Comida típica indiana, veja curiosidades e melhores pratos

Você conhece a culinária da Índia? Conhece este país que é muito habitado no mundo todo? Pois bem, nesta matéria selecionamos alguns pratos da comida típica indiana, que vão te deixar com muita água na boca.

Pois, uma das comidas mais famosas, deliciosas e peculiares do mundo, é sem dúvida alguma a comida indiana. Logo, muitos turistas vão a Índia, afim de provar as iguarias que essa cultura milenar tem a oferecer.

Então, quem prova os sabores, aromas e surpresas deste país cheio de contrastes nunca esquece.

Não deixe de experimentar a comida típica indiana em sua passagem pelo país.

comida típica indiana

A Índia é um país cuja cultura é muito diferente do comum, e quem vai para lá, procura entender principalmente sua espiritualidade e religião. Então, se você procura um país para ter uma experiência espiritual, a Índia é este lugar.

Ou seja, em qualquer lugar da índia que você for, é certeza de um contato espiritual e motivos para refletir sobre a vida. Logo, Muitas pessoas procuram visitar o país para compreender melhor a vida ou a humanidade e seus principais caminhos para a espiritualidade.

Portanto, você terá experiências enriquecedoras e inesquecíveis ao conhecer a índia. Ou seja, você voltará com as energias renovadas e com uma visão de mundo muito ampla. Mas, não é só de espiritualidade que se vive a Índia. Pois, a comida típica indiana também merece ser destacada.

Na Índia há culturas e histórias únicas

Por ser um país enorme, ele está localizado na Ásia Meridional, e possui uma história de milênios, e alguns dizem que é desde o início da humanidade. No entanto, a Índia já foi uma colônia britânica, e hoje é o segundo país mais populoso do mundo.

Tendo a sétima maior área geográfica do mundo, este país oriental possui cerca de 18 línguas oficiais. Mas, é um país de muita pobreza infelizmente, e que tem inúmeros problemas a se resolver assim como no Brasil.

Se você imaginou em ver pessoas diferentes, a Índia será este local. Mesmo porque, devido a sua miscigenação e número de pessoas de diferentes religiões, a cultura é muito plural e ampla. As pessoas convivem entre si, e com respeito.

Comida típica indiana: conheça os melhores pratos

Os pratos da comida típica indiana, são inigualáveis. E ao visitar a Índia você poderá provar todas essas iguarias.. Mas, por ser um país grande, as diferenças culinárias são enormes, sendo assim, selecionamos as principais para você conhecer. Vamos lá?

Samosa é o pastel da comida típica indiana

comida típica indiana: Samosa

A Samosa é uma comida típica da Índia muito deliciosa e famosa. Ou seja, trata-se de um prato composto por com pastéis fritos e recheados com lentilhas e algum tipo de carne à sua escolha ou do restaurante. Além disso, é preparado com os famosos temperos indianos.

Frango na Manteiga

frango na manteiga

Esta comida típica indiana nada mais é que o frango na manteiga. Mas, vale lembrar que o frango deve ser marinado com iogurte. Em seguida, deve-se misturar com alguns temperos especiais, os quais deixam com um molho deliciosos. Ademais, deve-se servir com pasta de tomate.

Existem ainda algumas outras variações, onde os ingredientes são diferentes, e normalmente acompanha lentilhas pretas, pão Naan e salada verde. Se você for a esta região da Índia é essencial que você prove este prato.

Curry de Peixe

Curry de peixe

O curry faz parte da cultura da Índia e não é de hoje. E o curry com peixe pode ser preparado de uma forma diferente dependendo da região da Índia. Esta é uma das mais famosas, e você poderá consumi-la no Brasil em restaurantes indianos. Contudo, ao visitar a Índia, não vá embora sem experimentar este prato.

Vada Pav

Você sabia que existem uma série de opções da comida típica da Índia que você poderá comer na rua? Sim, o Vada Pav é uma delas. Ou seja, ele é basicamente um sanduba vegano com um hambúrguer de batata junto com o Pav que é o pão.

Ou seja, se você é vegano ou vegetariano, poderá testar e gostar desta iguaria em algum restaurante de comida asiática. No Vada Pav o pão vai por cima da batata que é cozida com coentro e alguns outros condimentos.

Vindaloo

Vindaloo é uma comida típica indiana muito saborosa e picante

A comida típica indiana, também foi influenciada pelos portugueses. O Vindaloo é um prato feito com carne de porco e com algumas especiarias, tais como: Cardamomo, Canela, Pimenta, Gengibre, Pó Mostarda, Vinagre e Alho.

Este prato é muito picante. Então, tome cuidado ao pedi-lo. E na Europa, você vai encontrá-lo com o nome de “Carne de Vinha-D’alhos”.

Palak Paneer

Outra opção é o Palak Paneer, que é um prato vegetariano. Este prato da comida típica indiana pode ser encontrado em todo país. Porém, ele é típico da região de Punjab e é feito com Palak (Espinafre) e o queijo comum na Índia o Paneer.

Vale lembrar, que na Índia este prato vem acompanhado de pão e arroz. Então, ao visitar o país, você não pode deixar de experimentá-lo. Pois, ele é uma representação de tudo de melhor que a Índia pode te oferecer.

Lassi

Lassi, bebida indiana

Finalisando, o Lassi é uma outra iguaria que você poderá experimentar quando for à Índia. Pois, é uma bebida ou refresco que todo indiano consome em sua casa. Logo, ele é feito de água de rosas, Iogurte, gelo e uma fruta à sua escolha.

Como você pode ver, a culinária indiana é muito diversificada em suas mais diversas regiões, religiões, grupos e costumes. Certamente depois de experimentar a comida típica indiana você irá gostar muito. Mas, vale lembrar que os temperos são pesados. Então, vá com calma quando for visitar a Índia!

Lanches e aperitivos da comida típica indiana

A comida indiana é mundialmente conhecida por seus pratos cheios de cor e sabor. Muitas especiarias são usadas para incrementar os preparos. Veja a seguir alguns lanches e aperitivos da comida típica indiana.

Pão indiano um clássico da comida típica indiana

Esse lanche e aperitivo da comida indiana é feito de farinha de trigo integral, água e sal. Esses ingredientes são misturados com as mãos mesmo.

Quando a massa estiver bem homogênea é hora de sovar um pouquinho, esticar e levar em uma frigideira para fritar. coloque no fogo e em poucos minutos você terá um delicioso pão quentinho.

Frango tandoori

O frango tandoori é uma opção de petisco ou aperitivo da comida típica da Índia feito com frango. A dica é usar coxas e sobrecoxas.

Imagem mostra um Frango tandoori que e muito comum na comida típica indiana

Além disso, também são usados suco de limão, gengibre ralado, alho, pimenta, iogurte natural, masala, cebola e sal.

Bolo indiano

Você já ouviu falar de bolo indiano? Essa ótima opção de lanche da comida indiana, não leva farinha de trigo, mas sim farinha de rosca.

A massa ainda conta com uma pitada de canela para dar um delicioso toque aromático. Para o recheio e cobertura é preparado um creme de leite condensado, gemas, manteiga e leite. Mesmo no Brasil é muito comum encontrar este bolo que é um clássico da comida típica indiana.

Doces da comida típica indiana

Para quem gosta de doces, a Índia é um verdadeiro paraíso. Leite, manteiga e açúcar são ingredientes base de qualquer tipo de sobremesa no país. A esses ingredientes são adicionadas especiarias, que resultam nos melhores doces típicos da Índia. Confira:

Ladoo é um dos melhores doces da comida típica indiana

Um dos doces mais consumido da comida típica indiana e, também, o favorito de Ganesha é o ladoo. Ele tem muitas versões e junto com o peda é um dos doces usados como oferenda aos deuses.

A versão besan ladoo leva farinha de grão-de-bico, açúcar, manteiga clarificada e cardamomo em pó.

Kheer

Esse doce típico da Índia, nada mais é que a resposta indiana ao nosso delicioso arroz doce.

Imagem mostra o Kheer que é um doce muito consumido na culinária indiana

Ao gosto familiar que conhecemos do arroz doce, adicione notas de cardamomo e açafrão e diminua a quantidade de canela. Também pode ser feito com macarrão

Gulab Jamun

Um dos queridinhos doces típicos da Índia é o gulab jamun. É um doce esférico feito à base khoya (ricota mais seca) e farinha. Depois de enrolado é frito na manteiga clarificada, e enfim, mergulhado em uma calda bem doce e rica em especiarias, como:

  • Cardamomo;
  • Água de rosas;
  • Açafrão e cravo.

Gajar  ka Halwa

Uma iguaria do inverno, o gajar ka halwa é um doce típico da Índia feito à base de cenoura. As cenouras raladas são adicionadas ao leite, açúcar e manteiga clarificada, como na maioria dos doces da cozinha indiana.

Além do mais, cardamomo, passas e castanhas complementam a mistura a ser bem cozida. Até quase desgrudar do fundo da panela.

Jaleebi

Um dos doces típicos da Índia mais simples e onipresentes é o jaleeibi. Logo, você vai encontrá-lo em qualquer esquina de rua no país. Sua consistência ímpar deriva da farinha de grão-de-bico e frita na manteiga clarificada e sua cor amarelada vem do açafrão.

Depois de fritos, os jaleebis são mergulhados em uma calda de açúcar bem doce, algumas recenbem especiarias, como o cardamomo, por exemplo.

Milk cake

O milk cake é um doce típico da Índia muito simples e reconfortante. A iguaria indiana de dar água na boca leva leite integral, açúcar, cardamomo e limão.

Kulfi

Esse doce típico da Índia é a versão de um sorvete. O Kulfi também foi emprestado da cozinha persa, assim como muitas outras sobremesas indianas.

Imagem msotra o Kulfi, um doce muito popular na India.

Rico em gosto de leite e especiarias, o kulfi é mais cremoso, porém, menos macio que um sorvete, pois leva iogurte em sua base. É muito usado em forma do tradicional picolé, um dos melhores doces da comida típica indiana.

Kaju pista

Esse doce típico da índia está presente em todo país. É um pequeno vício indiano. Pequeno o suficiente para você nem saber quantos comeu.

O kaju pista é como se fosse um barfi, mas com a base feita de castanha de caju. Depois de pronto o doce é recoberto por uma folha prateada comestível.

Barfi

O barfi é um doce típico da índia, geralmente, quadrado e feito à base de khoya e açúcar. Depois de cozido é coberto com um tipo de folha prateada comestível, a varq. O doce tem suas variáveis regionais, sendo muito popular no norte da Índia.

Malpua

O malpua é um doce da comida típica indiana, presente em todo país e tem sua variável em cada região. Em algumas versões a massa é feita com creme de leite e frita na manteiga clarificada.

Kalakand

Esse doce típico da índia é uma sobremesa com muitas variedades e presente tanto na índia como no Paquistão. Sua base é:

  • Leite;
  • Açúcar;
  • Manteiga e leite condensado.

Esses ingredientes são cozidos até dar o ponto. A versão de Pushakar do kalakand é finalizada com calda. Mas, há outras versões em que o cozimento se encerra quando todo líquido evapora

Bebidas típicas da Índia

As bebidas típicas da índia são tão variadas e únicas como as suas tradições. São ricas em especiarias, sendo muito consumidas para aumentar a imunidade e combater a indigestão. Veja:

Masala Chai

Essa bebida típica da Índia para os indianos é como o tradicional cafezinho brasileiro. Essa bebida quente é feita com chá preto, leite integral, açúcar e condimentos como canela, cardamomo, cravo da índia, anis estrelado, pimenta preta, noz moscada e gengibre.

A tradição do consumo de leite com chá preto foi influência da cozinha inglesa, mas o destaque da bebida é o toque de especiarias super característico da comida típica indiana.

Filter Kaapi

Também chamado de Filter coffee, essa bebida típica indiana é tradicional do sul do país. O café é filtrado bem devagar em um filtro feito de aço inoxidável e,então é misturado com leite quente e açúcar.

Masala Chaas

A base dessa bebida típica da Índia é o iogurte. Porém, é uma bebida com consistência mais líquida e sabor mais picante.

Além de iogurte integral, a bebida também leva água e diversos temperos como sal, pimenta, gengibre e cominho em pó. A bebida é muito apreciada no verão.

Toddy

Também conhecido como vinho de palma ou vinho de coco, o toddy é uma bebida alcoólica típica da Índia, resultante da fermentação da seiva extraída de palmeiras.

A seiva também pode ser consumida fresca. Mas, nesse caso chama-se Neera e tem alto valor nutritivo e teor de vitaminas.

Thandai é uma bebida popular da comida típica indiana

Thandai é uma bebida da Índia muito popular. É servida tradicionalmente na festa das cores que celebra a chegada da primavera, e durante a festa que homenageia o Deus Shiva.

Imagem mostra o Thandai que é uma bebida típica da Índia.

Além de leite e açúcar, a bebida refrescante leva vários ingredientes como: água de rosas,amêndoas, cardamomo, açafrão, pimenta, funcho e semente de melancia.

Nimbu Pani

Também conhecida como Shikanji, essa bebida típica da Índia, consiste numa limonada turbinada com açúcar, sal grosso e cominho em pó.

Essa bebida que mistura doce e sal é muito consumida no verão, pois é bem refrescante.

Origem da comida típica indiana

A comida típica indiana reflete uma história de 8.000 anos de muitos grupos e culturas. Além disso, é conhecida por ser diversa, antiga e muito rica em tradição.

A Índia é conhecida por ter os mais variados alimentos. E uma de suas características é o uso sofisticado e bem sutil de muitos vegetais, grãos, frutas e especiarias que crescem em todo país.

Com o passar do tempo, a comida indiana mudou gradualmente para o vegetarianismo por causa das religiões difundidas na região.

A culinária indiana, é considerada uma das culinárias mais ricas do mundo. A imigração extensiva e a mistura de culturas introduziram  muitas influências alimentares e culturais na cozinha indiana.

Além disso, o clima bipolar do país, disponibilizou uma enorme variedade de ingredientes para as muitas escolas de culinária  que existem na Índia.

Com vários tabus e preferências, em muitos casos, a comida indiana se tornou um marcador de identidade social e religiosa.

O vegetarianismo a longa data também tem exercido uma forte influência sobre a cozinha indiana. Logo, as pessoas que  seguem uma dieta vegetariana rigorosa no país, representam de 20 a 42 por cento da população. E menos de 30 por cento consomem carne regularmente.

As invasões posteriores da Ásia Central, Arábia, Império Mughal e Pérsia, tiveram um efeito fundamental na cozinha indiana.

A conquista islâmica da Índia Medieval trouxe frutas como damasco, pêssegos, melões e ameixas, além de agregar molhos ricos e pratos não vegetarianos que deram origem à culinária Mughlai.

Os mongóis eram grandes protetores da culinária indiana. Muitos pratos luxuosos foram feitos durante os reinados de Jahangir e Shah Jahan.

Uma refeição comemorativa indiana muito famosa, considerada por muitos conhecedores como o melhor dos pratos principais da Índia, é o Hyderabadi biryani, feito com carne de carneiro ou cabra, arroz basmati, iogurte, cebola e especiarias. 

Já a influência de comerciantes árabes e portugueses resultou em gostos e refeições subcontinentais diversas.

Durante o século XVI foram introduzidos, legumes do novo mundo como tomate, pimentão, abóbora e batata, que se tornaram alimentos básicos da comida típica indiana.

Os britânicos por sua vez introduziram receitas europeias e técnicas de culinária, como assar, por exemplo.

Ingredientes da comida típica indiana

Uma das partes mais centrais da história da Índia é a maravilhosa culinária indiana. Seus alimentos básicos são:

  • Arroz;
  • Farinha de trigo integral;
  • Lentilha vermelha;
  • Ervilha de pombo ou grama amarela;
  • Grama de bengala;
  • Grama preta e grama verde.

Os carry indianos, em sua maioria, são fritos em óleo vegetal. No norte e oeste do país, o óleo de amendoim é o mais popular para fritar, enquanto no leste o óleo de mostarda é mais usado e, no sul, são comuns o óleo de coco e o óleo de gergelim.

Nos últimos anos, o óleo de girassol e o óleo de soja, também ganharam popularidade na culinária indiana. E o óleo vegetal hidrogenado, também é um meio de cozimento popular que substitui a manteiga clarificada.

As especiarias mais importantes da culinária indiana são: pimenta, alho, gengibre, cominho, açafrão, feno-grego,asafoetida e mostarda preta.

Já as misturas populares de especiarias são: o garam masala, um pó de zinco ou mais especiarias secas, compostas de cardamomo, cravo e canela. Cada região do país tem sua própria mistura de garam masala.

Além disso, algumas folhas como folha de cássia, folha de feno-grego, folha de coentro e hortelã também são usadas comumente na cozinha indiana.

Perguntas frequentes sobre a comida típica indiana

Qual o prato típico da Índia?

Um prato típico da Índia que acompanha quase todos os pratos do país, é o pão naan, consumido diariamente pelos indianos.

Qual a base da comida indiana?

A base da comida indiana são as especiarias como pimentas, semnte de mostarda preta, cominho, açafrão, curcuma, gengibre, alho, noz moscada, feno-grego, cardamomo e essência de pétalas de rosa. Elas são responsáveis pelo sabor que grita no paladar.

Qual a melhor comida indiana?

Difícil escolher qual a melhor comida indiana. Mas, sem dúvida alguma, a samosa, uma espécie de pastel indiano cheio de sabor, está entre elas.

Quais alimentos comuns na cultura indiana?

O arroz e lentilha, são alimentos bases para várias comidas indianas e servem tanto de prato principal como de acompanhamento.

Deixe uma resposta