Você sabia que a culinária egípcia é uma das mais atrativas do mundo árabe? Rica em especiarias e aromas, à primeira vista ela pode causar estranheza e curiosidades para muitos.

Contudo, repleta de vegetais proteínas e carboidratos, e cheia de aromas, cores e sabores diferentes, ela descreve muito sobre o Egito, um país extremamente rico, de uma importância histórica sem igual.

A gastronomia egípcia pode dizer muito através de seus pratos exóticos e singulares. É uma combinação incrível e deliciosa de sabores da comida árabe, da comida mediterrânea e também da comida africana.

Embora alguns dos pratos que compõem a mesa dos egípcios não são originais do país, eles acabam recebendo um toque e um jeito especial no preparo.

A dieta egípcia é bastante diversificada, há um alto consumo de carne vermelha, aves e peixes diversos. Suas receitas são preparadas com muitas especiarias, resultando em pratos saborosíssimos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas curiosidades e os principais pratos da culinária egípcia. Vamos lá?

Curiosidades da culinária egípcia

Imagem mostra pratos atrativos da culinária egípcia

Os egípcios eram privilegiados por terem o Nilo à sua disposição, de lá vinha a maioria da alimentação e os principais recursos da culinária egípcia.

Ou seja, as inúmeras fazendas às margens do rio proporcionaram ao povo egípcio uma alimentação rica e muito variada.

O trigo, ingrediente básico do principal alimento do Egito, era plantado em grande quantidade. Em suma, o pão e a cerveja constituíam elementos básicos da culinária egípcia.

Além da cerveja e do vinho, o povo egípcio também tomava leite e água. Eles ainda fabricavam queijos e criavam gado, carneiros e cabras.

Os vegetais também tiveram um papel fundamental na culinária egípcia. Os mais consumidos eram alface pepino e feijão. Já o açúcar era obtido do mel e servia para adoçar alguns alimentos e bebidas.

Normalmente, a maioria da população comia peixe. E por ter um alto valor, a carne era mais comum na mesa dos ricos. A classe baixa, em geral, só comia carne durante alguma festa.

Os óleos e gorduras usados na preparação das carnes eram bem variados. Extraídos de cabras, raízes, plantas e sementes, eles eram usados para fritar ou cozinhar alimentos como legumes e carnes.

As pessoas mais pobres cozinhavam no chão de suas casas, enquanto as mais ricas, cozinhavam em uma parte separada dos outros cômodos da casa, evitando que a fumaça entrasse e ainda tinham serviçais para preparar e servir a comida.

E você sabia que os antigos egípcios comiam com as mãos? Sim, e essa prática é vista até nos dias de hoje nas famílias do vale do Nilo.

Curiosidade: Os egípcios depositavam comida nas tumbas a fim de garantir o sustento eterno, pois acreditavam que depois da morte iriam ter as mesmas necessidades da vida.

Veja a seguir os principais pratos da culinária egípcia. Eles vão te deixar com água na boca. Confira.

Pratos da culinária egípcia: TOP 9

Imagem mostra um prato muito delicioso do Egito: falafel.

Como você viu acima, a culinária egípcia é muito rica. E diante de tantos pratos incríveis, selecionamos alguns que você precisa experimentar. São eles:

1. Ful Medames

Liderando o ranking de melhores pratos da culinária egípcia, o ful medames, nada mais é do que feijão.

Uma das comidas típicas do Egito consumida desde a antiguidade, sendo que o mais básico é feito com óleo e cominho, podendo ser acrescentados ingredientes como: cebola, suco de limão, alho picado e pimenta, além de outras especiarias e legumes.

Diferente dos brasileiros, os egípcios têm costume de comer feijão no café da manhã. Aliás, a primeira refeição no país é bastante reforçada, com ovos cozidos, falafel, pão árabe, salada de pepino, entre outros.

Acredite, o feijão egípcio acompanhado de um café da manhã completo ou apenas com pão árabe e legumes é uma delícia. É a melhor forma de começar o dia.

2. Falafel

Imagem do falavel, prato da comida egípcia tido como o mais gostoso do mundo

Apesar de ser reconhecido fora do Egito, o falafel é um prato da culinária egípcia tido como o mais gostoso do mundo.

O que diferencia essa comida típica do Egito está no ingrediente principal que é o feijão de fava, que deixa o bolinho menos seco e mais claro. Essa é uma das comidas egípcias mais fácil de ser encontrada pela cidade.

Ou seja, em quase todo restaurante você vai encontrar porções de falafel e o delicioso sanduíche de falafel, que é um falafel grande embrulhado pelo pão árabe e acompanhado de salada e pasta de alho.

3. Koshary

Esse prato da culinária egípcia se popularizou no país por ter ingredientes de fácil acesso para a maior parte da população. Além disso seu preparo é bem fácil.

Os ingredientes dessa opção de comida típica do Egito mais gostosa, prática e barata, são:

· Macarrão do tipo spaghetti;

· Macarrão do tipo argolinha;

· Arroz;

· Lentilha;

· Grão de bico;

· Molho de tomate;

· Cebola frita.

Enfim, o molho de tomate é bem temperado e você também pode acrescentar um molho de vinagre e alho para deixar o parto ainda mais gostoso.

4. Mahshi

O mahshi é mais uma comida perfeita da culinária egípcia para os vegetarianos, além de ser um dos pratos típicos do Egito favorito dos locais. Trata-se basicamente de um legume recheado.

Seu recheio bem simples, consiste em uma mistura de arroz com molho de tomate e os deliciosos temperos da gastronomia egípcia e um pouco de canela para tornar este prato único.

Basta encontrar o seu legume favorito. Os mais comuns são: pepino, repolho, pimentão, berinjela e folhas de videira. E para quem não é vegetariano, têm receitas que adicionam carne picada dentro do legume.

5. Shawarma: Prato da culinária egípcia mais fácil de ser encontrado no Cairo

Imagem do shawarma, sanduíche de rua da culinária egípcia.

Popular no mundo todo, o shawarma é o sanduíche da culinária egípcia, encontrado facilmente no Cairo.

Logo, para todo lugar que você olhar, lá estão as famosas “torres” de carne bovina e de frango. Trata-se de uma comida de rua muito gostosa e barata.

Em geral a carne é acompanhada do molho tahine, um molho de gergelim. Já o frango leva um molho de alho típico, o tamaya.

Embora seja uma opção simples, com certeza é uma excelente alternativa para uma refeição rápida, mas cheia de sabor.

6. Fattah

Esse prato típico da culinária egípcia é servido no primeiro dia do Eid al-Adha, a festa do sacrifício, onde os mulçumanos celebram a disposição de Abraão de sacrificar o próprio filho.

Apesar de nesse dia o fattar ser uma refeição especial, os egípcios amam esse prato e comem o ano inteiro. É uma comida bem simples e também uma das mais queridas pelos locais.

Enfim, o prato consiste basicamente em pão crocante, arroz, carne e um saboroso molho de tomate com vinagre. A carne de cordeiro é usada somente em ocasiões especiais.

7. Hamam Mahshi

Esse prato da culinária egípcia é o mais diferente entre as comidas típicas do país: pombo recheado.

Seu recheio é feito com uma mistura de arroz com especiarias egípcias como:

·  Canela;

· Cominho;

· Nozes;

·Pimentas;

· Cebolas, entre outros.

O pombo é recheado e em seguida, colocado para assar no forno, e depois de assado, para finalizar, os egípcios ainda fritam o pombo.

8. Umm Ali: Tradicional sobremesa da culinária egípcia

Essa é uma tradicional sobremesa da culinária egípcia do século XIII. Segundo as histórias, a sobremesa foi criada pela esposa do comandante na era de Ayyubid para comemorar vitórias.

Seu nome significa mãe se Ali. Basicamente é um pudim de pão com pistache, preparado com pão, açúcar e leite e com uma cobertura de lascas de coco e pistache. Tradicionalmente é servido ainda quente.

9. Roz Bel Laban

O arroz cozido no leite com açúcar e coberto com canela e lascas de pistache é mais uma sobremesa simples e gostosa da culinária egípcia.

Essa sobremesa egípcia é servida em quase todos os restaurantes e é muito apreciada por todos. Ou seja, é bem fácil de ser encontrada.

Bebidas da culinária egípcia

Imagem do chá preto, uma bebida quente da culinária egípcia

O Egito é o país do chá! Desse modo, não dá para falar de culinária egípcia sem falar da bebida, não é mesmo?

Então, no Egito é muito comum você encontrar pessoas nas ruas e cafés da cidade fumando shisha (como eles chamam o narguilé) e tomando chá. Os mais comuns são:

·         Chá preto;

·         Chá de hortelã;

·         Chá de hibisco.

O chá preto pode ser servido com folhas de hortelã e fica uma delícia, pois elas dão uma suavizada em seu sabor forte. Todos os chás no Egito são servidos quentes.

Os sucos do Egito também são uma delícia. Andando por Cairo, você vai encontrar muitas lojas de suco com os mais variados sabores e feitos na hora.

Além disso, os egípcios também são apaixonados por caldo de cana, o Qasab. Quanto ao café, o mais servido nos restaurantes é o café turco.

Explorando a culinária egípcia

Imagem do shawarma, prato típico do Egito, facilmente encontrado em Cairo.

Finalizando, a culinária egípcia vai muito além do que você acabou de ver. Então, ao visitar o Egito, tente variar o cardápio e explorar cada sabor diferente.

Aproveite ao máximo a experiência de estar em um país com uma culinária totalmente diferente da brasileira.

Você também precisa conhecer os mercados egípcios e experimentar os mais variados chás, além de conhecer produtos diferentes que não tem no Brasil.

Enfim, a culinária egípcia é uma parte importantíssima da cultura do Egito. Embora os restaurantes egípcios não tenham as melhores aparências do lado de fora, na maioria dos casos é só aparência e a comida é muito saborosa. Como acontece também com a comida marroquina, vale a pena entrar em um restaurante e saborear estas iguarias.

Agora que você já conhece os pratos da culinária egípcia e suas curiosidades, que tal fazer as malas e viver a melhor experiência da sua vida?

E conte nos comentários o que você achou das comidas típicas do Egito. Qual prato mais chamou a sua atenção? Não esqueça de compartilhar o artigo com outras pessoas também.

Boa viagem!