Culinária da Região Norte do Brasil: 15 Principais Pratos para Experimentar

A culinária da região norte do Brasil é muito rica em cores, sabores e temperos. Pois, ela recebeu o sabor selvagem da Floresta Amazônica e a influência da vida dura do sertão.

Desse modo, a maioria dos pratos nortistas, são compostos por peixes, frutas, legumes e ervas que dão um toque muito especial a qualquer prato que você escolher.

Portanto, os pratos típicos da culinária da região norte, irão tornar sua experiência ainda mais deliciosa.

Além das belas praias e passeios turísticos cheios de histórias, ao fazer uma viagem à região norte brasileira, você também vai se surpreender com os seus saborosos pratos típicos.

Então, pensando nisso elaboramos este roteiro gastronômico para que você possa conhecer os principais pratos, bem como a origem da culinária da região norte. Vamos lá?

Culinária da região norte: Origem

A culinária da região norte, como você viu acima, tem uma grande influência dos índios que habitam essa região do país e da culinária portuguesa que colonizaram algumas regiões do norte do Brasil.

Além disso, a culinária nortista também tem um toque especial da gastronomia dos imigrantes, que vieram de diferentes regiões da América do Sul, bem como dos invasores ingleses, franceses e espanhóis.

Lembrando, que por causa de seus sete estados, você também vai encontrar diferenças culturais nos pratos da região norte do Brasil, como por exemplo, várias formas de preparo e ingredientes locais. 

Além do toque de seus ancestrais e colonizadores, a base dos pratos da região norte são peixes de água doce, mandioca e ervas aromáticas. Ou seja, seus pratos são verdadeiras iguarias que apaixonam seus visitantes e enchem seu povo de orgulho. 

Então, a seguir você vai conhecer os principais pratos típicos da comida nortista, incluindo alguns pratos doces, que vão te deixar com água na boca.

Culinária da região norte do Brasil: Principais Pratos

Como você viu acima, os ingredientes naturais e peixes, são curingas na culinária da região norte do Brasil. Então, a seguir você vai conhecer os principais pratos que levam os temperos e ingredientes locais criando um intenso sabor. Confira:

Mujica de peixe

Caldo de peixe

Os principais pratos típicos da culinária da região norte, tem como base peixes da região como a mujica, por exemplo. Logo, esse prato da região amazônica de origem indígena, também é muito popular no Mato Grosso.

Então, o prato é uma espécie de entradinha em vários lugares. Trata-se de um caldo de peixe com vários ingredientes como tomate, cheiro verde, pimentão e outros.

Pato no Tucupi

O pato no tucupi, é um dos pratos mais famosos da culinária da região norte.

O pato no tucupi, é um dos pratos mais famosos da culinária da região norte. Pois, ele é dono de um sabor ímpar. Afinal, ele é cozido em um líquido retirado da raiz mandioca brava, além do jambu, erva típica da região.

Então, durante o preparo, o pato é cozido junto com o peixe tucupi. Depois de pronto o pato no tucupi é servido com arroz branco e farinha d’água de mandioca.

Baixaria

Além do nome bem engraçado, este prato é muito apreciado no café da manhã do estado do Acre, sendo um prato típico que teve origem nas florestas da região.

Essa comida que é feita com farinha de milho (fubá e cuscuz), além de carne moída, ovo frito, cheiro-verde e tomate picado, servidos lado a lado, é considerada um dos principais pratos da culinária da região norte.

Então, para comer, a regra é você misturar todos os ingredientes. Embora seja muito simples, esse prato é uma delícia.

Gurijuba

Esse é um prato típico da culinária da região norte que você nunca pode deixar de experimentar.  O Gurijuba, é um peixe com coloração parda acinzentada, facilmente encontrado no Amapá.

O prato é preparado de várias formas como cozido na manteiga, cozido no leite de coco e alho, ou ainda, assado e servido com farinha de mandioca. Além disso, em alguns locais você também vai encontrá-lo na produção de hambúrguer de peixe.

Caldeirada de Tambaqui: O preferido da culinária da região norte

A caldeirada de tambaqui é uma espécie de ensopado que faz o maior sucesso na mesa dos nortistas e, além disso, também é o preferido dos visitantes.

Quando se fala em pratos típicos da culinária da região norte, a caldeirada de tambaqui não pode faltar. Pois, o prato é uma espécie de ensopado que faz o maior sucesso na mesa dos nortistas e, além disso, também é o preferido dos visitantes.

Conhecido por ser bem carnudo e de sabor único, o tambaqui é um dos principais peixes dos rios amazônicos. Enfim, a caldeirada é um prato que leva o peixe e também os mais variados ingredientes, como: limão, pimenta de cheiro verde e coentro, cozidos por algumas horas e servido com arroz e farofa.

Esses são alguns dos principais pratos típicos da culinária da região norte. Mas, não para por aqui. Continue a leitura para conhecer outros pratos deliciosos da culinária nortista.

Outros pratos da culinária da região norte

Além dos principais pratos da culinária da região norte, existem ainda outros pratos ricos em cores,sabores e temperos, que você não pode deixar de experimentar. São eles:

Maniçoba

Com origem indígena, o Maniçoba abrilhanta a nossa lista dos pratos típicos da culinária da região norte. Ou seja, acredita-se que esse prato típico do Pará surgiu em aldeias de índios devido a origem das folhas usadas no preparo do alimento.

No prato são usadas folhas de mandioca, moídas e cozidas durante uma semana. Então, depois desse período de cozimento é acrescentado ingredientes como:

·         Toucinho

·         Charque

·         Linguiça

·         Chouriço

·         Pé e costelas de porco salgadas

·         Orelha

·         Mocotó

·         Paio e bucho.

Além disso, esse prato que você deve experimentar em sua viagem de férias, é servido com farinha d’água, arroz branco e pimenta de cheiro. Então este é um dos melhores pratos da comida típica do Pará que você precisa experimentar.

Tacacá

O Tacacá também é um prato típico da culinária da região norte muito rico em sabor. Ou seja, de origem indígena, essa receita consiste basicamente em um mingau quase líquido, que é servido em cuias e vendido pelas tacacazeiras nas feiras de rua do Pará.

Logo, vale muito a pena você experimentar essa espécie de sopa feita com tucupi, camarão seco, jambu e goma de tapioca cozida.

Pirarucu de casaca

O Pirarucu de casaca é um prato da culinária da região norte carregado de tradições antigas, presentes na mesa dos nortistas.

Além do pirarucu, esse prato também leva farinha de mandioca, banana da terra madura, azeite, pimentão, tomate, cheiro verde, temperos, cebola e colorau.

Sendo assim, todos esses ingredientes compõem uma farofa que é colocada em uma vasilha e em seguida, são acrescentados os peixes e as bananas fritas. Além disso, em algumas versões o prato também leva batata palha.

Caruru paraense

O caruru paraense é um prato delicioso da culinária da região norte, feito com camarões secos e inteiros, quiabo, tempero verde (chicória e alfavaca), além de farinha seca fina e azeite de dendê.

Então, durante o preparo os camarões são fervidos juntamente com o tempero verde. Em seguida é acrescentada a farinha e juntos formam um delicioso pirão.

Além disso, os quiabos também são servidos misturados com o pirão. E finalmente, o azeite de dendê coroa o prato nortista com muito mais sabor.

Damorida

O Damorida, também de origem indígena é um prato típico da culinária da região norte feito com peixe e muitas pimentas.

Logo, durante o preparo, o peixe é cozido no meio de várias pimentas, tomate, cheiro verde, chicória e cebola. Por fim, depois de pronto você pode servi-lo com arroz e também pirão feito com farinha de tapioca.

Açaí

O açaí também é um dos pratos típicos da culinária da região norte

Embora seja consumido em várias regiões do Brasil, o açaí também é um dos pratos típicos da culinária da região norte. A fruta, usada nos pratos da região, especialmente no Pará, completa as mais diversas receitas.

Vale lembrar, que nesses locais, ao invés de congelado, o açaí é usado fresco. Desse modo pode ser servido tanto no café da manhã, como em outras refeições, como por exemplo, acompanhamento para peixe frito.

E se você chegou até aqui continue a leitura, pois a seguir você vai conhecer os doces mais deliciosos da região norte do Brasil.Com certeza, sua experiência será ainda mais inesquecível.

Culinária da região norte: Doces

Agora que você já viu quais são os pratos típicos da região norte, que tal completar sua experiência gastronômica em grande estilo, conhecendo os quitutes tradicionais da região?

Os doces mais saborosos do norte brasileiro e que você tem que experimentar em sua viagem por lá, são:

Cartola

Esse prato típico da culinária da região norte, originado das casas-grandes dos engenhos, é feito à base de queijo coalho e banana. O Cartola é considerado uma das receitas mais tradicionais de Pernambuco.

Além de levar uma deliciosa calda de chocolate, o prato é formado por bananas fritas no óleo ou na manteiga, onde o queijo também é derretido do mesmo modo, e em seguida colocado em cima das bananas. Por cima, espalha-se açúcar e canela.

Bolo de Macaxeira

O bolo de macaxeira é uma sobremesa sensacional da culinária da região norte.

O bolo de macaxeira é uma sobremesa deliciosa que não poderia ficar de fora da nossa lista de doces da culinária da região norte.

Pois, essa raiz da mesma família da mandioca, compõe grande parte dos pratos típicos da região norte do Brasil. Uma delícia.

Então, ao viajar para essa região você não pode deixar de experimentar esse bolo sensacional. Além disso, ele também é servido na companhia de um cafezinho no café da manhã ou da tarde.

Pudim de cupuaçu

Uma das receitas doces mais apreciadas da culinária da região norte é o pudim de cupuaçu.

Uma das receitas doces mais apreciadas da culinária da região norte é o pudim de cupuaçu. Pois, é um prato fácil de preparar e delicioso.

Ou seja, bem semelhante a versão do pudim tradicional, o pudim de cupuaçu tem uma polpa branca cremosa, garantindo mais sabor ao prato. Você precisa experimentar esse quitute gostoso.

Além disso, o pudim é considerado bem saudável. Uma vez que o cupuaçu possui uma grande quantidade de oxidantes que protegem contra o câncer, o envelhecimento e contra diversos tipos de inflamações no organismo.

Relíquia gastronômica da culinária da região norte: Caju em calda

Se você gosta de doce, experimente o sensacional caju em calda da região norte do Brasil.

Finalizando a nossa lista de pratos típicos da culinária da região norte, temos uma verdadeira relíquia gastronômica: O caju em calda.

O prato é bem fácil de preparar, uma vez que o caju é cozido na água com açúcar demerara até que se forme um caldo consistente.

Desse modo, depois de pronto, o doce fica saboroso e com uma textura ímpar. Logo, se você gosta de doce, não deixe de provar o delicioso caju em calda.

Tours e hospedagem na região norte

Como vimos quando e fala em culinária, a região norte é sensacional. E quando falamos em passeios essa região segue o mesmo padrão. Por isso abaixo veremos como há passeios sensacionais e com preços baixos em duas capitais da região norte. Primeiro começando por Manaus em 6 passeios sensacionais e depois por Belem.

E como voce viu a cidade de Manaus tem tour bem legais e agora veremos tour e atrações em Belém a linda capital do Pará.

Já a hospedagem por lá é muito barata. Há várias opções de hotéis bons custando cerca de R$ 100 a diária, duvidou? Então faça a sua cotação no buscador abaixo.

Booking.com

E você, já escolheu quais os pratos da culinária da região norte quer experimentar na sua viagem de férias? Ou qual prato você já experimentou e qual deles você mais gostou? Deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

Abraços!

Deixe uma resposta