Comida coreana, quais os melhores pratos desta culinária?

O Brasil é um país muito rico de cultura. Não é à toa que se pode obter diversos tipos de experiências de outros países sem nem sequer sair de território nacional. No entanto, com certeza a melhor forma de obter novas experiências é através do paladar. E ai pode ser interessante a comida coreana.

Ter contato com outras gastronomias é uma ótima forma de conhecer um pouco mais de algum país. E isso acontece porque a comida é muito mais que apenas uma seleção de ingredientes. Na verdade, ela conta toda uma história do país.

Afinal de contas, todos os ingredientes são ricos em muita história. E isso se torna ainda mais concreto ao falar de comida coreana, uma vez que é um dos países que respeitam muito a cultura e toda a história local.

Então, se você quer saber quais são as principais comidas coreanas, e ainda conhecer um pouco mais da cultura, é só conferir esse artigo. Nos próximos tópicos, iremos falar um pouco mais sobre essas questões. Confira!

Quais são as principais pratos da comida coreana?

Ao abordar sobre as principais comidas coreanas, com certeza há uma longa história de tradição envolvida. Por conta disso, ao experimentar algum prato, é interessante também saber qual a relação da comida com a cultura local.

Devido a algumas tradições, é comum que se sirvam diversas comidas em horários específicos. Assim como no Brasil o café é comum pela tarde ou manhã, o mesmo ocorre com alguns alimentos da comida coreana. Dito isso, confira abaixo quais são as principais comidas coreanas.

Kimchi

Ao falar sobre comida coreana, é quase que impossível não citar o Kimchi. O Kimchi está para os orientais como o feijão está para os brasileiros. Falamos isso apenas para você ter uma ideia do quão comum ele é.

Kimchi é o principal prato da comida corena

Isso acontece porque o Kimchi está presente nas mesas coreanas desde a Dinastia Silla, há 2.000 anos. Em suma, nada mais é que um repolho fermentado com pimenta, sal, alho, gengibre e cebolinha. Por isso, é um sabor bem intenso e único.

Ademais, ele deve ser acompanhado com algumas iguarias. Por conta disso, além de ser muito gostoso, ele também traz inúmeros benefícios para a saúde.

Bibimbap

A comida coreana tem um sabor bem típico e intenso, o que pode causar certa estranheza em alguns paladares. Tradicionalmente, o bibimbap é feito com seis vegetais, o que deixa o sabor ainda mais intenso.

Bibimbap é um prato tipico da comida da coreia

No entanto, há versões um pouco mais suaves, com uma mistura de arroz, vegetais, ovo frito, sementes de gergelim, molho de soja e pasta de pimenta.

Jajangmyeon

Na verdade, essa é uma comida tipicamente chinesa, mas que os coreanos criaram a sua própria versão. O prato coreano é muito mais encorpado e, por conta disso, é uma explosão de sabores muito maior.

Ao falar sobre comida coreana, é normal que algumas pessoas remetam ao uso em excesso de pimenta, motivo pelo qual alguns têm certos receios. No entanto, o Jajangmyeon não leva esse ingrediente, o que é ótimo para aqueles que não gostam de tanta picância.

Na verdade, ele deve ser feito com macarrão de trigo artesanal, o qual deve ser espesso e coberto com algumas fatias de pepino cru. Ademais, deve-se adicionar abobrinha em cubos, carne de porco, cebola e uma mistura de pasta de soja preta salgada.

A principal tradição que gira em torno dessa comida coreana, é o fato de ser muito consumida para comemorar o dia dos solteiros, no dia 14 de abril.

Samgyeopsal da comida coreana

A carne de porco é um ingrediente muito comum na Coréia, mas você já pensou que ele poderia ser usado para um churrasco? A verdade é que o Samgyeopsal é uma espécie de churrasco coreano, haja vista que é feito com fatias grossas de barriga de porco.

Samgyeopsal é algo muito consumido na coreia

No entanto, elas devem ser grelhadas e acompanham molho ssmjang. Ou seja, é uma mistura de pasta de soja com pasta de pimenta. Fora isso, na grande maioria das vezes ele deve ser servido com cebolas fatiadas e kimchi de alho cru.

Contudo, deve-se comer com elas embrulhadas em folha de alface ou perrilla. Inclusive, essa é uma comida coreana o qual há registros do prato desde o século 18. Ademais, ele também não leva pimenta.

Mandu

Essa é uma comida coreana muito conhecida, são os famoso “bolinhos”. Ademais, eles podem ser adicionados a um caldo de anchova ou de carne. Fora isso, ele pode ser servido com o tteok manu guk. Ou seja, um bolo de arroz em forma cilíndrica.

Mandu é uma iguaria da coreia

Para fazer o mandu, deve-se usar carne moída de porco, adicionar frango ou apenas vegetais. Fica a critério do gosto de cada um.

Bulgogi

Esse é um prato da comida coreana muito popular, o qual existe há mais de mil anos, desde a Dinastia Joseon. Ele nada mais é que uma carne em fatias finas, mas que possui um sabor mais doce. Contudo, ele leva outros acompanhamentos.

carne de porco faz parte do cardápio na coreia

Além do gosto doce, ele leva wraps de alface e pasta de pimenta vermelha, a qual serve tanto como tempero quanto para embrulhar a carne. Por isso, esse prato é mais agridoce.

Tteokbokki

Não é um prato que você vai encontrar com facilidade em restaurantes. E isso acontece porque ele é uma típica comida coreana de rua. Em suma, são bolos de arroz e bolos de peixes doces e cremosos, o que deixa um gosto único.

Lámen

Esse é um prato muito fácil de encontrar em diversos locais, até mesmo no Brasil. Apesar de ter um tempero no próprio pacote, é normal consumir com ovo cozido, carne moída no molho ou até outros legumes, como abobrinha ou cenoura.

Korean Fried Chicken

Trata-se de um frango crocante, o qual deve ser coberto com molho doce e picante, mas leva pimenta vermelha. No entanto, caso queira algo ainda mais picante, é possível optar pela pimenta verde. É mais comum consumir no fim da noite.

Gimbap da comida coreana

Nada mais é que legumes salteados, carne, rabanete doce e devem ser enrolados em uma folha de algas marinhas, como acontece na comida japonesa. Feito isso, deve-se cortar em pequenos discos. Podem ser servidos com Kimchi de acompanhamento.

Gimbap  é um prato da coreia bem parecido a comida japonesa

Bebidas típicas da comida coreana 

Pegue sua taça e venha conhecer as melhores bebidas feitas à base de arroz, para complementar os pratos típicos da culinária coreana.

Soju é a cerveja da comida coreana

O soju é a bebida mais tradicional da culinária coreana. É muito amada, fácil de encontrar e de baixo custo, feita à base de grãos como arroz, trigo e cevada, a bebida lidera as vendas no país.

Imagem mostra o soju que é uma bebida tipica coreana

É a bebida perfeita para os eventos sociais da Coreia, pois é um acompanhamento muito comum.

Maekju

O maekju é uma cerveja coreana, muito amada pelos brasileiros. E se você tem a intenção de se aventurar pelas maravilhas do mundo gastronômico da Coreia e, não tem muito costume com bebidas fortes, a cerveja te espera por lá.

Muito comum nos bares, suas primeiras produções foram iniciadas em 1908. A bebida já tem até um par definido pelos coreanos: a combinação da tradicional cerveja com frango frito se chama chimaek.

Makgeolli é o vinho da comida coreana

Um vinho como você nunca viu. O makgeoli é literalmente um vinho branco. A bebida é feita à base de arroz e com consistência espessa. É um vinho leitoso, adocicado e levemente gaseificado. 

Seu teor alcoólico é de aproximadamente 5%. A bebida é servida gelada e geralmente como acompanhamento para panquecas e frutos do mar. É uma bebida coreana inesquecível para qualquer turista.

Bokbunja

A bebida típica da culinária coreana, bokbunja, é feita a partir de framboesas pretas. O licor coreano rodeado por lendas possui teor alcoólico de aproximadamente 13%.

Com um sabor forte, mas ao mesmo tempo adocicado pela própria fruta, essa é a bebida da Coreia que mais se assemelha aos vinhos tintos que conhecemos.

Doces típicos da culinária coreana 

Alegres e coloridos, os doces típicos da culinária coreana mesclam ingredientes tradicionais, resultando em itens de encher os olhos. Confira:

Tteok

O Tteok, muito bonito e colorido, é um bolinho de arroz recheado com pasta de feijão doce azuki. É muito comum em festas de aniversário, casamento, ou nas celebrações de Ano Novo.

Imagem mostra o Tteok, um doce tipico coreano

Kyungdan

Esse doce típico da culinária coreana é muito famoso nas festinhas de aniversário. O kyungdan é feito com massa de arroz e recheado com mel e açúcar.

Hotteok

O hotteok é uma espécie de panqueca coreana que cai muito bem no estômago nos dias de frio. Sua casca é crocante e seu recheio é preparado com canela, açúcar mascavo, mel e nozes.

Hobak monaca

O hobak monaca é um doce industrializado que virou febre no país. A massa deste doce típico coreano é feita de arroz com recheio de geleia de abóbora ou feijão vermelho.

Yakgwa é o biscoito da comida coreana

Esse biscoito de mel, água, gergelim e farinha é muito popular nas festas e celebrações da Coreia.  Sua massa é frita e embebida na calda de mel, logo, o resultado é uma textura úmida, doce e muito saborosa.

Imagem mostra o Yakgwa que é um doce coreano

Dasik

Esse doce típico da culinária coreana foi herdado da importante cozinha real coreana, estilo das dinastias Silla e Goryeo,onde as refeições eram servidas seguindo rituais elegantes.

Os doces ou biscoitos que, naquela época eram servidos na cerimônia de chá, eram feitos com com matcha, farinha de arroz, mel e água. É uma receita simples, mas muito saborosa também.

Bingsu é o sorvete da comida coreana

O bingsu é um sorvete coreano. Aquele refresco famoso do verão. O doce típico da culinária coreana é feito com raspas de leite congelado e coberto com pasta de feijão vermelho.

Origem da comida coreana 

Com origem nos  mitos, lendas e tradições agrícolas de nômades da península coreana e no sul da Manchúria, a comida coreana incorporou uma complexa interação entre ambiente natural e tradições culturais.

A culinária da Coreia é baseada em arroz, tofu, vegetais, carnes e macarrão. As refeições tradicionais no país são conhecidas como pequenos pratos que acompanham o arroz de grãos curtos cozido a vapor.

Os ingredientes e os pratos sofrem variações entre as províncias. Existe uma quantidade significativa de pratos regionais que se tornaram tanto nacionais quanto regionais.

Desse modo muitos pratos regionais tornaram-se nacionais. E os pratos que até então eram apenas regionais se espalharam em diferentes variações em todo país.

Cada comida da Coreia do Sul conta um pouco da história desse país que transita com imensa fluidez entre o tradicional e o moderno.

Menos conhecida que outras gastronomias orientais, como a japonesa e a chinesa, a culinária sul-coreana, aos poucos vem se popularizando fora do continente e ganhando adeptos apaixonados.

Picantes, exóticos e fermentados, os pratos mais tradicionais da comida coreana, vão te ensinar muito sobre o país.

Ingredientes da culinária coreana

Como você acabou de ver, umas vez que os pratos típicos da Coreia variam de região, os ingredientes básicos são comuns em várias receitas, como:

  • Tofu;
  • Arroz;
  • Carne;
  • Macarrão.

Ingredientes como o óleo de gergelim,alho, molho de soja, gengibre, pimenta, repolho, pasta de feijão fermentada e pasta de pimentão, também são comuns na culinária coreana.

Em relação à carne, no país existe uma preferência pela carne bovina. Segundo a história, quando o arroz chegou na Província Coreana ele era utilizado como forma de pagamento de impostos. Tempo depois se tornou alimento básico do país.

Enquanto a soja, tem registros de ser cultivada na Coreia há séculos antes de Cristo. A pimenta que também se tornou um dos principais condimentos utilizados na comida coreana, foi introduzida na região após o século XVI.

No país existe ainda uma forte tradição budista, que deu origem à comida vegana da culinária coreana.

Por esse motivo, ao visitar a Coreia você vai encontrar muitos restaurantes com opções de pratos vegetarianos, chás e vinhos sem álcool.

Perguntas e respostas sobre a culinária coreana

Aqui veremos algumas perguntas e respostas sobre a comida típica da Coreia.

Qual a comida típica dos coreanos?

O popular kimchi é a comida típica dos coreanos que mais se destaca. É uma espécie de conserva de acelga condimentada  que pode ser consumida a qualquer momento do dia.

Qual a comida coreana mais famosa?

A comida coreana mais famosa é o arroz e a pimenta, considerados como carros-chefes do país. O arroz é cultivado na região há quase  quatro mil anos, enquanto a pimenta chegou na Coreia no século XVI e nunca mais deixou o cardápio.

O que os coreanos mais gostam de comer?

Além do arroz e da pimenta , derivados de soja como, o tofu, peixes e frutos do mar estão na base da alimentação no país.

Deixe uma resposta