Comida típica da Argentina

Se você está pensando em viajar para a Argentina, com certeza já deve estar planejando o seu roteiro de viagem, certo? No entanto, além dos pontos turísticos, a comida típica da Argentina também faz parte da experiência de estar em um país novo. Logo, um programa imperdível para se fazer no país vizinho é provar as delícias de sua culinária.

Com influência espanhola, europeia, criolla e espanhola, a culinária argentina está repleta de pratos principais, sobremesas típicas e lanches deliciosos, que você precisa provar. Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre a comida típica da Argentina. Então, para conferir a nossa seleção, é só continuar nos parágrafos abaixo.

E para você que ama viajar e comer bem, conheça também a comida típica da Alemanha.

Comida típica da Argentina

Inicialmente, vale lembrar que por ser um país extenso, a distribuição da comida típica da Argentina pode variar de uma região para a outra. Mas, independente do destino que você escolher, viajar para Argentina é a garantia de encontrar muita comida boa. Vem com a gente!

Locro é um prato da comida típica da Argentina

Ao norte da Argentina, a cultura dos ensopados é bem forte e comum. E, de todos os pratos típicos, o locro é o que mais se destaca na região. Em suma, trata-se de um ensopado feito a base de carne, mas também leva linguiça, bacon, abóbora, milho e cereais.

Todos os ingredientes devem ser frescos e feitos na mesma panela. É por essa razão que muitos consideram uma refeição saudável e, quando bem quente, é uma forma de se aquecer durante os períodos de frios mais intensos.

Empanadas

Empada: Comida típica da Argentina

Uma comida típica da Argentina são as empadas, que também é muito difundida aqui no Brasil. No entanto, esse é um alimento muito comum de aparecer em cardápios de lanchonetes e restaurantes por todo o país argentino.

Muito disso se dá pelo fato de ser uma refeição rápida e acessível. Em suma, são pequenas massas moldadas e recheadas de carne ou queijo. No entanto, de acordo com a região, ganham diferentes ingredientes.

Cazuela é a tradicional comida típica da Argentina

Trata-se de um prato cuja influência vem dos colonizadores espanhóis, mas que também se tornou uma comida típica da Argentina. A cazuela está presente em outros países da América do Sul, como no Chile. O nome do prato é o nome espanhol para “caçarola de barro”.

Por isso, todo tipo de ensopado de carne, que é feito nesse recipiente, recebe esse nome. Mas, ao norte do país, é normal que o prato seja feito com carne de lhama.

Melhor comida típica da Argentina

Comida típica da Argentina: Parrillada
Parrillada

Apesar de parecer, a Parrillada não é churrasco. A começar pelo modo de preparo, é feito em uma parrilla, um tipo de grelha que faz a gordura escorrer. Fora isso, o mais comum é utilizar lenha ao invés das brasas de carvão, pois mantém o sabor ainda mais intenso e gostoso.

Ademais, deve-se servir a parrillada sozinha, sem qualquer acompanhamento. Os argentinos fazem isso pois acreditam que os adicionais tiram o foco do prato principal.

Outros pratos da comida típica da Argentina

Também merecem destaque na comida típica da Argentina:

Bife de Chorizo é a melhor comida argentina

Falar sobre a comida típica da Argentina e não citar o bife chorizo não tem como. Isso porque, toda fama de churrasco e do preparo de carnes com corte grosso tem origem nesse prato. O corte é muito versátil, uma vez que se retira do miolo do contrafilé.

Dessa forma, pode ter muita ou pouca gordura. Fora isso, na grande maioria dos casos acompanha uma salada, batatas e, claro, um bom vinho tinto.

Choripán

Hot Dog de linguiça argentino

Outra comida típica da Argentina que, em suma, é um tipo de hot dog de linguiça. Inclusive, a própria construção do nome indica isso. Afinal, é a união das palavras em espanhol chorizo (linguiça) e pan (pão). Em relação à linguiça, ela deve ser assada fresca, em uma churrasqueira.

Em seguida, é só partir ao meio e colocar em um pão comum. Feito isso, basta marinar com um molho de chimichurri, que é outro condimento tradicional do país argentino.

Humita

Esse é um prato até que comum entre os brasileiros. Trata-se de uma pamonha salgada, feita de milho. No entanto, em terras argentinas, o preparo é um pouco diferente.Deve-se fazer a pamonha com milho ralado ou triturado.

Em seguida, é só usar cebola picada, manteiga e manjericão. Depois, é só cozinhar em água e sal, envolvida na palha do milho.

Delícias da comida típica da Argentina

Outras delícias argentinas também não poderiam ficar de fora, como:

Fugazzeta

Comida típica da Argentina para você se deliciar

A fugazzeta é uma pizza argentina, a qual adaptaram a receita acrescentando muito mais de recheio. É um prato para aqueles que querem se deliciar.

Fora isso, essa também é uma comida típica da Argentina, mas que não tem molho de tomate. Como substituto, acrescenta-se um recheio extra na composição da pizza, principalmente queijo e cebola.

Milanesa

Com certeza você já deve ter comido um bife à milanesa, certo? E é exatamente isso que você vai obter com as milanesas argentinas . Esse é um dos pratos mais consumidos e típicos da região. O bife deve ser empanado com ovo e farinha de rosca frita.

Como é um prato mais barato e de fácil preparo, ele é muito comum no dia a dia da população. Fora isso, pode levar tanto carne de frango ou de boi.

Sanduíche de miga

Famoso pão de forma.

Em espanhol, “miga” quer dizer “miolo”. Ou seja, é um pão feito na Argentina, que nada mais é do que o famoso pão de forma. Em relação ao seu recheio, fica a critério de cada um. Você pode tanto usar queijo e presunto como carne moída com molho, por exemplo.

Na verdade, não há nada de requintado nesse prato e, assim como no Brasil, os argentinos também costumam comer com bastante frequência como um lanche da tarde.

Deixe uma resposta