Comida Típica de São Paulo

Muitas pessoas conhecem o Estado de São Paulo por ser o lugar que não para nunca, principalmente a cidade de São Paulo. A vida acelerada neste estado e cidade apressada é lei. Logo, se você também está de viagem marcada e quer provar o melhor da comida típica de São Paulo, vem com a gente nesse roteiro gastronômico.

Portanto, existem também uma série de comidas típicas de São Paulo que são maravilhosas. Logo, a maioria das pessoas ficam encantadas e tentadas a experimentar essas delícias.

As melhores comidas típicas de São Paulo

Nesta matéria, selecionamos os melhores pratos da comida típica de São Paulo que o povo mais gosta e prepara. Portanto, este conteúdo está imperdível. Então, vamos lá?

Sanduíche de Mortadela

comida típica de São Paulo: Pão com mortadela

Este sanduba é famoso e conhecido pelo Brasil inteiro. Mas, é em São Paulo que ele é reverenciado como algo típico. Em suma, trata-se de um pão com muitas fatias de mortadela. Além disso, pode vir acompanhado com queijo e vinagrete, frio ou quente.

Contudo, ele é praticamente uma refeição, e tem muitas calorias. Sendo assim, tome cuidado ao pedir um e divida com alguém para dar conta.

Coxinha

Uma das melhores comidas típicas de São Paulo

É impossível a pessoa vir a São Paulo e não encontrar Coxinha. Embora, trata-se de um alimento muito difundido no Brasil, o Estado de São Paulo, tem a coxinha como iguaria. 

Há na cidade de Sorocaba, por exemplo, duas coxinhas famosas, a da Padaria Real e a Coxinha de 5 kilos feita por uma irmã da Congregação Cristã. É no estado de São Paulo que estão as melhores coxinhas do Brasil.

Pastel de Feira

É muito comum vir a São Paulo e encontrar feiras. Ainda não se sabe ao certo como isso se tornou típico, mas é algo difundido pelas famílias Japonesas que imigraram para o estado. 

Pessoas de diversos países vêm ao Brasil e São Paulo para comer esta iguaria. Pois, diversos tipos de pastéis feitos por japoneses, chineses, coreanos e brasileiro, cada um faz do seu jeito.

Pizza: Comida típica de São Paulo para celebrar momentos e juntar a família ou amigos

pizza

Se tem uma comida típica de São Paulo que não falta na rotina de alimentação de um bom paulistano (aquele que nasceu ou vive na cidade de São Paulo) é pizza. Logo, nem que seja uma vez por semana. Portanto, seja com a família ou amigos, a pizza no jantar é uma forma de juntar todos e celebrar momentos com amigos ou familiares.

Em suma, a receita sabemos que nasceu na Itália, contudo, a cidade de São Paulo e o estado em si modificou este item alimentício e incrementou ele com vários tipos de molhos e ingredientes. A mais consumida é a meio a meio.

Outra pizza muito consumida é a de Calabresa e a Portuguesa, sendo estas duas depois do famoso queijo com Calabresa as mais famosas. A pizza de brócolis é a mais famosa entre os veganos ou vegetarianos, seguido pela de abobrinha.

Atualmente o Brasil tem uma produção diária de cerca de 1 milhão de pizzas, no entanto, mais de 60% do consumo é apenas no estado de São Paulo. Quer ter uma pizzaria de sucesso? Venha pra São Paulo e monte a sua.

Café da manhã da comida típica de São Paulo

Outra comida típica de São Paulo, é o pão na chapa com pingado (café com pouca quantidade de leite), muito consumido no café da manhã. Ou seja, dificilmente você encontrará um Paulista que não consumiu isso. O pão é prensado com manteiga, e facilmente você encontrará em qualquer padaria.

Hambúrguer

O estado de São Paulo é famoso por ter as melhores hamburguerias do Brasil. Dificilmente você irá encontrar um Paulista que não tenha gosto por essa iguaria. Você encontrará de variadas formas, jeitos e estilos.

Cupim casquerado na grelha

Este é um costume que chegou a pouco tempo para o povo paulista. No entanto, ele chegou fazendo sucesso e foi incorporado ao costume de alimentação. Logo, também se tornou uma comida típica de São Paulo. Ele é servido como petiscos junto a cervejas, polentas e mandiocas.

Comida Árabe

Falafel

No estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de São Paulo existe a maior população de árabes de toda a América Latina.

Por lá, existem muitos libaneses e sírios. Logo, essa população passou a se dedicar a difundir a sua culinária para o povo paulista. Logo, essas delicias entraram para a lista de comida típica de São Paulo. Portanto, é muito comum encontrar Esfihas, Kibe, Kaftas, Falafels e Kebab.

Cuscuz Paulista

comida típica de São Paulo: Cuscuz vegetariano

Esse é um prato muito famoso da comida típica de São Paulo, e é famoso por este nome por ser proveniente do interior do estado. Logo, o interiorano é conhecido como cuscuz paulista. É servido em bares. Mas, sua presença também é comum no jantar e no almoço.

É muito comum encontrar em bares ou restaurantes paulistas. Trata-se de uma mistura de farinha de milho com inúmeros ingredientes como: Camarão, Ovo, Palmito, Tomate e pode ter outros ingredientes a mais, dependendo do local.

Mas, última criação de Cuscuz paulista foi a versão Vegetariana, e esta tem feito muito sucesso entre as pessoas.

Virado à paulista: Principal prato da comida típica de São Paulo

Finalizando, este é o principal prato da comida típica de São Paulo, e deixamos ele por último. Logo, ele é servido em bares e restaurantes todas as segundas-feiras. Sendo assim, ele o mais fácil de se encontrar e o que mais agrada o paladar dos turistas. Ou seja, é feito com arroz, bisteca de porto, tutu de feijão, linguiça, torresmo, ovo frito e couve.

Deixe uma resposta