosta de comida com tempero muito forte, saiba que existem versões mais suaves.

Em relação aos restaurantes que são especialistas nesse tipo de culinária, a grande parte tenta resgatar os aspectos tradicionais mexicanos.

Por conta disso, acabam investindo em muita cor, a qual se reflete tanto na decoração dos ambientes quanto na comida.

Quais são os benefícios do nacho mexicano?

Além de ser uma receita bastante saborosa, não temos como deixar de mencionar o fato de que ele também traz alguns benefícios.

O molho de tomate utilizado na receita, por exemplo, é rico em licopeno, um antioxidante que protege o organismo contra doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Além disso, o coentro que se utiliza na receita é uma fonte de vitamina C, fundamental para fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados.

Também é bastante comum utilizar a pimenta dedo de moça no preparo, sendo que esse ingrediente contém capsaicina, um composto que ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.

E, como os nachos são feitos de tortilhas de milho, acabam sendo uma fonte de carboidratos complexos que fornecem energia ao corpo e ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Algumas versões dessa receita ainda se utilizam do frango. Este, por sua vez, é uma fonte de proteínas magras, importantes para a manutenção e construção dos tecidos musculares.

Já os feijões que se utilizam na receita são uma fonte de fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e a prevenir problemas gastrointestinais.

Qual a diferença entre nacho e tortilla?

Embora os nachos e as tortillas sejam feitos a partir de massa de milho, há algumas diferenças entre esses dois alimentos.

A tortilla é uma massa de milho achatada, na grande maioria das vezes em forma redonda, que é cozida em uma chapa quente ou com óleo.

É um alimento bastante comum na culinária mexicana e pode ser utilizado como base para diversos pratos, como tacos mexicanos, burritos e enchiladas.

Em contrapartida, o nacho é feito a partir de pedaços de tortilhas de milho que são cortados em triângulos e fritos em óleo quente até ficarem crocantes.

Além disso, é bastante comum servir os nachos como aperitivo, acompanhados de molhos e queijos.

Portanto, enquanto a tortilla é uma base para diversos pratos mexicanos, os nachos são um aperitivo delicioso e crocante, perfeito para compartilhar com amigos e familiares.

Receita de nachos mexicano

Receita de nachos mexicano e curiosidades deste prato.

Cuisine: MexicanaDifficulty: Fácil
Porções

5

servings
Tempo de Preparo

39

minutes
Tempo de Cozimento

14

minutes
Calorias

306

kcal
Tempo Total

1

hour 

10

minutes

Ingredientes

  • 1 pacote de Doritos

  • 200g de queijo cheddar ralado

  • 1 tomate picado

  • 1 cebola picada

  • 1 pimentão verde picado

  • 1 pimenta dedo de moça picada

  • 1/2 xícara de coentro picado

  • 1/2 xícara de azeitonas picadas

  • 1/2 xícara de sour cream

  • 1/2 xícara de guacamole

  • 1/2 xícara de salsa

Instruções

  • Pré-aqueça o forno a 180°C.
  • Em uma assadeira, coloque uma camada de doritos.
  • Adicione metade do queijo cheddar ralado sobre os Doritos.
  • Em uma tigela, misture o tomate, a cebola, o pimentão verde, a pimenta dedo de moça, o coentro e as azeitonas.
  • Distribua metade dessa mistura sobre o queijo cheddar.
  • Adicione outra camada de doritos por cima e cubra com o restante do queijo cheddar.
  • Adicione a outra metade da mistura de legumes sobre o queijo cheddar.
  • Leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos ou até que o queijo derreta e fique dourado.
  • Retire do forno e sirva com o sour cream, guacamole e salsa.

Video

Notas

  • Viu como é fácil fazer nachos mexicanos?