Comida típica do Rio de Janeiro

É muito comum que, ao fazer uma viagem para o exterior, os turistas queiram aproveitar a culinária local. No entanto, essa é uma prática que deveria se manter presente ao visitar outras regiões do Brasil. Pois, o nosso país também tem uma riqueza gastronômica enorme, por exemplo, a comida típica do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que cada estado brasileiro possui uma cultura gastronômica marcante. A comida brasileira é tudo de bom. Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre comida típica do Rio de Janeiro. Gostou? Então não deixe de conferir os próximos parágrafos.

Principais pratos da comida típica do Rio de Janeiro

A seguir, selecionamos os melhoras pratos da comida típica do Rio de Janeiro que vão te deixar com água na boca e muita vontade de conhecer o estado. Confira:

  • Sardinha frita
comida típica do Rio de Janeiro: Sardinha frita

Essa é uma comida típica do Rio de Janeiro em bares e botecos, em especial no happy hour aos finais de semana, uma vez que a gordura diminui os efeitos do álcool no organismo.

Ademais, trata-se de uma comida de fácil preparo, uma vez que basta descamar o peixe, dar uma pincelada de gema, empanar com farinha de milho e pronto!

Depois de frito, na grande maioria das vezes acompanha arroz e limão. Geralmente o prato vem com seis unidades.

  • Filé à Oswaldo Aranha

Outra comida típica do Rio de Janeiro é o filé à Oswaldo Aranha, o qual obteve esse nome como forma de homenagear Oswaldo Euclides de Sousa Aranha, uma figura política da época de Getúlio.

O político era tão fã da iguaria que todos os demais restaurantes que ele frequentava passaram a servir a mesma receita. E é por conta desse fato que o prato se tornou tão comum nos menus de praticamente todos os estabelecimentos do Rio de Janeiro.

  • Cachorro-quente “podrão”
Cachorro-quente

No Brasil, cada estado tem a sua própria forma de fazer o cachorro-quente, além da tradicional salsicha no interior do pão.No Rio de Janeiro, o cachorro-quente deve vir acompanhado de milho, ervilha, azeitona, tomate e cebola picados em um “vinagrete”.

Além disso, também leva ovo cozido, batata palha, queijo ralado, alface, bacon picado e, a depender, até mesmo uva passa.

Feijoada Carioca

comida típica do rio de Janeiro: Feijoada

A feijoada já é um prato muito comum em diversos locais do Brasil, mas no Rio de Janeiro é quase que uma lei. Afinal de contas, está presente em todos os cantos da cidade, em especial nas rodas de samba que movimentam os morros e a Lapa. Portanto, essa é uma comida típica do Rio de Janeiro muito famosa.

E a razão para tudo isso está na fartura do preparo que, além de levar várias partes do porco, também há vários tipos de acompanhamentos. Mas, dentre todos, os mais preferidos são as batidas cítricas, a couve refogada, a farofa de carne de sol e batata ou macaxeira cozida.

  • Caldo verde

O caldo verde é um prato de origem portuguesa, mas que se tornou uma comida típica do Rio de Janeiro. Em suma, nada mais é do que uma sopa à base de batata cozida, couve picada e pedaços de linguiça portuguesa.

Comida típica do Rio de Janeiro: Lanches

  • Biscoitos Globo

Esse é um tipo de biscoito de polvilho, o qual começou a ser comercializado na região do Botafogo, por volta dos anos 1950. Desde então, tornou-se um dos aperitivos mais populares das praias da capital. Para encontrá-lo não é nem um pouco difícil.

Afinal de contas, é só dar um passeio pela orla do Rio que você vai encontrar um vendedor ambulante ou um quiosque com vários deles à venda.

  • Joelho

Trata-se de um tipo de salgado comum durante o café da manhã e da tarde. No entanto, há pessoas que chamam o salgado de “italianinho” ou de “escondidinho”. De qualquer forma, refere-se da mesma coisa.

Em suma, é bem parecido com um pão, mas que leva vários recheios, sendo o mais comum o de presunto e queijo.

  • Bolovo

Outra comida típica do Rio de Janeiro que é mais famosa em botecos e bares. Nada mais é do que um bolinho de carne frito que, em seu interior, tem um ovo cozido.

No entanto, ele é muito bem temperado, com um pouco de pimenta. Mas, para ficar ainda melhor, o ideal é a gema dentro do ovo ainda esteja mole.

  • Chá mate de praia

O chá mate é uma bebida feita da mesma erva do preparo do chimarrão. Contudo, nesse caso, o sabor é ainda mais peculiar, já que a erva deve ser tostada e escaldada. Fora isso, o chá é sempre gelado.

Tamanha fama fez com que algumas empresas começassem a vender algumas versões do chá mate, mas o tradicional é tomá-lo de frente para a praia, deitado na areia e, claro, acompanhado do biscoito Globo, que também é uma comida típica do Rio de Janeiro.

Picadinho

Picadinho, prato da comida típica do Rio de Janeiro

Nada mais é do que uma mistura de proteína animal picada, que geralmente é alcatra, com tubérculos, caules e frutos, como tomate, batata, cenoura, cebola etc.

O clássico picadinho fecha com chave de ouro a nossa lista de comidas típicas do Rio de Janeiro. Pois, é uma das principais pedidas quando o assunto é prato de fácil preparo, com gostinho de comida caseira e sustância garantida para você aguentar o dia inteiro firme e forte.

Deixe uma resposta