Receita fácil de Mousse de abacaxi e benefícios da sobremesa

Se seu interesse for aprender a fazer um mousse de abacaxi, então vem comigo que eu sei fazer um bem prático e gostoso para você servir de sobremesa no seu churrasco de domingo.

Esse mousse de abacaxi não tem segredo para prepará-lo, usaremos a fruta de abacaxi e mais uns outros ingredientes que farão essa fruta virar um mousse delicioso.

No final de tudo seu mousse ficará cremoso, consistente e seu sabor ficará suave e não enjoativo. Vem fazer o mousse de abacaxi.

Receita de mousse de abacaxi

Ingredientes

  • 500 gramas de abacaxi
  • 200ml de creme de leite
  • 5 colheres de leite condensado
  • 2 folhas de gelatina sem sabor
  • Suco de abacaxi ou calda restante

Modo de preparo

  1. Pique o abacaxi. Se você usar abacaxi em calda, deve ser bem escorrido. 
  2. Hidrate as folhas de gelatina: em um recipiente com água e seguindo as instruções e tempos de cada fabricante (indicados na embalagem) deixaremos as folhas para hidratar.
  3. Aqueça um pouco da calda de abacaxi num tacho, sem deixar ferver, e introduza as folhas de gelatina, previamente hidratadas e escorridas, e dissolva-as.
  4. Em um recipiente para triturar e bater, adicione o suco de abacaxi com a gelatina dissolvida, o abacaxi picado e as cinco colheres de leite condensado e triture tudo. 
  5. À nossa mistura de ingredientes triturados vamos adicionando o creme de leite aos poucos, batendo suavemente para conseguir aquela consistência característica da mousse. 
  6. Quando todos os ingredientes estiverem misturados, a mousse estará pronta. Para o servir podemos usar copos ou taças pequenas e usar uns pedaços de abacaxi que sobraram para colocar por cima e já está pronto! Só servir seu mousse de abacaxi.

Informações adicionais

Com o abacaxi é possível fazer frango xadrez ou assado, sobremesas e muito mais.

Imagem mostra um mousse de abaxi feito através de uma receita fácil e com gelatina sem sabor na composição

O abacaxi possui muitos benefícios interessantes para a saúde, entre eles:

  • Anti-inflamatório

A bromelina é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas, antiplaquetárias e fibrinolíticas (para dissolver coágulos sanguíneos). 

Alguns estudos mostraram que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, a bromelina, que está muito presente no abacaxi, pode ser uma alternativa segura para a osteoartrite.

  • Um poder antioxidante muito bom

Polifenóis e flavonoides, compostos fenólicos presentes nas plantas, têm propriedades antioxidantes. Eles podem ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças (cânceres, doenças cardiovasculares e várias doenças crônicas), neutralizando os radicais livres do corpo.

  • Fonte de manganês e cobre

Abacaxi fresco e suco de abacaxi são excelentes fontes de manganês. O manganês atua como um cofator de várias enzimas que facilitam uma dúzia de processos metabólicos diferentes. Também ajuda a prevenir danos causados por radicais livres.

O abacaxi (fresco, enlatado ou espremido) é uma fonte de cobre. Como componente de várias enzimas, o cobre é necessário para a formação de hemoglobina e colágeno (proteína usada para estrutura e reparo tecidual) no corpo. 

Várias enzimas contendo cobre também contribuem para a defesa do corpo contra os radicais livres.

  • Fonte de vitamina C

Abacaxi fresco é uma boa fonte de vitamina C. A vitamina C tem propriedades antioxidantes e pode ser parcialmente responsável pelos efeitos benéficos associados ao alto consumo de frutas e vegetais. 

A vitamina C no sangue ajudaria a reduzir a oxidação e a inflamação no corpo, um efeito protetor contra o aparecimento de certas doenças degenerativas associadas ao envelhecimento.

Gostou de fazer esse mousse de abacaxi? Então não deixe de acompanhar as demais receitas de sopa, tortas, sobremesas do site, tenho muitas outras novidades para você sempre.

Deixe uma resposta