Vegetariano e Vegano. Veja as principais diferenças nas duas dietas

Atualmente temos diversas maneiras de comer. Infelizmente algumas de forma desordenada, consumindo mais calorias do que o corpo é capaz de gastar, ocasionando o sobrepeso, obesidade e muitas doenças. Porém, temos algumas formas de se alimentar mais equilibrada, com carboidratos bons, proteínas animal ou vegetal e ainda temos duas formas que vem ganhando adeptos a cada dia. Temos a dieta vegetariana, e a dieta Vegana. E são estas duas que falaremos hoje. Acompanhe e descubra mais sobre elas.

Vegetariano

O vegetarianismo é uma forma de alimentação que exclui carnes, aves e peixes. Os vegetarianos também podem evitar outros produtos de origem animal, como ovos e laticínios.

O vegetarianismo é uma escolha de estilo de vida popular por muitas razões. Algumas pessoas escolhem ser vegetarianas porque têm a crença ética de que é errado matar animais para consumo humano. Outras pessoas podem optar por ser vegetarianas porque isso reduz o risco de doenças cardíacas e câncer, ou porque acreditam que isso as ajudará a perder peso.

Alguns vegetarianos se opõem à matança de animais de qualquer forma, enquanto outros são seletivos sobre os tipos de carne que comerão.

Vegetarianismo é a prática de abster-se do consumo de carne (carnes vermelhas, aves, frutos do mar e carne de qualquer outro animal). Um vegetariano não come carne animal.

O vegetarianismo pode ser adotado por vários motivos, incluindo preocupações éticas sobre o tratamento de animais, restrições alimentares religiosas, preocupações com a saúde ou preferência pessoal.

O termo “vegetariano” está em uso desde 1839 para se referir ao que foi anteriormente descrito como uma dieta vegetal. Deriva do latim vegetus (ter vigor) e originalmente significava uma pessoa que vivia de vegetais e frutas com ou sem laticínios e ovos.

Imagem mostra uma salada de frutas que pode ser consumido por veganos e vegetarianos

Vegano

Veganismo é a prática de abster-se do uso de produtos de origem animal, principalmente na alimentação.

Alguns veganos também se abstêm de outros produtos de origem animal, como lã, couro, seda e penugem por razões semelhantes.

O termo vegano foi criado em 1944 por Donald Watson quando co-fundou a Vegan Society na Inglaterra.

O veganismo existe desde 1944, quando um britânico chamado Donald Watson cunhou o termo “vegan” para descrever o que ele chamou de “a filosofia e o modo de vida que procura excluir, tanto quanto possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais”. para alimentação, vestuário ou qualquer outro fim”.

O veganismo pode ser motivado por preocupações com o bem-estar animal, questões ambientais, saúde, crenças religiosas ou convicções morais. A dieta vegana exclui todos os produtos de origem animal, bem como qualquer alimento que contenha vestígios de animais. Isso inclui mel, ovos e laticínios, como leite e queijo.

Alguns veganos também evitam outras substâncias derivadas de animais, como couro ou lã. Um estilo de vida vegano também evita o consumo ou uso de todos os outros produtos de origem animal, como cera de abelha, seda e lã.

Alimentos bons para todos

Alguns alimentos são bons para todos, veganos, vegetarianos e pessoas que são adeptas ao consumo de carne. Estes alimentos podem ser base alimentar para todos eles. Abaixo citaremos alguns dos principais.

Arroz

O arroz é um alimento básico para muitas culturas. É uma das culturas mais importantes do mundo e é cultivada em mais de 50 países.

Imagem mostra o arroz que pode ser consumido por veganos e vegetarianos

O arroz desempenha um papel importante na culinária asiática e tornou-se popular em todo o mundo. Existem mais de 20.000 variedades de arroz. O cultivo do arroz requer muita água e mão-de-obra, mas vale a pena o esforço porque o arroz fornece segurança alimentar para muitas pessoas.

Levedura Nutricional

A levedura nutricional é um ingrediente alimentar popular que é usado em muitos pratos. Ele pode ser encontrado na maioria dos supermercados e pode ser comido sozinho ou polvilhado em cima de pratos.

Levedura nutricional é uma levedura desativada que é cultivada em melaço e açúcar de beterraba. Tem um sabor de queijo e sua textura lembra a do queijo parmesão. Contém todos os aminoácidos, vitaminas, minerais e vitaminas do complexo B necessários ao corpo humano.

Contém proteínas, fibras, vitaminas, minerais e vitaminas do complexo B que são essenciais para o corpo humano.

Soja

A soja é um tipo de leguminosa cultivada por seus grãos comestíveis. A soja pode ser usada de muitas maneiras diferentes, inclusive como substituto da carne, em tofu e tempeh, ou como leite de soja ou iogurte de soja. A soja também é processada para fazer farinha de soja, que é usada em produtos de panificação, como pães e doces.

A planta de soja é originária do leste da Ásia, mas hoje a maior parte da produção mundial de soja ocorre na América do Norte. A soja é cultivada há pelo menos 5.000 anos e foi introduzida na China por volta de 100 aC. O primeiro registro de pessoas comendo-os remonta a 200 dC, quando foram comidos por camponeses chineses durante os períodos de fome.

Essas foram algumas características do vegetarianismo, veganismo e também exemplos de alguns dos alimentos consumidos por todos. 

Deixe uma resposta