Comida árabe, melhores pratos e curiosidade

Em primeiro lugar, a comida árabe, para os países do oriente médio e sua cultura milenar é motivo de orgulho. Portanto, ela foi difundida em vários outros países. Pois, carrega consigo não só sabores. Mas, cultura popular e religiosa também.

Muito rica em alimentos saborosos, a comida árabe também agrega muito à cultura brasileira. E até hoje vem conquistando nosso paladar e garantindo mais espaço em nossa mesa. 

Falafel é um dos pratos típicos mais deliciosos da comida árabe

Origem da comida árabe

A priori, a base alimentar da comida árabe foram: trigo, cevada, carne, arroz, tâmaras e alguns produtos derivados do leite. Preparados cozidos em água, misturados em gordura e assados na brasa ou vapor. Ou ainda, conservados em salmoura com sal e azeite. 

Os temperos da comida árabe

Os temperos da culinária árabe possuem sabor característico e bem forte. Veja! 

  • . Melaço de romã: No Líbano, esse melaço é usado como substituto do açúcar em preparo de doces. Mas também no preparo de salada e pão sírio;
  • . Mahlab: De sabor forte e amargo, esse grão é extraído da semente da cereja-brava e usado no preparo de doces. Seu principal uso é em pães, biscoitos e bolos;
  • . Zauba: Trata-se de uma erva de origem mediterrânea e usada em molhos e saladas. No Brasil conhecemos como orégano;
  • . Pimenta Síria: Também conhecida como pimenta-da-jamaica. Essa pimenta é uma mistura de canela em pó, pimenta-da-jamaica, noz-moscada em pó e cravo da índia;
  • . Zaatar: Muito utilizado em pães e esfias. Logo, o zaatar é uma mistura levemente ácida que leva gergelim torrado, tomilho, manjerona e sumagre.
Zaatar é um tempero muito comum na culinária árabe

Itens mais consumidos na comida árabe

A seguir alguns itens que você vai encontrar na culinária árabe. Entre eles estão:

  • . Carne: As carnes mais usadas são frango e carneiro. Neste sentido, a carne de boi, de camelo, de alguns pássaros e peixes são pouco usadas. Da mesma forma, a carne de porco não é consumida nessa região;
  • . Farinha: Tanto das pessoas árabes ricas quanto das pobres, vários tipos de farinha fazem parte da alimentação;
  • . Doces: Os pratos doces da comida árabe são, em sua maioria feitos com mel, frutas secas, nozes e amêndoas. As sobremesas geralmente são aromatizadas. E com essências de flor de laranja e rosas;
  • . Laticínios: O leite e seus derivados são muito usados na alimentação dos povos árabes. Em pratos de origem árabe geralmente você vai encontrar o iogurte, queijos, creme de leite e manteiga.
  • . Burghul-trigo: Este por sua vez é utilizado na preparação de diversos pratos típicos da comida árabe. Existem três formas para utiliza-lo: fino, grosso ou o trigo inteiro.
Quibe é uma iguaria da comida árabe

Utilização de bebidas, grãos frutos e vegetais na comida árabe

Sem dúvidas, as bebidas quentes são as mais consumidas, principalmente o café. No entanto, quando falamos de bebida alcoólica, a cerveja ganha. Logo, pode ser encontrada de vários tipos;

Já o grão mais encontrado na comida árabe é o arroz. Nas massas e no pão você também vai encontrar o trigo e a semolina. Além disso, no café da manhã encontramos deliciosas sopas de feijão. E na falta de carne ganham espaço a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.

As frutas e vegetais também fazem parte da comida árabe. Porém, como pratos de entrada nas refeições ou servidos como acompanhamento. 

Culinária árabe típica

Vale lembrar também que os árabes são famosos pela sua panificação. Por exemplo, temos o pão sírio. Assim sendo, veja a seguir alguns exemplos de comidas típicas da culinária árabe.

Quibe

Este é o prato típico árabe mais conhecido no Brasil. Feito com trigo de quibe, pode ser assado ou frito. Logo, esse trigo é misturado em carne de boi moída e cebola. O limão e a hortelã temperam este prato delicioso.

Tabule 

O tabule é considerado uma salada e consumido em cima de folhas de alface. Pois, este prato típico libanês antes da refeição é um excelente aperitivo. Este prato é composto de trigo para quibe, pimenta, cebola, hortelã, tomate, limão, salsa e ervas típicas.

Esfirra

Em síntese, este prato também é muito famoso no Brasil. Embora estejam disponíveis diversos sabores. Porém, o mais comum e típico é de carne vermelha temperada com cebola, tomate e molho feito com base de gergelim. No entanto, eles oferecem a esfirra aberta ou fechada e de qualquer forma é deliciosa.

Arroz sírio

O arroz sírio é feito com sal e manteiga. É um bom acompanhamento para carne. Após cozido o arroz é misturado em macarrão bem fino. Logo, é um prato muito popular. Portanto, encontramos muitas variações do arroz sírio. Além das comidas citadas acima você ainda vai encontrar o grão-de-bico e o purê feito a partir de berinjela.

Conclusão, vale a pena experimentar a culinária árabe?

Vale a pena sim, pois é deliciosa e única. Porém, concluindo esse nosso breve relato de curiosidades e pratos típicos da comida árabe. Podemos perceber que a sua culinária é cheia de sabores, rituais e também muitas tradições.

Dessa forma, ganhou o paladar do mundo inteiro. Pois, é muito rica em sabores. Por fim, conta para gente: qual seu prato de comida árabe favorito?

Espero que tenha gostado! Caso queira se aprofundar veja alguns livros sobre o assunto.

Deixe uma resposta