Se você está planejando uma viagem para o Amazonas, é bem provável que esteja querendo saber um pouco mais sobre comida típica do Amazonas. Que tem destaque especial entre a culinária da região norte do Brasil.

Afinal de contas, uma viagem só se torna completa quando você experimenta tudo o que o local tem a oferecer, certo?

Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a comida amazonense, basta continuar a leitura nos parágrafos seguintes.

Comida típica do Amazonas: melhores pratos

Não há como negar que a comida amazonense é uma das mais ricas e diversas do Brasil. Afinal de contas, estamos falando de uma região extremamente ímpar.

A Amazônica é uma região de riqueza inestimável, de uma cultura rica e que se reflete de forma direta na sua gastronomia.

Inclusive, os ingredientes locais fazem com que a comida típica do Amazonas se torne inesquecível, com pratos recheados de sabores, aromas e uma grande expressão cultural.

Mas dentre os principais exemplares de comida típica do Amazonas, podemos mencionar os seguintes:

Tacacá

Quando se fala em comida amazonense, logo a grande maioria das pessoas remete ao tacacá, haja vista que é um dos grandes exemplos.

Em suma, nada mais é que um prato que tem origem indígena, sendo uma sopa quente e picante, a qual leva os seguintes ingredientes:

  • Tucupi;
  • Camarão seco;
  • Jambu;
  • Goma de mandioca.

Para fazer esse prato, as pessoas costumam extrair o tucupi da mandioca brava, que é como fazem um caldo fermentado e temperado.

Imagem mostra o tacaca que é um prato típico do amazonas

A goma de mandioca, por sua vez, parece bastante com um mingau, sendo que as pessoas costumam adicionar o camarão seco, fazendo com que adquira um toque saboroso e salgado.

O jambu, por sua vez, acaba dando um toque muito distinto ao paladar, fazendo com que o prato se torne inesquecível.

O comum é que os restaurantes sirvam o tacacá em cuias, de modo que as pessoas possam comer com palitos de madeira.

Além disso, as pessoas costumam consumir tacacá a qualquer horário do dia, mas é mais comum ser no final da tarde, de modo a abrir o apetite.

Pato no tucupi

Outra típica comida amazonense é o pato no tucupi, um prato que combina a carne macia do pato com um caldo mais ácido e aromático proveniente do tucupi.

Esse caldo leva suco de mandioca brava fermentado, junto com o tempero de chicória, alfavaca, jambu, alho, jambu e pimenta de cheiro.

O preparo também é bem simples. É só marinar o pato com limão e vinho branco. Em seguida, basta refogar e assar até que fique dourado.

Imagem mostra a sopa de pato no tucupi que é famosa na comida tipica do amazonas

É possível servir o prato com farinha de mandioca e arroz branco, fazendo com que ele se torne ainda mais gostoso.

Tapioca

Também não há como falar sobre comida amazonense e deixar de mencionar a tapioca, uma vez que é uma das mais conhecidas.

Como a grande maioria das pessoas já sabe, trata-se de uma massa branca e fina, feita de fécula de mandioca.

Imagem mostra a tapioca que é um prato tipico do amazonas e da culinaria do norte e nordeste

Ainda é possível rechear a tapioca com diversos ingredientes, de acordo com o seu gosto pessoal, sejam eles doces ou salgados.

Porém, no Amazonas, a tapioca acaba obtendo alguns toques especiais, haja vista que se utiliza o tucumã, uma fruta muito popular, de polpa amarela fibrosa.

Um claro exemplo de comida típica do Amazonas é a tapioca x-caboquinho, a qual leva o tucumã, banana da terra e queijo coalho.

X-Caboquinho

Falando sobre comida típica do Amazonas, o x-caboquinho com certeza é o maior exemplo. Afinal, estamos falando de um sanduíche considerado o patrimônio cultural e imaterial de Manaus.

O preparo tem como base o pão francês, onde se deve adicionar banana pacovã frita, queijo coalho e tucumã. Em seguida, é só colocar em uma sanduicheira para ficar morno.

Trata-se de um dos lanches mais comuns de se ver no Amazonas, sendo possível encontrar em praticamente qualquer lanchonete da região.

Vatapá do Amazonas

Na verdade, o vatapá é um prato que provém da comida africana, mas que ficou bastante popular na culinária afro-brasileira, em especial na Bahia.

Porém, há vários outros locais do país que também aderiram ao vatapá, mas cada um com um toque especial.

Em Manaus, é bastante comum de fazer um creme mais espesso e saboroso. Para tal, utiliza-se pão molhado ou farinha de rosca, alho, cebola, camarão, pimenta-malagueta, leite de coco, azeite de dendê, coentro e alguns outros ingredientes típicos.

Açaí

É verdade que o açaí é um fruto que praticamente todas as pessoas conhecem. No entanto, provar o açaí no Amazonas é uma experiência à parte.

Afinal de contas, você tem a possibilidade de consumir o fruto de diversas formas, como o inesquecível suco feito com a polpa, que muitos conhecem como sendo vinho de açaí.

Imagem mostra o açai que é um prato muito saboreado no norte do brasil em especial no amazonas e pará

Porém, é muito mais comum de consumir o açaí com farinha de mandioca ou tapioca granulada durante o café da manhã.

Além disso, também é comum ver o açaí como sobremesa ou lanche, uma vez que os manauaras utilizam a polpa para fazer vitaminas, cremes gelados e sorvete.

Junto a isso, ainda é possível adicionar chocolate, leite em pó, frutas, doces, leite condensado e xarope de guaraná.

Peixes do Rio Amazonas

Para finalizar a rica comida amazonense, não poderia faltar na nossa lista os peixes do Rio Amazonas, uma vez que eles constituem uma boa parte das comidas típicas.

Inclusive, a maneira de preparar esses ingredientes também é uma riqueza, haja vista que existem diversas técnicas, fazendo com que o peixe se torne ainda mais saboroso e aromático.

Imagem mostra a piranha que é muito saboreada na região amazônica

Agora, dentre os principais exemplos de peixes da região, mencionamos os seguintes:

  • Pacu: trata-se de um peixe que é parente do tambaqui, sendo que é possível rechear com farofa ou servir com molho de tucupi;
  • Pirarucu: nesse caso, é um dos maiores peixes de água doce de todo o mundo, o que permite diversas formas de preparado, bem como:
    • Escabeche;
    • Caldeirada;
    • Bolinho;
    • Pirarucu à casca.
  • Piranha: quem vai ao Amazonas precisa provar esse delicioso peixe. É possível provar inteira frita ou em uma sopa picante;
  • Tambaqui: também é um peixe bem grande, tornando possível fazê-lo assado na brasa, frito ou cozido com legumes. Porém, é um peixe mais gorduroso e que detém espinhas grossas e maiores, fazendo com que fique ótimo empanado, grelhado, na caldeirada ou na moqueca.

Perguntas Frequentes sobre comida típica do Amazonas

Como é preparado o pirarucu de casaca?

O pirarucu de casaca é um prato feito com o peixe pirarucu, que é cozido e desfiado, e depois refogado com cebola, alho, tomate e outros temperos. Em seguida, é coberto com farinha de mandioca e acompanhado de banana frita.

Quais são as frutas típicas do Amazonas?

O Amazonas é conhecido pela grande diversidade de frutas exóticas encontradas na região. Algumas das frutas típicas incluem o cupuaçu, açaí, bacuri, taperebá, camu-camu, pupunha, entre outras. Essas frutas são utilizadas tanto no preparo de sucos, sorvetes e sobremesas, como também em pratos salgados.