Você sabe o que é acarajé? Apesar do nome popular, nem todo mundo sabe do que se trata este prato que é um símbolo da Bahia. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com receita de acarajé tradicional e algumas curiosidades sobre o prato.
O popular bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê, como mencionado acima, é um símbolo da comida baiana e uma oferenda sagrada ao candomblé.
O acarajé é um prato muito comum na região Ocidental da África, mas apresenta nomes diferentes em cada país.
Existem muitas controvérsias quanto à origem do acarajé e quando o prato chegou ao Brasil. Contudo acredita-se que os escravos que vieram de Benim entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, trouxeram essa iguaria para as terras brasileiras.
Então se você gosta de história e cultura, continue a leitura, pois este conteúdo de curiosidades e receita de acarajé, está imperdível. Vamos lá?
Receita de Acarajé: Preparação do prato oferecido aos orixás
Se você está curioso para saber o que tem no acarajé oferecido aos orixás, este conteúdo de receita de acarajé é ideal para você.
O Acarajé oferecido aos orixás é um bolinho de feijão fradinho frito e só pode ser preparado por filhos de santo.
E dependendo do tipo de oferenda, o acarajé pode ser feito de diferentes formas e tamanhos. Mas a receita não pode ser modificada.
Ou seja, quando preparado para Iansã na forma de oferenda mesmo, o acarajé é sempre frito e sem nenhum complemento.
Enfim, esse acarajé é diferente daqueles comercializados nas esquinas de ruas na Bahia, que contém diversos complementos como camarão e, em alguns casos, até vinagrete.
Acarajé e candomblé: Entenda o significado
Antes de aprofundar nas curiosidades e receita de acarajé é muito importante que você entenda o significado do termo acarajé.
O acarajé tem origem em iorubá, uma língua africana em que “akara” quer dizer bola de fogo e, je significa “comer”. Logo, os dois termos juntos dão origem à expressão “comer bola de fogo”, diretamente relacionada com a história de Xangô e Iansã.
De acordo com a história, Iansã, esposa de Xangô, foi à casa de Ifá buscar um alimento para seu esposo.
Ao entregar a comida para Iansã, Ifá recomendou que seu marido falasse ao povo depois de comer. Desconfiada, Iansã experimentou a iguaria antes de entregar ao esposo, porém nada aconteceu.
Ao chegar em casa, Iansã entregou o prato para Xangô e repassou a indicação que recebeu de Ifá. O esposo seguiu as indicações e, enquanto ele falava com o povo, labaredas saíram de sua boca.
Por esse motivo, Xangô começou a ser saudado pelo povo como os grandes reis do povo.
Continue a leitura e confira algumas curiosidade do acarajé e a história do Brasil.
Curiosidades do acarajé e a história do Brasil
Como dito no início deste artigo, a receita de acarajé chegou ao Brasil trazida pelos escravos que vieram da África. Desta forma, podemos dizer que o acarajé também é uma comida afro-brasileira.
Naquela época existiam escravas de ganho, cuja função era ir para as ruas e vender mercadorias para as patroas. Elas comercializam diversos itens, entre eles:
- Peixes fritos;
- Mingau;
- Acarajés;
- Bolos;
- Cocadas, entre outros.
Depois do trabalho, as escravas ficavam com uma pequena porcentagem e repassavam a maior parte do lucro para as patroas. Por isso, muitas conseguiram sustentar suas famílias, além de comprar a própria liberdade.
O lucro dessas vendas também ajudou no financiamento de terreiros de candomblé e na criação de irmandades religiosas.
As mulheres continuaram o trabalho após o período escravocrata e, nos dias de hoje são conhecidas como as baianas do acarajé. Elas são facilmente reconhecidas pela vestimenta: vestido longo branco, pano na cabeça, adereços e colares.
O trabalho das baianas do acarajé é considerado Patrimônio Nacional. Encontrar uma baiana do acarajé é muito fácil. E mesmo que não seja mais exclusividade das baianas do acarajé, o prato continua ligado à fé.
Vale ressaltar que o acarajé comercializado nas ruas é diferente daquele oferecido aos orixás: um bolinho de feijão-fradinho frito no dendê, e o que vai como complemento pode variar.
Além disso,as baianas perguntam aos clientes se eles querem comer acarajé quente ou frio, causando uma certa confusão nos turistas.
Anote essa dica: o acarajé quente é preparado com muita pimenta, enquanto o frios, dispensa o tempero.
Agora que você já sabe o que é o acarajé e qual a história por trás de um dos símbolos da comida baiana, confira algumas receitas de acarajé
Receita de acarajé tradicional da Bahia e acarajé completo
Veja agora uma receita de acarajé tradicional da Bahia e uma receita de acarajé completo caso queira dar aquela incrementada no prato que é conhecido como uma das mais tradicionais especiarias populares do Brasil.
Acarajé tradicional da Bahia
Receita de acarajé tradicional da Bahia e acarajé completo
Course: Comidas Brasileiras, Mais sobre comidasCuisine: BaianaDifficulty: Média12
porções1
hour50
minutes400
kcal1
hour50
minutesVeja uma receita do tradicional acarajé da Bahia
Ingredientes
1 quilo de feijão fradinho
½ litro de azeite de dendê para fritar
Pimenta-do-reino branca (uma pitada)
1 cebola média
1 colher de sal
Instruções
- Para fazer o acarajé tradicional da Bahia, escolha o feijão, coloque em um processador e pressione ‘pulse” para que triture levemente.
- Em seguida, despeje os feijões em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por algumas horas, esfregando diversas vezes com as mãos para que as casquinhas se soltem.
- Quando já não restar mais casca de feijão, retire toda a água e coloque novamente os feijões no processador.
- Adicione a cebola picada, tempere com sal e a pimenta do reino, e bata até formar uma massa cremosa, mas consistente.
- Em uma panela ou frigideira, coloque o azeite de dendê e esquente. Em uma tigela, coloque a massa do acarajé e bata com uma colher de pau para arear. Quanto mais areada estiver a massa, melhor será a consistência do seu acarajé.
- Depois, vá fritando o acarajé às colheradas, dois a dois no máximo, até que fiquem bem douradinhos.
- Enfim, sirva o acarajé tradicional da culinária da Bahia, recheado com vatapá de camarão, molho vinagrete, entre outras guarnições a seu gosto.
Video
Notas
- Há algumas variações deste prato e veremos elas abaixo.
Receita de Acarajé completo
E não poderia faltar uma receita de acarajé completo, não é mesmo? Confira!
Ingredientes:
- 500 gramas de feijão fradinho
- 5 colheres de cebola ralada, sal a gosto, três xícaras de azeite de dendê;
- 200 gramas de camarão;
- vinagrete
- 3 tomates picados;
- 1 cebola picada;
- 1 colher de coentro;
- Sal, pimenta-do-reino- e azeite a gosto;
Para o vatapá:
- 2 pães franceses;
- 600 ml de leite de coco;
- 1 xícara e meia de farinha de trigo;
- ½ xícara de amendoim torrado;
- ½ xícara de castanha de cajú;
- 1 colher de gengibre em lascas;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho;
- 500 gramas de camarão
- Coentro moído, sal,e pimenta-do-reino a gosto;
- Uma pimenta dedo de moça com semente;
- 1 colher de molho de pimenta vermelha;
- ½ xícara de azeite de dendê.
Modo de fazer:
Em primeiro momento, para prepara a sua receita de acarajé completo, coloque o feijão de molho, descasque-o e bata no liquidificador até virar uma massa. Adicione a cebola, sal e bata mais um pouco.
Despeje a mistura em uma colher grande e bata com uma colher até dobrar de volume. Frite às colheradas no azeite de dendê bem quente, escorra em papel toalha, e depois, reserve.
Misture os ingredientes do vinagrete em uma tigela e deixe reservado também.
Para preparar o vatapá, coloque o pão de molho na metade do leite de coco, deixando descansar por duas horas.
Bata os pães no liquidificador com o restante dos ingredientes até misturar, menos a farinha de trigo e o azeite de dendê.
Leve a mistura aos poucos e adicione aos poucos o restante do leite de coco, a farinha e o azeite de dendê,em seguida tempere com sal e cozinhe por 20 minutos.
Finalmente, corte os acarajés reservados ao meio e recheie com o vinagrete, o vatapá e decore com os camarões. Agora é só servir.
Então, se você deseja trazer um pouquinho do maravilhoso estado da Bahia para dentro de casa, a dica é apostar na preparação desta deliciosa receita de acarajé. Bom apetite ao saborear este prato da culinária baiana e também muito presente na comida cearense.