Poucas são as pessoas que conhecem a comida típica do Tocantins, mas a verdade é que ela é maravilhosa e vale muito a pena conhecer.

A verdade é que abordar o tema Tocantins sem mencionar sua gastronomia é quase um delito, pois o estado é recheado de pratos que agradam a uma variedade de gostos.

Uma visita ao local, incluindo seus restaurantes, é garantia de um enriquecedor turismo gastronômico. Por isso, no artigo de hoje, iremos evidenciar um pouco mais da gastronomia do Tocantins.

Comida típica do Tocantins: melhores pratos

Ao discutirmos a vasta cultura brasileira, é indispensável citar a diversificada e única culinária de cada região.

No coração do país, está o estado do Tocantins, um local onde as tradições culinárias são tão vivas quanto sua biodiversidade.

A gastronomia típica do Tocantins é um encantador mix de sabores, cores e texturas, uma verdadeira aventura ao paladar, que reflete a mescla de culturas indígenas, africanas e portuguesas.

Desde peixes de água doce a frutas endêmicas do cerrado, a culinária tocantinense é excelente pela ampla variedade de ingredientes frescos e naturais.

Pratos como o peixe na telha, empadão goiano, carne seca com abóbora e a intrigante paçoca de carne de sol integram o leque de opções desta gastronomia tão diversa e única.

A gastronomia do Tocantins, mais do que satisfazer a fome, alimenta o espírito. Ela expressa a identidade do seu povo, suas narrativas e seu amor pelo território.

Ao desfrutar da comida típica do Tocantins, você não apenas irá agradar seu paladar, mas também se conectará com a cultura e tradições de uma região singular e deslumbrante do Brasil.

Peixe embalado na folha de bananeira

Cozinhar peixe é sempre um prazer, mas, agora imagine prepará-lo assado em folhas de bananeira? Essa é uma das propostas da comida típica do Tocantins.

Nesse caso, na maior parte das vezes se utiliza o tucunaré, um peixe característico da região. No entanto, é possível fazer essa receita com outras variedades, como a corvina.

Imagem mostra o peixe assado na folha de bananeira, que é uma iguaria da culinária do Tocantins
south indian famous steamed fish recipe

Marinado em uma mistura de alho, azeite, sal, limão e ervas aromáticas, basta deixar o prato para absorver todos os sabores e, em seguida, assá-lo.

Depois que o tempero se infiltra na carne do peixe, basta embrulhar nas folhas de bananeira e assar na brasa.

Chambari

Não poderia faltar uma carne bovina nessa lista de pratos típicos do Tocantins, uma vez que é um elemento fundamental de uma experiência gastronômica completa!

Há quem defenda que as carnes que permanecem presas aos ossos são mais saborosas. O chambari é uma evidência dessa percepção gustativa.

imagem mostra o chambari que é um prato tipico do tocantins

Deve-se temperar a carne bovina com ervas, pimenta de cheiro, salsinha, sal e coentro. Além disso, você também pode adicionar cebola e tomate em abundância.

O resultado na panela, além de um aroma irresistível, é uma textura e sabor deliciosos e irresistíveis!

Feijão tropeiro

O feijão é um alimento benéfico à saúde devido ao seu alto teor de ferro, e ao combinar com outros ingredientes, torna-se ainda mais agradável ao paladar!

O feijão tropeiro, apesar de não ser exclusivo do Tocantins, é um prato característico nos restaurantes do estado.

imagem mostra o tradicional feijão tropeiro que é uma iguaria do tocatins mas é muito mais famosa em minas gerais

Temperado com salsinha, bacon, calabresa defumada artesanal do Tocantins e farofa para ‘dar liga’, o prato é repleto de sabores!

Além disso, é uma ótima escolha para acompanhar o chambari, proporcionando uma combinação harmoniosa, como diriam os gourmets!

Frango assado

Um frango bem temperado e tostado é ideal para saborear no clima do Tocantins! Nesse caso, deve-se fazer o tempero utilizando algumas especiarias e colorau. Assim, irá acentuar ainda mais o sabor quanto a cor da ave.

Imagem mostra o frango assado que é muito consumido no Tocantins

O restante do sabor fica por conta de ingredientes como o alho, cebola, toucinho e pimenta do reino, um ingrediente muito apreciado pelos tocantinenses!

Além disso, na mesma panela que se está preparando o frango, deve-se adicionar também batatas. Elas absorvem o sabor do tempero do frango e ficam bem macias.

Cuscuz

Não tem como falar sobre comida típica do Tocantins e não mencionar o cuscuz, certo? Afinal de contas, esse prato é uma estrela nas festas juninas e celebrações de fim de ano nas casas das famílias.

Imagem mostra o cuscuz que é um prato muito apreciado na comida tocantinense

Em suma, essa receita inclui milho, tomate cortado em pequenos cubos, cebola, salsinha e dois ingredientes especiais que definem a cozinha do Tocantins: carne de sol e queijo!

Pequi

Esse é um fruto característico do cerrado, sendo que os habitantes do Tocantins costumam valorizar demais, ainda que nem todos os turistas gostem.

Imagem mostra o arroz com pequi que é muito saboreado no Tocantins-TO

É possível consumir tanto sozinho, cozido com os temperos de sua escolha, ou servido com arroz, frango caipira, galinhada, feijão e uma variedade de outras opções. Caso queira apreciar este ingrediente temos uma receita de arroz com pequi.

Paçoca de carne de sol

Esse prato típico do Tocantins não podia faltar na lista. Com poucos ingredientes: farinha, carne de sol frita em óleo bem quente e alho, tudo é amassado em um pilão, transformando-se na adorada paçoca de carne de sol.

Era um alimento comum entre viajantes, devido à sua longa vida útil mas, até os dias de hoje, a cultura e costume de consumir continuam.

Amor perfeito

Para a sobremesa, você pode optar por algumas unidades deste biscoito que é um sucesso no Tocantins.

A fécula da raiz da mandioca – também conhecida como tapioca -, leite de coco, açúcar refinado, manteiga e uma pitada de sal são os poucos ingredientes que compõem esse biscoito que já foi até tema de um documentário.

Peixe no leite de babaçu

Outra especialidade do Tocantins é o peixe no leite de coco babaçu. Para preparar a receita, é preciso utilizar caris, cheiro-verde, tomate, cebola, pimenta de cheiro e leite de coco babaçu.

Depois de limpos, os caris são cozidos com os temperos para formar um molho. Em seguida, adiciona-se o leite de coco, mexendo sempre para não talhar.

Mangulão

Apesar do nome curioso, é simplesmente um bolo salgado feito de polvilho e queijo. Pode ser saboreado tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde.

Pastel de frango com pequi

Garantimos que você nunca imaginou experimentar um pastel recheado com frango desfiado e pequi.

Logo ao chegar em Palmas, você se surpreenderá com o sabor deste petisco, que inclui também catupiry, molho de tomate e pimenta de cheiro.

Além do recheio exótico, o pequi é um fruto muito nutritivo que ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. No entanto, não tente comê-lo cru devido aos espinhos que ficam na polpa.

Perguntas Frequentes sobre comida típica do Tocantins

O que é servido no café da manhã no Tocantins?

No Tocantins, o café da manhã é geralmente composto por pães, queijos, manteiga, frutas, sucos e café. A tapioca também é bastante comum, podendo ser servida com recheios doces ou salgados.

Que ingredientes são comuns na culinária do Tocantins?

A culinária do Tocantins é rica em ingredientes naturais, como peixes de água doce, mandioca, pequi, buriti, banana, e carne de sol.