Culinária Infantil: Cozinhando Com as Crianças

Quando falamos de culinária infantil, a diversão é garantida, além de muito aprendizado também. Mas, você sabe como cozinhar com as crianças?

Portanto, quando você compartilha o momento de preparar uma refeição com uma criança, você estimula o seu gosto pela culinária.

Além disso, você também ensina o valor de uma alimentação saudável, desperta a tenção dos pequenos para a higiene correta dos alimentos e orienta sobre os cuidados que devem ser tomados na cozinha.

Preparar os alimentos com as crianças, pode ser uma aventura cheia de descobertas. Não deixe passar essa oportunidade valiosa de ensinar habilidades e promover nutrição saudável.

E ainda criar memórias afetivas que serão lembradas para sempre, todo mundo sai ganhando quando se fala de culinária infantil.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com os principais benefícios, receitas deliciosas e alguns cuidados a serem tomados com os pequenos, ao considerar levá-los para a cozinha. Vem comigo.

Culinária infantil: Benefícios

Salada de frutas é tudo de bom. Uma combinação perfeita para receitas leves e saudáveis.

Desde desenvolver e aprimorar habilidades com os alimentos, até criar uma base para hábitos alimentares saudáveis, explicando os benefícios dos temperos naturais para a sua qualidade de vida, por exemplo, a culinária infantil, é uma grande aventura.

São muitos os seus benefícios para os papais e para os pequenos também. Confira:

1.Desenvolver a atenção dos pequenos

Um dos principais benefícios da culinária infantil, é ajudar a desenvolver a atenção dos pequenos. Além disso, também ajuda a desenvolver o vocabulário e a matemática, através de atividades como:

·Ler uma receita com você;

·Medir a quantidade de líquido, açúcar ou farinha em um copo medidor;

·Contar os ovos;

·Seguir todos os passos da elaboração de uma receita.

Essas e muitas outras atividades que envolvem os pequenos na cozinha, são excelentes para desenvolver a atenção, habilidade com os números e vocabulário.

2.Motiva as crianças a provar novos alimentos

Outro benefício de fundamental importância da culinária infantil, é que além de ensinar seus filhos a fazerem seus pratos favoritos, você ainda desperta nos pequenos o desejo de provar alimentos que eles nem conhecem.

Pois, é muito mais fácil uma criança provar o que faz por curiosidade, do que experimentar, se fossem apenas servidos em uma refeição.

Enfim, para que as crianças não tenham um paladar restrito, é essencial que você fale para seus filhos sobre as qualidades dos alimentos que eles gostam.

Além disso, você também pode incentivá-los a descobrir novos sabores. Os pequenos vão adorar essa experiência.

3.Aprender com os sentidos

Aprender a ler com os sentidos, também é mais um dos benefícios da culinária infantil. Visão, olfato, tato e paladar, a cozinha realmente é um ambiente ideal para uma experiência sensorial.

Sendo assim, procure chamar a atenção dos pequenos sobre o que está acontecendo enquanto os alimentos são preparados, como por exemplo:

·         Bater a massa do bolo e vê-lo crescer;

·         Sentir o cheiro do alimento assando;

·         Experimentar o alimento que acabou de ficar pronto, entre outros.

Além disso, a receita bem decorada, e servida, vai aguçar os sentidos, e aumentar a vontade que a criança terá de comer o que foi preparado. E tudo isso, tem a ver com criar memória afetiva na criança.

4.Fortalecer a confiança

Além de todos os benefícios que você acabou de ver, a culinária infantil, também fortalece a confiança das crianças.

Pois, participar do preparo de uma receita, e ver ela ser degustada e apreciada, é uma excelente maneira da criança experimentar a sensação de realização.

Outra dica bem legal, é você demonstrar o reconhecimento pela ajuda no preparo do alimento. E mesmo que os resultados não sejam exatamente o que você esperava, a dedicação e o esforço dos pequenos é indiscutivelmente merecedores de uma recompensa.

Veja a seguir algumas receitas para inspirar os cozinheiros de primeira viagem e seus mestres, com muita diversão e muito amor.

Receitas da culinária infantil: Deliciosas, saudáveis e doces

Confira então, três receitas deliciosas e saudáveis da culinária infantil, incluindo um dos doces favorito da criançada:

1.Salada de Frutas

A salada de frutas é uma receita gostosa e muito saudável da culinária infantil.

Ingredientes:

·1 pote de iogurte natural desnatado;

·4 colheres de aveia em flocos;

·2 colheres de chia;

·1 xícara de morango picado;

·5 gotas de adoçante;

·1 manga cortada em cubos;

·2 maçãs em cubos;

·2 xícaras de uvas cortadas;

· Suco de 1 limão.

Cobertura:

·1 iogurte natural desnatado (pode de 170 gramas)

·1 xícara de morango bem picadinho

Modo de fazer:

Misture o iogurte, o adoçante, a chia, e a aveia em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, distribua a mistura em três potes de acrílico médios e reserve.

Então, misture a manga, a maçã, a uva, o morango e o suco de limão, e divida entre os potinhos sobre o creme de chia e reserve.

Por fim, bata os ingredientes da cobertura no liquidificador e espalhe sobre as frutas nos potinhos. Tampe os potinhos e deixe na geladeira até servir.

2.Gelatina com frutas

A gelatina de frutas, além de deliciosa é mais uma das receitas fáceis e práticas da culinária infantil.

Ingredientes:

·1 pacote gelatina de sua preferência;

·Maçã, melão e melancia, em fatias, de preferência cortadas em cortadores divertidos no formato de círculos, meias-luas, estrelas e flores.

Modo de fazer:

Coloque as frutas que foram cortadas em taças de sobremesas e prepare a gelatina seguindo as instruções da embalagem.

Depois de pronta, despeje a gelatina sobre as frutas que estão nas taças e leve à geladeira até endurecer.

Veja a seguir uma das receitas favoritas da culinária infantil. Os pequenos enlouquecem com esse doce.

3.Brigadeiros coloridos

O brigadeiro é o doce favorito da culinária infantil.

Ingredientes:

·1 lata de leite condensado;

·3 colheres de chocolate em pó;

· colher de manteiga;

·Confeitos coloridos para enfeitar.

Modo de fazer:

Coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela e misture bem. Continue mexendo em fogo baixo, por cerca de 10 minutos ou até desgrudar da panela.

Em seguida, retire o fogo, transfira para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. E com as mãos untadas, enrole cada brigadeiro do tamanho que você preferir.

Enfeite com confeitos variados como: chocolate coloridos, granulados de chocolate e granulados coloridos, crocantes de chocolate branco e de chocolate ao leite, ou outros da preferência dos pequenos.

Com certeza eles vão amar essa receita, pois, além de ser uma comida fácil e divertida de preparar, qual criança não gosta de brigadeiro?

E para você que chegou até aqui, veja a seguir os cuidados que devem ser tomados em relação a idade dos pequenos ao pensar em levá-los para a cozinha.

A idade e a culinária infantil

Confetes que as crianças amam.

Finalizando, além de tudo que você acabou de ver sobre a culinária infantil, também é importante levar em conta qual a idade da sua criança, para saber como e em que ele pode te ajudar no preparo da receita.

Por exemplo, se seu filho é pequeno, ele pode ajudar a mexer os ingredientes durante o preparo de uma receita.

Se ele for maior, pode lavar alguns alimentos, e até mesmo picar. As crianças adoram quando recebem responsabilidades que julgam ser importantes.

Além disso, você também pode procurar alguma receita que seu filho possa concluir sozinho, de forma que você não precise interferir, ou interfira o mínimo possível.

E como já disse, se o seu filho for pequeno comece com receitas simples, de poucos ingredientes e rápida para finalizar.

Portanto, quanto maior a idade, mais desafiadoras as receitas poderão ser. As crianças adoram ajudar e com certeza vão amar o aprendizado. E não esqueça de acompanhar tudo que acontece com os pequenos na cozinha.

Enfim, independentemente da idade, eles precisam ser supervisionados e orientados bem de perto, por razões de segurança. Pois, suas habilidades ainda estão em desenvolvimento.

E você, o que achou das nossas dicas de culinária infantil? Já escolheu a sua receita? Tenho certeza, que os pequenos vão amar. E não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar para que mais pessoas também possam viver essas experiências incríveis.

Abraços.

Deixe uma resposta