Comida potiguar: Conheça essa culinária espetacular

A comida potiguar é uma culinária apreciada por muitos. Pois, é uma explosão de sabores especiais. Podendo tornar sua viagem ao Rio Grande do Norte ainda mais inesquecível.

 A culinária potiguar que também é conhecida como culinária norte-rio-grandense, foi influenciada pela colonização portuguesa e pela cultura indígena.

Por esse motivo, a comida potiguar está dividida em duas partes: a dos frutos do mar e a dos produtos da terra.

Essa culinária rica por si só é uma atração imperdível para os turistas. Pois, a comida é deliciosa com pratos regionais que você não pode perder.

Então, para você que vai visitar o Rio Grande do Norte a experiência gastronômica é certa. Pois, não tem nada mais delicioso em uma viagem que provar a comida local, não é mesmo?

E a comida potiguar é um prato cheio para quem ama as iguarias nordestinas. Então, vem com a gente conhecer essas delícias. Vamos lá?

Comida potiguar: Tradições gastronômicas

Inicialmente, a comida potiguar inclui sabores para todos os gostos. Mas, saiba que o que deixa os turistas mais encantados são os frutos do mar presentes em quase todas as receitas.

Imagem mostra o coco seco que é a base de muitos pratos da comida tipica do rio grande do norte

E além disso, os pratos levam temperos e ingredientes nordestinos como o azeite de dendê e o leite de coco. Embora não exista uma iguaria principal, tendo em vista que a região concentra sua culinária em uma cultura diversa como a italiana, portuguesa e alemã, os turistas experimentam uma mistura harmônica de seus ingredientes

Ou seja, é impossível você viajar ao Rio Grande do Norte e não provar de sua culinária sensacional. Então, veja agora uma lista com as melhores comidas típicas da cidade de Natal. Você vai se apaixonar.

7 pratos imperdíveis da comida potiguar

Conheça agora os principais pratos típicos da comida potiguar que preparamos especialmente para você. Bom apetite!

Paçoca de carne de sol

Imagem mostra a paçoca de carne de sol,  um dos pratos mais populares da comida potiguar

Presente em várias receitas nordestinas, a carne de sol é consumida há mais de 400 anos. Ela tem esse nome pois antigamente salgar e secar a carne ao sol era um método eficiente de conservá-la por mais tempo.

Logo, um dos pratos mais populares da comida potiguar é a paçoca de carne de sol. Trata-se de uma espécie de farofa feita com farinha de mandioca e pedaços de carne de sol desfiada.

Seu tempero leva muita cebola e alho, coentro e cebolinha. Arroz branco e uma salada verde acompanham muito bem. Tenho certeza que você vai gostar.

Ginga com tapioca:

Esse prato tradicional da praia da Redinha, também entrou para o cardápio popular da comida potiguar. A ginga com tapioca, produzida há mais de 50 anos, já é um prato considerado patrimônio da cidade.

Ginga é o nome dado a um peixe de espécie manjubinha, e geralmente é servido assado ou na brasa. Logo, essa mistura é um prato que agrada a todos.

Baião de dois

Imagem mostra, o baião de dois é um pato delicioso que você precisa experimentar

Esse prato típico da comida potiguar tem muitas variedades em toda região do Nordeste. Mas, consiste basicamente em você cozinhar primeiro o feijão e depois o arroz na mesma panela.

Uma vez que o arroz é cozido no caldo do feijão, algumas receitas também adicionam carne de sol e linguiça. Para finalizar, acrescenta-se queijo coalho dando aquele toque muito especial à receita.

Feijão-verde cremoso

O feijão verde cremoso é uma iguaria imperdível da comida potiguar

Também conhecido como feijão de corda e feijão fradinho, o feijão-verde é um dos alimentos mais usados na cozinha potiguar. Então, para você deixar o prato bem cremoso, adicione nata fresca, que também pode ser substituída por queijo coalho ou creme de leite.

Essa iguaria da comida potiguar pode ser acompanhada de carne de sol. Então, o que você achou? É ou não uma tentação?

Bobó de Camarão: A comida potiguar mais pedida em Natal

O bobó de camarão é um prato muito famoso em Natal

Primeiramente, é muito importante você saber que os peixes e frutos do mar sempre são atrativos em pratos nordestinos. Portanto, eles são os ingredientes mais comuns para preparar um prato delicioso.

Logo, em Natal, a pedida é o famoso bobó de camarão, feito a partir do purê de macaxeira com azeite dendê, gengibre e, claro, os camarões frescos.

Por fim, toda essa mistura deliciosa resulta em uma sopa muito cremosa e tentadora: o Bobó de camarão. Uma receita irresistível para deixar o prato ainda mais cremoso é banhar os camarões no leite de coco, finalizando com coentro para decorar.

Escondidinho de carne de sol

Escondidinho de carne de sol é um prato sensacional

O escondidinho de carne de sol é um prato típico muito comum da comida potiguar. Ou seja, é praticamente impossível você não encontra-lo nos melhores restaurantes de Natal. Portanto, é preparado à base do purê de macaxeira, podendo ser recheado de:

  • Carne de Sol
  • Carne moída
  • Carne seca
  • Frango
  • Camarão
  • Bacalhau, entre outros.

E para completar essa deliciosa receita, o queijo coalho que está presente em quase tudo também é adicionado, ajudando a gratinar a receita. E você, o que achou do prato?

Conheça a segunda carne mais popular da comida potiguar

A carne de carneiro é a segunda carne mais popular da culinária potiguar

A carne de carneiro é a segunda carne mais popular do Rio Grande do Norte. Pois, como você já sabe, a primeiríssima é a carne de sol. Logo, esse prato da comida potiguar pode ser preparado de diversas formas:

  • Na brasa
  • Assada
  • Ou até mesmo substituir o bode na tradicional buchada.

Um prato muito comum para quem vive no sertão é o arrumadinho de carne de carneiro, feito com purê de jerimum (abóbora), no lugar de macaxeira.

Além disso, para você que gosta de churrasco, o ideal é deixar a carne de carneiro marinando no vinho branco de um dia para o outro.

Ou seja, o prato vai ficar uma delícia. Muita coisa boa, não é mesmo? Mas, não para por aqui. Continue a leitura para que você possa conhecer mais dessa culinária incrível.

Outras iguarias da comida potiguar

Veja agora mais pratos deliciosos da comida potiguar para saborear em sua viagem ao Nordeste. Com certeza, você vai gostar muito.

Caranguejada

A sopa de caranguejo é um prato famoso da comida potiguar.

O caranguejo sem dúvida alguma é um crustáceo famoso no prato da comida potiguar. Porém, o visual da caranguejada com muito caldo faz lembrar uma peixada. Além disso, o prato pode ser consumido sozinho ou acompanhado de pirão ou porção de arroz. E você? comeria este prato?

Cuscuz potiguar

Conheça o sensacional cuscuz potiguar

Tendo em vista que o prato varia de estado para estado, é importante você saber que o cuscuz potiguar é um pouco diferente no Nordeste.

Pois, ele parece um bolo feito com massa flocada de milho. É possível acompanhar com doces e salgados, inclusive com ovos fritos, o famoso cuscuz com ovo que você já deve ter ouvido falar. Diferente de outras regiões onde seu consumo é mais comum sozinho.

Arroz de leite

Embora seja parecido com o arroz doce por sua cremosidade, esse prato típico da comida potiguar é, na verdade, salgado. Então, o arroz de leite, como o próprio nome já diz, tem essa forma leitosa, e seu preparo é bem semelhante ao tradicional arroz branco.

Além da cebola, alho e azeite, os nordestinos adicionam o leite quando o arroz está quase cozido. Desse modo, o arroz termina de cozinhar no leite, adquirindo assim o aspecto leitoso e suculento do arroz de leite. Você precisa experimentar!

Peixe à moda potiguar

O peixe à moda potiguar é uma iguaria que pode ser feita com qualquer peixe. Mas, é mais indicado usar a Cioba ou Pargo, uma vez que possuem a carne mais avermelhada esteticamente mais interessante.

Logo, essa iguaria da comida potiguar pode ser servida com arroz branco, macaxeira frita, salada de tomate e cebola, farofa ou rodelas de laranja ou abacaxi. E para você que chegou até aqui, veja a seguir as sobremesas mais populares do Rio Grande do Norte.

Sobremesas deliciosas da comida potiguar

Depois de tantos pratos gostosos, para fechar com chave de ouro as nossas dicas de comida potiguar, que tal você conhecer também alguns pratos doces tipicamente nordestinos? Veja:

Cartola

A banana caramelizada é um dos ingredientes da sobremesa mais popular da comida potiguar

Uma sobremesa bastante popular na culinária potiguar é a cartola. Ou seja, é uma sobremesa incrível. E você sabe porque?

Pois bem, a cartola é um doce que mistura apenas ingredientes deliciosos como banana, açúcar, queijo e canela. Tenho certeza que você já ficou com água na boca né?

Contudo, seu modo de preparo é bem fácil. Pois, você vai cozinhar as bananas ou frita-las em tiras, com uma camada de açúcar para caramelizar a fruta.

Além disso, as tiras de bananas levam uma deliciosa cobertura de queijo coalho e são polvilhadas com açúcar mascavo e canela. Agora tudo isso vai ao forno para derreter o queijo. Que delícia!

Doce de Caju em calda

O caju é uma fruta típica abundante do Nordeste e tradição no Rio Grande do Norte. Logo, seu doce em caldas é muito simples para fazer e divino de comer. Ou seja, sua receita leva em média 20 cajus médios, 500 gramas de açúcar, canela e cravo a gosto.

Com certeza você vai adorar fazer essa receita e as crianças mais ainda. Além do sensacional doce de banana caramelizado e o doce de caju em calda as cidades do Nordeste estão cheias de sobremesas deliciosas esperando por você. São elas:

O bolo de macaxeira é um doce delicioso
  • Bolo de macaxeira
  • Rapadura
  • Cocada preta e branca
  • Açaí com granola
  • Sorvete de tapioca
  • Mousse de limão
  • Mousse de maracujá

E você, gostou da nossa lista de pratos típicos da comida potiguar? Deixe nos comentários qual delas você gostaria de experimentar. E além disso, compartilhe também em suas redes sociais, com familiares e amigos.

Até breve!

Deixe uma resposta