Comida coreana, quais os melhores pratos?

O Brasil é um país muito rico de cultura. Não é à toa que se pode obter diversos tipos de experiências de outros países sem nem sequer sair de território nacional. No entanto, com certeza a melhor forma de obter novas experiências é através do paladar. E ai pode ser interessante a comida coreana.

Ter contato com outras gastronomias é uma ótima forma de conhecer um pouco mais de algum país. E isso acontece porque a comida é muito mais que apenas uma seleção de ingredientes. Na verdade, ela conta toda uma história do país.

Afinal de contas, todos os ingredientes são ricos em muita história. E isso se torna ainda mais concreto ao falar de comida coreana, uma vez que é um dos países que respeitam muito a cultura e toda a história local.

Então, se você quer saber quais são as principais comidas coreanas, e ainda conhecer um pouco mais da cultura, é só conferir esse artigo. Nos próximos tópicos, iremos falar um pouco mais sobre essas questões. Confira!

Quais são as principais pratos da comida coreana?

Ao abordar sobre as principais comidas coreanas, com certeza há uma longa história de tradição envolvida. Por conta disso, ao experimentar algum prato, é interessante também saber qual a relação da comida com a cultura local.

Devido a algumas tradições, é comum que se sirvam diversas comidas em horários específicos. Assim como no Brasil o café é comum pela tarde ou manhã, o mesmo ocorre com alguns alimentos da comida coreana. Dito isso, confira abaixo quais são as principais comidas coreanas.

Kimchi

Ao falar sobre comida coreana, é quase que impossível não citar o Kimchi. O Kimchi está para os orientais como o feijão está para os brasileiros. Falamos isso apenas para você ter uma ideia do quão comum ele é.

Kimchi é o principal prato da comida corena

Isso acontece porque o Kimchi está presente nas mesas coreanas desde a Dinastia Silla, há 2.000 anos. Em suma, nada mais é que um repolho fermentado com pimenta, sal, alho, gengibre e cebolinha. Por isso, é um sabor bem intenso e único.

Ademais, ele deve ser acompanhado com algumas iguarias. Por conta disso, além de ser muito gostoso, ele também traz inúmeros benefícios para a saúde.

Bibimbap

A comida coreana tem um sabor bem típico e intenso, o que pode causar certa estranheza em alguns paladares. Tradicionalmente, o bibimbap é feito com seis vegetais, o que deixa o sabor ainda mais intenso.

Bibimbap é um prato tipico da comida da coreia

No entanto, há versões um pouco mais suaves, com uma mistura de arroz, vegetais, ovo frito, sementes de gergelim, molho de soja e pasta de pimenta.

Jajangmyeon

Na verdade, essa é uma comida tipicamente chinesa, mas que os coreanos criaram a sua própria versão. O prato coreano é muito mais encorpado e, por conta disso, é uma explosão de sabores muito maior.

Ao falar sobre comida coreana, é normal que algumas pessoas remetam ao uso em excesso de pimenta, motivo pelo qual alguns têm certos receios. No entanto, o Jajangmyeon não leva esse ingrediente, o que é ótimo para aqueles que não gostam de tanta picância.

Na verdade, ele deve ser feito com macarrão de trigo artesanal, o qual deve ser espesso e coberto com algumas fatias de pepino cru. Ademais, deve-se adicionar abobrinha em cubos, carne de porco, cebola e uma mistura de pasta de soja preta salgada.

A principal tradição que gira em torno dessa comida coreana, é o fato de ser muito consumida para comemorar o dia dos solteiros, no dia 14 de abril.

Samgyeopsal da comida coreana

A carne de porco é um ingrediente muito comum na Coréia, mas você já pensou que ele poderia ser usado para um churrasco? A verdade é que o Samgyeopsal é uma espécie de churrasco coreano, haja vista que é feito com fatias grossas de barriga de porco.

Samgyeopsal é algo muito consumido na coreia

No entanto, elas devem ser grelhadas e acompanham molho ssmjang. Ou seja, é uma mistura de pasta de soja com pasta de pimenta. Fora isso, na grande maioria das vezes ele deve ser servido com cebolas fatiadas e kimchi de alho cru.

Contudo, deve-se comer com elas embrulhadas em folha de alface ou perrilla. Inclusive, essa é uma comida coreana o qual há registros do prato desde o século 18. Ademais, ele também não leva pimenta.

Mandu

Essa é uma comida coreana muito conhecida, são os famoso “bolinhos”. Ademais, eles podem ser adicionados a um caldo de anchova ou de carne. Fora isso, ele pode ser servido com o tteok manu guk. Ou seja, um bolo de arroz em forma cilíndrica.

Mandu é uma iguaria da coreia

Para fazer o mandu, deve-se usar carne moída de porco, adicionar frango ou apenas vegetais. Fica a critério do gosto de cada um.

Bulgogi

Esse é um prato da comida coreana muito popular, o qual existe há mais de mil anos, desde a Dinastia Joseon. Ele nada mais é que uma carne em fatias finas, mas que possui um sabor mais doce. Contudo, ele leva outros acompanhamentos.

carne de porco faz parte do cardápio na coreia

Além do gosto doce, ele leva wraps de alface e pasta de pimenta vermelha, a qual serve tanto como tempero quanto para embrulhar a carne. Por isso, esse prato é mais agridoce.

Tteokbokki

Não é um prato que você vai encontrar com facilidade em restaurantes. E isso acontece porque ele é uma típica comida coreana de rua. Em suma, são bolos de arroz e bolos de peixes doces e cremosos, o que deixa um gosto único.

Lámen

Esse é um prato muito fácil de encontrar em diversos locais, até mesmo no Brasil. Apesar de ter um tempero no próprio pacote, é normal consumir com ovo cozido, carne moída no molho ou até outros legumes, como abobrinha ou cenoura.

Korean Fried Chicken

Trata-se de um frango crocante, o qual deve ser coberto com molho doce e picante, mas leva pimenta vermelha. No entanto, caso queira algo ainda mais picante, é possível optar pela pimenta verde. É mais comum consumir no fim da noite.

Gimbap da comida coreana

Nada mais é que legumes salteados, carne, rabanete doce e devem ser enrolados em uma folha de algas marinhas, como acontece na comida japonesa. Feito isso, deve-se cortar em pequenos discos. Podem ser servidos com Kimchi de acompanhamento.

Gimbap  é um prato da coreia bem parecido a comida japonesa

Conclusão sobre a comida coreana

Como você pôde ver, a comida coreana é bastante versátil, e há opções tanto para quem gosta de pimenta quanto para aqueles que não são tão fãs. Então, vale muito a pena ter essa experiência, haja vista que irá enriquecer seu paladar.

Deixe uma resposta