A receita de arroz com pequi é algo extremamente regional e característico de uma do Centro-Oeste brasileiro, em especial na culinária tocantinense, sendo até um prato que muitas pessoas têm a curiosidade de provar.

No processo de transformação cultural, o nosso país acabou se tornando extremamente diversos e miscigenados, e é possível comprovar isso através da gastronomia.

O estado de Goiás, por exemplo, é muito famoso pelo preparo e consumo do arroz com pequi, o qual está presente quase que todos os dias na mesa dos goianos.

Mas, qual é a origem desse prato e como preparar uma autêntica receita de arroz com pequi? É sobre isso que iremos falar a seguir.

Qual a origem do arroz com pequi?

O arroz com pequi é um prato típico da culinária brasileira, em especial da região do cerrado. Contudo, a sua origem remonta aos povos indígenas que habitavam a região, que já consumiam o pequi, uma fruta típica do Cerrado, como parte de sua alimentação.

A receita de arroz com pequi é algo extremamente regional e característico de uma do Centro-Oeste brasileiro.

Com a chegada dos colonizadores portugueses, o arroz também passou a ser introduzido na região, e logo foi incorporado ao consumo indígena.

Com isso, surgiu a ideia de misturar o arroz com o pequi, criando um prato saboroso e nutritivo.

Ao longo dos anos, o arroz com pequi se tornou um prato muito popular em toda a região do Cerrado, sendo preparado de diferentes formas por cada comunidade.

Alguns adicionam carne, outros preferem mais temperos, mas a base da receita permanece a mesma: arroz e pequi.

Hoje em dia, é possível encontrar o arroz com pequi em restaurantes e estabelecimentos de comida típica de todo o Brasil, ajudando a disseminar a cultura e tradição da região do Cerrado.

Quais são os benefícios deste prato?

Na verdade, isso pode variar de acordo com os ingredientes que se utiliza no preparo dessa receita. Mas, falando de uma maneira geral podemos mencionar os seguintes benefícios:

  1. Fonte de antioxidantes: o pequi é uma fruta rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres no organismo e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.
  2. Fonte de vitaminas e minerais: o fruto ainda é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e minerais como cálcio e ferro, que são importantes para a saúde do organismo.
  3. Fonte de gorduras saudáveis: como contém gorduras saudáveis, como ácido oleico, pode ajudar a reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas.
  4. Fonte de carboidratos: o arroz é uma boa fonte de carboidratos, que é a principal fonte de energia do organismo.

Por fim, todo mundo que experimenta essa receita não é capaz de esquecer o sabor e aroma característico.

Afinal de contas, o pequi dá ao prato um toque especial e característico, tornando-o uma opção saborosa e diferenciada.

No entanto, é importante lembrar que o pequi é uma fruta com alto teor de gordura e calorias, portanto, o consumo deve ser moderado e em equilíbrio com uma dieta saudável e balanceada.

Quais são as características do pequi?

O pequi já é muito conhecido como sendo o “ouro do cerrado”. Afinal de contas, ele não apenas faz parte dessa receita, mas de várias outras, como a galinhada, frango com pequi ou pequi ao molho madeira.

E por falar em galinhada vale a pena apreciar este prato que também é muito apreciado na culinária do Mato Grosso do Sul.

Além do mais, o pequi tem uma grande simbologia. Afinal de contas, no folclore, se conta que a árvore do pequi nasce devido à solidão e tristeza de uma mãe índia.

Esta, acabou tendo seu filho levado pelo senhor de tudo. Em consequência, são as suas lágrimas que dão origem à árvore.

O nome “pequi”, também remonta ao tupi, que quer dizer “pele espinhenta”, que faz jus às suas características.

Afinal de contas, a composição da sua polpa detém pequenos espinhos, os quais podem ferir a boca.

Por fim, historicamente falando, trata-se de um alimento da culinária sertaneja, isto é, tem uma predominância nos estados de Minas Gerais e Goiás.

Quais são os ingredientes necessários para fazer arroz com pequi?

Em suma, os ingredientes utilizados na receita de arroz com pequi tradicional são:

  • Arroz;
  • Pequi;
  • Cebola;
  • Louro;
  • Cheiro verde;
  • Açafrão da terra;
  • Água;
  • Sal.

Além do mais, devemos mencionar que a receita de arroz com pequi é bastante simples, haja vista que, de forma geral, consiste em um refogado de temperos.

E essa é justamente uma das características que encantam, além de ser um prato de preparo rápido e simples, também é muito gostoso.

Quantas calorias possui o arroz com pequi?

É claro que isso pode variar de acordo com alguns fatores, haja vista que cada pessoa pode fazer o preparo com diferentes ingredientes.

Mas, o pequi detém por volta de 267,9 kcal a cada 100 gramas. Sendo assim, acaba sendo uma alimentação bastante nutritiva, uma vez que oferece ricos nutrientes que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Receita de Arroz com Pequi

Cuisine: Brasileira
Porções

5

Porções
Tempo de Preparo

30

minutes
Tempo de Cozimento

10

minutes
Calorias/Porção

116.26

kcal
Tempo Total

40

minutes

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz branco;

  • 2 pequis maduros;

  • 2 dentes de alho picados;

  • 2 colheres de sopa de óleo;

  • Sal a gosto;

  • Água quente o suficiente para cozinhar o arroz.

Instruções

  • Descasque os pequis e retire a polpa, cortando-a em pedaços pequenos.
  • Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo até ficarem dourados.
  • Adicione a polpa de pequi e deixe refogar por alguns minutos.
  • Acrescente o arroz e misture bem com os ingredientes.
  • Adicione água quente suficiente para cozinhar o arroz, acrescentando sal a gosto.
  • Deixe cozinhar em fogo médio até que o arroz esteja cozido e a água tenha sido absorvida.
  • Sirva o arroz com pequi quente acompanhado de uma salada e uma proteína de sua preferência.

Video

Notas

  • Viu só como é uma receita bem simples? Vale muito a pena preparar em sua casa, haja vista que o seu gosto é inesquecível!

A verdade é que o arroz com pequi é uma forte simbologia da história de Goiás, sendo que diversas pessoas têm o interesse de experimentar. Até mesmo porque a sua origem é agregada a uma história de contribuição multicultural.