Comida gaúcha: Pratos típicos, doces e petiscos

A comida gaúcha, com certeza está entre as mais saborosas do Brasil. Pois, estamos falando de uma culinária diversa e muito deliciosa.

Além de muita cultura e tradição, a comida gaúcha também é muito rica e cheia de sabor. Ou seja, são temperos, ingredientes e modo de preparo que vêm de anos de tradição.

A seguir, você vai conhecer a história da comida gaúcha, bem como suas comidas típicas, além dos doces e petiscos que são sucesso no Rio Grande do Sul, e ainda qual comida combina com churrasco.

Então, ficou curioso para conhecer essa culinária incrível? Você está no lugar certo. Confira agora nosso roteiro gastronômico de dar água na boca. Vamos lá?

Comida gaúcha: Conheça a história dessa culinária sensacional

Conheça os melhores pratos da sensacional comida gaúcha

A comida gaúcha, é uma rica matéria de folclore. Portanto, em todas as ocasiões, momentos e instantes, a carne ocupa o lugar de honra na mesa.

O churrasco e a carne de charque, são tradição da culinária do Rio Grande do Sul.  Mas, sem falar das influências que foram sofridas por causa da Imigração italiana, e alemã, que ocorreu no Brasil durante o século XIX.

A cozinha gaúcha centraliza a atividade principal. Pois, o gaúcho cultiva o seu paladar. Outro ponto importante é o gosto e preferência número um pela carne. Ou seja, que comer todos os dias.

Importante: O arroz de carreteiro e o charque eram considerados quase sempre como pratos chefes da comida gaúcha.

Então, veja a seguir os principais pratos da comida típica gaúcha, que vão te deixar com água na boca. Confira!

Pratos típicos da comida gaúcha: TOP 8

A comida gaúcha está, sem dúvida alguma, entre as mais saborosas do Brasil. Pois, sua cozinha é riquíssima e repleta de sabores incríveis. Ou seja, ela é muito mais que apenas um churrasco e um chimarrão.

Então, a seguir você verá os melhores pratos dessa culinária sensacional. Veja:

Churrasco

A carne é o alimento preferido dos gaúchos.

É impossível falar de comida gaúcha sem falar de churrasco. Pois, como você viu acima, a carne é a preferência número um dos gaúchos.

Embora não se saiba ao certo a origem do churrasco no Rio Grande do Sul, acredita-se que o prato está relacionado aos países dos pampas do Sul da América Latina.

Então, o churrasco gaúcho é feito à base de carne assada sobre fogo ou brasas, usando espetos e grelhas.

O espeto corrido é uma maneira de servir as carnes nos espetos, diretamente na mesa. Ou seja, o cliente pode escolher a parte que mais lhe agradar.

Arroz Carreteiro

O arroz carreteiro é um prato simples e delicioso da comida gaúcha

Um dos pratos típicos mais populares da comida gaúcha é o arroz carreteiro. Trata-se de uma comida simples feita de arroz e sobra de carne de churrasco.

Além disso, o prato também pode ser feito com charque, refogado com alho, tomate, cebola e tempero verde. O prato surgiu quando os carreteiros atravessavam o sul do país.

Logo, eles cozinhavam em panela de ferro uma mistura de charque picado com arroz. Por fim, a de preparar o prato continua praticamente a mesma até hoje.

Galeto

Outro prato delicioso da comida gaúcha é o galeto. Pois, ele é feito com pequenos pedaços de frango assado.

Logo, o galeto era uma comida tradicional das colônias italianas localizadas no sul do Brasil. O prato que faz parte da culinária gaúcha desde a década de 30, era preparado em dias de festas.

Pinhão: Conheça o aperitivo famoso da comida gaúcha

O Pinhão é um prato que pode ser consumido como aperitivo com sal. Além disso, está entre os mais famosos pratos típicos gaúchos.

Pois, ele também aparece como ingrediente em muitas receitas de comida gaúcha. E ainda, pode ser preparado cozido ou assado.

Entrevero

Este prato delicioso pode ser preparado com vários ingredientes como coração de frango, carne de porco, bacon e até com pinhão. Logo, essa mistura de carne cozida com alguns legumes é servida com acompanhamentos como purê de batatas e arroz branco.

Tainha assada

A tainha é um prato muito famoso e consumido principalmente nas festas para Nossa Senhora dos Navegantes e na Festa do Mar, que acontece no estado.

O prato também leva o nome de tainha na taquara. Pois, o peixe é assado em uma espécie de bambu-taquara, sobre a lenha em brasa com bastante tempero.

Matambre Recheado

O matambre é um sensacional prato da comida gaucha

O matambre é um pedaço de carne que fica entre a costela e o couro do boi. Sua origem está nos colonizadores espanhóis que o chamavam de mata fome.

Então, o matambre recheado normalmente é feito com a carne e recheio de salsa, salada, pimentão, ovos cozidos e temperado com sal e azeite.

Xis

O xiis é um prato delicioso

Esse prato da comida gaúcha, embora pareça com outros lanches espalhados pelo país, tem seu toque especial. Pois, é um pão com 20 centímetros de largura e seu recheio é um exagero, com linguiça, coração de galinha, charque, queijo e hambúrguer.

Quais são os melhores petiscos da comida gaúcha?

Partindo para os petiscos da comida gaúcha, temos:

Vovó sentada

Esse petisco típico da comida gaúcha, de nome diferente e pouco conhecido pelos brasileiros é um salgadinho assado em formato de V.

A vovó sentada é um salgadinho muito crocante e saboroso para você degustar em sua viagem ao Rio Grande do Sul. Portanto, é encontrado na grande maioria dos supermercados.

Pastelina

A pastelina é um salgadinho muito delicioso feito com uma massa bem fininha, crocante e salgada. Além disso, o salgadinho faz parte da memória afetiva da grande maioria dos gaúchos que o consumiam nos recreios escolares. Então, não deixe de experimentar.

Biscoito amanteigado com goiabada

O biscoito amanteigado com goiabada é um prato muito delicioso da comida gaúcha

Esse prato típico da comida gaúcha, é um biscoito amanteigado delicioso que desmancha na boca. Além disso, o biscoito tem uma cobertura de goiaba e açúcar cristalizado. É bem provável que você consiga comer um pacote em instantes.

E se você gostou dos petiscos da comida gaúcha, continue a leitura. Pois, a seguir você vai conhecer os doces e se encantar ainda mais por essa culinária.

Doces sensacionais da comida gaúcha

Confira agora alguns doces típicos da comida gaúcha:

Cuca

A cuca é um bolo doce de origem alemã, que atualmente é muito popular em toda região sul. O doce é tão popular que tem sua própria festa em Santa Cruz Do Sul. A Festa da Cuca em homenagem a essa receita deliciosa.

Ainda que o doce tenha diferentes recheios, é mais comum nas versões de banana, uva, maçã e goiabada.

Cueca virada

Esse doce gaúcho é muito crocante por fora e macio por dentro. O doce é feito de massa de farinha de trigo e ovos, esticado numa tira larga e fina. A tira é frita e depois polvilhada com açúcar e canela. É uma delícia. Então, vale a pena experimentar.

Arroz doce

O arroz doce é um prato de origem asiática que foi trazido para o Brasil pelos portugueses

O arroz doce é um prato consumido em diferentes regiões do país. De origem asiática, o prato foi trazido para o Brasil pelos portugueses com um novo condimento: a canela.

O que torna o arroz doce um prato típico da comida gaúcha é o seu modo de preparo com o leite de vaca. A sobremesa deliciosa consiste em cozinhar arroz com leite. Além disso, toques cítricos de casca de laranja, limão e canela são o contraste ideal para o seu sabor doce.

Sagu com creme

Como falar de comida gaúcha ou em doces da região, sem falar do sagu? Pois, o sagu com creme é uma das sobremesas mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

O doce é feito com as bolinhas de fécula de mandioca, cozidas no suco de uva ou vinho tinto e pode ser servido com creme de leite ou leite condensado. É uma deliícia!

Papo-de-anjo

Esse doce muito tradicional da comida gaúcha, é mais um doce trazido pelos colonizadores. Assim como a grande maioria dos doces, o prato é à base de ovos, feito com gemas.

Ambrósia: O melhor doce da comida gaúcha

Por fim, considerado o manjar dos deuses este prato teve origem na Grécia Antiga. É um doce de colher maravilhoso é feito de ovos batidos, cozidos em leite.

Então, prato foi trazido para o Brasil pelos portugueses e se tornou um prato típico não só da comida gaúcha, mas da comida mineira também.

Qual comida gaúcha combina com churrasco?

A farofa é um prato delicioso que combina perfeitamente com churrasco.

Quando se fala em comida gaúcha, saiba que acompanhamentos para o churrasco fazem uma grande diferença em sua refeição. Embora a carne seja a atração principal dos gaúchos, como você viu acima, existem vários pratos que combinam perfeitamente com o alimento.

Desde farofas deliciosas até o famoso pão de alho, você pode preparar diferentes pratos de receitas e deixar sua mesa muito mais completa e saborosa. São eles:

  1. Farofa
  2. Maionese
  3. Saladas
  4. Molhos
  5. Batata assada com calabresa e queijo
  6. Arroz colorido
  7. Pão de alho caseiro, entre outros.

E você? O que achou das nossas dicas de comida gaúcha? E qual delas você mais gostou? Deixe seu comentário que vamos adorar ler. E compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, grupos de amigos ou familiares.

Até breve!

Deixe uma resposta