A comida turca tem bastante relevância no mundo todo. Não é à toa que, à medida que o tempo passa, cada vez mais pessoas têm se tornado abertas a experimentar. E, ao falar da gastronomia turca, logo vem na mente sabores intensos, fortes e inesquecíveis.
E, de fato, essa é uma característica bem presente em diversas comidas turcas. Por essa razão, vale muito a pena experimentar. É uma explosão de sabores tão grande que é algo que você nunca mais vai esquecer.
Então, se você quer conhecer quais são os principais pratos da culinária turca, basta continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.
Comida turca
Na Turquia, a dieta sempre se baseou no trigo, carnes e iogurte. No entanto, à medida que o povo conquistava novas terras, outros ingredientes se tornaram mais comuns, como é o caso dos peixes e frutos do mar.
Inclusive, como a comida turca se baseia bastante na culinária mediterrânea, trata-se de uma alimentação muito saudável. Afinal, utiliza o azeite, carne de cordeiro, temperos e especiarias naturais e o iogurte. Então, se você quer saber algumas opções de comida turca, é só conferir a seguir.
Kebab
É bem provável que essa tenha sido a primeira coisa que veio a sua mente ao ler o nome desse artigo. Afinal de contas, o Kebab é um dos alimentos que se difundiu em diversas regiões do mundo, não só na Turquia.
Inclusive, é comum ver esse tipo de alimento em diversas outras regiões da Europa. Em suma, nada mais é que um tipo de carne assada no espeto. Ou seja, é como se fosse um churrasco turco, mas a carne possui um gosto bem forte.
Isso acontece porque ela pode ser feita de carne moída de cordeiro ou boi misturada. Fora isso, deve-se acrescentar alguns condimentos, como o cominho, sal, pimenta turca seca e sumagre.
Döner
É um tipo de enrolado da comida turca. Trata-se de um forno vertical giratório que assa uma carne, que pode ser tanto de frango, boi ou cordeiro. A carne é cortada em algumas fatias finas e colocada dentro do pão pita.
Mas, dentro do pão, ainda vem batata frita, alface, cebola, tomate e, às vezes, algum tipo de molho. No Brasil, esse prato é bem conhecido pelo nome “Churrasco grego”, que se baseia em um prato bem parecido que vem da Grécia. Como vimos o churrasco grego é sensacional e com batata frita fica melhor ainda. Ficaria ainda melhor com a batata frita como se cozinham na comida holandesa, no entanto, o churrasco grego continua delicioso.
Dürum uma iguaria da Comida turca
É um tipo de pão de pita que deve ser enrolado em algum vegetal ou carne. Uma das formas mais comuns desse alimento é a versão Tantuni. Nesse tipo, deve-se refogar o frango ou carne com alguns condimentos na chapa.
Kokoreç
Trata-se de um prato feito com os miúdos do cordeiro. Mas, antes de fazer o preparo, é essencial limpar muito bem o intestino. Ao fazer isso, basta enrolar em um espeto e assar na brasa. Entretanto, na hora de montar, eles retiram uma parte, picam e temperam.
No tempero, é comum usar sumac, pimenta, orégano e demais especiarias. Fora isso, essa comida turca pode acompanhar salada de arroz. O seu gosto é bem forte, mas é mais comum ver vendendo em alguma barraca de rua.
Köfte
Nada mais é que discos de carne moída, a qual pode ser de cordeiro, vaca ou misturada. Mas, nesse caso, ela deve ter um formato de hambúrguer, uma vez que ela deve ser levada a brasa. Fora isso, pode acompanhar arroz, condimentos e salada.
O mais comum é comer esse alimento enrolado no pão pita ou dentro da baguete. Ainda que pareça um alimento comum, devido aos condimentos e ingredientes, acaba tendo um gosto bem peculiar e único.
Quibe uma delícia da Comida turca
Esse é outro alimento bem comum não só na comida turca ou na Turquia, mas em vários outros locais do mundo, incluindo no Brasil. No entanto, o que alguns não sabem é que os turcos herdaram essa cultura de países vizinhos, como a Síria.
E, apesar de ser bem parecido com o que se tem aqui, a tradução do prato (içli köfte tarifi) que dizer algo como “almôndega recheada”. E isso acontece devido ao fato de ser recheado com outra coisa além da própria carne.
Çiğ köfte
Traduzindo, o nome do prato quer dizer almôndega crua. No entanto, a versão deste prato não leva qualquer tipo de carne, mas sim triguilho na massa. Ou seja, é uma opção vegetariana para aqueles que vão visitar o local.
Além do triguilho, a massa ainda deve levar pimenta vermelha, sal, limão, extrato de romã, pasta de tomate e salsa. O alimento ainda pode ser enrolado no pão pita e acompanhado de salada de alface e tomate.
Borek
É um tipo de folheado tradicional, que é bem comum em praticamente todos os países do leste europeu. No entanto, em cada país tanto o nome como o formato podem sofrer alguma alteração. Mas, os principais sabores são de queijo amarelo ou branco, espinafre e carne que dão um sabor único a este prato da comida turca.
- Veja também: melhores atrações na Capadócia