Comida Tailandesa, quais os melhores pratos desta culinária?

Ao falar de comida tailandesa, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Enquanto alguns logo associem a riqueza de temperos ou ao sabor mais apimentado, há aqueles que nem sequer sabem o que esperar.

Mas a verdade é que, antes de experimentar as comidas típicas da Tailândia, deve-se ter uma mente bem aberta. E isso acontece porque, se você não está acostumado com alimentação asiática, é provável que, de início, estranhe um pouco.

E é justamente essa junção que tem feito com que os brasileiros tenham se tornado cada vez mais adeptos a esse tipo de alimentação. Além do mais, a comida tailandesa é bem famosa por ser naturalmente uma comida saudável.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre quais são os melhores pratos da comida tailandesa, é só conferir os próximos parágrafos.

Pratos da Comida Tailandesa

A culinária tailandesa tem preparo especializado em legumes, verduras, peixes e muito ricos em temperos, os quais podem ser levemente apimentados. Contudo, um dos ingredientes básicos desse tipo de gastronomia é o arroz.

Contudo, ele é bem versátil, haja vista que pode ser feito frito, a vapor ou cozido, por exemplo. Mas, em relação aos legumes mais comuns, podemos citar: abóbora, tomate cereja, pimentão, vagem, brócolis ou berinjela.

O comum é que eles sejam salteados na wok, mas não é uma regra. Agora, se você quer saber quais são os principais pratos da comida tailandesa, é só conferir a seleção a seguir.

Pad Thai uma iguaria da comida tailandesa

Esse é o prato mais famoso da Tailândia, o qual é possível encontrar em qualquer barraquinha de rua ou mesmo em restaurantes mais bem conceituados. Isso quer dizer que ele é bem versátil, podendo se adequar aos mais diversos tipos de paladar.

Mas, no geral, nada mais é que noodles salteados com soja, camarão, tofu, vegetal e alguma carne. Fora isso, pode-se adicionar amendoim ou molhos picantes.

Pad Thai é um prato popular da comida tailandesa, feito com macarrão e legumes e uma carne de sua preferencia

Guay Jub é um prato sensacional da comida tailandesa

Trata-se de uma sopa, a qual tem como base os noodles de arroz, carne de porco, ovos cozidos e tofu. É apenas um dos vários legados do quão a comida chinesa tem influência na culinária tailandesa. A forma tradicional ainda leva intestino de porco e demais miúdos.

No entanto, não é difícil encontrar quem faça esse prato com iguarias, a qual pode ser servida nas versões claras, que é mais suave, ou na versão escura, a qual possui mais especiarias.

Som tam

Nada mais é que uma salada de mamão, que é uma das mais comuns em toda a Tailândia. No geral, ela é um acompanhamento do prato principal, onde é mais comum na região nordeste do país. O ingrediente principal é o mamão verde.

No entanto, pode ser misturado com outras verduras ou legumes, como a vagem ou tomate. Fora isso, deve ser temperada com chili, açúcar, limão, suco de tamarindo e molho de peixe. Por isso, o prato tem um gosto específico e único.

Satay

É como se fosse um petisco, haja vista que se trata de um espetinho de porco marinado com cúrcuma e leite de coco. Contudo, acompanha molho de amendoins. É comum que esse aperitivo seja servido com cerveja.

Imagem do Satay, é um prato delicioso que combina diversos sabores da comida tailandesa

Tom Kha Gai

Aromatizada com galangal, uma raiz da família do gengibre, o tom kha gai nada mais é que uma sopa de frango e leite de coco. Além do mais, pode levar capim-limão, tomate, cogumelos ou lima kaffir. Por isso, é uma receita bem refrescante.

Devido aos ingredientes, a receita cria um contraste entre o ácido e a cremosidade do leite de coco, o que proporciona uma sensação inesquecível neste tradicional prato da comida tailandesa.

Foto do tom kha gai uma iguarua da comida tailandesa

Tom Yum Kung

Essa é mais uma sopa, mas que com certeza está na lista dos preferidos dos tailandeses. Essa sopa de camarão picante e leite de coco ainda leva frango, cogumelo, soja, alho e uma série de temperos e especiarias.

Inclusive, muitos consideram esse como o prato que mais representa a Tailândia, haja vista que tem a junção de vários sabores: doce, salgado, picante e ácido.

Panaeng Muú

Trata-se de um prato de curry vermelho, o qual pode ser preparado com frango, marisco, cordeiro ou porco. Contudo, sempre leva leite de coco e limas kaffir, conferindo uma certa refrescância ao prato.

Gaeng Kiew Wan

Em relação ao preparo, ele é bem parecido com o anterior. No entanto, nesse caso, utiliza-se o curry verde, além de ser mais comum que seja servido com peixe. Fora isso, acompanha arroz ou noodles essa iguaria da comida tailandesa.

Curry Massaman

Também leva curry, mas costuma ser mais suave. Fora isso, há versões com pato, porco, cordeiro ou frango. É servido com arroz branco e salada de pepino, cebola e chili.

Foto do Curry Massaman que é um prato muito comum na comida típica da Tailandia

Mango Sticky Rice um prato famoso da comida tailandesa

Se você gosta de sobremesa, não pode deixar de provar essa, já que é o favorito. Nada mais é que a metade de uma manga madura e doce, a qual é servida com arroz doce, preparado no leite de coco. Uma fusão de sabores.

Conclusão sobre a culinária da Tailândia

A comida tailandesa é muito rica em temperos. Por isso, é uma das experiências que você não pode deixar de experimentar uma vez na vida. Com certeza será inesquecível e você irá querer comer mais vezes essas iguarias únicas e deliciosas, que vão muito além do que ouvimos ou assistimos na televisão.

Deixe uma resposta