Comida Tailandesa, quais os melhores pratos desta culinária?

Ao falar de comida tailandesa, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Enquanto alguns logo associem a riqueza de temperos ou ao sabor mais apimentado, há aqueles que nem sequer sabem o que esperar.

Mas a verdade é que, antes de experimentar as comidas típicas da Tailândia, deve-se ter uma mente bem aberta. E isso acontece porque, se você não está acostumado com alimentação asiática, é provável que, de início, estranhe um pouco.

E é justamente essa junção que tem feito com que os brasileiros tenham se tornado cada vez mais adeptos a esse tipo de alimentação. Além do mais, a comida tailandesa é bem famosa por ser naturalmente uma comida saudável.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre quais são os melhores pratos da comida tailandesa, é só conferir os próximos parágrafos.

Pratos da Comida Tailandesa

A culinária tailandesa tem preparo especializado em legumes, verduras, peixes e muito ricos em temperos, os quais podem ser levemente apimentados. Contudo, um dos ingredientes básicos desse tipo de gastronomia é o arroz.

Contudo, ele é bem versátil, haja vista que pode ser feito frito, a vapor ou cozido, por exemplo. Mas, em relação aos legumes mais comuns, podemos citar: abóbora, tomate cereja, pimentão, vagem, brócolis ou berinjela.

O comum é que eles sejam salteados na wok, mas não é uma regra. Agora, se você quer saber quais são os principais pratos da comida tailandesa, é só conferir a seleção a seguir.

Pad Thai uma iguaria da comida tailandesa

Esse é o prato mais famoso da Tailândia, o qual é possível encontrar em qualquer barraquinha de rua ou mesmo em restaurantes mais bem conceituados. Isso quer dizer que ele é bem versátil, podendo se adequar aos mais diversos tipos de paladar.

Mas, no geral, nada mais é que noodles salteados com soja, camarão, tofu, vegetal e alguma carne. Fora isso, pode-se adicionar amendoim ou molhos picantes.

Pad Thai é um prato popular da comida tailandesa, feito com macarrão e legumes e uma carne de sua preferencia

Guay Jub é um prato sensacional da comida tailandesa

Trata-se de uma sopa, a qual tem como base os noodles de arroz, carne de porco, ovos cozidos e tofu. É apenas um dos vários legados do quão a comida chinesa tem influência na culinária tailandesa. A forma tradicional ainda leva intestino de porco e demais miúdos.

No entanto, não é difícil encontrar quem faça esse prato com iguarias, a qual pode ser servida nas versões claras, que é mais suave, ou na versão escura, a qual possui mais especiarias.

Som tam é a salada da comida tailandesa

Nada mais é que uma salada de mamão, que é uma das mais comuns em toda a Tailândia. No geral, ela é um acompanhamento do prato principal, onde é mais comum na região nordeste do país. O ingrediente principal é o mamão verde.

No entanto, pode ser misturado com outras verduras ou legumes, como a vagem ou tomate. Fora isso, deve ser temperada com chili, açúcar, limão, suco de tamarindo e molho de peixe. Por isso, o prato tem um gosto específico e único.

Satay é o espetinho da comida tailandesa

É como se fosse um petisco, haja vista que se trata de um espetinho de porco marinado com cúrcuma e leite de coco. Contudo, acompanha molho de amendoins. É comum que esse aperitivo seja servido com cerveja.

Imagem do Satay, é um prato delicioso que combina diversos sabores da comida tailandesa

Tom Kha Gai

Aromatizada com galangal, uma raiz da família do gengibre, o tom kha gai nada mais é que uma sopa de frango e leite de coco. Além do mais, pode levar capim-limão, tomate, cogumelos ou lima kaffir. Por isso, é uma receita bem refrescante.

Devido aos ingredientes, a receita cria um contraste entre o ácido e a cremosidade do leite de coco, o que proporciona uma sensação inesquecível neste tradicional prato da comida tailandesa.

Foto do tom kha gai uma iguarua da comida tailandesa

Tom Yum Kung

Essa é mais uma sopa, mas que com certeza está na lista dos preferidos dos tailandeses. Essa sopa de camarão picante e leite de coco ainda leva frango, cogumelo, soja, alho e uma série de temperos e especiarias.

Inclusive, muitos consideram esse como o prato que mais representa a Tailândia, haja vista que tem a junção de vários sabores: doce, salgado, picante e ácido.

Panaeng Muú

Trata-se de um prato de curry vermelho, o qual pode ser preparado com frango, marisco, cordeiro ou porco. Contudo, sempre leva leite de coco e limas kaffir, conferindo uma certa refrescância ao prato.

Gaeng Kiew Wan

Em relação ao preparo, ele é bem parecido com o anterior. No entanto, nesse caso, utiliza-se o curry verde, além de ser mais comum que seja servido com peixe. Fora isso, acompanha arroz ou noodles essa iguaria da comida tailandesa.

Curry Massaman

Também leva curry, mas costuma ser mais suave. Fora isso, há versões com pato, porco, cordeiro ou frango. É servido com arroz branco e salada de pepino, cebola e chili.

Foto do Curry Massaman que é um prato muito comum na comida típica da Tailandia

Mango Sticky Rice um prato famoso da comida tailandesa

Se você gosta de sobremesa, não pode deixar de provar essa, já que é o favorito. Nada mais é que a metade de uma manga madura e doce, a qual é servida com arroz doce, preparado no leite de coco. Uma fusão de sabores.

Lanches e aperitivos da comida típica da Tailândia

Gai yang o frango da comida tailandesa

O Gai Yang é frango marinado e grelhado. Sua pele fica sempre crocante e a carne muito suculenta, além dos molhinhos que deixam tudo uma delícia.

Gay Hor Bai Toey

Esse aperitivo de comida tailandesa, nada mais é do que frango frito em folhas de pandanus, uma planta muito usada na Ásia para acrescentar aroma e cor aos alimentos.

Enfim, o frango é marinado, depois enrolado na folha de pandanus e então é frito na (wok).

Sai Oua

A Sai Oua é uma comida típica do norte da Tailândia. Trata-se de uma linguiça apimentada e preparada com carne de porco moída, ervas e especiarias como o capim-limão que deixa um sabor bastante característico.

É um excelente petisco tailandês para comer tomando uma cervejinha.

Doces típicos da Tailândia 

Sorvete no rolo

Sorvete é sempre uma sobremesa irrecusável, ainda mais quando traz consigo um jeito novo de servir.

Em alguns lugares que você for à Tailândia, o sorvete é preparado bem na sua frente mesmo.

O vendedor coloca o leite e as frutas em uma chapa, vai picando e misturando até que vire uma massa.

Depois, a massa é espalhada pela chapa e colocada em forma de rolinhos. Muito interessante, não é mesmo?

Sorvete de coco… no coco

O sorvete de coco no coco é um dos melhores doces típicos tailandês. Apenas uma parte da polpa do coco é retirada e, colocam o sorvete.

Imagem mostra o sorvete no coco que é muito popular na tailandia

Para finalizar, ainda jogam uma calda de chocolate e amendoim por cima do sorvete. Já imaginou que maravilha? Vale a pena experimentar.

Bebidas tipicas da Tailândia

Nam Manao é a limonada tailandesa

Essa bebida típica da Tailândia, é a nossa limonada que pode ser servida acompanhada de um xarope.

Uma variação da bebida é a manao soda, servida com suco de limão fresco, água com soda e xarope de açúcar.

Cha Yen 

Essa bebida típica tailandesa, é uma bebida láctea feita com chá-preto, água fervente, leite condensado, e bem açucarado servido sobre gelo com mais açúcar.

No topo da bebida, um pouco de leite evaporado.

Cha Manao

Essa é uma excelente opção de bebida da Tailândia para quem quer o chá gelado e sem algum ingrediente lácteo.

Seu modo de preparo é igual ao cha yen, mas servido com suco de limão no lugar de leite condensado.

Ingredientes comuns da culinária tailandesa

Se você quer se aventurar na cozinha e preparar um prato da comida tailandesa, precisará ter em mãos os temperos mais usados dessa culinária sensacional.

Diferente do que muitos imaginam, a maioria dos ingredientes usados na culinária tailandesa, também são usados no dia a dia e muito fáceis de serem encontrados em qualquer supermercado, como:

·         Leite de coco;

·         Alho;

·         Raspas de limão;

·         Coentro;

·         Açúcar mascavo;

·         Folha de limão kafir;

·         Pimenta-do-reino.

O nam pla, um molho de peixe fermentado, de aroma forte, que tem função de salgar o alimento e que corresponde ao shoyu para o japonês, está entre os temperos da culinária tailandesa menos conhecido dos brasileiros.

Este tempero resulta do cozimento de peixes e de vários temperos. Embora seja industrializado, no oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias.

Outro ingrediente essencial em pratos da culinária da Tailândia é o chili, planta da família do pimentão, conhecida por pimenteira do cumari.

De sabor picante, o chili é encontrado ao natural ou seco, em pó ou inteiro, e na forma de pasta e de molho pronto com tomate.

Tome bastante cuidado ao manipular este ingrediente para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Outra especiaria da culinária tailandesa é o curry. Trata-se de uma mistura de vários ingredientes que formam uma pasta, usada para preparar ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarão.

Portanto, o curry da Tailândia não possui a menor semelhança com o pó amarelo indiano bastante conhecido no Brasil.

Logo, esse ingrediente da comida tailandesa pode ser verde, com sabor picante e cítrico; amarelo, picante com perfume de especiarias; ou vermelho, muito picante.

Enfim, os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry da Tailândia são: alho, pimenta, chalota, raízes de coentro e krachai, galangal, e raízes naturais da Tailândia.

Em geral, essas especiarias são amassadas entre duas pedras chatas, onde se junta a pimenta fresca e se obtém a pasta, cozida no leite de coco antes de adicionar carnes ou vegetais.

Então, uma refeição clássica da comida da Tailândia, é composta por peixe no vapor, peixe frito, sopa, molho picante, salada, curry de frango ou porco e frutas de sobremesa.

Origem da comida tailandesa

A culinária tailandesa é uma rica mistura de aromas e sabores. Além de diversos encantos para os olhos, como templos cheios de detalhes em ouro, antigas ruínas, as belas cidades rurais e as lindas praias e um povo alegre, o país também encanta por sua culinária exótica.

A Tailândia é um paraíso para quem gosta de cozinhar. Sendo assim, o pior pecado na culinária tailandesa é exagerar no sal.

A culinária da Tailândia é bastante caracterizada pelo equilíbrio de quatro elementos que marcam o paladar:

·         Sal;

·         Doce;

·         Picante;

·         Ácido.

Enfim, os pratos de origem tailandesa encantam pela grande variedade de aromas, sabores e especiarias exóticas.

A base da comida tailandesa é formada por molhos preparados com muitos ingredientes, como alho, pimentas, especiarias e massa de caranguejo.

Alguns desempenham um papel específico, como o molho de peixe, por exemplo, que substitui o sal em muitos pratos.

Outros, como o molho de ostras fermentadas, são utilizadas para realçar sabores.

Imagem mostra o peixe assado com ervas que é muito popular na tailandia

A comida da Tailândia é mais delicada e repleta de surpresas ao paladar. Logo, o doce, o amargo, o azedo e o salgado vêm todos em um único prato.

Portanto, saber o modo de misturar e cozinhar os ingredientes faz com que a culinária da Tailândia valha muito a pena ser experimentada e admirada.

Os pratos da comida tailandesa primam pelo visual atraente, o aroma e o paladar, influenciados pela gastronomia chinesa e indiana.

Além disso, na Tailândia, os alimentos também são preparados em um tipo de frigideira grande de ferro: a panela wok. A temperatura de cozimento pode chegar até 800 graus.

Conclusão sobre a culinária da Tailândia

A comida tailandesa é muito rica em temperos. Por isso, é uma das experiências que você não pode deixar de experimentar uma vez na vida. Com certeza será inesquecível e você irá querer comer mais vezes essas iguarias únicas e deliciosas, que vão muito além do que ouvimos ou assistimos na televisão.

Perguntas frequentes sobre a culinária tailandesa 

Qual é o melhor prato típico da Tailândia?

O Pad Thai, é o mais famoso prato da culinária da Tailândia. O macarrão mais conhecido do país é a estrela do menu tailandês.
É geralmente o prato que dá o primeiro gosto da gastronomia da Tailândia a quem visita este país maravilhoso pela primeira vez.

O que os tailandeses comem no almoço?

O arroz é a base da alimentação na Tailândia. Além disso, os tailandeses comem todo tipo de carne: boi, frango, porco e frutos-do-mar variados.

O que os tailandeses comem no café da manhã?

No café da manhã tailandês, geralmente se come arroz com frango, camarão ou porco e umas comidinhas salgadas para acompanhar. 

Os tailandeses comem cachorro e gato?

Mentiras sobre a Tailândia que contaram para você. Pois, o consumo de carne de cachorro na Tailândia é ilegal, e, além disso, os tailandeses amam seus animais de estimação.

Deixe uma resposta