Comida marroquina: Conheça o melhor dessa culinária sensacional

E você, está pensando em viajar para o Marrocos? Que tal conhecer os melhores pratos de comida marroquina e tornar sua experiência ainda mais inesquecível? Pois a culinária marroquina é maravilhosa, e aqui veremos tudo sobre a comida típica de Marrocos para te inspirar nessa viagem.

Em resumo, a culinária marroquina é bastante conhecida por seus sabores marcantes e por suas receitas ímpares. Também é importante você saber que a marca registrada da comida marroquina está no tempero.

Pois, realça o perfume, as cores dos pratos e em especial: o sabor. Além disso, também estamos falando de uma fusão da culinária de outras culturas como a berbere e árabe e também sobre uma influência da culinária mediterrânea.

Então, continue a leitura. Pois, a seguir vou te contar quais são as os principais pratos da comida marroquina para que você possa realizar um turismo gastronômico sensacional por lá. Confira!

Comida Marroquina: Pratos tradicionais

A comida marroquina é saborosíssima e muito rica em temperos e texturas que trazem sabores peculiares árabes, dos países mediterrâneos, dos nativos do norte da Europa.

Além disso, também combina ingredientes muito frescos do próprio país. Seus pratos tradicionais são:

Tagine

Sempre recheado de legumes, carnes e nozes, o Tagine é o prato mais tradicional que você vai encontrar em Marrocos

O prato mais tradicional, que você vai encontrar em qualquer restaurante e até mesmo nas barraquinhas de rua em Marrocos é o Tagine, que também é o nome da panela de barro em que ele é feito. Uma delícia típica da culinária marroquina.

Então, sempre recheado de legumes, carnes e nozes, este prato da comida marroquina, utiliza uma técnica de cozimento lento.

Além disso, dizem que o formato da panela de barro, faz com que os alimentos não percam o sabor. Depois de pronto, o prato é servido na mesma panelinha. Os tagines mais comuns são:

  • Frango azeitona e limão confitado
  • Kafta com ovos
  • Cordeiro com frutas secas e oleaginosas
  • Peixe e legumes.

Bastilla

A bastilha é um prato tradicional e muito gostoso da comida marroquina

A Bastilha é um prato tradicional do Marrocos. E você pode consumi-lo como entrada principal. Pois, é uma tortinha de massa folhada, feita com pombo ou frango e amêndoas doces e canela, misturando o salgado com doce.

É um tempero agridoce para você comer rezando. Uma delícia, não deixe de experimentar.

Kafta

As Kaftas são aqueles espetinhos deliciosas de carne moída. Em suma, praticamente todos os restaurantes em Marrocos, terão essa opção no cardápio para você experimentar. É uma porção de carne bem servida (2 ou 3 espetinhos) e acompanhado de arroz ou salada.

Imagem mostra a kafta da culinária marroquina

Pizza recheada

A pizza recheada é uma das refeições mais consumidas da comida marroquina. Trata-se de uma massa de pão típico de formato arredondado.

Além disso, a pizza é recheada de batata cozida, ovo cozido, arroz e beterraba. Com certeza, você vai gostar muito este prato típico de Marrocos.

Harira

A harira é uma sopa deliciosa à base de tomate. Assim como toda comida marroquina a sopa é sempre bem temperada

A harira é uma sopa feita à base de tomate e também leva grão de bico e lentilhas, carne, ervas e suco de limão. Além disso, assim como todas as comidas típicas do Marrocos a sopa é sempre bem temperada.

Briwat ou Briouat

Você vai encontrar essa comida típica marroquina como entrada, lanche ou até mesmo sobremesa. O briwat é feito com a mesma massa de bastilla, filo, recheada com queijo, frango, carne ou vegetais.

Além disso, a massa é dobrada em forma de triangulo e frita. Enfim, o prato é servido com molho ou pulverizado em açúcar.

Cuscuz marroquino

O cuscuz é um dos pratos mais pedidos da comida marroquina

O cuscuz marroquino, é muito diferente do que você come no Brasil. Então, esqueça o típico cuscuz nordestino. Pois, prato típico da comida marroquina, traz a massa cozida em água, carnes e vegetais cozidos no vapor e molho.

Embora, seja um prato bem simples, é muito delicioso. Inclusive, é um dos pratos mais pedidos, não só apenas pelos turistas, mas também pelos locais. E você, o que achou do cuscuz marroquino?

Comida Marroquina: Salada

A salada marroquina é uma entrada comum em todos os lugares que você for em Marrocos

Esse prato típico da comida marroquina é uma entrada comum em todos os lugares que você for no país. Podendo ser:

  1. Salada fria: É uma salada com uma mistura de folhas legumes e cebola cru, com vinagre e azeite.
  2. Salada quente: Onde pimentão ou berinjelas, são assados no fogo direto e depois descascados, amassados e misturados com tomate e temperos. Dando origem a uma massa muito gostosa que você pode consumir com pão.

Lanches e aperitivos da comida marroquina

Mescouta

Mescouta é um bolo tradicional de origem marroquina. É um bolo de laranja feito com  amêndoas, ovos, açúcar, mel, suco de laranja, suco de limão, água de flor de laranjeira, óleo, farinha, bicarbonato de sódio e fermento em pó.

A massa é despejada em uma assadeira depois de preparada e cozida até dourar. É um bolo tradicionalmente preparado no inverno quando as laranjas amadurecem.

Baghrir

Baghrir é uma espécie de panqueca marroquina macia e esponjosa feita com farinha de semolina. Conforme a panqueca cozinha, as bolhas produzidas por fermento na massa se quebram provocando vários orifícios em sua superfície. 

Imagem mostra o Baghrir um tradicional lanche da comida marroquina

A sua característica principal são esses orifícios.Recomenda-se que a panqueca seja servida com geleia de frutas ou uma calda feita com manteiga e mel.

Ghoriba

Esses biscoitos tradicionais do Oriente Médio vêm em algumas variedades. Enquanto uns podem ser mastigáveis, outros têm uma textura bastante semelhante a um biscoito e quebradiço.

Os cookies tradicionalmente moldados em formatos de bolas ou discos, muitas vezes apresentam rachaduras características em sua superfície. 

Os biscoitos Ghoriba consistem geralmente de farinha, açúcar, manteiga e amêndoas. Ideais para serem servidos com uma deliciosa xícara de chá ou café.

Comida Marroquina: Sobremesas

Esse prato típico da comida marroquina que você vai conhecer agora segue as tradições árabes. Ou seja, seus doces têm recheios de amêndoas, nozes ou pistache.

Além disso, as massas são embebidas em mel e especiarias como água de rosas ou flor de laranjeiras. Existem também pudins e cremes que misturam esses ou outros sabores que você vai amar : ameixa, baunilha, tâmara ou hortelã.

Também é muito comum que você encontre uma salada de frutas da estação servida como sobremesa no Marrocos. Então, se você gosta de doces, veja agora dois tipos de doces da comida marroquina para você se deliciar:

Kaab El Ghazal

Este doce tem formato de meia lua e é servido com algum molho adocicado. Além disso, é composto por uma massa fina com recheio de amêndoas e canela.

Imagem mostra o Kaab El Ghazal um tradicional prato tipico da comida marroquina

Portanto, o sabor mais que especial deste doce marroquino vem da água de flor de laranjeira, usada tanto na massa quanto no recheio. Então, se você gosta de doce, com certeza, você também vai amar essa receita.

Chebakia

Esse prato típico da comida marroquina que você vai ver agora, é um doce delicado, mas, saborosíssimo. Você vai se apaixonar.

Também conhecido como “a flor do deserto” devido ao seu formato, o Chebakia é feito com uma massa frita coberta com mel, canela e gergelim. Aposto que você já ficou com água na boca.

Além disso, este doce também é consumido para quebrar o jejum do Ramadã, neste caso a receita pode variar de um lugar para outro.

Ou seja, banhando o doce com mel ou água de laranjeira, acrescentado amêndoas ou anis estrelado ou até mesmo aromatizando com açafrão.

Pães

Ao falar de comida marroquina, o pão é o companheiro de todas as refeições que você vai encontrar em Marrocos. Em geral, ele é feito em casa e na maioria das vezes é servido como talher para as refeições. E você, gosta de pão?

O pão é o companheiro de todas as refeições no Marrocos

O Khubz é um pão típico da culinária árabe, que tem formato arredondado, mas não muito achatado.

É um pão sem gordura e é servido no mesmo dia que é feito. Ou seja: bem fresquinho, você vai amar. Além disso, no café da manhã marroquino, você vai encontrar dois tipos de pães estilo panqueca. São eles:

  1. Baghrir: É um pão feito com farinha de semolina, fininho e com textura um pouco esponjosa. É servido normalmente com uma mistura de mel e manteiga ou com geleia
  2. Harcha: Também feito com semolina, porém, sua massa é mais fofinha e além disso, é comido com azeite.

Seffa

Um dos doces típicos de Marrocos muito popular, especialmente entre as crianças, é o seffa. O prato é tão querido pelos marroquinos que tem sua versão salgada e doce. 

O doce é feito em datas especiais, em reuniões familiares importantes, no nascimento de um bebê ou até mesmo em casamento.

Chifres de gazela

Os chifres de gazela, são uma espécie de bolinho aromático recheado de amêndoas e especiarias cujo formato lembra os chifres do animal, que para os árabes é associado à beleza e elegância.

Esta famosa sobremesa curvada é um dos doces típicos de Marrocos mais tradicionais, comumente é acompanhado por chás em ocasiões especiais.

Sfenj

O sfenj, conhecido como churro marroquino é um dos doces marroquinos mais típicos, podendo ser encontrado nas muitas barracas de rua de qualquer cidade do país.

O doce é servido com mel ou açúcar de confeiteiro em pó e seu formato lembra um donut. Seus ingredientes são:

  • Fermento;
  • Sal;
  • Farinha;
  • Açúcar;
  • Água morna;
  • óleo;
  • Açúcar de confeiteiro que é polvilhado por cima do doce para decorar.

Briwatts

Os briwatts são pequenos pedaços de massa folhada que podem ser recheados com massas salgadas e doces. Geralmente são servidos em banquetes e festas.

Na versão açucarada, os briwatts são um dos doces típicos de Marrocos mais tradicionais. É um bolo pequeno no formato de triângulo e, para seu recheio utiliza-se água de flor de laranjeira, mel, canela, amêndoas, manteiga e canela.

Trid

O trid também é um dos doces marroquinos mais populares, também conhecido como bolo de pobre. Simples, mas suculento, geralmente é consumido no café da manhã com um copo de chá ou café.

Kanafeh

Um dos doces típicos de Marrocos de queijo mais irresistíveis é o kanafeh. Crocante por fora e suculento por dentro, esta delícia é feita com cabelo de anjo, manteiga clarificada e queijo akawi por dentro.

Depois de cozido, o doce é regado com um xarope com aroma de água de rosas e polvilhado com nozes, amêndoas ou pistache esmagados. É uma sobremesa delicadamente saborosa.

Feqqas

Um doce típico de Marrocos servido em todos os tipos de festas são as feqqas. Trata-se de biscoitos crocantes e tostados feitos com farinha, fermento, ovos, amêndoas e água de flor de laranjeira.

As feqqas podem ser comidas sozinhas ou adicionando semente de passas, amendoim, erva-doce ou gergelim à massa. O doce caracteriza-se pelo sabor suave adequado a todos os paladares.

E se você chegou até aqui, continue a leitura para conhecer alguns pratos exóticos da culinária marroquina. Confira!

Comida Marroquina: Pratos exóticos

Veja agora, os pratos exóticos da comida marroquina que preparamos para você. Vamos lá?

Sopa de caramujo

O caramujo está bem presente na culinária marroquina. A sopa de caramujo pode ser encontrada em todo Marrocos

O caramujo também está presente na culinária marroquina, conhecido com escargot. A sopa que você vai encontrar em todo Marrocos, segundo os locais é boa para digestão e febre.

A sopa de caramujos é preparada com especiarias e temperos típicos. E para comer, você puxa o caramujo de dentro da concha com um palito e come. Você experimentaria este prato?

Cabeça de Cabra

Por ser uma proteína mais barata e mais fácil de criar, você vai encontrar muita carne de cabra em Marrocos. Ou seja, você poderá comer muito mais carne de cabra do que carne de boi.

Além disso, por ter sido um país muito pobre, e que passou muita fome, no Marrocos eles realmente comem tudo. Ou seja, você vai encontrar todas as partes do animal, inclusive a cabeça, com língua, olhos e até o cérebro. O que você achou deste prato?

Carne de Dromedário

Esse prato típico da comida marroquina que você verá agora, é realmente exótico e muito difícil de ser encontrado. Há dizeres que o sabor da carne se parece uma mistura de carne de boi com porco.

Veja a seguir as bebidas mais comuns que você vai encontrar em sua viagem pelo Marrocos.

Bebidas em Marrocos

Agora que você já sabe bastante sobre a culinária marroquina e seus pratos típicos, está na hora de conhecer as bebidas mais populares do país. Entre elas destacam-se:

Chá de hortelã

O chá de hortelã é um símbolo da comida marroquina

Você gosta de chá? Saiba que o chá de hortelã é praticamente um símbolo da comida marroquina. Ou seja, é a bebida mais popular que você vai encontrar no país.

Em qualquer estação do ano que você for em Marrocos, provavelmente você vai encontrar cidadãos marroquinos apreciando a bebida de forma tranquila.

Essa bebida tem um sabor especial, pois, leva um pouco de chá verde e muito açúcar. Além disso, é servida em bules tradicionais, muito lindos e copinhos de vidro. Você gostou?

Leite de cabra com mel

O leite de cabra com mel é usado pelos marroquinos antes das refeições. Logo, você vai encontrar a bebida até mesmo em restaurantes, mas pode ser consumida em outros momentos também. Você precisa provar essa bebida. Pois, ela também é muito saudável.

Refrigerantes diferentes

O Hawai é um refrigerante de laranja bem doce e gostoso

Você também é daqueles viajantes que amam provar coisas diferentes? Se sim, sem dúvida alguma você vai amar experimentar os diferentes refrigerantes marroquinos.

Embora, não sejam um alimento, entra na lista de comida marroquina que preparamos para você. Pois, a diferença é sensacional. Veja os tipos de refrigerantes que você só vai encontrar em Marrocos:

  • Hawai: Refrigerante de laranja e bem doce
  • Orangina: Refrigerante de laranja com gominhos (de origem francesa)
  • Fanta Citron; Refrigerante de limão.

Sucos diversos

O suco de limão com menta é uma bebida muito refrescante para os dias de calor.

Por existir uma grande quantidade de frutas disponíveis nos mercados, você também vai encontrar uma variedade de sucos em Marrocos.

Logo, para os dias de mais calor, caso você visite a cidade de Fez, não deixe de experimentar o suco de limão com menta, pois, é uma bebida muito refrescante.

Zaz Zaz

Essa bebida típica marroquina trata-se de uma imensa taça de abacate batido com leite e pedaços de frutas como pêssego, maçã e banana, e calda de chocolate.

Jus Panaché

Em sua viagem pelo Marrocos não deixe de experimentar essa deliciosa vitamina mista de várias frutas batidas com leite.

Jus D’orange

Vendido em todo lugar que você for, especialmente na praça principal de Marrocos, o Jus d’orange nada mais é que um delicioso suco de laranja.

Ingredientes da culinária marroquina

As especiarias utilizadas na culinária marroquina são várias como canela, cominho, gengibre, açafrão e páprica.

Muitas vezes, azeitonas,limões e laranjas também são usados para elaborar os pratos, assim como legumes e frutas secas que estão presentes em todas as refeições marroquinas.

Em Marrocos, os legumes são cozidos a vapor, as carnes mais usadas são a de frango e de boi, que também podem ser cozidas a vapor ou grelhadas em espetos. Vale lembrar, que são muito saborosas e com aroma bem marcante pelas especiarias.

As frutas são cheias de cores e muito doces. Em sua viagem pelo Marrocos não deixe de experimentar o suco de laranja e comer nêsperas e ameixas.

Outra fruta muito usada na cozinha é a romã, e as tâmaras que são difíceis de serem encontradas aqui no Brasil, são facilmente encontradas nas feiras em Marrocos.

Uma curiosidade sobre as tâmaras é que o pé só começa a dar frutos depois de 80 anos, por isso se diz que “quem planta tâmaras não colhe tâmaras.

As azeitonas também são sempre servidas nos restaurantes e acompanham os pratos, embora não sejam tipicamente marroquinas. A verde é muito boa, a preta e a vermelha são apimentadas.

O óleo de argan, também é um produto típico e exclusivamente marroquino, é extraído das nozes da planta Argania Spinosa. Além de ser muito usado em cosméticos, o óleo também é bastante usado na culinária marroquina.

Importante: Por restrições da religião muçulmana, o consumo de carne de porco e de bebida alcoólica, são proibidos em Marrocos.

Origem da comida marroquina

A culinária marroquina é uma fusão da culinária de outras culturas como a berbere e árabe. Além disso, a cozinha marroquina também sofre um pouco de influência da culinária mediterrânea.

A marca registrada da comida marroquina está no tempero que realça o perfume, o sabor e as cores dos pratos. Azeite de qualidade e mel também são muito importantes na cozinha marroquina.

As combinações de sabores também são características dos pratos marroquinos. Inclusive, dezenas de especiarias, oleaginosas e frutos secos, assim como peixes e carnes estão sempre presentes nas refeições.

Graças às interações e trocas de Marrocos com outras culturas e nações ao longo dos séculos, a comida marroquina tornou-se extremamente refinada.

Comida Marroquina: Cuidados

Finalizando, é importante que você tenha muito cuidado ao se alimentar em qualquer país do mundo.

Pois, apesar de todas essas delícias da comida marroquina, você precisa lembrar que o conceito de higiene no país é um tanto diferente do que você está acostumado.

Pensando nisso elaboramos uma lista de cuidados importantes para que você não tenha problemas em suas viagens, não apenas para o Marrocos, mas para qualquer país do mundo que você for visitar. Veja:

  • Se possível, o ideal é que você opte por comer alimentos cozidos
  • Cuidado como que você consome na rua, tendo em vista que você vai encontrar muitas variedades de alimentos nos mercados
  • Você também precisa estar atento aos temperos, pois, os marroquinos possuem formas diferentes de utilizá-los
  • As frutas você pode comprar e ingerir com tranquilidade, pois são lavadas.

E você? Gostaria de experimentar algum desses pratos de comida marroquina? Deixe sua reposta nos comentários, nós vamos adorar saber qual deles mais te chamou a atenção.

E não esqueça de curtir e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, para que mais pessoas também conheçam essas delicias da culinária marroquina.

Até breve!

Deixe uma resposta