Se tem uma bebida que saiu do México e conquistou as festas e noites ao redor do mundo foi a Tequila.

Existem diversos métodos e formas de produção dela, o que a deixa com gosto marcante de uma bebida forte.

Mas, afinal, como é que surgiu essa bebida tão forte? É normal ver disputas de amigos bebendo shots de tequila.

Acaba sempre sobrando pra alguém passar muito mal. A depender, ela tem um papel importante nas noitadas mexicanas.

Basicamente, a tequila vem de uma planta conhecida como Agave Tequilana ou Agave Azul. E os primeiros povos a fazerem uso foram os Astecas. Eles dizem que há lendas sobre como surgiu a planta e a bebida.

Mas, quer conhecer um pouco melhor a origem e a história da tequila? Continue a leitura!

Imagem mostra a tequila, uma bebida tradicionalmente mexicana

Agave-Azul

A tequila é feita da famosa planta Agave Tequilana, porém, não ache que você pode sair por aí plantando ela.

Principalmente porque o cultivo dela não pode ocorrer no jardim de nossas casas. Ela somente cresce especificamente em solos muito áridos.

Basicamente ela cresce em um terreno próximo a um vulcão na cidade de Tequila no México. O terreno além de ser com todas essas características, ainda é rico de tudo que a planta Agave-Azul precisa para o seu crescimento.

Em seus primeiros momentos, não se utilizava essa planta na produção de bebidas.

Isso somente começou no século XVI, quando os moradores descobriram essa propriedade. E passaram assim, a partir dela, a produzir a bebida.

Seu uso jamais era para bebida, e sim para a produção de alguns materiais diferentes. Como por exemplo:

  • Pregos;
  • Agulhas;
  • Alfinetes;
  • Cordas;
  • Telhados.

Mas, para se produzir bastante bebida é necessário uma boa quantidade de Agave-Azul. Isso leva um bom tempo, e principalmente para se ter uma boa qualidade de Tequila… Quer ter uma ideia disso? Vamos lá:

Para você ter uma ideia, são necessários de 8 a 12 anos para que se consiga cultivar a planta para se ter pelo menos 1 litro de tequila! E o principal fator para isso, é a qualidade do solo, pois ele impacta diretamente o desenvolvimento da planta.

A qualidade está diretamente ligada não só ao tempo de crescimento, como também, influencia no sabor da bebida quando produzida. Até onde se sabe, somente o solo da cidade de Tequila tem holisticamente falando, todas as condições necessárias para que isso ocorra.

Para você ter uma ideia, todos os anos, se colhe cerca de 300 milhões de plantas de tequila.

As Principais Lendas Sobre a Tequila

Não se sabe quando foi o seu surgimento, nem há informações sobre quem produziu a primeira tequila para consumo. Mas, existem algumas histórias contadas por Astecas e outros mitos que relatam como foi que ela surgiu.

A história mais contada pelos mexicanos até os dias de hoje é a seguinte: A deusa da fertilidade asteca era mãe de 400 coelhos divinos. Um belo dia, um dos seus filhotes coelhos foi se alimentar em uma plantação de agave e ficou estranho.

A partir disso, essa deusa começou a observar e estudar tal planta. Ela pegou algumas mudas, e depois de um procedimento a deixou descansar ao ar livre. O néctar da planta começou a fermentar, dando origem à tequila.

Existe outro mito que os astecas contavam sobre a descoberta da bebida. Fala-se que um raio atingiu uma quantidade considerável de uma plantação. Nesse momento, ela acabou exalando um aroma e os povos que o sentiram, o batizaram de “Dádiva de deus”.

A forma com que a descoberta se deu por meio de um “raio” foi considerada divina. Eles passaram a procurar estudar e entender como aquilo ocorria. E a sensação que o cheiro causou, fez com que os povos procurassem produzir e beber o seu néctar depois de fermentado em grandes quantidades.

Como surgiu o shot?

Todo mundo que conhece ou fala sobre a tequila, sempre fala do famoso Shot. Mas, de onde será que surgiu a tradição de consumir essa bebida? Não existe uma lenda quanto como foi que isso surgiu, porém, existem lendas urbanas que acabaram por “pegar”.

Durante os primeiros anos do século XX, mais especificamente em 1918, vários médicos começaram a receitar que os pacientes tomassem pequenas doses de tequila. Eles deveriam fazer isso durante o tratamento, principalmente porque ela “esquentava” o organismo.

Só que depois que a epidemia cessou, muitas pessoas continuaram fazendo o “tratamento”. Essa desculpa foi somente para continuar com o consumo. E assim surgiu “supostamente” a tradução de consumir shots de tequila.

Se é verdade ou não, não sabemos. Mas, que tem gente fazendo o tratamento até hoje, isso tem!

Como é Feita a Tequila?

A Agave Azul nada mais é do que uma babosa, mas muitos acreditam que é um cacto (só que não). Sendo a tequila produzida a partir dela, sua origem mais precisamente é em Jalisco. O vale onde ela foi produzida originalmente tem nome tequila, derivando o nome da bebida.

O formato do Agave é bem parecido com o Abacaxi. Ele possui um miolo, cujo nome é chamado de “piña”. Os de maior tamanho podem chegar a até 70 quilos por ramo! Consumir a piña crua é contra indicado, pois é venenosa.

Mas, mesmo sendo venenosa, ela pode passar pelo processo de destilação, onde se consegue fazer a produção da aguardente. O processo se inicia com o cozimento das piñas em grandes fornos parecidos com panela de pressão.

Depois disso eles são triturados em moinhos de grande tamanho e encaminhados para fermentar. A única coisa que fermenta nesse passo é a piña caso seja para a produção de tequila pura. Há tequilas com por exemplo o reposado e blanco que não são “puras”.

Elas levam cana de açúcar em seu processo, para que ocorra a transformação em álcool etílico. Depois todo esse líquido é encaminhado ao alambique. Ele é colocado em altas temperaturas para que ocorra a evaporação e condensação até que chegue no ponto da tequila que conhecemos.

Tem-se assim 3 tipos de tequila: Blanco, Reposado (não puras) e Añejo.

Conheça um pouco sobre os tipos de Tequila

Blanco: Ela é obtida depois do processo da segunda destilação. Seu sabor já é bom, e sua coloração é semelhante a da água, branca. Daí derivou-se o nome.

Reposado: Depois de todo o processo de produção da tequila blanco, é feito um processo de conservação em barris de madeira por 2 meses. Daí a derivação do nome “reposado”, onde ela fica em repouso. Seu sabor é bem suave e é atualmente a mais consumida.

Anejo: Esse tipo de tequila usa o processo de destilação do blanco, porém, ela fica 1 ano em um barril de madeira. Daí a derivação do seu nome, “Anejo” = 1 ano. Ela é a mais indicada para quem vai entrar no consumo da tequila.

A Lei Mexicana de Tequilas

Atualmente no México foi determinado por lei, que tequilas são consideradas somente aquelas que tiverem no mínimo 60% de agave em sua composição. 

E ficou conhecida como política do “Consejo Regulador de Tequila”, visando manter a qualidade do produto para consumo interno e externo.Seu consumo no país se dá principalmente junto de outras comidas mexicanas.