Comida típica da Argentina

Se você está pensando em viajar para a Argentina, com certeza já deve estar planejando o seu roteiro de viagem, certo? No entanto, além dos pontos turísticos, a comida típica da Argentina também faz parte da experiência de estar em um país novo. Logo, um programa imperdível para se fazer no país vizinho é provar as delícias de sua culinária.

Com influência espanhola, europeia, criolla e espanhola, a culinária argentina está repleta de pratos principais, sobremesas típicas e lanches deliciosos, que você precisa provar.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre a comida típica da Argentina. Então, para conferir a nossa seleção, é só continuar nos parágrafos abaixo e ver como a comida argentina é tão incrível quando a comida mexicana.

Comida típica da Argentina principais pratos

Inicialmente, vale lembrar que por ser um país extenso, a distribuição da comida típica da Argentina pode variar de uma região para a outra. Mas, independente do destino que você escolher, viajar para Argentina é a garantia de encontrar muita comida boa. Vem com a gente!

Locro é um prato da comida típica da Argentina

Ao norte da Argentina, a cultura dos ensopados é bem forte e comum. E, de todos os pratos típicos, o locro é o que mais se destaca na região. Em suma, trata-se de um ensopado feito a base de carne, mas também leva linguiça, bacon, abóbora, milho e cereais.

Todos os ingredientes devem ser frescos e feitos na mesma panela. É por essa razão que muitos consideram uma refeição saudável e, quando bem quente, é uma forma de se aquecer durante os períodos de frios mais intensos.

Empanadas

Empada: Comida típica da Argentina

Uma comida típica da Argentina são as empadas, que também é muito difundida aqui no Brasil. No entanto, esse é um alimento muito comum de aparecer em cardápios de lanchonetes e restaurantes por todo o país argentino.

Muito disso se dá pelo fato de ser uma refeição rápida e acessível. Em suma, são pequenas massas moldadas e recheadas de carne ou queijo. No entanto, de acordo com a região, ganham diferentes ingredientes.

Cazuela é a tradicional comida típica da Argentina

Trata-se de um prato cuja influência vem dos colonizadores espanhóis, mas que também se tornou uma comida típica da Argentina. A cazuela está presente em outros países da América do Sul, como no Chile. O nome do prato é o nome espanhol para “caçarola de barro”.

Por isso, todo tipo de ensopado de carne, que é feito nesse recipiente, recebe esse nome. Mas, ao norte do país, é normal que o prato seja feito com carne de lhama.

Outras comidas típicas da Argentina

Comida típica da Argentina: Parrillada
Parrillada

Apesar de parecer, a Parrillada não é churrasco. A começar pelo modo de preparo, é feito em uma parrilla, um tipo de grelha que faz a gordura escorrer. Fora isso, o mais comum é utilizar lenha ao invés das brasas de carvão, pois mantém o sabor ainda mais intenso e gostoso.

Ademais, deve-se servir a parrillada sozinha, sem qualquer acompanhamento. Os argentinos fazem isso pois acreditam que os adicionais tiram o foco do prato principal. Aqui o incrivel é até a forma rustica do prato, nada tão sofisticado quando a comida japonesa, mas igualmente delicioso.

Lanches e aperitivos da comida típica da argentina 

Confira os melhores aperitivos da comida típica da Argentina para petiscar por onde quer que você for. O país é fascinante em termos de gastronomia.

Pastel de forno de carne argentino

Ninguém consegue resistir a um pastel de forno, não é mesmo? Existem várias receitas de pastel de forno, mas as favoritas são as que incluem  carne no recheio.

Esse aperitivo da comida típica da Argentina, nada mais é que as empanadas Salteñas. tão populares que tem até a sua própria celebração anual no país: a 4  de abril, o Dia de la Empanada Salteña.

Não existe uma receita única de empanada. Ou seja, cada família tem a sua própria receita, algumas incluem batata cozida e cebolinho picado no final que deixam o pastel/ empanada ainda mais saboroso e saciante.

Empanadas argentinas fritas

O diferencial das empanadas argentinas fritas é que o salgado é frito ao invés de assado. A massa leva gordura vegetal em seu preparo e fica com uma textura incrível.

Para preparar o recheio dessas saborosas empanadas, o frango desfiado é combinado com pimentão, ovo e azeitona.

Empanadas argentinas polvilhadas com açúcar

Essa receita de aperitivo típico da Argentina traz a banha de porco para compor a massa da empanada. Para pincelar é preparado uma mistura de ovo e leite.

A empanada pode ser recheada a gosto e seu toque agridoce fica por conta do açúcar polvilhado antes de assar.

Doces típicos da argentina 

Não tem como viajar para Argentina e não ficar empolgado em conhecer os doces do país. Veja então, a seleção de doces típicos da Argentina que separamos para você  saborear em sua viagem.

Doce de leite

O famoso doce de leite não pode ficar de fora dos doces típicos da Argentina. Esse é um dos itens argentinos que sempre tem espaço garantido na mala dos viajantes.

O doce de leite, é uma iguaria super presente no cotidiano dos argentinos. Eles amam doce de leite. E graças a sua popularidade no país, é um item barato e pode ser encontrado no mercado facilmente.

Alfajor

O alfajor é aquele doce típico da Argentina que sempre deixa um gostinho de quero mais para quem já experimentou.

A deliciosa sobremesa argentina é uma espécie de bolinho macio, com recheio de doce de leite e coberto por chocolate. As marcas mais famosas , são:

  • Havana;
  • Cachafaz;
  • Jorgito.

Além disso, você também pode encontrar alfajores caseiros  que são vendidos em mercados e normalmente tem cobertura de coco no lugar de chocolate.

Gelato Argentino

Outro doce típico da Argentina que também é um sucesso entre os viajantes é o gelato argentino. É sorvete sim, mas não é qualquer sorvete.

Os argentinos tratam o sorvete como alimento e não como um simples doce, graças à influência italiana. O gelato argentino é considerado um dos melhores doces do mundo, não é por acaso.

O gelato de doce de leite é o mais querido da Argentina. As sorveterias mais famosas para encontrar essa delícia são o Freddo e a Cadore.

Medialuna

Esse doce típico argentino é o que nós conhecemos como croissants. Recebeu esse nome porque ele possui o formato de meia lua.

Os Argentinos têm o hábito de comer medialunas no café da manhã, ou à tarde acompanhado de um saboroso mate.

A maioria dos hotéis no país também serve o doce para os hóspedes como opção de café da manhã. Dá Para ser criativo em seu recheio: pode colocar o famoso doce de leite, queijos, geléia e manteiga.

Bebidas típicas da Argentina 

As bebidas típicas da Argentina, são mesmo sensacionais. Ao viajar pelo país não deixe de experimentar ao menos uma dessas bebidas que contam muito sobre seu povo e sua história

Vinhos

A Argentina está entre os maiores produtores de vinho do mundo. Não é por acaso que cidades como Mendoza tem um turismo voltado para os amantes dessa bebida típica argentina.

Imagem mostra uma garrafa de vinho argentino

Também é possível encontrar vários vinhedos em cidades como  Salta, Bariloche, San Juan, La Rioja e Patagônia. 

O Malbec é um dos mais famosos vinhos argentinos, que combina perfeitamente com os pratos típicos da Argentina, como o bife de chorizo e a parrillada.

A melhor dica é você escolher um bom lugar para fazer degustação de vinho e almoçar por lá. Desse modo, você curte a vista, a gastronomia e ainda conhece um pouco mais sobre a produção de vinho e saborear alguns petiscos da comida típica da Argentina.

Mate

O chá argentino é mais uma tradição deixada pelos indígenas. A bebida é uma infusão preparada com folhas de erva mate.

Dá para tomar o mate argentino sozinho ou em grupo. Lembrando que quando tomado em grupo, o chá se torna praticamente um evento social. Ideal para um momento de descontração entre família e amigos.

Americano Gancia

Essa bebida típica da Argentina é um tipo de vinho misturado com ervas, frutas e pimentas e que faz o maior sucesso no país.

De origem italiana, a Americano Gancia pode ser tomada pura. Mas, para beber do jeitinho, a bebida deve ser experimentada em batidas de frutas ou milkshakes.

Clericó

Um dos drinks argentinos mais servidos no verão é o clericó. Apesar de sua origem europeia, atualmente é considerado uma das principais bebidas da Argentina.

A base da bebida é sempre a mistura de vinho branco seco com água gaseificada e frutas cítricas. Lembrando que a receita pode variar de um lugar para o outro.

Inclusive, outras versões do clericó, podem substituir o vinho branco por espumante e a água gaseificada por refrigerante de limão.

Definitivamente esse é um dos drinks mais pedidos em resorts e praias na Argentina devido à refrescância do vinho.

Outros pratos da comida típica da Argentina

Também merecem destaque na comida típica da Argentina:

Bife de Chorizo é a melhor comida argentina

Falar sobre a comida típica da Argentina e não citar o bife chorizo não tem como. Isso porque, toda fama de churrasco e do preparo de carnes com corte grosso tem origem nesse prato. O corte é muito versátil, uma vez que se retira do miolo do contrafilé.

Dessa forma, pode ter muita ou pouca gordura. Fora isso, na grande maioria dos casos acompanha uma salada, batatas e, claro, um bom vinho tinto.

Choripán

Hot Dog de linguiça argentino

Outra comida típica da Argentina que, em suma, é um tipo de hot dog de linguiça. Inclusive, a própria construção do nome indica isso. Afinal, é a união das palavras em espanhol chorizo (linguiça) e pan (pão). Em relação à linguiça, ela deve ser assada fresca, em uma churrasqueira.

Em seguida, é só partir ao meio e colocar em um pão comum. Feito isso, basta marinar com um molho de chimichurri, que é outro condimento tradicional do país argentino.

Humita

Esse é um prato até que comum entre os brasileiros. Trata-se de uma pamonha salgada, feita de milho. No entanto, em terras argentinas, o preparo é um pouco diferente.Deve-se fazer a pamonha com milho ralado ou triturado.

Em seguida, é só usar cebola picada, manteiga e manjericão. Depois, é só cozinhar em água e sal, envolvida na palha do milho.

Delícias da comida típica da Argentina

Outras delícias argentinas também não poderiam ficar de fora, como:

Fugazzeta

Comida típica da Argentina para você se deliciar

A fugazzeta é uma pizza argentina, a qual adaptaram a receita acrescentando muito mais de recheio. É um prato para aqueles que querem se deliciar.

Fora isso, essa também é uma comida típica da Argentina, mas que não tem molho de tomate. Como substituto, acrescenta-se um recheio extra na composição da pizza, principalmente queijo e cebola.

Milanesa

Com certeza você já deve ter comido um bife à milanesa, certo? E é exatamente isso que você vai obter com as milanesas argentinas . Esse é um dos pratos mais consumidos e típicos da região. O bife deve ser empanado com ovo e farinha de rosca frita.

Como é um prato mais barato e de fácil preparo, ele é muito comum no dia a dia da população. Fora isso, pode levar tanto carne de frango ou de boi.

Sanduíche de miga

Famoso pão de forma.

Em espanhol, “miga” quer dizer “miolo”. Ou seja, é um pão feito na Argentina, que nada mais é do que o famoso pão de forma. Em relação ao seu recheio, fica a critério de cada um. Você pode tanto usar queijo e presunto como carne moída com molho, por exemplo.

Na verdade, não há nada de requintado nesse prato e, assim como no Brasil, os argentinos também costumam comer com bastante frequência como um lanche da tarde.

Ingredientes da culinária argentina 

A comida típica da Argentina é diferente do resto da América Latina por causa do influxo de duas grandes tradições européias: a comida italiana e a comida espanhola. Sem falar da influência da comida nativo-americana. 

Por causa da influência da Espanha e da Itália, a culinária argentina é uma continuação da dieta mediterrânea.

Quanto aos ingredientes da cozinha argentina, o país é muito famoso por sua comida rica em proteínas. 

Vegetais e saladas também são muito importantes na culinária argentina, como: tomate, cebola, alface e berinjela.

Batata e milho estão por toda parte, ou seja, quase sempre esses ingredientes são encontrados nas sopas e em diversos pratos típicos da Argentina.

Outros ingredientes como o guanaco,o dourado, a vicunha, o milho, a mandioca, os feijões, a traíra, a abóbora, também fazem parte do legado alimentar da Argentina.

Origem da comida típica da Argentina 

A Argentina produz e exporta vários tipos de  alimentos para diversas partes do mundo. Por esse motivo a comida típica da Argentina é tão sofisticada.

A culinária da Argentina é muito influenciada pela Europa e inclui uma grande variedade de pratos de estilo espanhol, massas e pizzas italianas e doces franceses.

Os argentinos tornam esses pratos únicos e seus, adicionando seu estilo único a esses pratos. Em Buenos Aires você vai encontrar muitos restaurantes sofisticados com alimentos característicos de países do mundo inteiro.

Nas zonas rurais do país, as pessoas ainda seguem uma dieta sul-americana mais tradicional. Ou seja, a história da culinária argentina é muito rica e diversificada.

Por ser uma terra que sofreu imigração extensiva por muitos anos, o país se beneficiou de inúmeras influências alimentares.

Além disso, o clima diverso da região também contribuiu para ampliar o conjunto de ingredientes prontamente disponíveis.

A gastronomia indígena derivada de grupos como o quíchua, mapuche e guarani também desempenhou um papel importante na culinária argentina. Um bom exemplo disso, é o mate que é consumido em todo país.

Já os índios do noroeste cultivam abóbora, melão e batata-doce, enquanto os guaranis que viviam no nordeste do país eram caçadores-coletores.

Os colonos espanhóis, por sua vez, introduziram gado nos pampas. Tal feito, teve um efeito profundo na comida argentina.

Enfim, milhões de imigrantes chegaram na Argentina ao longo do século XIX, a maioria da Itália e da Espanha. Os italianos introduziram a pizza e todos os tipos de pratos de macarrão. Os britânicos deram início à tradição da hora do chá e assim formou-se a comida típica da Argentina.

Perguntas frequentes sobre a comida argentina 

Qual a comida típica da Argentina?

O prato nacional da Argentina é o assado, que consiste em carnes grelhadas em uma churrasqueira grande.

O que almoçar na Argentina?

A milanesa argentina é um prato que pode ser facilmente encontrado em todo país, ou seja, é uma boa opção para o almoço.

O que não deixar de comer na Argentina?

Ao visitar a Argentina, não deixe de comer um delicioso doce de leite. Ele é o favorito no país.

O que se come no café da manhã argentino?

O café da manhã da Argentina é uma delícia, sua base são as medialunas sempre muito doces, amanteigadas e servidas com um potinho de doce de leite ou de marmelada ao lado. Além desse item principal, os demais são chá, café, leite e pouca fruta.

Deixe uma resposta