Como os doces podem afetar a sua saúde bucal?

Para ter uma saúde bucal em perfeito estado, é necessário manter bons hábitos de higiene e alimentação, evitando alimentos gordurosos e com muito açúcar como os doces.

A alimentação tem uma grande influência na saúde por um todo, e pode interferir em sua boca se o consumo de açúcar for muito alto.

Uma alimentação inadequada contribui para diversos problemas de saúde, como colesterol alto, diabetes, hipertensão, e problemas bucais. 

Mas você sabe a razão dos doces serem os grandes vilões para os seus dentes? 

Continue a leitura para mais informações! 

Como o açúcar afeta a sua saúde bucal? 

O açúcar tem substâncias que contribuem para o aumento do ácido na boca, colaborando com a proliferação das bactérias. 

Embora os doces sejam tão bons para o paladar, para a saúde é totalmente o oposto. O excesso de açúcar pode causar diversos malefícios para pessoas de todas as idades. 

Atingindo principalmente crianças que têm uma preferência maior por doces, gerando consequências como cáries e infecções gengivais desde cedo, prejudicando o andamento da dentição. 

O recomendável é levar a criança para um consultório infantil para evitar os problemas causados pelo açúcar, e ter saúde bucal. Se tiver um plano odontologico pme, terá benefícios para manter os seus dentes e de seu filho saudável. 

Além de prejudicar os dentes, o doce é um dos principais fatores para a obesidade e diabetes. 

As maiores quantidades de açúcar se encontram nos produtos industrializados e em doces. Confira a lista de todos os alimentos que possuem um nível alto. 

  • Sucos de caixinha industrializado; 
  • Refrigerantes; 
  • Balas e chicletes; 
  • Doces: Bolo, chocolate. 

Embora esses alimentos sejam bons para o paladar e fáceis de se encontrar, são altamente prejudiciais para o corpo e a saúde bucal. 

Imagem mostra doces que são prejudiciais a saúde bucal

Não é que se deve cortar totalmente essas comidas da sua vida, mas consumir em menor quantidade para evitar problemas futuros. 

Ter um plano odontologico empresarial te ajudará a ir ao dentista com mais frequência, para avaliar as situações e enfermidades bucais causadas pelo açúcar. 

Doenças bucais que são causadas pelo efeito do açúcar 

Como vimos, o açúcar é o principal causador de doenças bucais, pois ele deixa a boca com mais ácidos, levando a problemas como: 

  • Tártaro;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite. 

Todos esses problemas são muito graves para saúde bucal de modo geral. Entenda cada uma dessas doenças. 

  1. Tártaro

O tártaro é uma camada grossa de aspecto amarelado que gruda nos dentes, e só consegue ser retirado com uma profilaxia – limpeza dental –  é o causador de diversas doenças bucais. Inicia-se quando a placa bacteriana, que é por sua vez removível e mole, fica muito tempo nos dentes, e ao endurecer se torna o tártaro.

Para evitar esse tipo de problema, é recomendado fazer a limpeza dental em uma clínica dentária. Ao se ter um plano odonto empresa, fica mais fácil de recorrer ao dentista.  

  1. Cárie 

A cárie é a deterioração dos dentes. Com o consumo alto de açúcar, a arcada dentária fica mais suscetível a esse problema que começa com uma mancha branca, podendo levar ao escurecimento dos dentes, e até a perda, se não cuidar a tempo. 

Essa doença bucal é uma das mais populares, isso porque todos já tiveram ou terão algum dia, se não fizerem a higienização bucal de forma correta e evitar o consumo de doces, sua saúde bucal estará comprometida.

Para fazer o tratamento, é necessária a retirada da cárie, e em casos mais graves a da polpa do dente que está inflamada – procedimento de canal – ou restauração onde o dentista irá colocar um pouco de resina para cobrir a parte afetada.

Para um tratamento de qualidade, tenha um plano dentario empresarial, pois tem baixo custo e cobre todos os tipos de procedimentos e consultas. 

  1. Gengivite 

A gengivite é uma inflamação causada pelo consumo de doces e o acúmulo de tártaro. Ela é percebida quando ao escovar os dentes e passar o fio dental, a gengiva começa a  sangrar.

Para o tratamento, uma profilaxia e boa higiene bucal é o suficiente, evitando a complicação do problema.

  1. Periodontite

A periodontite é a complicação da gengivite, onde a inflamação das gengivas passam para o periodonto – tecidos e ossos que constituem a parte gengival– com sintomas de sangramento até mesmo ao mastigar, gerando um maior inchaço.

O tratamento é feito com um dentista especializado em periodontia onde o plano odontologico para microempreendedor individual cobre toda a cirurgia. 

Como diminuir os efeitos do doce na boca? 

Para a diminuição dos doces na boca, é necessário manter uma higiene bucal adequada, feita com creme dental com flúor, uso de fio-dental, e antisséptico com flúor e sem álcool. 

É necessário escovar os dentes após todas as refeições, e fazer consultas periódicas com o odontologista para ter saúde bucal.

Baixar o consumo dos doces é o melhor a se fazer, trocando o mesmo por açúcares como adoçante. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe uma resposta