Panqueca Americana: Origem e Curiosidades Dessa Iguaria

A panqueca americana, consumida geralmente no café da manhã ou lanche da tarde, é aquela massa mais fofinha que leva mel como molho, acrescentando um sabor doce e especial às panquecas.

Diferente da brasileira, que em geral é recheada e com molho por cima, a pilha de bolinhos americanos achatados e lambuzados de mel ou algum xarope delicioso, é simplesmente irresistível.

Existem dezenas de variações dessas receitas cada uma mais gostosa que a outra, inclusive versões diet para você arrasar ao fazer a sua panqueca americana. E você sabia que pode fazê-las em casa?

Então, nesse artigo eu vou te contar um pouco sobre a irresistível panqueca americana. Ainda temos receitas e dicas de como você pode fazer uma panqueca mais saudável e menos calórica. Fique comigo até o final.

Como surgiu a panqueca americana e o que ela tem de tão especial?

A Panqueca americana, nunca pode faltar no café da manhã dos estadunidenses.

A irresistível panqueca americana, está tão enraizada no dia a dia dos norte-americanos que até parece ser uma invenção deles. Mas, não é.

Pois, existem relatos que datam de milhares de anos com várias receitas feitas à base de farinha de trigo assada em formato redondo e fino. Mas, como exatamente a panqueca surgiu e ficou tão famosa?

Os antigos gregos e romanos tinham costume de comer panquecas adoçadas com mel. Por outro lado, os ingleses tinham o hábito de comer os discos fritos de trigo temperados com especiarias, xerez, águas de rosas e maçãs.

Então, tudo começou no final do século XVIII, momento em que a receita chegou às colônias americanas. Conhecidas como bolo de enxada, as panquecas americanas eram feitas com farinha de trigo sarraceno ou farinha de milho, o tradicional fubá.

Um dos primeiros presidentes americanos, Thomas Jefferson, adorava as panquecas feitas pelo seu cozinheiro o francês Etienne Lemaire. Logo, essa preferência do presidente pelas panquecas contribuiu para a popularização do prato.

E com o passar dos anos elas passaram a ser servidas com coberturas, sendo a mais famosa delas o xarope de bordo. E você? Já ficou com água na boca?

A seguir você vai conhecer algumas variações da panqueca americana, e além disso eu vou te ensinar a fazer aquela panqueca perfeita.

Receitas e variações da Panqueca Americana

Pilha de bolinhos achatados simplesmente irresistíveis.

Lembrando que a base da panqueca americana doce é praticamente a mesma da salgada, mas na versão salgada você não coloca essência de baunilha.

Ademais, você pode ajustar o sal e o açúcar para ficar do jeito que você achar melhor. Confira as nossas receitas:

1. Panqueca americana

Embora seja um alimento que te deixa com água na boca, a panqueca americana é muito simples de fazer. Veja.

Ingredientes

·         1 ovo

·         2 colheres (sopa) de óleo

·         1 caixa de creme de leite

·         ½ xícara de farinha de trigo

·         1 colher de fermento em pó

Modo de fazer

Coloque o ovo com o óleo e o creme de leite no liquidificador e bata tudo junto. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata até ficar homogêneo.

Em seguida unte uma frigideira com óleo, e despeje porções da massa no centro, sem espalhar. Quando começar a formar furinhos na superfície você vai virar a panqueca, deixando dourar do outro lado.

Coloque a panqueca em um prato e faça o mesmo com o restante da massa. Enfim, Sirva.

2. Panquecas de leite moça

Panqueca de leite moça com morango, uma sobremesa de dar água na boca.

Outra panqueca americana sensacional que você pode fazer no conforto de sua casa é a panqueca de leite moça. Vamos lá?

Ingredientes

·         1 lata de leite condensado

·         2 xícaras de farinha de trigo

·         ½ colher de fermento em pó

·         2 ovos

·         ½ xícara de leite integral

·         ½ colher de essência de baunilha

·         1 xícara de morangos picados

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata, adquirindo uma massa homogênea. Igualmente a receita que você viu acima, em uma frigideira untada com óleo, coloque pequenas porções da massa de cada vez.

Frite-as de ambos os lados até que fiquem bem douradinhas. Sirva. Viu como é fácil? Mas, não para por aqui. Continue a leitura para aprender mais uma receita deliciosa de panqueca americana salgada.

3. Panqueca Americana salgada

Panqueca americana salgada. Uma combinação perfeita de panqueca e queijo minas.

Panqueca e queijo minas, uma combinação perfeita, não é mesmo. Confira então a deliciosa receita de panqueca americana salgada com queijo minas.

Ingredientes

·         1 xícara e meia de trigo

·         2 ovos batidos

·         1 xícara de leite

·         100 gramas de queijo minas picado

·         1 colher de manteiga derretida

·         2 colheres de fermento em pó

·         1 pitada de orégano

·         Sal a gosto

·         Manteiga para untar a frigideira

Modo de fazer

Em um recipiente misture a farinha com o sal e o fermento. Em outra vasilha, misture os ovos, o leite e a manteiga. Acrescente a mistura de leite à farinha com o sal e o fermento sem misturar em excesso.

Vale lembrar que o ponto da massa não deve ser muito líquido. Acrescente o queijo e o orégano e misture. Unte a frigideira com a manteiga e aqueça, colocando a massa no centro.

Vire a massa quando estiver dourada. Sirva com manteiga e requeijão.

4. Panqueca delícia da manhã

Panqueca delícia de todas as manhãs.

Fechamos as nossas receitas de panqueca americana, com uma receita saborosa de panqueca delícia da manhã. Confira:

Ingredientes

·         1 xícara de cereal sabor mel com amêndoas sem açúcar

·         Meia xícara de farinha de trigo

·         1 colher de fermento em pó

·         2 ovos

·         1 pote de iogurte natural integral

·         3 colheres de manteiga

·         1 colher de açúcar

·         1 pitada de sal

·         Manteiga para untar a frigideira.

Modo de fazer

Triture o cereal em um liquidificador, formando uma farinha. Misture com a farinha de trigo e o fermento e reserve. Em seguida, bata os ovos com o iogurte, a manteiga, o açúcar e o sal até ficar homogêneo e despeje sobre a mistura seca e mexa bem.

Aqueça uma frigideira antiaderente já untada com a manteiga e coloque uma porção da massa no centro. Frite até dourar os dois lados e bom apetite.

E para você que chegou até aqui continue a leitura, para saber se panqueca engorda e ainda se dá para fazer panqueca americana saudável.

Panqueca engorda?

Panqueca deliciosa para um café da manhã sensacional

Inicialmente, o caminho para engordar é quando geralmente você ingere muito mais calorias do que queima. A massa da panqueca americana leva farinha de trigo branca que possui um alto valor glicêmico.

Ou seja, é pobre em nutrientes e bastante calórica. Pois, ao passar pelo processo de refinamento que é a retirada da casca, as vitaminas, fibras e minerais são eliminados do trigo.

Desse modo, a farinha usada na panqueca causa uma breve sensação de saciedade, elevando os níveis de açúcar no sangue e diminuindo logo em seguida.

Sendo assim, você vai comer mais que o normal, contribuindo para o ganho de peso. Além disso, a farinha tem ação semelhante à do açúcar no seu organismo. Ou seja, eleva a taxa de glicose no sangue, fazendo com que seu apetite aumente.

Dá para fazer panqueca americana mais saudável e menos calórica?

Panqueca americana saudável para um café da manhã mais nutritivo.

Por fim, existem algumas versões mais leves de panquecas com ingredientes menos calóricos e mais nutritivos, e assim contribuem para a perda de peso.

Sendo assim, você pode aprimorar a sua massa de panqueca americana ou tradicional de forma que ela obtenha melhora nutricional apenas adicionando ingredientes com fibra alimentar, como:

·         Aveia

·         Granola

·         Farinha de trigo integral.

Desse modo seu alimento vai adquirir mais fibras, que além de saudáveis também retardam a sensação de fome, previnem a constipação e controlam os níveis de colesterol.

E você, o que achou das nossas receitas de panqueca americana para deixar o seu café da manhã ainda mais caprichado? Já experimentou fazer alguma? Qual você mais gostou? Deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar nossas dicas.

Até breve!

Deixe uma resposta